Segundo corpo? Talvez. Aceitam-se ideias

m4ndr4ke

Power Member
Ora bem, isto vai ser longo

para começar, vou dizer que não estou decidido a comprar um segundo corpo e que não irei fazer compras tão cedo (há outras prioridad€s/obrigações de momento). Isto, se acontecer, será no mínimo dos mínimos para Dezembro. Antes disso nem consigo.

Andei muito tempo a pensar na tal zoom standard luminosa que chegaram a dizer que eu ainda iria comprar até ao fim do ano, e não me parece que vá ser essa a minha escolha.
Dito isto, um segundo corpo parece-me ser uma opção mais interessante, porque andei a ver várias objectivas que me conseguem encher as medidas e os custos são semelhantes, mas sem garantirem o mesmo nível de resultados.


Tenho vindo progressivamente a fotografar cada vez mais eventos, e normalmente é onde fico um bocado preso a usar só uma prime de cada vez (35mm + 85mm na 80D). Às vezes também levo a 10-18, mas é pouco usada.
Ainda me esforço por começar com uma e usar só essa durante uma horita ou assim, depois trocar para a outra e usar essa seguido...mas depois acabo sempre a fotografar com as duas lentes nas mãos para trocar mais rapidamente.

Comecei por avaliar a Sigma 18-35mm f/1.8, mas é curta para o que eu uso (a minha range habitual começa no fim dessa lente).
Avaliei a Sigma 50-100mm f/1.8, mas aí perco os 35mm, que por si só já não são wide, por isso ia acabar a trocar de lentes na mesma.
Até que cheguei à Tamron 24-70mm f/2.8 G2, e que fica +/- no ponto. Não vai a 85mm, mas vai a 70, pronto, deve chegar. Ok, mas ela é f/2.8, perco dois stops no lado wide, e 1.3 stops no lado tele. E isso acho que é muita perda, até porque vejo que a maior parte das fotos que tiro são em aberturas maiores.

E foi aí que me bateu: "pelo preço da Tamron 24-70 compro um 2º corpo e continuo a usar as duas primes".

Ora então vamos lá falar disso:

  1. O QUÊ: Corpo, ou corpo + adaptador
  2. POR QUANTO: Vamos dizer uns 700 a 800€, mas como isto ainda é teoria, pode ser puxado para cima se for preciso. Talvez até 1200€ em grey market
  3. PARA FAZER O QUÊ: maioritariamente eventos, que podem ser festas, concertos, concentrações e encontros, etc. Com e sem flash.
  4. PARA USAR ONDE: De dia e de noite, interiores e exteriores, incluindo locais muito mal iluminados. O foco com pouca luz é muito importante. Muitas fps não são uma necessidade, porque na generalidade dos casos as coisas acontecem a velocidade suficiente para 1/250s.
  5. COMO ÉS: entusiasta
  6. JÁ TENS: Canon EOS 80D + 10-18mm + 18-55mm + 35mm f/1.4 + 85mm f/1.8 + 55-250mm + flash manual + flash TTL
  7. COMO É A TUA "REDE": pouco pertinente, mas maioritariamente DSLR's canikon
  8. ONDE COMPRAR: Novo. De resto, indiferente. Inclusive grey market.

Tenho tido cá em casa, de há um mês para cá, uma 600D emprestada que tenho usado como 2º corpo em alguns casos, mas infelizmente o foco dela sofre quando a luz é pouca (sensível a -0,5EV). E é aí que a 80D se destaca, com os seus -3EV. Era importante ter essa fiabilidade.

Agora a questão que dói muito:

Mirrorless?
Aceito sugestões, se a focagem com pouca luz for boa. Todos sabem que prefiro reflex, mas não sou assim tão tinhoso ao ponto de não aceitar ter uma mirrorless como 2º corpo. Mas atenção que é para usar com lentes para Canon. Se comprar corpo, não compro lentes.

Não vejo full-frame como uma necessidade.
Apesar de eu fotografar com ISOs altos com alguma regularidade (>2000), o desempenho da 80D tem-me impressionado muito pela positiva. Mesmo fotos com ISO 8000 a 10.000 saem com uma qualidade perfeitamente satisfatória para impressões que não sejam grandes, e não sinto grandes dificuldades no post. Ter lentes super luminosas também ajuda muito. Mas sim, já me passou pela cabeça.

