1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Seagate reduz prazo de garantia dos discos

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por WinstonSmith, 16 de Dezembro de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 4220)

1. WinstonSmith

WinstonSmith Power Member

[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Recebi um email da Seagate:
    [/FONT]

[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Effective January 3, 2009, Seagate® will be making some important changes to its limited warranty terms for selected bare drive products. [/FONT]
    [FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]The warranty period for consumer electronics, notebook and personal storage bare drives sold to Seagate Authorised Distributors will be changed from 5 to 3 years. Seagate believes that the new warranty period and terms better reflect current industry standards.[/FONT]
    [FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Seagate enterprise drives and Seagate and Maxtor® external retail products that have 5-year warranty periods will not be affected by this change.[/FONT]
    [FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]If you have any questions, please contact your Seagate Authorised Distributor.
    [/FONT]

[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]http://now.eloqua.com/e/es.aspx?s=261&e=db3ad49e71fc45e49db51d605f9dba38&elq=5F6D286ECF1646E3895C92FA88AF1BD9[/FONT]

[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]Se querem comprar um disco Seagate façam-no antes do final do ano... :cool:
    [/FONT]

2. Zao

Zao Power Member

Medo :n1qshok:

Última edição: 16 de Dezembro de 2008
  3. filipedgmc

filipedgmc Power Member

Cada vez mais as empresas vão abandonar as garantias "alargadas". Ainda por cima em HDD que ao final de 3 anitos toda a gente já os despachou ( em princípio ). Ainda bem que o meu 500Gb já tem quase 1 anito

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bem, se andarmos todos a contar a desventuras com os discos, nunca mais saímos daqui.

Concentremos na noticia sff.

Mesmo 3 anos é uma garantia boa, já superior aos 2 anos obrigatórios em PT. É raro um fabricante dar 3 anos de garantia e 5 anos pode ser prejudicial ao fabricante por terem RMA's a bruta durante imenso tempo.

A maioria daqui troca os discos num prazo de 3 anos e falo por mim que é raro ter um disco mais que 2 anos, ainda mais que estão baratos.

Já a gama empresarial continua com 5 anos, ai sim um sector importante, até porque os preços são outros.

Última edição: 16 de Dezembro de 2008
  5. WindWalker

WindWalker Power Member

Eu acho 'piada' é a forma como se desfazem da batata quente: frases eloquentes mas demasiado óbvias para as pessoas informadas... no fundo foge-lhes 'a boca para a verdade'.

Ah e tal, nós não reduzimos o período de garantia para não termos tantos custos com RMAs e testes e componentes de qualidade, mas sim para ir de encontro aos standards da indústria. Quais são esses standards? Link! :p

PR...

Ah, por acaso sempre tive Seagate e nunca avariou nenhum...e um Maxtor que foi para RMA e voltou Seagate. A Seagate comprou a Maxtor, deve ser isso que lhe está a dar dores de cabeça nos RMAs :joker:

6. RSC

RSC Power Member

É caso para dizer: All aboard the WD-and-its-5-year-warranty train! ;)

7. paperless

paperless Power Member

Tenho um da Maxtor com 3 anos, um da Seagate com 5 e um WD externo para backup.

Tenho mais medo que o Maxtor morra antes do tempo porque sempre fez uns ruídos esquisitos (provavelmente normais mas esquisitos de qualquer forma :p).

8. anjo2

anjo2 Power Member

A passagem dos 3 anos pode ser uma estratégia com vista para os SSD, estes não terão garantia vitalicia? Se forem como as memórias, algumas marcas podem vir a ter, e assim os discos actuais passam a funcionar só como backup e os 3 anos fazem sentido.

Última edição pelo moderador: 19 de Dezembro de 2008
  9. Raptor

Raptor OC Legend

Não contes com isso.

Os chips de memória dos SSD, apesar de não possuírem partes mecânicas, têm desgaste interno por causa da condução de corrente entre os transístores. Se vires o MTBF dos novos Toshiba SSD, eles baixaram de 1,5 milhões de horas para 1 milhão de horas... por alguma razão o é.

10. God_Lx

God_Lx Folding Member

Voltando um pouco ao assunto do tópico, não vejo realmente grande problema...

Se formos a ver à velocidade que tudo evolui na informática, 3 anos é um tempo bastante realista. Daqui a 3 anos provavelmente um disco SATA2 de 500Gb que são comuns já não vai ter qualquer valor ou interesse. Entre tamanhos/velocidades bastante superiores, tecnologias diferentes como as dos SSD e por aí.

É o mesmo que a ram com garantia vitalicia, para quê ? Alguma vez vou mandar para RMA o stick de 256Mb BH-5 da OCZ que tenho aqui na secretária há 2 anos ? Provavelmente não...

