1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio
  3. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

Sega: 50 anos de história

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por Korben_Dallas, 29 de Junho de 2002. (Respostas: 18; Visualizações: 3706)

  1. Korben_Dallas

    Korben_Dallas Zwame Advisor

    Se pensam que a Sega nasceu no Japão, então, deixem que vos digamos, estão completamente enganados.
    As origens da empresa remontam a uma outra de Honolulu – Standard Games – formada em 1940.
    Só quarenta e um ano depois, os fundadores decidiram mudar-se de malas e bagagens para Tóquio, onde nasce em 1952 a Service Games of Japan, mais conhecida como Sega.

    Nos primeiros tempos, os rapazes dedicavam-se apenas ao fornecimento de máquinas de arcadas para os soldados norte-americanos estacionados no Japão. Mas, logo o negócio alargou os horizontes a toda a Ásia e Europa.

    Em 1965, a Sega funde-se com a Rosen Enterprises, Inc, uma empresa de um norte-americano, que se dedicava tanto a arcadas como a gabinetes de fotografia instantânea.

    Do negócio nasce, um ano depois, Periscope, um simulador de submarinos, que depressa se torna um êxito a nível mundial. Em 1969, a empresa é vendida à Gulf & Western Industries, com o senhor Rosen a manter-se na cadeira de CEO.

    [​IMG]

    INOVAÇÃO E MAIS INOVAÇÃO

    A produção manteve a mesma linha, tendo proliferado ao longo dos anos seguintes. Inovar era preciso e, em 1983, foram introduzidas grandes novidades. A saber, o primeiro jogo em disco laser – Sega Astron Belt – o primeiro jogo em 3D – SubRoc-3D – e a primeira consola doméstica da Sega – a SG-1000. Isto tudo em território japonês.

    Mas as coisas deram para o torto nos States e a Gulf & Western viu-se obrigada a vender a participação norte-americana à Bally Manufacturing Corp.

    No Japão, porém, o negócio ia de vento em popa. É que em 1979, David Rosen comprara uma distribuidora nacional e, logo após o caos americano, juntou-se ao antigo proprietário desta e a outros investidores para comprar a parte nipónica da empresa.

    Em 1984, a Sega Enterprises acaba por ser adquirida por uma sociedade formada pelo lado japonês da sociedade e a CSK. Nasce, assim, a Sega Enterprises Ltd, uma empresa absolutamente nipónica.

    [​IMG]

    CONSOLAS
    Com o mercado japonês em alta, a Sega aposta em 1987 na Master System, uma consola doméstica que pretende responder à NES da Nintendo lançada um ano antes. Isto depois de algumas máquinas menos bem sucedidas. E parece que a concorrência chegou tarde demais.

    O mega-sucesso de Super Mario Bros e a fidelidade dos estúdios a Nintendo fizeram da vida da Master System um pesadelo. Isto apesar da máquina até ter sido considerada superior e recebido grandes jogos como Phantasy Star, Outrun e Wonderboy.

    [​IMG]

    Perante a triste vida da Master System, a Sega reata a ligação com a Coleco – para a qual tinha criado algum software – e lança uma máquina para emular jogos de arcadas. É com base nesta engenhoca que nasce, em 1988 no Japão, a MegaDrive, uma consola com uma processador de 16 bits e um som revolucionário.

    Infelizmente, a máquina não se safa em território nipónico, o que obriga a Sega a virar-se novamente para os States. E, desta, a coisa resulta em cheio.

    Baptizada Sega Genesis, a consola vem acompanhada com a conversão do popular Altered Beast das arcadas.

    Estamos em 1989, e títulos como John Madden Football, NHL e NBA conseguem eclipsar o sucesso Nintendo, pelo menos durante algum tempo. Na Europa, a consola domina o mercado, sem qualquer sombra da concorrência.

    [​IMG]

    ERA UMA VEZ UM OURIÇO
    Atingida a popularidade no hardware, a empresa pensa numa mascote, que faça frente a Mario. A missão é entregue aos designers Naoto Oshima e Yuji Naka, a quem é exigida uma personagem acessível mas cool, que consiga apelar a gamers de todas as idades. O resultado é Sonic, um coelho capaz de saltar e atirar objectos. Nem mais, o bichinho azul começou por ser um coelho.

    Mas a segunda característica revelou-se muito complicada, acabando por ser retirada. Só, mais tarde, Naka-san entendeu que o roedor não era lá muito prático para as plataformas e o transformou no ouriço mais veloz de todos os tempos.

    O primeiro jogo de Sonic - Sonic The Hedgehog - sai em 1991, vendendo mais de um milhão de cópias. As expectativas da Sega tinham sido superadas. O ouriço é rápido, colorido, agrada aos jogadores. Na verdade, um ano depois, segundo um estudo, consegue ultrapassar Mario em popularidade, derrotando mesmo Mickey Mouse. Tinha nascido um mito!

    O segundo título da série, então, é lançado com pompa e circunstância graças a uma campanha publicitária de arromba, a nível mundial. Vinte e quatro de Novembro de 1992 fica mesmo conhecido como o Dia de Sonic 2.

