Segundo Router para gerir a rede

Boas Malta.

Sou cliente MEO com contrato de 200/100 Mbs e durante algum tempo a minha rede teve a seguinte configuração:

OST ---(RJ45) --- Router MEO TG789vac v2 ----- (RJ45) ----- Switch Gigabit ------- (RJ45) ------TP-Link AP

Com esta configuração tenho:
Router MEO - WI-Fi (30-35-40Mbs) - LAN (200-220Mbs)
TP-Link AP - WI-Fi (90-95Mbs) - LAN (200-220Mbs)

Decidi então comprar um router TP-Link Archer C6 para colocar/gerir a rede entre o router MEO e o TP-Link ficando com a seguinte configuração:

OST ---(RJ45) --- Router MEO TG789vac v2 ----- (RJ45 LAN) ---- (RJ45 WAN) ---- TP-LINK Archer C9 -----(RJ45) ------ Switch Gigabit ------- (RJ45) ------TP-Link AP

Com esta configuração tenho:
Router MEO - WI-Fi (Desligada) - LAN (200-220Mbs)
Router TP-Link- WI-Fi (35-45Mbs) - LAN (200-220Mbs) ! - Não percebo porque o WI-FI continua baixo!
TP-Link AP - WI-Fi (90-95Mbs) - LAN (200-220Mbs)

Notas:
  • Router MEO - WI-FI desativado
  • Router MEO com ETH 4 configurado como bridge
  • Router MEO na gama 192.168.1.X
  • Router TP-Link na gama 192.168.50.X
  • Router TP-Link a obter o DNS a partir do router da MEO
  • Router TP-Link - Internet definida como Dynamic IP (Usei o auto-detect)
  • O TP-link AP está noutra ponta da casa

AP TP-Link na gama 192.168.50.X

Obejtivo:
  • "Esquecer a rede da MEO" - Apenas pretendo ligar lá a BOX e o telefone.
  • Quero que a minha rede esteja numa gama diferente (por exemplo 192.168.50.X.)
  • Quero as redes Wireless 2.4Ghz, 5Ghz e guests controlada pelo Router TP-LInk.

Funcionamento:
De momento está configurado assim e está a funcionar. Apenas noto que se desligar o AP, o meu computador desligasse da rede Wireless do router TP-link. Apenas se consegue voltar a ligar se eu reiniciar o computador.
Nos tablets/telemóveis/dispositivos wireless não noto que se desligue. Apenas no portátil.

Questões:
  1. Isto que idealizei faz sentido?
  2. Porque o WIFI no router da MEO ou no router da TP-Link é tão baixo?
  3. O portátil desligar-se da rede será conflitos de IPs? Como posso melhorar?
Cumprimentos
 
Última edição:
Boas. Alguma ajuda então:

eu começaria por ir despistando de trás para a frente.

Vou recomendar alguns testes abaixo. Sugiro que sejam feitos sempre com o mesmo equipamento e registando sempre os valores numa grelha no final.
-Idealmente um PC portatil que tenha Gigabit ethernet e 802.11AC.
-Pode e deve também utilizar um smartphone que suporte a norma 802.11AC.

Aos testes vamos por partes:


> Router MEO TG789vac v2
-testar a velocidade por cabo
-testar velocidade por wifi c/ 2 dispositivos.


> TP-LINK Archer C9
-testar a velocidade por cabo
-testar velocidade por wifi c/ 2 dispositivos.

> Switch Gigabit
-testar a velocidade por cabo

> TP-Link AP
-testar a velocidade por cabo
-testar velocidade por wifi c/ 2 dispositivos.

Se após estes testes o problema for lentidão logo no router da meo então não é do setup da rede.



******Respondendo ás perguntas:
Isto que idealizei faz sentido?
-RE: Sim.


Porque o WIFI no router da MEO ou no router da TP-Link é tão baixo?
-RE: faz os testes que dei acima e aponta os resultados.


O portátil desligar-se da rede será conflitos de IPs? Como posso melhorar?
-RE: não conheço os equipamentos tp-link. Neste setup segundo percebi o AP é "burro" indo buscar tudo ao router certo?
Do que escreves "Apenas noto que se desligar o AP, o meu computador desligasse da rede Wireless do router TP-link. Apenas se consegue voltar a ligar se eu reiniciar o computador."
3 sugestões: a) actualiza os drivers da placa de rede do laptop. b) testa com outro laptop. c) pesquisa na net sobre estes modelos se existem bugs, etc. Pode também ser vantajoso meter um firmware custom (dd-wrt, open-wrt) - pesquisa na net.

