Seccção Fotografia - Boas práticas - Ponto 2

Meje

Power Member
icon4.gif
Boas práticas na secção de Fotografia
Boas práticas na secção de Fotografia - Zwame

.: Estas regras não dispensam a leitura das regras da ZWAME :.​

  1. Usar o Procurar, Pesquisar e Tags antes de postar. Não esquecer de ver os tópicos em sticky.
  2. Para recomendações de máquinas utilizar os seguintes tópicos: até 150€, até 300€, até 500€ e DSLRs. Todos os outros tópicos criados serão ELIMINADOS.
  3. Imagens postadas: Máximo de 800px no lado maior.
  4. Proibido quotes de imagens.
  5. O não cumprimento das regras será punido adequadamente.
  6. Não apontar infracções no próprio tópico. Usar o report:
    report.gif
  7. A falta de respeito entre utilizadores será exemplarmente punida.
Não sei este será o local mais indicado para colocar a minha opinião, mas aqui vai.

O ponto 2 que cito acima, referente às boas práticas na secção de fotografia remete todas as dúvidas para compra de máquinas fotográficas para 4 threads genéricas, por categoria de preço e/ou tipologia.

Já fui frequentador mais assiduo da secção de fotografia, numa altura em que posts sobre os mesmos assuntos e expostos dentro dos mesmos moldes de outras threads já abertas, eram eliminados ou unidos com as threads pré-existentes, tal como acontece em tantas outras secções do fórum. Sempre me pareceu funcionar bem. Os reposts ou assuntos já em discussão eram eliminados ou bloqueados.

Recentemente voltei a frequentar a secção, pois preciso de comprar uma máquina fotográfica e estou um pouco desactualizado. Fiz uma pesquisa, li as threads existentes, nenhuma se enquadrava dentro do que eu procurava e de acordo com as regras usei a thread existente para o efeito, que conta actualmente com 350 posts... Coloquei o meu post e obtive uma ou outra resposta, que desde já agradeço, pelo meio de outras respostas que nem entendo se são para mim ou não. Logo de seguida mais users colocaram novos posts e as respostas vão-se sucedendo, numa baralhação de respostas, sem se saber bem a quem se está a responder.

Não me parece um modelo eficaz para quem coloca uma questão um pouco mais específica. A thread é de tal forma dinâmica que é dificil obter continuidade na troca de impressões ao longo de alguns dias...

Parece uma forma de empurrar os mais leigos na área para o mesmo saco, onde não "estraguem" muito a primeira página da secção, fazendo com que provavelmente muitos acabem por fazer como eu e desistam caso não tenham disponibilidade para estar todos os dias a responder ou a acompanhar quase em tempo real.

Não será melhor voltar aos moldes anteriores? Se eu quero uma máquina sem limitações de tamanho, sem controlos manuais, numa determinada gama de preço, boa em abientes nocturnos, etc, abro uma thread, caso não exista nenhuma semelhante (se existir uma thread para máquinas sem limitação de tamanho e sem controlos manuais, utilizaria essa). Se calhar quem procura uma ultra compacta numa determinada gama de preço, deve colocar o seu post numa thread das muitas já existentes. Ou quem quer uma bridge/superzoom a pilhas, etc, coloca numa thread identica. Acho que não faz sentido colocar todos os tipos de máquina do mercado até 350 € numa thread, é uma gama de equipamentos demasiado abrangente para ser viável uma troca de impressões.

Uma thread de centenas de posts sobre os mais variadíssimos tipos de máquina até 350€ não é compatível com a utilização da pesquisa do fórum, a menos que não tenhamos vida e possamos ler toda a thread!
 
Última edição:
Boas,

Basicamente, o fórum de fotografia tinha-se transformado num fórum de recomendações de máquinas fotográficas e tinha desfigurado o propósito original dele.
Como medida de contenção de "danos", estes tópicos foram criados.

