Multi Sega/Ecofilmes: Curiosidades & BD Jogos Nacionais (INFO 1ºPost)

toze3

Power Member
A Ecofilmes Lda foi a distribuidora oficial da SEGA em Portugal. Como resultado tivemos o lançamento de consolas, jogos e acessórios com algumas particularidades, tais como*:
  • Um selo "Garantia SEGA Portugal" nas capas
  • Manuais em Português
  • Códigos de barras Nacionais (EAN/UPC começados por 560)
  • Codigos de produto (part number)
  • Descrição do jogo na capa em Português
  • Em alguns casos capas redesenhadas totalmente em português (P.E. os Portuguese Purple da MS)
Ao catalogar a minha coleção da Sega, todas estas particulariades suscitaram o interesse de fazer um registo das mesmas e de as incorporar numa base de dados com a variação nacional.

Como por exempo, neste spoiler podemos ver a versão nacional do Sonic R para a saturn:
i2KVg6X.png
Já avancei com os jogos em minha posse (excepto Dreamcast de momento), sendo que aos poucos e conforme vou catalogando vou adicionando na base de dados. Tenho também recorrido a anúncios de leilões e listas web para completar a base de dados.

Como existem aqui numerosos "owners" de grandes colecções SEGA, venho dar a conhecer o que já descobri, mas também convidar a fazer crescer esta base de dados, que acredito possa ser do interesse de muitos, especialmente colecionadores.

Como fazer??
É simples! Apenas necessito de saber qual código do produto e o código de barras, para tal basta enviar uma foto da traseira do jogo com essa informação, que geralmnte está sob a forma de autocolantes, e mais raramente impressa na capa.
NOVO 1: As reimpressões são de jogos importados Genesis, quase na sua totalidade!
NOVO 2: Também pode retirar o código do jogo nas costas do manual PT (Ver AQUI)
Pode ver aqui um exemplo, o FIFA 97
wWjC2Sz.jpg
Nos rectângulos vermelhos o código do produto
No rectângulo verde o EAN/UPC

Outra via é utilizar este documento online (Ficheiro de REGISTO **) para submeter essa informação, que também pode ser consultado para ver os que já existem.
Este documento tem uma lista extensa de códigos de barras(EAN/UPC) do OWNER lusad sonae, isto é basicamente uma lista de jogos usados que encontrei online que já possuia os códigos de barras, mas falta a informação do código de jogo (células a amarelo).

Info adicional: Descodificando o código de barras!

CASO EAN Português
EAN=5603625XNNNNW PN=AABCCNNNN
560 - código PT
3625 - código da ecofilmes
X - codigo temporal?? (geralmente 1 Megadrive, 3 master system, 4 Saturn, mas não é regra)
NNNN - Codigo do jogo -> igual ao código do produto (PN)
W - Numero de check sum para ser um código válido
AA - Plataforma (ST=Saturn, MD=MegaDrive,...)
B - Tipo (A=Acessório, J=Jogo,...)
Exemplo: Virtua Fighter Kids EAN=5603625403710 PN=STJSE0371

CASO EAN Original iniciado por 497
EAN=4974365NNNNW PN=AABNNNN
NNNN - Codigo do jogo -> igual ao código do produto (PN)
W - Numero de check sum para ser um código válido
AA - Plataforma (ST=Saturn, MD=MegaDrive,...)
B - Tipo (A=Acessório, J=Jogo,...)
Exemplo: Virtua Fighter EAN=4974365810054 PN=STJ81005

Claro, existem muitos mais tipos, mas estes são os mais habituais.
É preciso ter em mente que é possível não ter já esses códigos disponiveis, visto que muitos autocolantes podem não estar visiveis ou simplesmente "desapareceram".

O código de barras pode também ajudar a perceber diferenças no packing, como por exemplo a versão do jogo Fantasia para Mega Drive:
EAN=4974365610210 -> versão PAL standard (Capa, jogo e manual PAL)
EAN=5012967990442 -> Capa PAL, com Jogo e Manual Genesis

Será que há por aí interessados então?

*Nem todos os jogos, mas a vasta maioria.
** No ficheiro todos os que tiverem a amarelo/laranja necessitam de confirmação ou adição.
 
Última edição:
Por curiosidade, como registas?
Utilizas alguma aplicação nativa, ou folha de Excel preparada para o efeito?

@JuMeSyn Acho que não respondi ao que pretendias!

- Para Registo de novas entradas na base de dados do RFgeneration:
O registo está a ser feito no excel partilhado no primeiro post. Na tab Submissão .
Depois passo para a tab geral de cada consola e tento confirmar com o que já tenho.
Depois o registo na base de dados é online já com os dados todos validados, mas manual, pois é preciso adicionar no sitio correcto e como variação do jogo original.

