[Secção Portáteis] Que Portátil Comprar?

IcePicK

Power Member
Boas,

Quase todos os dias há novas threads com esta questão! Muitas vezes as pessoas nem sabem bem o que querem!

A minha proposta era colocar uma thread sticky e fechada com uma espécie de questionário para ajudar quem quer comprar uma nova máquina. O objectivo era que esse texto fosse copiado, as questões fossem respondidas e só depois é que seria criada uma nova thread. Assim conseguiam-se pedidos de ajuda mais ou menos standard.

Isto até podia ser aplicado a outras secções para alem dos portáteis!

Para terem uma ideia do que estou a dizer, o forum Notebook review tem um sistemas destes e parece funcionar. Podem ver o "questionário" aqui. Obviamente algumas perguntas teriam de ser adaptadas.

Não se trata aqui de plagiar uma coisa de outro forum, trata-se sim de aproveitar uma boa ideia.
Como os senhores da Nokia disseram, as coisas boas são para serem copiadas com orgulho!
 
É que não tem nada a ver!!

Não viste o link que está no meio do meu texto??

Acho que me consegui explicar bem!

Essa thread a que te referes está muito boa, deve continuar assim e podia ser actualizada mais vezes! Isto a que me refiro seria um complemento a isso, pois nessa não podem estar todos os modelos do mercado.

Quando um user queria pedir ajuda, copiava as perguntas, respondia e criava uma thread. Depois os outros users podiam responder e apresentar sugestões com base nas respostas.
 
É realmente uma boa ideia, e para o utilizador normal que procura determinadas características num portátil, acaba por ser uma forma de expôr melhor a sua situação e aquilo que pretende. Já agora, quando falas de outras secções, a quais te referes?
 
É realmente uma boa ideia, e para o utilizador normal que procura determinadas características num portátil, acaba por ser uma forma de expôr melhor a sua situação e aquilo que pretende. Já agora, quando falas de outras secções, a quais te referes?

Já vi que percebeste a ideia.

Quanto às outras secções, o pessoal insiste é espalhar threads do tipo "novo computador", na secção de "Dúvidas e Suporte Técnico" e "Configurações". Pensei que poderia ser utilizado um esquema semelhante para essas situações!

Mas a secção dos portáteis era mesmo o objectivo principal da ideia!
 
A mim parece-me uma ideia que pode perfeitamente ser posta em prática. Vou verificar outras opiniões e qual a melhor abordagem relativamente à sua possível implementação. ;)
 
A mim parece-me uma ideia que pode perfeitamente ser posta em prática. Vou verificar outras opiniões e qual a melhor abordagem relativamente à sua possível implementação. ;)

Podem contar comigo para ajudar :). Só agora nos próximos dias é que vou estar mais ocupado com uns exames de época especial.
 
Como hoje já estudei tudo não tinha sono comecei pr'aqui a fazer um esboço da minha ideia (qualquer semelhança com o original é pura coincidência). :)

Alterem, coloquem assim ou façam um novo! :)

Supostamente estes BBCodes Vão fazer o seu efeito quando forem colados numa nova thread!

Instruções: Copiem o texto abaixo conforme ele está e colem numa nova thread respondendo às questões aqui apresentadas. Devem responder ao máximo de questões possíveis.

Inicio do Questionário
=============================================

[B]Informação Geral[/B]

1) Qual é o orçamento disponivel?

2) Qual ou quais os tamanos preferidos?
a. Ultra-portátil: 12" ou menos
b. Pequeno e Leve: 13" - 14"
c. Utilização Geral: 15" - 16"
d. Substituição de Desktop; 17" ou mais

3) Tens algumas marcas ou modelos preferidos ou preteridos (excluídos)?

4) A que tipo de tarefas se destina o portátil?

5) Vais querer levar o portátil para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?

6) Vais jogar no portátil? Se sim, que tipo de jogos?

7) Quantas horas de bateria achas que necessitas?

8) Queres comprar o portátil pela Internet ou preferes vê-lo ao vivo numa loja?

9) Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?

10) Qual é o Sistema Operativo preferido? Windows (XP ou Vista), Mac OS, Linux, etc.

