Seagate: nova patente

blastarr

Power Member
Pelos vistos envolve um lubrificante à base de nanotubos de carbono aplicado na superfície dos pratos:

Seagate's leaking hard drives for 10x the fun


nanotube-drive.jpg



The wild and wacky frontier of hard drive technology is always full of surprising new ways to keep those drive capacities growing, and this new patent for leaking nanotube-housed lubricant onto disc platters is no exception. Apparently, a heated hard disc is capable of cramming more data into closer quarters, but the method hasn't been implemented in current drives since the heat evaporates the lubricant that allows the recording head to travel smoothly over the disc, causing a fatal disc crash. Seagate's new patent addresses the issue by storing lubricant in a special material made from millions of carbon nanotubes and embedded in the drive housing. As the disc spins, lubricant is slowly leaked out, and the disc can be kept safe for its whole lifetime. The upshot of all this is that Seagate can use the heat-assisted recording to cram several terabits per square inch into a drive -- 10 times as much data into the disc than is currently possible. We guess there'll be a bit of a wait for this to make it to market, but we greatly look forward to an educational video on the subject all the same.

[Via New Scientist]

http://www.engadget.com/2006/07/01/seagates-leaking-hard-drives-for-10x-the-fun/
 
Muito bom mesmo, mas a ver vamos, os preços cada vez descem mais, isso é um facto, mas a fiabilidade poderá ficar comprometida..

Mm assim boas noticias :)
 
Só tenho uma duvida.

O lubrificante tem um espço limitado, logo não deve existir uma quantidade muito grande de lubrificante, a questão é, existe a possibilidade do lubrificante acabar antes do disco "morrer"?

Se acabar dá para nós enchermos o deposito as vezes que forem necessárias?

E já agora, se esta tecnica funciona á base de calor isso não vai aumentar ainda mais a temperatura dentro do computador ?

A técnica parece promissora, mas ainda existe muitas respostas por dar.

Espero que funcione como estão a prometer, seria uma evolução gigante para os discos rigidos.
 
Que cena, não gosto nada de novas inovações em discos mecânicos, quero que este tipo de discos morra rapidamente. Está na hora de se mudar para outra coisa diferente bem mais rápida e teoricamente mais fiável, onde andam as memórias flash ou lá o que é isso?
 
Última edição:
evolução gigante era acabarem com os elementos mecanicos nos discos rigidos ou em alternativa, tornarem os discos scsi mais "mainstream" por causa da fiabilidade
 
DavidJamez disse:
evolução gigante era acabarem com os elementos mecanicos nos discos rigidos ou em alternativa, tornarem os discos scsi mais "mainstream" por causa da fiabilidade

Evolução era mandarmos os discos magneticos-mecanicos pro caixão e passarmos todos a usar Discos Solid State (chips de memoria)

silencio absoluto
infinitamente mais rapidos
mais fiaveis
mais economicos

imaginem só:
windows a arrancar instantaneamente
jogos e aplicações sem loadings e sem tempos de acesso

imaginem as possibilidades

O unico defeito por enquanto é o preço astronomico nesse tipo de memoria.
Penso que ainda vai demorar um pouco a aparecer em massa esse tipo de tecnologia, talvez daqui a 3 ou 4 anos na proxima grande revisão de hardware e software (novo windows, novas consolas, etc)
 
Última edição:
acho que estás muito optimista...


TeckMaster2 disse:
silencio absoluto

sim!


TeckMaster2 disse:
infinitamente mais rapidos

nao! nand continua a ser mais lento que dram


TeckMaster2 disse:

com limites de ciclos de leitura/escrita? nem pensar!


TeckMaster2 disse:
mais economicos

economicos em quê?


TeckMaster2 disse:
O unico defeito por enquanto é o preço astronomico nesse tipo de memoria.

entao, em que é que ficamos?
 
