Drive Seagate Multi Actuator Technology: A New Performance Breakthrough

SideWalker

Moderador
Staff
Seagate-Multi-Actuator-technology-conceptual-illustration.jpg


Basicamente, implementando dois conjuntos independetes de cabeças de escrita/leitura, a Seagate pretende dobrar a performance dos HDDs.

No fundo, um RAID 0 dentro de uma só drive.
 
Sim, imagino que isto vá fazer diferença essencialmente em datacenters. Só o cortar a metade o tempo de rebuild de arrays baseadas em discos de >10TB já deve ser uma grande mais valia.
 
ou estou muito enganado ou já apareceu à largos anos algo semelhante. Lembro de falarmos que no limite vamos ter discos com 4 ou mais cabeças de leitura.
lembro-me de fazermos a analogia com as valvulas dos carros ...
mas devo estar a fazer confusao ... de qualquer forma (teoricamente) parece que pode melhorar o tempo de leitura.
 
A vário anos que pergunto porque isso não tinha.

Em vez de ter 2 HD's em raid zero, não fazer o mesmo com um só aka 2/4 pratos e 2 cabeças independentes... Até poderia ter 2 portas SATA e o sistema reconhecia como 2 discos, se bem que 550 MB/S reais dá na boa, dado que os discos atuais fazem pouco mais de 200 MB/s sequenciais.

Ainda me lembro dos famosos Hitachis de 80 GB single plate e os seagates 160-250 GB também single plate e que até eram mais finos e leves (ainda tenho um destes aqui guardado).

Teria sido interessantíssimo ter um Hitachi 160 GB/Seagate 320/500 GB "internal raid0" :D

Agora já vem se calhar um pouco tarde dado que estamos na era dos SSD's para performance. Vai fazer mais sentido para datacenters como disse o SideWalker
 
Eu olho para a solução, e fico-me a questionar se existirá algum tipo de protecção para falhas de um disco ou cabeças ou asssim... Eu ponho-me a pensar neste caso: e se falhar alguma peça do hardware? São logo vários discos que ficam inutilizados. Substituir uma peça disto deve ser bem chato de se fazer, enquanto que se falhar um disco individual num raid e for preciso substituir, é uma perda bem menor.
 
Se for em raid 0 é uma perda igual , ter 2 discos em raid 0 ou um com raid 0 interno parece me igual, quando um falha perde se tudo . Mesmo assim é uma vantagem ter um disco com raid interno com uma performance semelhante a 2 discos a ocupar metade do espaço físico que 2 ocupariam
 
Última edição:
Back
Topo