Compreendo perfeitamente a situação que foi explicada, mas não é possível agradar a gregos, troianos e manter o fórum de forma organizada, e estes tópicos foram a solução menos má.
Voltar ao sistema anterior está fora de questão, pelas razões que apresentei anteriormente, mas estamos sempre abertos a outras sugestões, de forma a tornar o sub-fórum melhor.

Cumps
 
É o que eu acho que deve ser feito nesta thread, discutir uma alternativa.

Proponho um refinamento da categoria, criando dentro de cada categoria de preço, 2 ou 3 categorias.

Se concordarem com essa possibilidade, há que ponderar quais...
 
Quando essa medida foi implementada também não concordava, e achava estupido andar a bloquear quase todos os topicos só porque já existia um mais abrangente.
Mas agora que já passou algum tempo, vejo os efeitos que teve e acho que foi realmente positivo.
Já não se falava noutra coisa naquele forum, era só pessoas a perguntar "Que máquina comprar com x €?". Agora com apenas 4 tópicos para o efeito, acho que os restantes tópicos da secção ganharam mais importância e começaram a surgir temas mais variados.
 
é dificil encontrar um meio termo..
eu confesso que um do motivos por que me afastei um bocado da secção de fotografia foi o facto de se estarem a tornar repetitivas as perguntas sobre que maquinas comprar, e a falta de preocupação em procurar respostas em primeiro lugar.

Confesso que meter todas as duvidas numa especie de contentor, onde vai remexer quem se quer dar ao trabalho de dar respostas, não é nada bom para quem procura ajuda... e não é algo de que eu seja grande entusiasta..

Um meio termo para isto é muito dificil de encontrar. Infelizmente, o meio termo exige imenso trabalho da moderação num forum com o movimento que este tem... mas a coordenação de uma equipa de moderadores/colaboradores muito grande também é complicada...

Não sei que solução se pode encontrar
 
vamos tentar achar uma solução viável para este tipo de situações. ;)
agradeço o feedback
cumps

Talvez a criação de um tópico denominado de "ajuda precisa-se para compra de nova máquina" onde os membros que estejam interessados em ingressar na fotografia ou em mudar de máquina possam solicitar opiniões.
Obviamente ao fim de X tempo o tópico estará um pouco confuso, mas pelo menos teremos todas as perguntas do género num único local contendo assim a criação de tópicos semelhantes.

PS - Devido a especificidade do material fotográfico propunha a criação de um tópico afixado no fórum de fotografia exclusivamente para vendas pois tornaria bem mais fácil a procura de material em 2ª mão.
 
Última edição:
Acho que não faz sentido colocar todos os tipos de máquina do mercado até 350 € numa thread, é uma gama de equipamentos demasiado abrangente para ser viável uma troca de impressões.

Tens que ter em conta que muita gente também não sabe o que quer. A única coisa que uma pessoa sabe ao certo é que quer uma máquina e quanto tem para gastar. Agora andar a separar por tipos de máquinas quando há pessoas que não distinguem uma superzoom de uma SLR só iria trazer mais confusões e iria obrigar as pessoas a andar a saltar de tópico em tópico para não gerar offtopic. As SLRs, que são as únicas máquinas que realmente se diferenciam das outras, estão separadas. Ultra-compactas, compactas, superzooms, ultrazooms e bridges, é tudo semelhante, só muda a "caixa".

De qualquer forma esta medida foi tomada mesmo pelas razões que já foram apontadas. Não propriamente para isolar pessoal leigo, mas para acabar com a saturação de tópicos repetitivos e cujo o interesse é relativamente baixo. Há que perceber que recomendar máquinas não é fotografia propriamente dita, seja para leigos seja para utilizadores mais avançados, portanto não é de todo desejável ter um painel minado de tópicos sobre isso.

Em relação à ideia de um tópico único, se com quatro tópicos já acontecem casos destes, então um só tópico seria completamente caótico. Portanto o meio termo que se encontrou foi precisamente este, restringir a um certo número de tópicos que se achou ajustado.
 
Back
Topo