    [​IMG]

    SEGA DE BOLSO
    Entretanto, a Nintendo fizera nascer o Game Boy. As portáteis deixam, de súbito, de abrigar um só jogo, para se tornarem verdadeiras consolas. A Sega não quis ficar à margem e lança a Game Gear, em 1993. Trata-se de um sistema com um ecrã colorido, um processador mais rápido que o do GB e ainda por cima a um preço bastante razoável.

    O único senão é a curta longevidade das pilhas que, acompanhado pela super-máquina de marketing Nintendo acaba por ditar o fim da portátil.

    A empresa ainda apostou num substituto baseado na MegaDrive – Sega Nomad – mas o seu consumo astronómico de energia condenou-o a um triste fim.

    Hoje, a máquina é uma das mais procuradas entre os coleccionadores de memorabilia Sega.

    [​IMG]

    Apesar do sucesso da MegaDrive, os dias felizes da Sega no mercado das consolas são assombrados pelo lançamento da Super Nintendo, em 1992. Numa atitude desesperada, a empresa aposta numa série de periféricos para a sua máquina.
    O primeiro deles é o Sega CD, um upgrade que inclui o suporte para, como o nome indica, CDs e ainda melhorias sonoras, que o colocam neste campo a par da recém-nascida consola Nintendo.

    Mas a coisa não corre pelo melhor, até porque os jogos são basicamente cópias dos da MegaDrive, só que com som melhorado. Esquecida a Sega CD, a rapaziada tenta o tudo por tudo com a 32X, um periférico que desta feita melhora a qualidade gráfica.

    É por esta altura que começam a ser anunciados os planos da Nintendo e da Sony quanto a futuras consolas. Assim sendo, a Sega decide parar para pensar numa máquina mais potente.

    [​IMG]

    [​IMG]

    O resultado é a Sega Saturn, que chega aos Estados Unidos em 1995.
    Só que a 32 bits passa dias e dias sem um único jogo à venda e o preço elevado também não ajuda nada ao sucesso.

    Mesmo assim, consta que Sony, Sega e Nintendo dividiram o mercado norte-americano em partes iguais, durante algum tempo. Isto porque depois de uma baixa de preço, a Saturn começou a vender bastante bem e jogos como Daytona USA e Panzer Dragoon também marcaram a viragem.

    Apesar de tudo, os críticos americanos nunca simpatizaram muito com a máquina, condenando-a a uma morte já anunciada em 1997. No Japão, no entanto, a consola continua à venda até 1999.

    [​IMG]

    A Sega fica, entretanto, indecisa entre manter o apoio a um sistema bem-sucedido em território nipónico e criar uma máquina do zero.

    Na verdade, a segunda hipótese já estava há algum tempo em estudo, tendo mesmo gerado uma competição entre os designers americanos e japoneses.

    Os primeiros apostavam em algo cujo nome de código era Black Belt, enquanto que os segundos ripostavam com outro estranho nome de Katana. E foram mesmo os nipónicos a vencer, mas felizmente a consola chegou ao mercado, em 1998, baptizada Dreamcast.

    Nascia a primeira 128 bits! Aos States, a máquina chega um ano depois, fazendo um sucesso relativo. Gráficos melhorados, jogos de qualidade e ligação à Internet contribuem para as vendas, que mesmo assim não atingem os níveis esperados.

    Convém lembrar que é nesta altura que surgem grandes títulos como Chu-Chu Rocket, o primeiro vídeojogo online para consola e Phantasy Star Online, a estreia do género no departamento dos RPGs.

    [​IMG]

    Mas ainda não era desta que a Sega conseguia suplantar a Sony, que lança a PlayStation2 e consegue dominar o mercado, num abrir e fechar de olhos.

    Confrontada com tal concorrência, a empresa decide abandonar o hardware e dedicar-se a cem por cento ao software. Estamos em 2001 e a tomada de posição causa uma das maiores confusões noticiosas da história dos vídeojogos.

    Passado o tumulto, a Sega anuncia grandes bombas. Entre elas, Virtua Fighter 4 que, depois das arcadas, tem como destino exclusivo a rival 128 bits Sony. E convém lembrar que a série foi criada em 1993 por Yu Suzuki, inaugurando a era dos beat’em ups 3D.

    Para além da PS2, a empresa tem vindo a fornecer jogos às outras mega-consolas. Phantasy Star Online, por exemplo, está previsto para GameCube e Xbox. Panzer Dragoon para a 128 bits Microsoft tem deixado meio mundo ansioso. Sonic estreou-se nas consolas Nintendo e talvez até dê um salto à caixa X.