-Para Registar os jogos de coleção própria (Acho que era isto que questionavas) dos jogos já existentes na base de dados RFgeneration:
Pode-se utilizar para registo directamente no site ou uma aplicação android do RFgeneration, que é o que faço e faço o scan do código de barras e é só adicionar na pasta pretendida o jogo, e se está completo ou não. Na aplicação não é permitido ainda adicionar comentários, e por isso adiciono os comentários directamente no site.
Funciona muito bem. Se o jogo não estiver lá, pode-se sempre adicionar (às vezes pode ter um erro no nome ou no codigo de barras ou até não ter inserido, é uma base de dados de comunidade, é normal, mas julgo ser das mais completas, tem à data mais 118500 Jogos)

Exemplo da aplicação para o Android
Vista inical das pastas:
Screenshot_2014-06-26-14-23-33.png


E depois de fazer a pesquisa por nome ou por código de barras, temos:
cjNlA.png


E depois podes então consultar os jogos nas respectivas pastas ou todas e visualizar facilmente que versões tens e se estão completas:
9cddG.png
 
Última edição:
Para já obrigado ao @cacisergio e ao @ErasedGOD que já contam com algumas submissões realizadas.
As que estão confirmadas já estão registadas na base de dados do RFgeneration ! Ficam só a faltar as imagens que não tenho para adicionar, mas se me quiserem enviar fotos, poderei inserir também! Por isso se quiserem usar esta base de dados para registar a V/ coleção já lá encontram algumas dsa versões nacionais lançadas pela ecofilmes.

Basta se registarem por lá no RFgeneration, e se quiserem fazer o download da aplicação android podem fazer AQUI. (neste momento, não está no google play).

Podem ver a minha coleção para terem uma ideia como fica registada a COLEÇÃO (incompleta).
Podem sempre depois exportar a coleção para *.CSV para guardarem offline.

Se quiserem ver a lista do ficheiro excel (google sheets) podem ver neste LINK. (onde já contou com uma boa participação do carissimo @ErasedGOD e, claro minha). Ainda há muito a registar, portanto fiquem à vontade.
Alguns jogos estão a laranja, pois preciso de mais confirmações para validar. No excel estão as instruções.
 
Última edição:
Hi !
Sorry to post in english but I don't speak portuguese ^^
I'm one of the guys responsible for the database on https://www.guardiana.net/
And we've been working haaaard to add ecofilmes releases in the last years (actually, I found this topic while doing one of my monthly routine search)

Here's what we found so far (all games added have at least one picture of the portuguese only ecofilmes booklet)

https://www.guardiana.net/MDG-Database/Mega Drive/#null

https://www.guardiana.net/MDG-Database/Master System/

https://www.guardiana.net/MDG-Database/Game Gear/1

https://www.guardiana.net/MDG-Database/Mega-CD/1

https://www.guardiana.net/MDG-Database/Mega Drive 32X/1

(click on the portuguese box on the left then on refresh list to show only the portuguese games)

Feel free to use all the data we already gathered. Hope you will help us filling the blanks in return :)
Easiest way is using the discord channel we set up last month

https://t.co/3FPUHxDHuw

Cheers !
 
Hi !
Sorry to post in english but I don't speak portuguese ^^
I'm one of the guys responsible for the database on https://www.guardiana.net/
And we've been working haaaard to add ecofilmes releases in the last years (actually, I found this topic while doing one of my monthly routine search)

Here's what we found so far (all games added have at least one picture of the portuguese only ecofilmes booklet)
(...)
Feel free to use all the data we already gathered. Hope you will help us filling the blanks in return :)

Hi @cyberguile !
No problem with english, it's easier than French for me !!

I already know GUARDIANA and also the "brother" SATAKORE for the Saturn, and I have to say it's a good source of information for knowing that the game were released/repacked by ECOFILMES.

Guardiana's list it's quite big already, and I hadn't time yet to check out all, but it misses a lot of information, like the EAN codes and game codes (part number). Here I think we can help all each other to have a very good and complete SEGA Database released in Portugal.

The best way to do it correctly is with help of Portuguese owners of the games, and because there are here many great collectors of SEGA system, I decided last month to chanlenge the owners to help on this task, and created an online list of ecofilmes releases to be checked and completed. For more complete information, I'm submiting the changes on another online database, that it's possible to check because the games have a link to connect.

So with this it will be possible to use that information to Guardiana also, and I could help doing that.

If you want to check the list here is the LINK (Sorry is in Portuguese)

Easiest way is using the discord channel we set up last month

https://t.co/3FPUHxDHuw

Cheers !
Didn't know the APP, but I will install and check.

