[SEGA] Sonic CD (Fan Project, iPhone/iPod Touch)

EagleEye

Colaborador
Staff
pagelogo2580872.jpg



About the Retro Engine and RSDK

Efficiency, flexibility, keeping it 'Old Skool'. These are the design principles behind my Retro Engine. Along with its suite of creation tools in the Retro Software Development Kit (RSDK), I am able to develop classic 2D games in a fraction of the time it would take to start from scratch. So much so, that it has only taken a month for me to put together this Sonic CD proof of concept, without the use of the original game's source code or a dissassembly.

The Retro Engine is multi-platform, with ports existing for PC, Mac and iPhone/iPod Touch. Therefore, a build from the RSDK program can exectuted on each of these platforms instantaneously. Additional platforms could also be added in the future. The iPhone/iPod Touch version of the engine makes full use of the Open GL ES to ensure effecient graphical performance.

Retro Engine Features

With its roots firmly grounded in the 16 and 32 bit days of 2D gaming the Retro Engine supports the following:

- Multi-layered tile based scrolling (up to 4 layers), with optional deformation effects.
- Sprite flipping, scaling, rotation and translucency
- 3D textured polygon rendering and basic 3D scene manipulation
- Mask & Bounding Box collision detection
- Powerful script based object system for complete customisability.
- Video, Music and Sound FX playback


Site oficial: Sonic CD for iPhone & iPod Touch
Concept Vídeo: Youtube

Simplesmente soberbo e o potencial demonstrado! Imaginem agora um Sonic 2 (já há outro mas..) ou um Sonic 3 & Knuckles :drooling: Soo, o que pensam vocês de mais um projecto Sonic? E pod

E, mesmo que não tenham tais aparelhos, deixem à mesma a vossa opinião no seguinte blog. Temos que dar o nosso suporte a projecto destes, quando a SEGA/Backbone não se dão ao trabalho de fazer trabalho decentes, como demonstra este vídeo do Streets of Rage (controlos à parte, falamos de iPhone aqui, está uma desgraça.. :|)

-> SEGA Blog: We Want you iPhone ideas
 
Apoio a iniciativa, e já conhecia a retro engine feita por fãs, mas como dono de um iPod Touch não irei comprar o jogo se algum dia chegar ao mercado.

As competências do iPod Touch/iPhone para jogos para mim acabam onde acabam os jogos abstractos; para um Sonic é semelhante a querer jogar algo com os pés de tão... incómodo que é. Sem contar que mesmo que o jogo esteja a ser refeito de raiz para o screen ratio da plataforma... isso não faz com que o seu gameplay seja algo feito de raiz para o iPhone... não é, precisa de teclas.

Metam-no em platafornas de distribuição digital como o Wiiware, PSN, XBLA e Steam e a gente fala; assim... nah.


De qualquer maneira eles esperarem que a Sega os contacte de volta é puro wishful thinking, IMO.
 
Última edição:
IEA Sonic CD no(s) serviço(s) de distribuição digital era lindo, o jogo tem umas músicas espectaculares e jogabilidade nem se fala.
 
As competências do iPod Touch/iPhone para jogos para mim acabam onde acabam os jogos abstractos; para um Sonic é semelhante a querer jogar algo com os pés de tão... incómodo que é. Sem contar que mesmo que o jogo esteja a ser refeito de raiz para o screen ratio da plataforma... isso não faz com que o seu gameplay seja algo feito de raiz para o iPhone... não é, precisa de teclas.

Não tenho nenhum iPhone/iPod Touch mas acho que não é preciso pensar/ver muito para entender que muitos jogos não estão feitos para serem jogados num aparelho do género. Concordo contigo na relação que fazes com jogos abstractos, pelo menos no meu caso não tenho grandes conhecimentos ou o querer experimentar jogos neste tipo de aparelhos.


Metam-no em platafornas de distribuição digital como o Wiiware, PSN, XBLA e Steam e a gente fala; assim... nah.

De qualquer maneira eles esperarem que a Sega os contacte de volta é puro wishful thinking, IMO.

