Drive Seagate hits 1Terabit per square inch

V3ctor

Moderador
Staff
Seagate hits 1Terabit per square inch



SSDs might still be the hot topic in storage, but considering the high costs per GB, hard disk drives aren't going anywhere any time soon. Seagate has announced that it has managed to reach storage densities of 1 Terabit per square inch, something the company claims will allow for twice the hard drive capacity of today within the next few years.
For now the technology is only on a demo stage and it's based on Seagate's HAMR or heat-assisted magnetic recording technology. It allows Seagate to store roughly 2 million linear bits per inch which leads to the 1 Terabit per square inch claim, or as Seagate puts it 55 percent higher than today's 620 Gigabit per square inch density ceiling.
Seagate is expecting that its first generation of HAMR drives will come in capacities of around 6TB for 3.5-inch drives and 2TB for 2.5-inch drives. The company is expecting the HAMR technology to be able to scale to somewhere between 5 to 10 Terabits per inch and as such allowing for 30 to 60TB 3.5-inch drives and 10 to 20TB 2.5-inch drives over a 10 year period from the introduction of the first HAMR drives.

As for now, Seagate hasn't announced a launch date of any HAMR based hard disk drives and it looks like the technology will be a lot more demanding in terms of mechanical design compared to traditional hard disk drives. That said, we have little doubt that Seagate and its competitors will find ways to overcome this within the next few years and we'd dare to guess that at launch we'll see larger capacity drives than Seagate is currently expecting to launch, simply based on the fact that Seagate is talking about 3TB and not 4TB drives in its press release and making comparisons to these, rather than the larger, already available 4TB models.
Keep in mind that we're most likely two to three years away from retail products and hard disk drive densities are likely to increase before then using currently technology, or some interim technology. Once we move beyond HD resolution content and with the ever increasing pixel density of digital cameras and all other kind of content that people store on hard disk drives, something else is going to have to keep the industry moving forward until HAMR arrives.

É mesmo muita fruta... E se aquela lei dos discos passar, comprar um disco destes fica equivalente a comprar um Lamborghini Aventador... lol
 
Será que isso irá melhorar a velocidade dos discos? é que vejo as capacidades a subirem a e a velocidade sempre a mesma treta! :(
 
Mesmo que a velocidade não suba para storage puro e duro é sempre uma excelente noticia, agora não sei se é azar meu, mas cá por casa todos os discos que avariaram eram Seagate, por isso tou sempre de pé atrás no que toca a comprar discos desta marca...
 
Quanto que isto vai custar com a cena da PL118? cerca de 1840 € (contanto que o IVA mantenha-se nos 23%), portanto o preço final deve ser ai uns 2000 € :-D

Quanto a velocidade, esta vai aumentar também, porque quanto mais densidade, mais bits/s à mesma rotação se vai obter.

Estes de 6 TB é bem capazes de terem leitura/escrita sustentada a uns 200 mb/s...

Mas HDD's daqui para a frente é só para storage, logo a velocidade não será um ponto crítico. Para tudo o resto o futuro é SSD.
 
Mesmo que a velocidade não suba para storage puro e duro é sempre uma excelente noticia, agora não sei se é azar meu, mas cá por casa todos os discos que avariaram eram Seagate, por isso tou sempre de pé atrás no que toca a comprar discos desta marca...
Imagina fazer um scan de vírus a um disco de 6TB com uma leitura de 100MB/s :S
Eu queria era ver a seagate e WD a entrar no mundo dos SSD's em força a ver se baixam preços e aumentam capacidades mais rápido!
 
Eu queria era ver a seagate e WD a entrar no mundo dos SSD's em força a ver se baixam preços e aumentam capacidades mais rápido!

Isso não depende muito delas entrarem no mercado, porque o problema dos preços dos SSD é o custo de produçao das memórias flash (Os fabricantes do disco em si não têm grande lucro, o mesmo acontece com os produtores de flash) . O custo de produção da memória vai descendo com a redução dos processos de fabrico e com o aumento do numero de bits armazenados em cada célula da NAND, mas ao mesmo tempo essa redução do processo de fabrico causa uma perda na durabilidade na memória flash (menos ciclos de escrita), e o aumento do numero de bits por célula equivale a um maior numero de erros de leitura na memória e a um aumento na complexidade de tecnologias ECC para lidar com esses erros. A não ser que ocorra uma grande mudança na tecnologia não vejo os SSD's a tornarem-se baratos tao cedo, e caso se tornem baratos então significa que não sao fiáveis. Vai haver um bom mercado para HDD's pelo menos na proxima decada.
 
eu não me admirava que os grandes estúdios de Hollywood tivessem grandes quantidades de acções e mantivessem a tecnologia pouco acessível ... inundações pouco plausível ...
 
Hoje em dia quando mais espaço melhor claro.. mas ha um barreira entre a necessidadede espaço e o preço a pagar por ele.. se a lei da treta for para a fente pelo menos ca em pt vai ser complicado..
 
Back
Topo