Thanks for your reply

PS.: I'm also a registered user from Guardiana
 
Never realised there were stickers on the back of some of my portuguese games :p

Art of fighting
MDJ1146

Desert strike classic:
MDJ0030
5 603625 103412

General chaos
MDJ0059

Jungle strike
MDJ0053

Jurassic Park
MDJ1056

Mortal Kombat 3
MDJ20944

Pitfall
MDJ130036

Urban strike
MDJ291

Lion King
MD70316
 
@cyberguile
Thanks for the extra info. I will add to the database.

The desert strike classic have an unexpected serial , for my previous findings almost all Saturn and mega drive with the Portuguese bar code (560...) have a serial based on the bar code with info of the original publisher, this case should be
MDJEA0341 but in this case possible ecofilmes recycled the description sticker of the non classic version.

Already submitted your 32X, also add my Portuguese copies, but unfortunately I don't have the manuals.

I also want to ask if you can provide photos, and also edit your entries with the barcode.
 
Última edição:
Apenas para dar feedback do andamento das submissões.
Temos já 213 contribuições! E já algumas de membros "internacionais"!

Agradeço o esforço de todos, que tem sido fantastico, continuem o bom trabalho!!

Não deixo de ficar surpreendido com a coleção do @cacisergio BRUTAL!

6l7jjHQ.png
 
Nova descoberta!! Outra forma de verificar o código do jogo quando por vezes os autocolantes com essa informação na capa já foram arrancados.

Ainda não validei, mas parece que os jogos que possuiam UPC português (560...) também tinham o código do jogo nas costas do manual. Os mais antigos sem UPC português parecem não ter, mas não verifiquei, apenas um ou outro. também podem conter embora sejam raros os casos. (@cacisergio encontrou 1)

Assim quem tem os manuais, mas já não tem os autocolantes, pode verificar também o código do jogo e assim ajudar no processo de construção da base de dados, caso tenho interesse claro.

Exemplo 1: Jurassic Park: Lost World
jULb6pm.jpg

Exemplo 2: Cutthroat Island
UBoMB7D.jpg
 
Última edição:
Já que vocês andam nisto das capas PAL com cartuchos Genesis, vi há uns tempos um vídeo de alguns exemplos disso:

Aliás, dêm uma olhadela nos vídeos do Carlos que ele também gosta destes assuntos e documenta-os em vídeo.

Após esta resposta do @Ropbasuel no tópico Mega Drive, apresento aqui uma lista das tais caixas marteladas (eu chamo-lhes GENESIS Repack) que tenho vindo a compilar. Para já vi 3 tipos de "repacks":
  1. Reimpressão da capa com logo Garantia Sega PT na capa, e descrição em PT na contra-capa
    1. Alien 3 [Genesis Repack]
    2. Batman Forever [1st Genesis Repack]
    3. Demolition Man [Genesis Repack]
    4. NBA Jam T.E. [3nd Genesis Repack]
    5. Judge Dreed [2nd Genesis Repack]
    6. Lion King, Disney's The [Genesis Repack]
    7. Separation Anxiety [Genesis Repack]
    8. Shaq-Fu [Genesis Repack]
    9. T2: Judgment day [Genesis Repack]
    10. X-Men 2: Clone Wars [Genesis Repack]
  2. Reimpressão da capa com/sem logo Garantia Sega PT na capa, e tradução/descrição só em PT na contra-capa
    1. Aaahh!!! Real Monsters [Genesis Repack] Caixa de cartão com sleeve
    2. Batman Forever [2nd Genesis Repack]
    3. Champions: World Class Soccer [2nd Genesis Repack]
    4. Dynamite Heady [Genesis Repack]
    5. NBA Jam T.E. [2nd Genesis Repack]
  3. Capa original genesis com autocolantes, tal como o repack que faziam dos jogos PAL
    1. Champions: World Class Soccer [1st Genesis Repack]
    2. FIFA Soccer '97 [Genesis Repack]
    3. Formula One [Genesis Repack] (Super Jogo - PREÇO K.O.)
    4. Judge Dreed [1st Genesis Repack]
    5. Justice League Task Force [Genesis Repack]
    6. NBA Jam T.E. [1st Genesis Repack]
    7. Revolution X [Genesis Repack]
    8. Sonic The Hedghog 2 (a CONFIRMAR)
Se conhecerem mais versões de Genesis Repacks para a Mega Drive, ou outra consola digam. Sei que existem bastantes da Game Gear também.

Há também uma versão curiosa por confirmar do "AAAHH!!! Real Monsters" que tem caixa em cartão genesis e levou com uma capa de cartão com layout PAL/EURO.
8238_2.jpg

Grande parte dos repacks genesis tem um autocolante de "Promoção Bombastica" ou "Super Jogo. Preço KO". Seria interessante saber deles, e se alguém possuir folhetos/revistas sega se é possível determinar a data destas promoções!