DavidJamez disse:
acho que estás muito optimista...




sim!




nao! nand continua a ser mais lento que dram




com limites de ciclos de leitura/escrita? nem pensar!




economicos em quê?




entao, em que é que ficamos?

chips de memoria são mais rápidos que discos mecanicos e penso que sejam mais economicos na energia gasta no seu funcionamento mas não tenho a certeza:P

vais-me dizer que o teu disco ou qualquer disco mecanico no mundo é mais rápido que um chip de memoria? Eu estou a falar de chips com velocidades tipo memoria DDR e não de brinquedos tipo pens usb ou cartões de memoria.

http://www.tweak3d.net/articles/solidstate/

100 a 200 vezes mais rapido que um disco mecanico, que que achas agora ?

Já agora como bonus leiam o resto do artigo para descobrirem o que o futuro dos discos nos reserva

"Atomic Resolution Storage , a technology that allows 10 gigabytes of data to be stored on a tiny compact flash card"
 
Última edição:
MEIA disse:
Que cena, não gosto nada de novas inovações em discos mecânicos, quero que este tipo de discos morra rapidamente. Está na hora de se mudar para outra coisa diferente bem mais rápida e teoricamente mais fiável, onde andam as memórias flash ou lá o que é isso?


Concordo inteiramente contigo. Está mais que na hora de "dar o salto" num dos principais componentes que corta a performance do sistema!
Por mais rápido que seja o pc: mem's 4GHz, cpu's 10GHz, gráficas 2GB DDR5 (2GHz gpu/4GHz mem) e depois...HDD 2TB 7200rpm8o SATA4 com 32MB cache:'( :wow: wtf??!? é este o futuro? :002:

Pus um raptor de 10K rpm e notei diferença do dia para a noite! assim é que é! ainda perco a cabeço e "espeto" aqui um SCSI 15K rpm:004: já ando farto dos mesmos 7200rpm ano após ano sem quase nenhumas melhoras na performance.:lol:

Stay :cool:
 
mas isso n é nand, é dram, e sim, sao mt mais rapidas que um disco como é logico. mas... e o preço? e depois ja se sabe como são as baterias nao é?
no meu entender, não creio que seja esta a tecnologia ideal, talvez possa ser usada como fase de transiçao para uma outra tecnologia que nao apresente esses "drawback's"
 
Se aumenta o volume no mm espaço talvez as agulhas passem a ler bem mais dados por passagem, afinal é uma tecnologia que permite 10 vezes mais, mas no mesmo espaço do ja actual.. Logo presumo que o sata possa ficar perto do limite talvez. Não é perfeito, mas sempre é melhor que nada..
 
Arrakis_Dune disse:
Se aumenta o volume no mm espaço talvez as agulhas passem a ler bem mais dados por passagem, afinal é uma tecnologia que permite 10 vezes mais, mas no mesmo espaço do ja actual..

Que confusão entre espaço e volume :X

Volume é o espaço ocupado por algo...Portanto, como é que aumenta "o volume no mesmo espaço"?

Só se fôr volume de dados. => Aumenta a densidade de dados.
 
Sim, peço desculpa, nao é confusão é mesmo ja estar acordado a varias horas, mais das que queria, de qualquer forma, a densidade aumenta novamente, imenso neste caso, e isso poderá significar talvez chegar perto da velocidade do sata original, nem digo do sata 2, sem necessitar de raid talvez
 
não percebo muito bem a ideia do lubrificante, se não é suposto as cabeças tocarem nos pratos... logo, não haveria nada para lubrificar.
mas pronto, não é o lubrificar que implica o contacto com os pratos, apenas possibilita ao que parece aumentar bastante a densidade. o que é certamente interessante a nivel de velocidade (para além da capacidade, obviamente)