Também pensei em comprar outra 80D, e na verdade essa é de momento uma das ideias mais atractivas. Já que gosto tanto da que tenho, comprar outra igual não me iria comprometer em nada. Só que é aquela coisa, acho que posso ter mais a ganhar se escolher um equipamento diferente, para ter mais variedade de funcionalidades.
E como não sou muito entendido no lado mirrorless, achei mais prudente vir cá perguntar :P

Pensei ainda numa EOS M5, mas não estou certo de que a focagem dela até -1EV seja suficiente.


Que comece o brainstorming :biglaugh:
 
Última edição:
Outra 80D? Não está longe do orçamente e se estás contente pq n. Eu sempre gostei de ter 2 Corpos iguais pq depois é tudo igual, menus, configurações, posicionamento dos botões, qualidade de imagem e gama dinâmica. Só não uso 2 iguais pq o meu principal é uma 5D Mark IV e não há €.
 
Última edição:
5D + 50mm f/1.8, usadas
5D + 50mm? 5D original? Escolha curiosa. Porquê essa câmara?
Tenho ideia que a performance ISO das APS-C modernas já anda ao nível dela.

A 50mm é no sentido de compensar o crop factor face à 35mm na 80D? Disso eu conseguiria abdicar, e passava mesmo para os 35mm em full-frame. Torna mais útil uma lente de alta qualidade, para as situações em que estou a curta distância.

Confesso que tenho estado muito a pensar "Outra 80D? E porque não uma 6D Mark II?"
A 6D2 é mesmo a irmã gémea da 80D, até os controlos e ergonomia são iguais. Mantinha a consistência de foco e tudo.
E com dois sensores de tamanho diferentes, duas primes passavam a servir 4 distâncias focais, era só trocar duma para a outra.

Epá, raios, uma pessoa começa a pensar em gastar dinheiro e desatam a chover argumentos para o fazer :biglaugh:


Outra 80D? Não está longe do orçamente e se estás contente pq n. Eu sempre gostei de ter 2 Corpos iguais pq depois é tudo igual, menus, configurações, posicionamento dos botões, qualidade de imagem e gama dinâmica.
Em grey market nem esgota aquele budget. A minha 80D ficou-me por 680€, body only.
Como digo, também tenho olhado muito para a 6D Mark II, que é também muito parecida com a 80D, em termos de utilização.


Ainda assim, aceito sugestões. Acham que vale a pena estudar alguma mirrorless, considerando o requisito de foco em pouca luz?
 
Full Frame não é apenas no ISO.

Teres um corpo igual é excelente pois estarás sempre a "trabalhar com a mesma máquina ". Mesmo depois quando estiveres a editar as fotos poderás tirar proveito de a base(sensor) ser a mesma.

Eu mudei para full frame e só uso sensor crop(a6000) quando tenho algum receio que me roubem a máquina ou preciso de uma prime que ainda não tenho.

Tendo uma 5D só a posso recomendar embora para quem está acostumado á tecnologia atual será um retrocesso. No que respeita á qualidade e cores "especiais" e acrescimo de profundidade de campo irás ficar agradado.
 
Alguma razão em específico para sugerirem uma full-frame mais antiga? Ou é apenas o preço?

A 6D Mark II anda agora abaixo dos 1100€ em grey market. Diria que ela e a 80D são as maiores candidatas da minha "lista"

Que não é lista nenhuma, mas pronto. Tenho olhado para essas duas e também para a 5D Mark III
 
5D Original? Um corpo com 13 anos que faz 1600 ISO expandido a 3200 que trabalha de EV -0.5 a 18 e que o AF é tipo um rato com cataratas a rodar uma roda dentada la dentro?

Tudo teve o seu tempo, mas comparar isso a uma 6D II...


Eu não falei na 6D pq pensei que não querias FF pq a menos que queiras dois corpos iguais é a para mim a escolha que faz sentido. Perdes os 1/8000, sync de flash a 250, flash, lentes EFS e pouco mais.


Agora se fazes disto vida, não me vejo a fotografar sem uma câmara que leve dois cartões, ainda este FDS a meio de um trabalho. Cartão 1 morreu completamente, não tivesse a fotografar para dois cartões tudo o que tinha feito até ai tinha ardido, por isso mesmo perdendo qualidade mas garantido o trabalho eu iria para uma 5D III (Deve ser a única que cumpre o orçamento e leva dois cartões digo eu).
 