EDIT: "SUPER JOGO. PREÇO KO" Aparece no Folheto de Natal de 1996. Mais info no blog In Miracle World do @drac0nian. Pelo que me parece que alguns repacks Genesis com capa genesis tenham sido dessa altura, já no declinio da Mega Drive

EDIT1: Adição de T2, estava esquecido.
EDIT2: Adição de NBA JAM e ALIEN 3 (A confirmar)
 
Última edição:
@toze3 Não sei se se enquadra no conceito de "Genesis Repacks", mas tenho o Will Harvey's The Immortal para a MegaDrive e todo o seu conteúdo diz 'Genesis', ou seja: caixa, cartucho e manual que está em inglês.

Não tem qualquer referência SEGA Portugal nem nenhum autocolante em português mas é completamente PAL pois jogava-o na MD sem qualquer adaptador.
 
@toze3 Não sei se se enquadra no conceito de "Genesis Repacks", mas tenho o Will Harvey's The Immortal para a MegaDrive e todo o seu conteúdo diz 'Genesis', ou seja: caixa, cartucho e manual que está em inglês.

Não tem qualquer referência SEGA Portugal nem nenhum autocolante em português mas é completamente PAL pois jogava-o na MD sem qualquer adaptador.
É muito dificil dizer se foi realmente um genesis repack ou se terá sido um jogo que foi comprado em US e trazido para cá.
A maioria dos cartuchos da Electronic Arts (EA) diz apenas que é para a Genesis, mas funciona cá sem qualquer limitação, conheço poucas excepções que digam nos cartuchos que é para Mega Drive também, como por exemplo o Fifa 98, ou o Rugby World Cup que foi distribuido pela EA Europe, mas grande parte deles possui capa/caixa PAL.
Há alguns jogos que foram lançados na europa com caixa/cartucho/manual Genesis, especialmente alguns lançamentos da Ballistic, que vinham com caixa de cartão, como o Winter Challenge (que mais tarde foi lançado com caixa PAL), Onslaught (que não chegou a ser licenciado pela SEGA e portanto só funciona nas primeiras Mega Drives pré-1991 sem TMMS), Super Off-Road, entre outros.
Houve também uns repacks na europa "à moda da Ecofilmes" como o Fantasia, que vinha com manual e cartucho genesis e capa PAL com diferente EAN, e o Thunder Force III que foi distribuido com packing Genesis e levou manual com a linguagem dos países em que foi distribuido (Alemanha, França e UK). Deverá haver outros mas estes são os que me vem à memória.
 
É muito dificil dizer se foi realmente um genesis repack ou se terá sido um jogo que foi comprado em US e trazido para cá.
A maioria dos cartuchos da Electronic Arts (EA) diz apenas que é para a Genesis, mas funciona cá sem qualquer limitação, conheço poucas excepções que digam nos cartuchos que é para Mega Drive também, como por exemplo o Fifa 98, ou o Rugby World Cup que foi distribuido pela EA Europe, mas grande parte deles possui capa/caixa PAL.
Há alguns jogos que foram lançados na europa com caixa/cartucho/manual Genesis, especialmente alguns lançamentos da Ballistic, que vinham com caixa de cartão, como o Winter Challenge (que mais tarde foi lançado com caixa PAL), Onslaught (que não chegou a ser licenciado pela SEGA e portanto só funciona nas primeiras Mega Drives pré-1991 sem TMMS), Super Off-Road, entre outros.
Houve também uns repacks na europa "à moda da Ecofilmes" como o Fantasia, que vinha com manual e cartucho genesis e capa PAL com diferente EAN, e o Thunder Force III que foi distribuido com packing Genesis e levou manual com a linguagem dos países em que foi distribuido (Alemanha, França e UK). Deverá haver outros mas estes são os que me vem à memória.

Por acaso não sabia que a maioria dos cartuchos da EA não tinham region-lock, interessante informação.
 
UPDATE:

Actualização da lista e Genesis Repacks/US Imports/capas marteladas! Neste Tópico

Feedback do estado das contribuições, que continuam a crescer a bom ritmo! (115 novas entradas desde a última contagem!) LINK BASE DE DADOS
Obrigado a todos pelas contribuições. Conto convosco para continuar a fazer crescer esta base de dados
L5Z4kIu.png


PS.: @cacisergio , @cyberguile e @ErasedGOD criei uma tab/aba no ficheiro excel (chamada "Por Validar") onde estão as entradas que necessitam de mais inputs para ficarem completas (estando já na base de dados inseridas) incluíndo algumas minhas. Essencialmente falta algum código, ou tem um código estranho ou perdeu o autocolante. E se for possivel enviar fotos melhor.
 
Última edição:
Back
Topo