Daí o meu "sublinhado" na parte de PC.. gostaria de acreditar que este ou mais projectos (além Sonic) realmente tivessem pernas ou boas mãos de quem lhes pegasse. O autor inclusive reforça que este motor não é só para projectos iPhone/iPod Touch portanto ideia/tentiva de o trazer para outros sistemas/serviços deverá haver. Falta o importante claro, será que alguém se chega à frente? :(

Da SEGA não espero que haja um contacto/resposta, mas é bom ver um projecto feito por uma pessoa e pelos vistos é algo bastante directo (tal como referiu, o prototipo do jogo foi bastante rápido após já ter o motor retro a bombar) bem melhor do que várias borradas que a SEGA já fez; isto quando tem a papa já toda feita e só precisa de fazer as adaptações habituais.

De novo em relação ao motor/do que pode oferecer, estou com expectativa do que poderá trazer mais do que aquilo que já foi mencionado e os planos que o criador possa ter em mente.
Uma coisa já tem assegurada, é o que está a ter mais "publicidade" no blog :002:
 
Daí o meu "sublinhado" na parte de PC.. gostaria de acreditar que este ou mais projectos (além Sonic) realmente tivessem pernas ou boas mãos de quem lhes pegasse. O autor inclusive reforça que este motor não é só para projectos iPhone/iPod Touch portanto ideia/tentiva de o trazer para outros sistemas/serviços deverá haver. Falta o importante claro, será que alguém se chega à frente? :(

Da SEGA não espero que haja um contacto/resposta, mas é bom ver um projecto feito por uma pessoa e pelos vistos é algo bastante directo (tal como referiu, o prototipo do jogo foi bastante rápido após já ter o motor retro a bombar) bem melhor do que várias borradas que a SEGA já fez; isto quando tem a papa já toda feita e só precisa de fazer as adaptações habituais.

De novo em relação ao motor/do que pode oferecer, estou com expectativa do que poderá trazer mais do que aquilo que já foi mencionado e os planos que o criador possa ter em mente.
Uma coisa já tem assegurada, é o que está a ter mais "publicidade" no blog :002:
focas um ponto importante, o de que, sendo isto uma engine de Sonic feita por fãs, que está a usar trabalho copyrighted da sega (pixelart/musica/personagens sega) chamar à sua atenção de forma a que a Sega não a possa ignorar pode ser o mesmo que voar muito perto do sol.

É que, eles metem a Sega numa posição dificil, se os deixa ir à frente com projectos livres sem os vetar, depois de todo o alarido que fizeram agora... dá a ideia de que se está a lixar para a sua propriedade, o que pode dar a impressão de que está ao abandono e podem fazer o que quiserem com ela, e por outro se contactam amadores com uma engine... estão a abrir portas para que mais pessoas a quererem trabalho com a Sega usem as mesmas vias, que não são as próprias.

Antes podiam fazer o que quisessem e lançar na calada, ou com pouco alarido, para uma comunidade pequena e a sega provavelmente não se metia, agora... não deixam outra hipótese à Sega senão tomar uma atitude, ou sim, ou não.

De lembrar que empresas como a Square-Enix ultimamente têm saltado em cima de sequelas não oficiais do Chrono Trigger com anos de desenvolvimento e que iam a 98% de completion rate... e estamos a falar de um projecto não-mediatico seguido por meia duzia de gatos pingados. Para estes ciclos indie de tributo... o aconselhado é mesmo afastarem-se da luz, até terem alguma bomba a lançar, finalizada, de preferencia.
De novo em relação ao motor/do que pode oferecer, estou com expectativa do que poderá trazer mais do que aquilo que já foi mencionado e os planos que o criador possa ter em mente.
Uma coisa já tem assegurada, é o que está a ter mais "publicidade" no blog :002:
É uma sonic engine desenhada para recriar o gameplay dos originais, nada mais.

Já existia em 2006, pelo menos, lembro-me de se falar dela e do maluco que gostava tanto de sonic que criou a sua própria sonic engine para construir niveis.
 
Back
Topo