toze3
Power Member
E para comemorar as 500 contribuições de utilizadores, vai mais um update com muita informação e desinformação!!
Factos:
A ecofilmes iniciou a "brincadeira" com a SEGA PT em 1991, o que fez que o barco já fosse quase a meio caminho para a Master System, e com já alguns passos de Mega Drive no resto do Globo. Como os jogos não tinham a lingua portuguesa a ecofilmes, e bem, decidiu incluir algumas particulariades nos jogos importados, como o selo de Garantia SEGA Portugal, uma descrição na contra-capa em português, bem como um manual traduzido. Além disso criou códigos especificos, desde o código de jogo, e mais tarde, no final de 1995, até o seu proprio EAN/UPC, com diferente metodologia de criação de códigos, que ainda hoje utiliza noutras plataformas.
Portanto existem basicamente duas tipologias gerais da ecofilmes de dar os códigos, o pré e após 95, mas com "muitas" excepções, sendo os jogos da Mega Drive os mais confusos!!
Depois por volta de 1997/98 parece haver algo estranho, a ecofilmes deixa de ser o distribuidor de alguns jogos para as plataformas SEGA, nomeadamente os originalmente publicados pela Electronic Arts (EA) que eram importados pela Lusumundo!! Não sei o real motivo, mas pode ter-se devido a uma possível existência nessa altura de uma EA Portugal (sei que tiveram escritórios cá em Portugal até 2013, mas não encontro informação de quando iniciaram). Exemplo: FIFA 98 para a MegaDrive e Saturn.
Como eram esses códigos gerados?:
-Pré 1995
Para jogos publicados pela SEGA ( à excepção da Master system) parte do EAN (Código de barras começados por 4974365xxxxy) os códigos do jogo eram basicamente os 4 "penultimos" (valores xxxx). Sendo que cada plataforma teria algumas particularidades devido à região.
Para jogos publicados por 3Party (e também da SEGA na Master System) os códigos dos jogos não estão propriemente correlacionados com o EAN.
-Pós 1995
Os jogos passarama ter EAN PT, sendo que os códigos gerados eram compleamente diferentes dos originais e eram baseados no EAN. Os códigos de jogo passaram a ser sequenciais para todas as plataformas, inclusive outras que não SEGA.
Nesses códigos além do número do jogo atribuido pela Ecofilmes existia informação relativamente à plataforma, ou tipo de produto e ao seu publisher/distribuidor original.
Curiosidades por consola (resumo das consolas 8-Bits):
GAME GEAR:
Descobri que não existe ninguém com submissões de jogos nacionais!!
Apenas encontrei 2 em Leilões, nas pesquisas de rotina, com publishers 3ºParty e a seguirem a regra convencional, mas com apenas 2 validações não podemos concluir nada.
MASTER SYSTEM:
Não vou aqui mencionar os Purple, que são algo exclusivo da Ecofilmes/Tectoy, e demais conhecidos, mas sim de outras particularidades encontradas.
Infelizmente por cá não chegamos a ter o modelo 1, apenas a Master System 2, visto que só apanhamos o barco em 1991.
Esta foi a plataforma que também mais variantes teve, pelo menos nos jogos pré-1991. è possivel encontrar o mesmo jogo com o texto na contra-capa "Now, there are no limits" e o logo SEGA®, mais tarde foi removida essa descrição e o logo SEGA® manteve ®, e finalmente foi removido o ® do logo SEGA. É também possivel encontrar variantes do mesmo jogo com mais ou menos linguas. Estas pequenas variações que se verificavam na capa, também estão representadas no manual, sendo nestes casos facil de perceber se os manuais foram trocados.
No caso de Portugal, todos os registos até então mostram que não chegamos a ter as versões com logos SEGA®, mas sim sem o ®. Aparentemente também tivemos praticamente sempre a versão com menos linguagens.