11. theforbidden1

theforbidden1 Banido

12. SuperLuis

SuperLuis Power Member

Alguns falam de "daqui a 3 anos um disco já não terá qualquer valor" mas nem todas as pessoas precisam do espaço todo de um disso rígido! 500 GB é muito para um utilizador comum que usa o pc para navegar na net e jogar uns quantos jogos que perdem o interesse muito mais depressa num ano apenas e acabam por sair do disco!

Eu tenho um pc antigo que ainda uso com 3 discos IDE de 120 GB e um de 160 GB ora os de 120 GB tem precisamente 5 anos e ainda me servem para o que eu quero! Se avariam dentro do prazo de garantia a marca tem de os trocar ora numa garantia de 2 anos é lógico que quem perde é mesmo o utilizador!

13. rav3n

rav3n Power Member

pois
    os discos são daquelas coisas que vão ficando sempre, desde que haja espaço na caixa

14. m0rbidini

m0rbidini Power Member

A redução de garantia é para discos vendidos sem caixa, manuais, etc (bare disk/OEM). Os retail continuam com 5 anos. É verdade que a maioria dos membros deste fórum raramente ou nunca compram a versão retail, mas se a garantia é importante, então está disponível por mais uns euros (às vezes bastante mais).

Mas é uma má notícia, como é óbvio. Principalmente para quem usa RAID com 5/6 discos ou mais, onde a probabilidade de falha ou avaria é quase certa. O utilizador comum não usa redundância e quase nunca tem backups. Esses ficam chateados não pelo valor dum disco que avaria após 3 anos mas mais pelos dados perdidos e isso é indiferente quer sejam 3 ou 5 anos. Isso é uma questão que só com educação em boas práticas de armazenamento de dados é que pode ser resolvida.

Por outro lado, pode-se argumentar que o prazo de garantia para além do estabelecido legalmente pode reflectir a confiança que um fabricante tem na sua longevidade, mas acho que não existe diferença entre os parâmetros MTTF/MTBF dum modelo vendido em retail e OEM.

15. Kopien

Kopien Power Member

Claro que a garantia de 5 anos é importante, quanto mais tempo melhor. Nós nunca sabemos quando poderemos vir a precisar dela.

Embora após tantos computadores, só num é que se avariou o disco rígido e isso porque se partiu uma parte dele quando o computador caiu ao chão.

Agora também gostei dalguns comentários por aqui.

Trocam de discos de 2 em 2 anos. Mas será isso preciso actualmente?

Tenho 2 discos, um com 4 e outro com 3 anos, o que me dá 400 GB de espaço, que serve a quase toda a gente, a menos que saquem constantemente material HD.

Os discos evoluíram muito nos últimos 5 anos, mas agora estagnaram. E por isso é que acabam com as garantias mais longas. Se as pessoas têm um disco com 250 Gb e chegam-lhes, não vão comprar outro de 500 GB, mesmo que estejam baratos.

Acabam com estas garantias, porque o comprador vai manter mais tempo os discos.

16. Danikiller

Danikiller What is folding?

Desculpa? Isto deve ser a tua opinarão formada... Já existem discos de 1TB, mas a evolução estagnou? Os discos de 250GB são mais caros dos que os de 500GB e o pessoal vai comprar o de 250GB(que são mais caros)?

É esta a tua filosofia? Eu se for comprar um disco, e o de 250gb estiver ao preço do de 500gb vou para o de 500gb, pelo simples facto de que espaço a mais não faz mal nenhum, e mais vale prevenir que remediar.

17. nulio

nulio I quit My Job for Folding

Não percebeste o que foi dito. Ele disse que quem já tinha um disco de 250GB pode não precisar de comprar um de 500GB e não o vai fazer só porque estão baratos.

Muita gente hoje em dia dá-se por satisfeita com discos antigos. E porque não? Se não precisam de mais espaço e a possível diferença de performance no sistema não lhes diz nada, qual é o mal?

A verdade é que os discos usam-se anos e anos pela maioria das pessoas, qualquer redução na garantia faz diferença às pessoas, se não o fizesse também não fazia à Seagate e eles mantinham os 5 anos... é óbvio.

18. Yokozuna

Yokozuna Power Member

Quem lê o título da notícia fica logo assustado. E isso é negativo para a imagem de qualquer empresa. É preciso ter muito cuidado com este tipo de situações.
    O facto de "ajustarem" à tendência do mercado como desculpa também não ajuda. A crise não chegou a esta área, pelo menos que eu saiba, porque só vejo os preços baixarem e as specs a subir.

19. Lusitanius

Lusitanius Suspenso

Por acaso quando ia comprar o meu novo disco rígido, falei com pessoal de uma loja de referência no mercado e o que me disseram é que apesar da Seagate ter 5 anos de garantia falha mais do que WD que só dá 3 nos discos de desktop.

20. RedHeart

RedHeart Power Member

Falta saber é a que tendência do mercado eles se referem: à tendência de as marcas darem apenas entre 2 a 3 anos de garantia pelos seus produtos; ou a tendência de a qualidade destes ser cada vez menor?

Partilhar esta Página