Drive Seagate aumenta capacidade de discos rígidos com laser

Cubic

Power Member
A Seagate deu a conhecer uma nova tecnologia conhecida por Gravação Magnética Assistida por Aquecimento (heat-assisted magnetic recording), que promete aumentar a capacidade de armazenamento de dados de um disco rígido em 50 vezes, informa a Tecnology Review. Até à data, o aumento de capacidade dos discos rígidos tem sido feito com base na miniaturização das células que retêm dados através da respectiva magnetização.
Quanto maior a densidade do disco rígido, maior número de células têm de ser colocadas no mesmo espaço (ou num mais pequeno). Acontece que, actualmente, a densidade dos discos rígidos já é tão elevada que as células já estão a provocar interferências magnéticas entre elas.
Para contornar esta limitação técnica, a Seagate anunciou ter criado uma solução com feixes de laser sobre as múltiplas células, dissipando as interferências magnéticas das células vizinhas.
Fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/futurologia/1002047.html

Mais informação: http://www.technologyreview.com/computing/22329/?a=fhttp://thefutureofthings.com/news/43/laser-hard-drives-on-the-horizon.html
 
Última edição:
Pelo que li da notícia só vejo referência a um aumento de velocidade mas que para já significa uma diminuicao do espaço.
A noticia no thefutureofthings refere que o processo foi testado em superficies 10 vezes maiores (num disco cada bit ocupa 0,5 micron e nos testes que fizeram usaram uma superfície de 5 micron).

Mas como o processo é 50.000 vezes mais rápido :003::003::003: significa que os discos iniciais vao prevalecer pela velocidade (como os SSD neste momento).

EDITED:

é de mim ou as 2 notícias falam de coisas diferentes...
 
Última edição:
Eu acho isso um exagero, o que na minha opiniao era de valor era baixarem os preços dos discos como os raptors pois ai ganha-se desempenho.
Agora quem é que precisa de mais que um 1tb, grande abuso...:eek:

Cumps.
 
a quem é que precisa de mais que um 1tb, grande abuso...:eek:

Cumps.
o espaço nunca é demais..
pode demorar mais a encher, mas enche-se sempre..

ainda me lembro de achar que 40 gigas era muito.. depois 120 era um abuso, e 250 .. e agora isso ta sempre cheio..

ate porque toda a gente só comeca a apagar coisas quando o disco ta cheio. portanto ate encher é so acumular treta :P
 
Eu acho isso um exagero, o que na minha opiniao era de valor era baixarem os preços dos discos como os raptors pois ai ganha-se desempenho.
Agora quem é que precisa de mais que um 1tb, grande abuso...:eek:
Cumps.

Se a comercialização de filmes HD for algo para se tornar uma realidade, um filme com uma boa taxa bitrate (nada de rip) e uma faixa de áudio Dolby HD ou DTS HD vai-te tirar uma média de 30 gigas. Ora se tiveres armazenado no disco 20 filmes, só meio disco já foi à viola.
 
o espaço nunca é demais..
pode demorar mais a encher, mas enche-se sempre..

ainda me lembro de achar que 40 gigas era muito.. depois 120 era um abuso, e 250 .. e agora isso ta sempre cheio..

ate porque toda a gente só comeca a apagar coisas quando o disco ta cheio. portanto ate encher é so acumular treta :P


concordo!!

Entao eu que no meu pentium3 tinha um unico e só disco de 30gigas que na realidade era 28 gigas...estava quase sempre cheio agora com dois de 500gigas vao pelo mesmo caminho, a ver se junto algum e compro outro disco.
 
Se a comercialização de filmes HD for algo para se tornar uma realidade, um filme com uma boa taxa bitrate (nada de rip) e uma faixa de áudio Dolby HD ou DTS HD vai-te tirar uma média de 30 gigas. Ora se tiveres armazenado no disco 20 filmes, só meio disco já foi à viola.

Na era altura em que isso for "normal" os discos de 1 TB irão ser tão banais como hoje é um disco de 500 gb, engraçado é que isso esta para perto, é ver os discos a passar para os 50/60 euros em menos de nada :p
 
Precisa-se é de velocidade e armazenamento superiores às actuais, para acompanhar o resto do hardware em pé de igualdade, se é que me faço entender.
 
Se a comercialização de filmes HD for algo para se tornar uma realidade, um filme com uma boa taxa bitrate (nada de rip) e uma faixa de áudio Dolby HD ou DTS HD vai-te tirar uma média de 30 gigas. Ora se tiveres armazenado no disco 20 filmes, só meio disco já foi à viola.

Concordo totalmente. O futuro são filmes (quer seja mkv ou bluray) de 8GB para cima. Basta ver quanto é que ocupam os jogos da ps3 no bluray.
 
relativamente aos discos de 1 T como tudo na vida estas coisas quando aparecem no mercado, o publico fica impressionado e do mais de tudo dizem k 1 T ou agora com a existencia de 2 T, por ai fora...dizem k é um abuso de espaço e k uma pessoa pensa k têm toda a vida pela frente pra encher aquilo...

mas como ja foi dito aqui aquilo enche e bem...como por exemplo: quem ve anime (desenhos animados japoneses) aquilo sao ene episodios e temporadas, e k tenha um disco 1 T enche mesmo nas calmas :P
 
Bom, se vão aumentar drasticamente a concentração dos dados também se pode pressupor um aumento considerável de performance. Isto leva-me a pensar até que ponto não estará aqui a explicação da relutância da Seagate em não aderir para já aos SSD's...
 
basta apenas fazer uns filmes para a família com uma das camaras FullHD que ja estão baratinhas.. que o espaço vazio começa logo a escaciar.. ou então tirar umas fotos em .CR2 ou .NEF no caso das nikon para ter logo uns belos GBs em fotos..

Mesmo para as empresas, é uma mais valia para a diminuição do espaço físico..

Só não sei até que ponto é fiável esta coisa da gravação a laser..
 
basta apenas fazer uns filmes para a família com uma das camaras FullHD que ja estão baratinhas.. que o espaço vazio começa logo a escaciar.. ou então tirar umas fotos em .CR2 ou .NEF no caso das nikon para ter logo uns belos GBs em fotos..

Mesmo para as empresas, é uma mais valia para a diminuição do espaço físico..

Só não sei até que ponto é fiável esta coisa da gravação a laser..

só se for isso, pois encher um disco, vá de 250gb, a comprar ainda se gasta relativamente alguns €
 
Back
Topo