Segurança em Mac

[N]

Power Member
Num tópico aqui ao lado (sobre "hackers") estive a ler e falavam de segurança e isso td. Tendo eu um mac gostava de saber quais os procedimentos/programas que voces usam para manter o vosso mac seguro. Já ouvi dizer que o mac é mt mais seguro mas mm assim deve haver por ai alguma virose ou spayware pa isto n? elucidem-me por favor.
 
Eu de facto n faço nada para o ter seguro! apenas tenho um router a atribuir um ip e no mac tenho sempre os sharings desactivados, so activo kd necessito!! visto uma vez um amigo ter conseguido montar o meu ipod no mac dele atraves da net! eu tinha os sahrings activos e tinha como ip do mac o ip da ligaçao (modem usb)!

Existem firewalls, inclusive no porprio OS X, mas de facto n uso!


Ed_
 
realmente... o OS X é um "ilustre desconhecido" para muita gente.... por isso é ke n ha ataques...

e o ke esta "na moda" são os ataques a windows :P
 
E vamos ser sinceros... quem era o criminoso que iria "atacar" um computador tao lindo como um Mac? :x2:

De facto OS X rula em termos de segurança e fiabilidade!
 
acreditem-se na virgem e depois vão parar dentro da 1º companhia...

a segurança é muito importante e o ppl das maças parece ter uma grande boca para falar sobre estes assuntos... é seguro e pronto é a justificação e as tantas vcs têm resmas de portas abertas e a ser usadas e nem sabem...

quanto a virus é uma festa também... n existem e pronto... e quem vos garante isso?! não me parece que seja a apple...

lol vou é para hacker explorar este nicho do mercado, visto que mais nenhum dos milhares que existem no planeta ainda não se lembrou de explorar o sistema da maça... são todos atraidos para o mesmo desafio que é o windows...

N abram os olhos não :D
 
lol vou é para hacker explorar este nicho do mercado, visto que mais nenhum dos milhares que existem no planeta ainda não se lembrou de explorar o sistema da maça... são todos atraidos para o mesmo desafio que é o windows...

desafio? acho que os hackers têm mesmo muito mau gosto :D
 
Pois... Eu queria é mesmo saber programas e testes de segurança e assim. Que é bonito e que é mais seguro que o windows já eu sei... mas nada nos garante que de um dia para o outro nao apareça ai um virus.
 
Falaram, falaram... mas não disseram nada!


Qual o procedimento a tomar para ligar o Mac OS X à internet com segurança?
 
Activa a firewall do mac os x, fecha todas as portas que não usas e vai vendo o log da firewall. Não instales programas de fontes duvidosas, etc...
 
Firewall do mac os x ligada com o bloqueio de tráfego udp e com modo discreto activado + little snitch...acho que chega e sobra.peace

ps:não instalem o norton...mais vale não terem nada e acreditem que têm menos problemas.

edit: desculpa @jaac, só agora vi as tuas sugestões.
 
Última edição:
acreditem-se na virgem e depois vão parar dentro da 1º companhia...

a segurança é muito importante e o ppl das maças parece ter uma grande boca para falar sobre estes assuntos... é seguro e pronto é a justificação e as tantas vcs têm resmas de portas abertas e a ser usadas e nem sabem...

quanto a virus é uma festa também... n existem e pronto... e quem vos garante isso?! não me parece que seja a apple...

lol vou é para hacker explorar este nicho do mercado, visto que mais nenhum dos milhares que existem no planeta ainda não se lembrou de explorar o sistema da maça... são todos atraidos para o mesmo desafio que é o windows...

N abram os olhos não :D
Acredito que com a subida das vendas da Apple poderá aparecer vírus. Mas o que é certo é que até agora, que me lembre, há notícia de um que se transmite via iChat e tem de ser o utilizador a aceitar o ficheiro. Enquanto que para Windows lembro-me de inúmeros casos de vírus. Tenho o meu Mac desde 2003, nunca tive anti-vírus e tenho firewall desligada. Nunca tive problemas com o sistema. Podes dizer o mesmo em Windows?
 
Acredito que com a subida das vendas da Apple poderá aparecer vírus. Mas o que é certo é que até agora, que me lembre, há notícia de um que se transmite via iChat e tem de ser o utilizador a aceitar o ficheiro. Enquanto que para Windows lembro-me de inúmeros casos de vírus. Tenho o meu Mac desde 2003, nunca tive anti-vírus e tenho firewall desligada. Nunca tive problemas com o sistema. Podes dizer o mesmo em Windows?

Lol dou-te 2 segundos para seres infectado e já estou ser generoso :lol:

Cumps
 
Pessoal...já tou a ver o tópico a descambar pá conversa do costume...Vamo-nos cingir ao assunto inicial. O facto é este: a segurança embutida no osx chega e sobra para as "encomendas" actuais. Basta para tal utilizar as soluções já apresentadas. Se quiserem prevenir conexões do tipo "phoning home" basta instalarem o little snitch e a coisa fica mais que resolvida.Quanto ao problema da transmissão de vírus a máquinas windows, aí a solução, como é lógico, passa pela instalação de um antivírus.Fiquem bem.
 
A firewall do Mac tenho desligada porque tenho o Mac ligado à net através do router, e o router já tem firewall, portanto, à partida, estou minimamente seguro por esse lado.
De resto, limitei-me a criar uma conta de root que só uso para tarefas de administração e no dia-a-dia uso uma conta normal sem privilégios de administração, desta forma, aqueles trojans conceptuais que apareceram em tempos não afectariam hipoteticamente todo o sistema mas apenas a minha user account, porque não tinham permissão para infectar o resto do sistema.
Uso a mesma técnica no linux do portátil, até tenho a conta de root desactivada, uso uma conta de user normal, se houver hipoteticamente um dia um virus, só infecta a minha conta e não tem permissão para mexer no resto...
É a grande virtude dos sistemas baseados em Unix e no seu sistema de permissões, por isso usem e abusem dele...

Cumps.
 
Back
Topo