[B]Informações do Ecrã[/B]

11) Preferes um formato Standard ou Widescreen?

11.1) Se respondeste Standard, quais as resoluções preferidas?
a. XGA -1024x768 – Texto e Icones maiores, mais fácil de ler, mas menos espaço
b. SXGA - 1400x1050 – Meio termo entre XGA e UXGA.
c. UXGA - 1600x1200 – Texto e Ícones muito pequenos, mais difícil de ler, muito espaço livre

11.1) Se respondeste Widescreen, quais as resoluções preferidas?
a. WXGA - 1280x768/800;
b. WXGA+ - 1440x900;
c. WSXGA+ - 1680x1050;
d. WUXGA - 1920x1200;

13) Preferes um ecrã brilhante (glossy) ou baço (matte/non-glossy)?

[B]Qualidade de Construção e Design[/B]

14) O aspecto do portátil é importante para ti?

15) Quanto tempo queres que dure o portátil que pretendes comprar?

[B]Componentes[/B]

16) Quanto espaço em disco queres?

17) Precisas de uma drive óptica? Se sim, DVD-ROM, DVD-CD/RW ou DVD-RW?

[B]Comunicações[/B]

18) Precisas de Bluetooth integrado no portátil?

19) Precisas de Placa 3G integrada no portátil?
=============================================
Fim do Questionário

Glossário

  • Ecrã brilhante (glossy) vs. Ecrã baço (matte/non-glossy)
Os ecrãs brilhantes têm uma camada muito reflectiva e apresentam cores mais vivas e vibrantes. São muito bons para ver filmes ou fotos. No entanto podem tornar-se desconfortáveis em condições de muita luminosidade, como um escritório ou na rua.
Os ecrãs baços, ao contrário os primeiros, não apresentam cores tão vivas. Não deixam de ser bons para ver filmes, fotos ou mesmo para jogar. Estes ecrãs podem ser mais indicados para trabalhar em condições de maior luminosidade, como um escritório ou na rua.​
  • Resoluções
As resoluções maiores podem ser boas para trabalhar com muitas janelas abertas ao mesmo tempo, contudo tornam o texto e as imagens mais pequenas podendo dificultar a visão ou mesmo causando problemas visuais quando utilizadas por períodos prolongados.
As resoluções mais pequenas permitem uma leitura mais agradável, contudo não permitem tanto espaço disponível no ecrã.​
 
Sim senhor, parece-me muito bem! :)

Supostamente estes BBCodes Vão fazer o seu efeito quando forem colados numa nova thread!
Por acaso não. Mas basta formatar logo tudo como deve ser e quando fizerem "paste" no tópico aparece tudo certinho. ;)

Edit: Tópico criado com algumas alterações e com algumas informações úteis. Obrigado pela ideia IcePick. ;)
 
Última edição:
Sim senhor, parece-me muito bem! :)


Por acaso não. Mas basta formatar logo tudo como deve ser e quando fizerem "paste" no tópico aparece tudo certinho. ;)

Edit: Tópico criado com algumas alterações e com algumas informações úteis. Obrigado pela ideia IcePick. ;)

A minha ideia para os BBCodes era para quando fosse criada a nova thread, ficar logo com as cenas a bold. Pelo que testei, assim ao copiar não funciona, pelo menos com o editor ñ-WYSIWYG. Ou pelo menos não funciona no Opera :).
 
Não tenho o Opera, mas o teu método não funciona em Internet Explorer nem em FireFox. Testei com esses dois e funciona da forma que pus. :)
 
Não seria melhor fechar logo a thread??? Ainda lá vão meter as respostas!!

E outra coisa!! no CSS do forum não dá para destacar mais as threads sticky??
 
Tópico fechado. Não creio que exista nenhuma forma de destacar mais os tópicos em sticky. Pelo menos assim de repente não estou a ver como o fazer. Já está no topo do sub-fórum e com letras maiúsculas.
 
Por acaso dá para destacar via CSS, o problema é que isso talvez implicasse a alteração de templates também..., não conheço bem o source do vBulletin, mas salvo erro existe mesmo uma função CSS para os stickies.

HecKel
 
Back
Topo