Última edição:
se fazes disto vida
Ui não, ainda estou longe disso :biglaugh:


Bom, eu penso que eles tenham falado na 5D sobretudo por causa do sensor. No entanto em termos de focagem deve ficar muito atrás daquilo a que a 80D já me habituou. Não me refiro à parte óbvia de quantos pontos cruzados tem cada uma (até porque quase só uso o central), mas sim a consistência no foco, e capacidade de foco em pouca luz (lá está, -0.5EV, como dizes...e se a 600D tem falhado e é do mesmo nível...já foste).

não falei na 6D
6D? Mas a primeira ou a segunda?
Também já me passou pela cabeça a primeira, até porque tem a mesma capacidade de foco da 80D em pouca luz (-3EV). Só que a Mark II tem tanta coisa potencialmente útil que torna difícil ignorá-la. A porrada de pontos de foco que tem, o dual pixel, o ecrã articulado, UHS-I, ~7fps...enfim, tem praticamente tudo o que me oferece a 80D, só que com um sensor maior. Mesmo que não se usem sempre, são coisas que podem dar jeito.

Isto para já é só brainstorming. Como disse lá em cima, neste momento não posso comprar (é que não posso mesmo).
 
Falava da II, nem que seja pelo foco mt melhor que da I, acho que a I só tem o central cruzado e na II todos os 45 pontos de AF o são.

Canon-EOS-6D-Mark-II.gif


Canon-EOS-6D.gif


Se fotografas à noite com luz que não controlas o anti-flicker é TOP.

Até eu tenho vontade de comprar uma... metam uma segunda ranhura para cartões de memória e era o meu backup.
 
Pois, são exactamente as coisas que tenho na 80D.

Falaste agora no anti-flicker e falaste bem. Estou a ficar habituado a tê-lo sempre ligado e depois esqueço-me que não é assim em todas, mas de facto faz diferença.

Realmente...outra 80D ou uma 6D2 fazem cada vez mais sentido.
 
As tuas lentes são todas FF?
Era bom, era :biglaugh:
Não, só as primes, mas que são as mais valiosas. Tenho mais investido em lentes full-frame do que APS-C (quase o dobro).

Se apostasse (ou se apostar) numa full-frame, à partida só lhe junto (mais tarde) uma zoom standard e está feito. Não sinto que o APS-C me limite, sinceramente. A ideia do full-frame aqui acaba por surgir talvez até mais pela versatilidade das lentes (passar a cobrir 4 distâncias focais só com 2 lentes e 2 corpos, por exemplo).
 
Eu na tua situação iria (como fui) para mirrorless, não inverstiria em duas dSLRs, mas ao teres lentes "partilháveis" é querendo um desempenho igual ou superior ao que já tens, é o caminho mais económico. Uma mirrorless Sony com lentes adaptadas tb seria uma boa opção para ti, mas provavelmente irias ter alguma perda de desempenho na focagem.
 
Pois, o que me preocupa mais é mesmo essa parte da focagem, especialmente com pouca luz. Olhei para as a6300 e a6500 e parecem-me todas muito giras, mas a sensibilidade do sistema de foco em pouca luz não é a mesma. Usando lentes luminosas, como uso na maior parte do tempo, sinto que a a minha fotografia evoluiu positivamente nos últimos tempos graças à consistência de foco da câmara que uso. Havia falhas muito frequentes que eu atribuía à minha técnica e que afinal nem eram culpa minha, mas sim do facto de a câmara antiga já não conseguir fazer melhor por estar nos limites.
O autofocus e o pentaprisma têm sido provavelmente as coisas que mais me têm ajudado, na 80D.

Ainda assim, não ponho grandes objecções a mirrorless. Ponho é essa exigência em termos de foco. E a partilha de lentes é importante porque não pretendo realmente sustentar dois sistemas. Ou pelo menos não sem garantir que posso usar as primes que tenho agora e com bom desempenho.

Vou dizer assim: subindo para até 1200€ em grey market (o que nos deve colocar nos 1400 a 1700€ no mercado nacional, ou talvez um pouco mais), passavam a sugerir outros equipamentos? Quais? Não esquecer que, em caso de mirrorless, preciso de adaptador para EF


EDIT: entretanto vi agora que a EOS M50 tem sensibilidade a -2EV. Ora aí está algo interessante para ir pesquisar...
 
Última edição:
Vê é o comportamento das lentes adaptadas, porque podes ter o desempenho necessário no equipamento e depois a adaptação não ser perfeita.

Eu tenho ideia que uns fotógrafos (um casal), dos quais gosto muito e já adquiri serviços 3 vezes, usavam 2 corpos cada um e pelo menos um deles, no último trabalho que fizeram comigo, usava um corpo Canon dSLR + um corpo Sony com lentes Canon adaptadas. Digo isto, considerando o bom resultado final que sempre vi da parte deles com essa solução adaptada. Julgo que uma vez lhes perguntei porque usavam aquela opção e a justificação acho que foi a velocidade da mirrorless (posso estar a fazer confusão com a RX1) e o facto de terem um grande leque de boas lentes Canon. Isto já foi há 2 ou 3 anos.

