Seagate Barracuda IV danificado por minha causa?

tiagottx

Power Member
Viva pessoal :)

Tenho tido uns problemazitos com uns discos da Seagate, e já agora queria saber se será culpa minha(o que não me parece). O PC não é meu, mas sou eu que estou encarregado de tratar dele :P

Comprei um disco Seagate Barracuda IV 80Gb novo, e instalei-o no PC(Athlon 500mhz). Criei-lhe duas partições(40Gb para cada), formatei-as, e instalei o Win98SE.
Após 2 a 3 dias de estar a trabalhar, ao abrir o IExplorer o gajo começou a ler continuamente, como se estivesse a "patinar" no mesmo sítio, e bloqueou. Fiz reset e obrigatóriamente corri o scandisk 2 ou 3 vezes, e enquanto o fazia, bloqueava novamente sempre no mesmo cluster(1631), coloquei-o como disco secundário num outro PC e daí concluí(pelo scandisk) que era o disco que estava danificado(em DOS dava Erro ao ler unidade C:\ ).
Na loja trocaram por outro disco novo e idêntico(não vi a troca, mas como esperaram poucos minutos na loja, e disseram que este 2º disco era novo, presumo que seja mesmo :rolleyes: ).
Fiz exatamente o mesmo a este "novo" disco, MAS enquanto o outro disco vinha completamente vazio, este trazia já duas partições criadas :rolleyes: Criei as tais duas partições, formatei-as, e instalei o WinXP e restante software.
Após 5 a 6 dias com o PC a funcionar bem, deixei-o ligado durante a noite com o Kazaa a sakar.
De manhã cheguei ao PC e vejo um ecrã azul :eek: com uma mensagem de erro a dizer que não conseguiu arrancar o Windows. Fiz reset(e o mesmo ecrã azul apareceu) e scandisk(que bloqueia logo ao inicio do scan). Assim que o PC começa a tentar ler dados no disco(após fazer o POST), o disco começa a ler repetidamente com um ruido padrão(como se estivesse a "patinar"). Coloquei-o como disco secundário no outro PC e o scandisk diz-me que o disco está danificado na FAT e poderei perder todos os dados >(

Será que eu estou a fazer alguma coisa de mal que possa estragar os discos??? Tenho feito sempre assim as coisas e nunca me ocorreu qualquer problema, mas nunca se sabe...

AJUDEM-ME SFF ! ! !

Opiniões e perguntas são sempre benvindas :D :D :D
 
Primeira hipotese - Os gajos da loja enganaram te. ( de facto é um pouco estranho o disco ja vir com as partiçoes feitas se eles se limitaram apenas a trocar o disco antigo por um novo )

Segunda hipotese - Ter o Kazaa em casa nao é mt boa ideia.
Pois quando eu tinha o kazaa (ha mt mt tempo quando apareceu e nao sabia a significado de spyware) coisas estranhas aconteciam... nao digo mais porque ha mta coisa que se pode fazer a um utilizador de kazaa. ;)

Na minha opniao, eu voltava a loja e certificava me que me davam um disco novo...
Tira os dados do que tens e depois vai troca lo.

Boa Sorte :001:
 
Isso do Kazaa é uma hipótese, pois eu não tenho protecções(firewall, etc...) apesar de mesmo assim não partilhar ficheiros quando deixo o PC ligado sozinho. Mas é estranho, porque tenho o Kazaa há meses(já tive o Napster, Morpheus e WinMX) e nunca me aconteceu nada, e agora no espaço de uma semana vão-se dois discos idênticos(fiquei na dúvida quanto ao facto de o disco ser novo ou o mesmo).

Digam o que acham sff...
 
Td isso é estranho, na mha opinião na loja n te trocaram disco nenhum, ou melhor, ou te trocaram por um semi novo com problemas tb, ou te formataram /q as partições.
O melhor é tirares todas as referências do disco e troca-lo de novo, verifica as referências, certificando-te q o q te derem é mesmo novo.
Dp faz as duas partições normalmente, formata-as, instala o SO q kiseres e dp tem de ruulaaar

:003:
 
Um disco novo nunca trás nem uma, quanto mais duas partições!!
Se eu fosse a ti tinha uma conversinha "séria" com os gajos da loja.
Seja como for, está avariado?! Venha outro!:D
 
Seagate rules...