Os códigos dos jogos da Master System tinham uma informação pertinente relativo ao tamanho da ROM do cartucho. (Ver Spoiler)
Jogos lançados pela SEGA
32kB ROM (Card) - 40xx
32kB ROM (Cartridge) - 45xx
128kB ROM - 50xx
Combo cartridges - 60xx
256kB ROM - 70xx
3D - 80xx
512kB ROM - 90xx
512kB ROM + backup - 95xx
Jogos lançados por 3ºParty:
128kB ROM - MK-25xxx-50
256kB ROM - MK-27xxx-50
512kB ROM - MK-29xxx-50
32kB ROM (Card) - 40xx
32kB ROM (Cartridge) - 45xx
128kB ROM - 50xx
Combo cartridges - 60xx
256kB ROM - 70xx
3D - 80xx
512kB ROM - 90xx
512kB ROM + backup - 95xx
Jogos lançados por 3ºParty:
128kB ROM - MK-25xxx-50
256kB ROM - MK-27xxx-50
512kB ROM - MK-29xxx-50
Quanto a códigos nacionais, a regra imposta era muito identica quer para jogos originalmente publicados pela SEGA quer por empresas terceiras (Third party/3ºparty) visto que ambas tinham um código de jogo próprio, independente do EAN. Os códigos seguiam a seguinte tipologia MSJxxxx para sega e MSJxxxxx para 3ºParty (onde por vezes se omitia o J). Os valores xxxx eram retirados dos códigos originais da versão PAL, onde em 3ºparty poderia ser T-xxxxx-50.
Claro que há muitas excepções especialmente nos primeiros jogos e alguns 3ºparty que não têm nem pés nem cabeça (Ex.: RoboCop 3 com código MS999993 e deveria ser algo como MS27064). Ha omissões, por vezes aparece o nome, por vezes apenas MSJ, outras vezes MSJ e as iniciais dos jogos, outras vezes há gralhas. (Ver Spoiler)
-Enduro Racer [No ®], 1987, 4974365632779, MSJ-E.R.
-Super Tennis [Cartridge Version, No ®], 1987, 4974365632274, MSJ-ST
-World Grand Prix [No ®],1987, 4974365632809, MSJ-WGP
-Super Tennis [Cartridge Version, No ®], 1987, 4974365632274, MSJ-ST
-World Grand Prix [No ®],1987, 4974365632809, MSJ-WGP
Uma particularidade engraçada é os manuais em folha A4 - foram até o momento encontrados 3 jogos com manuais deste género e que até ao momento ainda não vi nenhum manual convencional PT para estes jogos. Fico na duvida se isto seria algum manual a desenrascar para colocar no mercado ou se seria para eventualmente casas de aluguer de videojogos. (?? Ver Spoiler)
-World Soccer [No ®]
-Enduro Racer [No ®]
-Taito Chase H.Q [No ®]
-Enduro Racer [No ®]
-Taito Chase H.Q [No ®]
Austrália / Ozisoft? - parece ter existido importação de jogos da austrália, estes supostamente tem uma caixa diferente também (com ranhuras nas laterais), e o manual multi é na realidade apenas manual em inglês, mas ainda há algumas duvidas aqui...
Brazil Tec Toy - Para além dos purple, parece que também chegou cá pelo menos o Game Box - Série Lutas, visto em 2 leilões com selos Ecofilmes (mas será mesmo?). Este e outros purple, parece que mantiveram o EAN do Brasil, e outros jogos da coleção Purple tiveram direito a novo EAN PT.
----
São algumas das pequenas coisas que se tem descoberto em muita pesquisa, em verificações das próprias coleções ou leilões, mas claro a informação é ainda muito reduzida para concluir algo, e pode haver muitas excepções, até do mesmo jogo, podem ter sido caixas/capas/cartuchos trocados, é algo que quanto mais tempo passar, mais informação irá ficar perdida ou viciada
Mais novidades nos próximos posts, mas não se esqueçam de ajudar em obter mais informação, mais códigos, mais curiosidades, tudo o que poderem partilhar é óptimo !!! Nem que tenha um numero que não se perceba, ou perdeu o código, o importante é partilhar conhecimento!
Última edição: