1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Seguir Programação

Discussão em 'Programação' iniciada por Intensedejavu, 23 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 10; Visualizações: 765)

1. Boas pessoal :)

Actualmente estou numa fase indecisa e que sinceramente necessito de ajuda.
    Estou agora no Ensino Básico no 9º Ano, e para o ano tenho de escolher uma área que me sirva.
    Tenho um grande gosto pela informática no que toca a Softwares, contudo Matemática sem duvida não é o meu forte, apesar de que com um pouco de estudo acho que me safava bem.

Estou a pensar num curso Profissional relacionado com programação, mas o mais perto que encontrei foi Gestão de Equipamentos informáticos mas as saídas universitárias são :

- Cursos Superiores de Gestão de Sistemas de Informação
    A minha pergunta é, este curso aprofundado na universidade tem ligação com as diversas linguagens de programação?

Estou realmente indeciso entre este curso ou optar pela área das ciências ( que sinceramente acho que só me safo se estudar constantemente ), mas por outro lado prefiro aprofundar aquilo que gosto ( curso profissional especializado nessa área) e consequente , ainda entrar na universidade.

Que áreas/ou cursos profissionais têm como saídas universitárias programação bem aprofundada?
    E por fim, como anda o mercado de trabalho na área geral da informática?

Contudo o que mais gosto de fazer é musica , sem duvida é uma das coisas que me fascina, mas musica é a tal questão nem toda a gente tem um futuro reservado nela, é uma coisa que não é estável financeiramente.

Espero que me consigam ajudar pessoal,
    Obrigado pela vossa atenção desde já :o

2. nfk

nfk Power Member

Em relação a esse parágrafo, gosto deste vídeo: http://karmajello.com/mind-spirit/philosophy/alan-watts-forget-money-do-what-you-want.html

Se gostas mesmo de música vais-te tornar bom no que fizeres, e mesmo sendo um risco acho que vale a pena.

Quanto ao resto, não conheço os cursos de que falas, mas para as saídas profissionais podes ver o tópico sobre quanto ganham os engenheiros informáticos.

3. Sem dúvida que é um video inspirador, aliás , inspirador é pouco.
    Mas temos de analisar, principalmente hoje em dia em Portugal, que não é bem assim.
    Por exemplo a música é algo que me fascina como disse, e vai ser uma coisa que eu vou ter comigo para sempre, mas não posso estar a contar, futuramente, contar com ela para sustentar uma família por exemplo, é um emprego não estável, se é que é considerado emprego.

Eu prefiro ter sempre algo fundamental para rendimento e ter a música como algo que eu por mim mesmo quero-me esforçar para alcançar, sem contar com ela apenas para minha "sobrevivência"

Obrigado pela ajuda no que toca ao tópico dos engenheiros :D

4. Segue o que sentes e o que te faz feliz, isto pode ser um "chavão", mas acredita se seguires o que sentes e que gostas mais tarde ou mais cedo acabas por ser bem sucedido, se segues o que achas que hoje e estável financeiramente amanha ja o pode não ser. E viveras sempre com o "e se". Por isso segue o que sentes e o que te faz feliz.

5. Eu vou-te ser sincero, informática e musica são duas coisas que eu me vejo a fazer ( apesar das possíveis dificuldades na área do estudo ).
    Música é uma cena que eu também não sei como seguir, hoje em dia, é possível encontrar de tudo na internet, mais umas aulas no instrumento desejado e consigo conciliar as duas.

Eu sinto-me bem a fazer ambas e saber que posso concilia-las é bom. Não sei é que área seguir agora para musica e o mesmo se passa para informática

6. Askyy

Askyy Power Member

OT: Esse vídeo está mesmo qualquer coisa, eu também penso dessa forma.

btw, porque não vais para um curso de Ciências? Tens as portas abertas para um curso de Informática no superior e até podes vir a gostar de outras áreas.

7. Eu actualmente tenho bastantes dificuldades a matemática, nada que estudo não resolva. Mas eu gostava de saber é se existe algum curso profissional relacionado com informática, que proporcione saídas universitárias boas nesta área...

O máximo que vi foi Gestão de Equipamentos informáticos , mas pelo que parece , este não envolve aprender as diversas linguagens de programação...

8. pimpaz

pimpaz Power Member

@Intensedejavu,

Acho que estás a ver a questão de forma errada.

Estabelece um raio de escolas que te possam oferecer o curso que procuras dentro da informática. Há vários cursos profissionais e alguns tecnológicos, podem é não existir na tua área. Sem ver o conteúdo programático do curso que referes, é complicado sugerir-te o seguimento no ensino superior ao curso em questão, mas tens de pensar de forma flexível, e aquilo que não te pode ser oferecido no curso terás de ser tu a aprender (e cada vez há mais recursos na internet que possibilitam esse estudo caseiro).

Vou dar-te o meu exemplo, que tirei um curso tecnológico de informática no secundário, e não tinha praticamente qualquer tipo de vertente de hardware/electrónica, focava-se mais em conteúdos teóricos e programação. Enveredei por engenharia informática no superior, e claro, fui confrontado com muitas coisas que não dei/aprendi, e agora tenho de aprender. A nível da programação, acho que fui minimamente preparado, mas a nível da matemática não. Existiu(existe?) muito facilitismo com a matemática nos cursos tecnológicos/profissionais, e depois quando se chega ao superior tens de dar 200% para apanhar as coisas, aquelas que já devias ter aprendido e as novas.

Portanto, aquilo que te posso dizer é, se queres enveredar por um curso de programação (no superior ensinam-te o "suficiente" para te safares), tens de ter em mente que muito do que se consegue é fruto de trabalho/estudo, e quando digo estudo não é marrar, é procurar, pesquisar, experimentar, e que a matemática está ligada a isso porque fomenta o teu raciocínio.

Se o teu sonho é música, acho que ninguém te pode dizer que não vais ter hipótese, mas tens de olhar para as coisas como que "mais ou menos" prováveis de acontecer. Hoje a informática é um porto mais/menos seguro, mas não há garantias que daqui a 20 anos seja, contudo há mais hipóteses de isso ser verdade do que não ser.

Já pensaste em algo em que possas interligar a música com a informática? Produção, Engenharia de Som, ..
    Há várias coisas que se podem ligar entre as duas áreas.

Tenta não te esquivar da matemática, porque ele acaba sempre por te aparecer, seja em que forma for. :P

9. Askyy

Askyy Power Member

Como o @pimpaz disse em qualquer engenharia ainda tens umas cadeiras de matemática. Agora tu é que tens que ver o que é o melhor para ti.

Aqui na escola secundária da minha zona sei que no curso profissional de informática eles dão algumas linguagens de programação (C++, JAVASCRIPT, Visual Basic, ...).

10. O curso que falei tem o seguinte como descrição:

Gostarias de gerir uma rede de computadores?
    Torna-te um profissional qualificado, apto a instalar equipamentos e redes informáticas, fazer a sua manutenção e gestão

Requisitos de acesso
    - 9º ano de escolaridade
    - até aos 25 anos

Saídas Profissionais

Actividades de concepção, especificação, projecto e manutenção de sistemas e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações

Saídas Universitárias

Cursos Superiores de Gestão de Sistemas de Informação

Visite a nossa página

Eu queria envergar pelo caminho mais da programação , tirar um curso especializado mesmo nas linguagens de programação o meu problema é que não sei que área seguir agora, ou ciências e tecnologia onde vou levar com biologia e matérias que sinceramente não preciso( e onde terei algumas dificuldades ) ou envergar num curso profissional ( é mais virado para o meu interesse ) que tenha saídas universitárias como Engenheiro Informático ou algo semelhante, o problema é que não sei cursos que tenham isso.

Em relação á musica, tive a pesquisar e é de facto um mercado de trabalho que está bastante mau, eu encaro a musica mais como um hobby, algo que goste de fazer mas nao imagino sobreviver financeiramente através dela..

11. pimpaz

pimpaz Power Member

Pela descrição parece-me que esse curso é mais virado a hardware e redes informáticas do que propriamente a programação, mas tens de ter em conta que não há propriamente um curso no superior que seja só para programação. Tenta ver se em alguma escola das redondezas encontras um curso tecnológico de informática ou algum profissional mais genérico que esse, pois assim terás mais conteúdos programáticos de programação.

Partilhar esta Página