******Sugestão/pedido:
-"Router TP-Link a obter o DNS a partir do router da MEO"
tira isto. Mete o DNS de um dos publicos - quad9 por exemplo faz controlo de trafego/fishing spam e está actualizado 9.9.9.9

-Podes mandar um screenshot da pagina WAN do teu router TP-LINK para confirmar que está a receber um IP publico da MEO? (por favor omite os 2 ultimos octetos do IP por privacidade)
 
Boa Tarde.

Peço desculpa pela grande demora mas não tenho tido tempo. O que mais me tem acontecido ultimamente é certos dispositivos IOT por exemplo desligarem-se da rede e só se ligarem depois de reiniciar o router. Uma vez é no router outra vez acontece no AP. É aleatório.
Quando só usava o router da MEO isto não acontecia.

Respostas em baixo.


Boas. Alguma ajuda então:
eu começaria por ir despistando de trás para a frente.

Vou recomendar alguns testes abaixo. Sugiro que sejam feitos sempre com o mesmo equipamento e registando sempre os valores numa grelha no final.

-Idealmente um PC portatil que tenha Gigabit ethernet e 802.11AC.
-Pode e deve também utilizar um smartphone que suporte a norma 802.11AC.

Aos testes vamos por partes:

> Router MEO TG789vac v2
-testar a velocidade por cabo - Download: 223.17 Mbs - Upload: 120.55 Mbs
-testar velocidade por wifi c/ 2 dispositivos. - WIFI está desligado

> TP-LINK Archer C9

-testar a velocidade por cabo -
Download: 219.33 Mbs - Upload: 120.51 Mbs

-testar velocidade por wifi c/ 2 dispositivos.
Portátil Asus K550J: Começava sempre o teste a medir 80-85 Mbs, depois parava e dava a seguinte mensagem:


IPhone SE 2020: Download: 62 Mbs - Upload: 85 Mbs
IPhone SE 2020 5G: Download: 219 Mbs - Upload: 120 Mbs


Nota: tive de reiniciar o router quando fiz os testes de WIFI no iphone, porque acontecia sempre o mesmo. Começava por medir 200 Mbs e a meio do teste passava para 15-20 Mbs. Depois de reiniciar mediu então os valores acima.

> Switch Gigabit

-testar a velocidade por cabo -Download: 231.20 Mbs - Upload: 120.61 Mbs

> TP-Link AP (A funcionar como Multi-SSID e não como AP)

-testar a velocidade por cabo - Download: 220.60 Mbs - Upload: 120.50 Mbs

-testar velocidade por wifi c/ 2 dispositivos.
Portátil Asus K550J: Download: 80.54 Mbs - Upload: 93.2 Mbs
IPhone SE 2020: Download: 77,8 Mbs - Upload: 91,3 Mbs
IPhone SE 2020 5G: Download: 60,9 Mbs - Upload: 87,4 Mbs

Nota: Penso que o TP-Link AP não tem 5G. Apenas replica o nome dessa rede...

Se após estes testes o problema for lentidão logo no router da meo então não é do setup da rede.

******Respondendo ás perguntas:

Isto que idealizei faz sentido?
-RE: Sim.

Porque o WIFI no router da MEO ou no router da TP-Link é tão baixo?
-RE: faz os testes que dei acima e aponta os resultados.

O portátil desligar-se da rede será conflitos de IPs? Como posso melhorar?
-RE: não conheço os equipamentos tp-link. Neste setup segundo percebi o AP é "burro" indo buscar tudo ao router certo?

Do que escreves "Apenas noto que se desligar o AP, o meu computador desligasse da rede Wireless do router TP-link. Apenas se consegue voltar a ligar se eu reiniciar o computador."

3 sugestões: a) actualiza os drivers da placa de rede do laptop. b) testa com outro laptop. c) pesquisa na net sobre estes modelos se existem bugs, etc. Pode também ser vantajoso meter um firmware custom (dd-wrt, open-wrt) - pesquisa na net.

As placas de rede estão atualizadas. Ainda não pesquisei sobre outro firmware para o router. Terá problema de trocar o firmware? É seguro?

******Sugestão/pedido:

-"Router TP-Link a obter o DNS a partir do router da MEO"

tira isto. Mete o DNS de um dos publicos - quad9 por exemplo faz controlo de trafego/fishing spam e está actualizado 9.9.9.9

Coloco isso no Primary DNS. E o que coloco no Secondary DNS?


-Podes mandar um screenshot da pagina WAN do teu router TP-LINK para confirmar que está a receber um IP publico da MEO? (por favor omite os 2 ultimos octetos do IP por privacidade)

Enviei por MP
 
Back
Topo