    Que mais poderá acontecer para os lados da Sega? Será que ainda vêm por aí mais uma consola? Pouco provável... Os fãs que se contentem com os jogos que, por sinal, são dos melhores do mundo!
    fonte: gameover.pt
    artigo original

    [​IMG]
     
    Última edição: 30 de Junho de 2002
  2. savagedemon

    savagedemon Banido

    Esta tópico vai pra minha página....parabens Korben
     
  3. Korben_Dallas

    Korben_Dallas Zwame Advisor

    Pera para esqueci-me de pôr a fonte desta "reportagem"... :confused:

    já tá! :D
     
    Última edição: 29 de Junho de 2002
  4. Markito85

    Markito85 Power Member

    De facto esta muito bom parabens!
    so nao gostei de uma coisa... O SONIC É UM COELHO?????????
    Korben nao tens perdão! :005:

    Ups so agora vi a fonte da noticia... Ok sorry mas mesmo assim podias ter reparado naquela barbaridade!
     
  5. savagedemon

    savagedemon Banido

    é um ,porco espinho ouriço caixeiro,etc etc.......
     
  6. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    "As origens da empresa remontam a uma outra de Honolulu – Standard Games – formada em 1940.
    Só quarenta e um ano depois, os fundadores decidiram mudar-se de malas e bagagens para Tóquio, onde nasce em 1952 a Service Games of Japan, mais conhecida como Sega."

    err..

    quarenta e um anos depois de 1940 é 1952?

    como é que eles fizeram? foram todos para um buraco negro no espaço e voltaram atrás no tempo?
    :D :D :D
     
  7. Crusher

    Crusher Power Member

    Mega Drive! :)

    GRANDE VÍCIO!!!!!! :D

    Está muito bom, sim senhor, mas com alguns bugs... ;)
     
  8. Korben_Dallas

    Korben_Dallas Zwame Advisor

    Pessoal volto a dizer que não fui eu que escrevi este artigo... já realcei a parte da "fonte" por isso espero não haver mais equívocos.

    Quanto ao texto tem alguns erros ToTTenTranz...

    A do Sonic ter começado por ser um coelho tb eu não sabia... mas se repararem eles rapidamente repararam que não era algo comercializável e mudaram.
     
  9. savagedemon

    savagedemon Banido

    Korben.....tás despedido....a cópiar???duh!
     
  10. Dracula

    Dracula Power Member

    É MEGA CD e n SEGA CD ;)
    Eu dive uma... e tb a 32x :D (e todas as consolas da SEGa :P )
    LoL... Agora a SEGA Portugal é a distribuidora da Xbox :D
     
  11. Korben_Dallas

    Korben_Dallas Zwame Advisor

    Savage não é a primeira vez que coloco aqui artigos/news/previews de jogos retirados de outros sites... faço-o quando acho que o assunto é minimamente interessante.

    Podia limitar-me a colocar o link mas assim os membros podem ler sem ir procurar noutros sites.
    E COLOCO SEMPRE a FONTE pois o crédito dos artigos deve ir sempre para quem os escreveu.

    Se tiverem algo contra a colocação destes artigos então avisem. >(

    Dracula estás a falar da empresa que sempre distribuiu os produtos da Sega em Portugal - ECOFILMES.
    Não existe Sega Portugal infelizmente :(
     
  12. savagedemon

    savagedemon Banido

    É MEGA CD e n SEGA CD

    Confusões?Não, Sega cd é o nome dado à maquina no Japão e MegaCD Europa/EUA
     
  13. Korben_Dallas

    Korben_Dallas Zwame Advisor

    yep!
     
  14. Praetor

    Praetor Power Member

    bem aproveito para dar os parabêns a uma das empresas que me fez feliz durante muitos anos (e que me deu muitas dores de cabeça -megadrive/saturn) :D

    PARABÊNS SEGA!!

    (claro que no mercado de arcadas, onde a sega sempre explorou com sucesso, tanto a sega como a Namco estão de parabêns!)

    ps: epa traduções de reviews em inglês para português dá no que dá...tentem pôr links de onde a reportagem é original.
     
  15. Any

    Any Power Member

    n sei se isto vem ao caso, mas o q ouvi dizer aki ha tempos e q penso q talvez n tenha passado de um boato é q a Xbox n foi apenas desenvolvida pela MicroSoft, mas tambem pela SEGA que viu a sua consola DreamCast com maus resultados comerciais em relação à PlayStation2 e abandonou a parte do Hardware e passou para o Software, mas continuando a "ajudar" a MicroSoft a desenvolver a Xbox...

    isto foi o q ouvi dizer, em relação à veracidade ou nao deste boato sinceramente axo mto provavel q seja verdade mas está nos segredos dos deuses...
     
  16. Praetor

    Praetor Power Member

    isso é mais um rumor...e fake :-D
     
  17. Zealot

    Zealot I quit My Job for Folding

    Ah Sega, Sega! Obrigado pelos 30 jogos que tive para a minha Game Gear, bem como uns 20 para a minha Mega Drive. Que as tuas maravilhosas consolas descansem em paz. :'(
     
  18. Korben_Dallas

    Korben_Dallas Zwame Advisor

  19. edilloXP

    edilloXP Power Member

    parabéns SEGA feliz aniversário! HIHI:P
     

Partilhar esta Página