Secção para cloud/web apps e companhia

muddymind

1st Folding then Sex
Boas!

Vinha agora à zwame criar uma thread sobre o fim do google reader a 1 de Julho e deparei-me com o facto de não haver nenhuma área disponível indicada para toda uma classe de aplicações.

Nos dias que correm temos cloud/web apps às carradas nas mais diversas áreas:
  • office (google drive, buzzword, ...)
  • armazenamento (dropbox, google drive, ...)
  • música (spotify, last.fm, ...)
  • redes sociais (g+, fb, ...)
  • edição de imagem (pixlr, splashup, ...)
  • agregador de notícias (google reader, feedly, ...)
  • edição de vídeo (wevideo, magisto, ...)
  • ...
  • (browsers?)

Com tudo isto não acham que está na altura de criar uma área dedicada? Penso que é algo que faça sentido na secção de "Internet, Redes e Segurança".

Cumps



ps/lamuria -Ainda pensei em fazer esta sugestão no fórum de contacto o staff mas dado que lá só me respondem passadas semanas (isto quando respondem) resolvi colocar aqui.
 
Concordo com a sugestão, acho que faz falta uma secção genérica de Internet, não só para os serviços que apontaste como para outras coisas (que estão obviamente fora do âmbito de "Dúvidas e Suporte Técnico IR&Segurança").

Já aconteceu umas quantas vezes deixar de colocar notícias/artigos aqui no fórum precisamente por não haver uma secção deste tipo.
 
Última edição:
muddymind:

Peço desculpa por isto ter passado. É pertinente e só não está resolvido porque não se encontrou uma boa forma de o fazer.

O fórum Internet, Redes e Segurança já teve um fórum genérico. Eliminou-se porque não tinha movimento.

O problema de se criarem sub-fóruns não é pelo trabalho. É que muitas vezes acaba por se dividir e acabam por deixar de fazer sentido.

Não é o caso da cloud/web. Assim de repente o tópico sobre Firefox está no windows. O do opera penso que também. O tópico do dropbox está na secção da Apple.

Mas não deixam de ser apenas 3 tópicos. Por si só criar um fórum para meia dúzia de tópicos não faz sentido.

A tua sugestão seria um fórum chamado Internet dentro do fórum que já existe?

Colocavam-se lá tudo o que é cloud e web? Browsers, dropbox etc?
 
Sim, a ideia seria essencialmente essa e deixavam-se as secções actuais de "Internet, Redes e Segurança" para redes e ISP's.

Claro que com isto seria necessário tal como em outros lugares uma secção de novidades/lançamentos/updates/promoções e outra apenas para dúvidas numa tentativa de manter os tópicos o mais limpos possíveis.

No entanto o nome "Internet" penso que seja demasiado genérico e pouco claro do que se trata e sugiro antes "Aplicações web/cloud" ou algo dentro dessa ideia.

EDIT: Basta analisar todos os tópicos já existentes que estão espalhados nas várias secções tal como referes para ver que a quantidade é razoável e suficiente para gerar actividade (que curiosamente suspeito que fique com maior actividade da que a actualmente vista na secção linux por exemplo).
 
Última edição:
Não temos conseguir operacionalizar isto.

Criar um sub-forum na raiz do Internet Redes e Segurança não é problema. Mas como dizes e bem tem que se criar mais separações. O problema é saber como fazer isso. Ou se em vez de se separar colocamos um sistema de pre-fixos por exemplo.

Tens alguma ideia?
 
O sistema de prefixos penso que não seja suficiente, isto é, com aquele nome "Dúvidas e Suporte Técnico IR&Segurança" não será nada claro para os utilizadores o que contém essa secção. No entanto se for alterado o nome para algo mais apropriado talvez o sistema de prefixos já funcione e assim evitava-se criar mais uma secção. Realmente parece ser uma opção viável embora me faça um pouco de confusão misturar cloud/web apps com dúvidas de configuração de routers e afins (estas poderiam passar para a secção de ISP's?).
 
Não tem problema criar um novo fórum dentro do IRS. O problema é o nome e se efectivamente chega sem sub-foruns. Algo como Web Apps e Cloud?

Mas odne podemos assim discutir os super computadores por exemplo? Agora que a China tem o mais poderoso do mundo? É apenas um exemplo.

Eu também já senti diversas vezes aquilo que apontaste no início de haver assuntos que não os conseguimos enquadrar em nenhuma secção.
 
Não tem problema criar um novo fórum dentro do IRS. O problema é o nome e se efectivamente chega sem sub-foruns. Algo como Web Apps e Cloud?

(ISP's certo?)

Sugiro o nome "Aplicações Web/Cloud". Tentar deixar o máximo em português com a excepção dos termos que não devem ser traduzidos por serem técnicos (pessoalmente acho um erro muitas pessoas traduzirem cloud para nuvem).

Mas odne podemos assim discutir os super computadores por exemplo? Agora que a China tem o mais poderoso do mundo? É apenas um exemplo.

Isso para mim já se enquadrava perfeitamente ou na secção de hardware novidades (que na prática é precisamente isso e já aconteceu no passado) ou na secção de artigos (nunca percebi muito bem o enquadramento desta secção). Sinceramente penso que tirando este caso todos os outros estão +\- garantidos (com algumas excepções, como por exemplo as aplicações multi-plataforma, mas essas situações são de resolução ainda mais complexa e como tal sugiro que fique tal como está).

Eu também já senti diversas vezes aquilo que apontaste no início de haver assuntos que não os conseguimos enquadrar em nenhuma secção.

Pois, foi mesmo por ter sentido isso várias vezes que criei este tópico pois é claramente uma lacuna do fórum a ser resolvida.
 
chrome: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=326856

Opera: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=595517

firefox: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=554132

benchmarks de browsers: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=635706

outlook.com: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=737106

ie10: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=637458

cliente e-mail: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=381338

(as threads de ajuda dos browsers que agora não as encontro)

Por agora apenas me lembro destas. À noite logo faço uma pesquisa mais completa e coloco aqui mais sugestões ;)
 
Boa mudança, realmente há vários tópicos espalhados pela secção Windows e Mac que deviam estar no seu próprio subfórum. Nice job!
 
Outros que me lembrei agora:

Microsoft Office 365: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=595658

Amazon Cloud Drive: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=634200

Microsoft acaba com o Messenger: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=756873

Google+ Ver 1º Post para convites!: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=655817 (o título devia ser alterado para apenas "Google+" ou "Google Plus")

Cloud Computing - Prós e contras: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=646740

Serviços Cloud - Que distribuição vocês fazem?: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=767509

(estes dois últimos estão no Geral, mas penso que faz agora mais sentido que estejam neste novo sub-fórum)
 
Última edição:
Curioso, se seguir esses tópicos que listei pelos links, vejo que estão no novo sub-fórum, mas se for à página do próprio sub-fórum, não os consigo ver. Alguma gralha com os settings do sub-fórum talvez?
 
Back
Topo