Sinceramente, não vejo uma alternativa realmente viavel aos discos mecanicos, a não ser discos baseados em memoria flash/nand, que é a que pode oferecer maior competitividade a nivel de preços. mas, mesmo assim, um disco flash, apesar de não fazer barulho, teria menor capacidade (afinal existem standarts de tamanho a respeitar, e os chips (com capacidade x) ocupam espaço fixo.) e eria mais caro que um disco convencional, não vejo motivos para afirmar claramente que é mais fiavel, e pior de tudo (para algumas pessoas), não seria muito mais rapido.

qualquer coisa que use memoria mais rapida que flash/nand, é para nichos de mercado, pois a relação preço/velocidade torna-se completamente insuportavel, pelo menos, nos padrões actuais (e creio que continue assim durante bastante mais tempo), além do problema da volatilidade da memoria, e outros problemas associados a alimentação, aquecimento e consumos.

depois, lembrem-se que o computador tem 3 tipos de memoria essencialmente, existe mais uma RAM (que hoje em dia é cada vez mais, e que possibilita menos acessos ao disco) e uma memoria cache muito rapida como toda a gente gosta (à qual o CPU acede primordialmente, e na grande maioria dos casos).

o disco rigido é acedido quanto muito (mas assim mesmo exageradamente) em 25% dos casos...
é quase um exercicio simples de probabilidade.
porque é que julgam que muitos CPU's não ganham quase nada com aumentos da cache?
para que é que voces querem um disco supersonico? para depois se andarem a queixar que não têm espaço, que não têm dinheiro, e que so ganharam mais 5 ou 6% de desempenho em relação ao que tinham anteriormente?

os discos mecanicos têm evoluido bastante nos ultimos anos, cada vez têm mais cache (que melhora significativamente o desempenho dos discos), ja se encontram modelos a 10000rpm's à venda ao publico geral (rotação que creio se poderá extender a cada vez mais discos, como aconteceu com as 7200rpm's, que hoje são standart, mas ha uns anos eram do melhor), os espaços são de uma ordem completamente inalcansavel para discos baseados em memoria electronica, e sabem que mais? ainda ha muito para fazer. e vão ter que conviver com discos destes durante muito mais tempo. portanto, não vem mal nenhum ao mundo em se investir em discos mecanicos.
mas também creio que não falta muito tempo ate aparecerem aí soluções baseadas em memorias baratas, com capacidades algo reduzidas (~40gb). e a seu tempo verão que não vêm fazer nenhuns milagres (e, nessa altura, ao preço de um raptor de 150gb ainda vão dar que pensar a quem os quizer comprar :) ).

deixem as coisas correr.

é so o meu ponto de vista
 
Koncaman disse:
os discos mecanicos têm evoluido bastante nos ultimos anos, cada vez têm mais cache (que melhora significativamente o desempenho dos discos), ja se encontram modelos a 10000rpm's à venda ao publico geral (rotação que creio se poderá extender a cada vez mais discos, como aconteceu com as 7200rpm's, que hoje são standart, mas ha uns anos eram do melhor), os espaços são de uma ordem completamente inalcansavel para discos baseados em memoria electronica, e sabem que mais? ainda ha muito para fazer. e vão ter que conviver com discos destes durante muito mais tempo. portanto, não vem mal nenhum ao mundo em se investir em discos mecanicos.

Tu fazes ideia das temperaturas que um disco de 10000rpm's pode atingir?!... A titulo de exemplo os meus dois WD Raptors de 74GB 10000rpm em Raid0 na CFX3200-DR atinge temperaturas na ordem dos 60º com uma fan 120cm apontada. Ao toque ficamos com a sensação de queimar quando tocamos no corpo do Raptor...

O preço elevado dos WD Raptors não diz somente respeito á sua performance, mas sim também á elevada qualidade dos materiais que o compõem de modo a permitir a mais elevada performance sem prejuizo da estabilidade e segurança dos dados, de outra forma actualmente era impossivel.

Logo penso que sem um novo avanço tecnológico nos discos rigidos, muito dificilmente os discos de 10000rpm's e a sua "elevada" performance se tornaram em standard do sector.
 
Back
Topo