Fui ver os exifs das sessões que fiz com eles e apenas uma das 3 sessões (a primeira) tens a informação das máquinas (usaram uma 5D mkII, uma 5D mkIII e uma RX1), por isso não sei qual era a mirrorless que eles usavam no último trabalho em que ele me disse que estava a usar lentes adaptadas.
 
(Hoje estou de folga, por isso é que estou a espreitar isto durante o dia)

Olha, vou ser-te franco, estive a ver algumas coisas sobre a M50 e gostei muito do que vi. A câmara não é nada de especial em termos de ergonomia e controlos, mas para 2º corpo também não preciso necessariamente de algo que tenha todo o detalhe da 80D. Interessa-me sim, é a consistência no foco, como tenho estado sempre a repetir.

O dual pixel na M50 é sensível a -2EV. É mais do que na 80D, que só vai a -1EV em live view. Vi vídeos da pequenina a focar em pouca luz (e mostravam as settings), e portou-se muito bem (mesmo muito bem).
O sensor é o da 80D, sei com o que contar e gosto muito. A câmara já inclui algumas features que para mim seriam novidades, como Eye-AF, ou a possibilidade de poder mover um ponto de foco livremente.
O preço dela é razoável. À volta dos 500€ com kit lens 15-45mm (não vi preço para body only), e somem-se mais uns 100 euritos se quiser o adaptador da Canon.

Por isso em termos de mirrorless...epah acho que isto dava, e sendo Canon tenho vantagem no desempenho das lentes. Ainda ganhava uma câmara para quando quisesse uma coisa mais pequena (não costumo querer, mas pronto, apetites mudam).




Agora então levanto outra questão: vários aqui consideramos que posso ter a ganhar em juntar mirrorless + DSLR, para maior versatilidade de features (uma das razões que me levou a abrir o tópico). Ok, de acordo.

Mas e quanto a ter duas câmaras APS-C? Uma full-frame dava-me a possibilidade de cada lente compatível ter duas funções diferentes.
Eu costumo fotografar com +/- o equivalente a 56mm f/2.2 + 136mm f/2.9. E levo a EF-S 10-18mm (eq. 16-29mm) para quando o espaço é pouco).
Mesmo pondo de parte os outros benefícios óbvios do sensor maior...
Juntando só um corpo full-frame passava a levar na mochila um kit composto por 35 f/1.4 ou 56 f/2.2 + 85 f/1.8 ou 136 f/2.9, e depois a mesma 16-29mm porque é lente APS-C.

E isto também não é nada mau. É que não é mesmo nada mau...especialmente na 35mm.
O senão é que full-frame (6D2) custa quase o dobro da M50.

Claro que comprando uma full-frame já não seria para 2º corpo, aí os papéis invertiam.

O que é que acham?
 
Se meteres FF na equação não te podes esquecer do desempenho significativamente superior do sensor com pouca luz, que é o que mais me atrai nas FF. Acho que vais estar a subir de patamar também na focagem com pouca luz (acho eu, será mesmo assim?).

Hoje em dia anda tudo a mudar para mirrorless, mas o tamanho é um factor de peso nessa mudança. Se isso não te diz nada, de facto a a 6D II parece ser uma excelente opção.

2 corpos iguais parece-me estranho. Não ganhas qualquer valor acrescido em funcionalidades/desempenho.
 
Malta, a quem já tiver usado...

Qual o feedback que dão acerca da utilização de lentes Canon em corpos Sony? Refiro-me ao desempenho na focagem.

Independentemente de qual o adaptador usado.
 
Malta, a quem já tiver usado...

Qual o feedback que dão acerca da utilização de lentes Canon em corpos Sony? Refiro-me ao desempenho na focagem.

Independentemente de qual o adaptador usado.

Usei as seguintes lentes Canon com o MC11: 50mm f1.4, 100 f2.8, 70-200 f4. A única que notei alguma hesitação no foco foi a 100 f2.8. Mas segundo me disseram esta lente mesmo nos corpos Canon não tem uma focagem ao nível das restantes.
Nas outras, notei um AF muito, muito bom!
 
Miguel, e chegaste a usar essas lentes em Canon, por exemplo? Consegues comparar o desempenho?

Eu continuo e estudar a possibilidade de arranjar um 2.º corpo, como falei no outro tópico que criei há uns tempos. Mas não vou estar de olhos fechados a olhar só para Canon, acho que devo espreitar as outras marcas também.
 
Back
Topo