E pa isso de andar na internet sem firewall e perigoso... Ainda por cima com o win98.

Queixa-te do disco porque de facto dicos novos não vêm com partição. Pode ser do kazaa, mas é muito estranho. De qualquer forma ainda a cerca de 1 ano e tal houve uma serie de barracudas de 20 Gigas que valha-me Deus... só deu BARRACA :D.
Pode estar a acontecer outra vez....

Boa sorte.
 
Última edição:
Já agora, alguem me pode explicar os problemas que se pode ter com o Kazaa instalado ??? Eu tenho a Norton Personal Firewall 2002 , será que estou suficiente protegido para usar o Kazaa ??

agradecia resposta
 
Nem por isso... tambem tenho o NU2003, e sinceramente
nao é por ai que deixam de me lixar o disco.
Nao vou ser mt grafico mas o "Hack" mais normal é copiarem o teu IP e apartir dele acederem directamente ao teu disco ou usarem o teu IP para sacarem cenas e nao aumentar a conta deles. É o que me teem dito... cuidado. Pecam ao possessed para sugerir alguma firewalls. Aí esta um bom topico para uma nova thread...
 
Seagate

Boas nao sei se ainda vou a tempo, mas espero q sim.
o Mais provavel é nao te terem trocado o disco pq um disco novo nunca traz partiçoes garanto.
se o disco ainda esta na garantia a loja tem q trocar ate provar q es tu q estragas. mas qnd fores á loja tira todas as referencias do disco q sao: model/s.n esta em baixo/ p/n. tenta falar com eles. e troca. se nao tens outra maneira q é mandares o disco para a seagate.
Tens q ie ai site deles, tem la uma parte para criar um RMA da garantia. A propria Seagate da garantia.Como te estava a dizer, crias o RMA e mandas para a morada q te vao indicar. esperas 15dias e ja esta. NOVO em casa e sem problemas garanto.
Ainda hoje recebi un de 40G q tinha avariado e esta uma maravilha. Vêm entregar a casa e tudo é so mandar e quando receberes assinar q recebeste. Isto para quem nao sabe a seagate tem disco com 5 anos de garantia q é mt bom, o ppl q tenha velharia q vá ao site e veja se o disco ainda tem garantia.
CUMPS e boa sorte

:003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003:
 
Hoje disseram-me que a board onde estou a colocar o disco, não está "preparada" para funcionar com discos de 7200rpm(não me parece 8o ) e que tenho de fazer um update á BIOS para ficar a funcionar como deve de ser com discos de 7200rpm :rolleyes:

Será???
 
Não se costuma trocar hardware defeituoso no mesmo dia, porque tem primeiro que ir ao fornecedor / fábrica para se verificar se de facto tem ou não defeito. Só depois é que vem o material novo / reparado, e isto demora dias ou semanas.

Se te levaram o disco "lá dentro" e voltaram com um modelo idêntico, curiosamente com o mesmo número de partições, é porque levaste o tratamento para newbie: format.

A verdade é que muitos problemas que chegam a lojas de informática derivam de software e não de hardware. Assim, foste medido pela mesma bitola "e pega lá o mesmo disco, nós até lhe limpamos a tralha toda e tudo".

Isso de te dizerem que o problema está na velocidade do disco parece-me mais uma maneira de não se incomodarem muito com o caso. É a segunda vez que te devolvem a batata quente, e desta vez com um argumento muito estranho.

Começa a bater o pé.


Ah... a culpa desses erros não é tua, está descansado.
 
Acontece que a loja em questão é também fornecedora desdes discos.

As partições apesar de virem feitas no disco, não vinham da mesma maneira como as que eu levei no 1º disco avariado.

No site da motherboard está um update para a BIOS que eu tenho, e que tem como melhoramento:
1. Support 75GB HDD 8o

Não fala de possíveis danos no disco nem nas rpm, mas...

Será do Guaraná ???
 
Back
Topo