Segurança em relação a tecnicos mal intencionados

ZeroCool

Power Member
Boas!
Venho aki expor o seguinte caso k se passa com um amigo meu.
Todos os meses o pc dele ganha problemas no Windows (Windows xp pro) e ele leva ao tecnico para arranjar (tipo, o Windows media player deixa de abrir ficheiros, n consegue copiar ficheiros, etc).
Ora bem, como ele têm sempre o anti-vírus (avg free) actualizado, faz scan de semana a semana e segundo ele, nada de virus aparece na maioria das vezes dos scan ele está na duvida se é o técnico k meteu kualker cena no pc para ele ter k estar sempre a mandar o seu pc para arranjo e logo o técnico fica a ganhar uma mensalidade anual à pala disso.
E o mais de estranhar é k aparece os problemas a cerca do mesmo dia do mês em cada mês...

O k poderá estar a fazer isto?
E se foi mesmo o tecnico, o k acham k poderá ser k ele pôs no pc k o anti-virus n detecta??
Será k ele criou um vírus "só de uso pessoal" e por isso ainda n foi estudado pela empresas dos anti-virus e logo ele n o detecta?
Será um ficheiro kualker modificado no windows k está a provocar isto tudo?

Como resolver e prevenir estes problemas "mensais" do Windows?

É k o meu amigo também ker ter a certeza k é mesmo o técnico pk ao k ele diz é o mais barato k ele encontrou... apesar desse dizer k a culpa é dos vírus desconhecidos k "andam" pela Net...

Fikem bem.
 
Pode ter spyware, visitas a sites menos aconselhados, algum irmão mais novo :)
Não acredito que o técnico esteja a meter um vírus indetectável, era um grande técnico com muito pouco para fazer.
 
Então e que tal o teu amigo começar a aprender umas coisinhas de informática e começar ele mesmo a arranjar o próprio computador?

Eu também não sabia nada de nada de computadores, mas quando levei o meu para arranjar da primeira vez e levaram-me 60 euros só por limpar o pó ao computador e ligar bem um cabo de alimentação, abri o olho e comecei eu mesmo a fazer a manutenção ao pc...
 
Então e que tal o teu amigo começar a aprender umas coisinhas de informática e começar ele mesmo a arranjar o próprio computador?

Eu também não sabia nada de nada de computadores, mas quando levei o meu para arranjar da primeira vez e levaram-me 60 euros só por limpar o pó ao computador e ligar bem um cabo de alimentação, abri o olho e comecei eu mesmo a fazer a manutenção ao pc...


pois..bom post...

a internet é um mundo...e o google ajuda-te....se o google nao te ajudar tenta o forum, em ultimo caso é leva-lo a um tecnico diferente...
 
Primeiro há que saber os problemas que o computador dele apresentou e a solução que o técnico aplicou.

Há muita boa gente que, por falta de conhecimentos ou, até mesmo, preguiça em os adquirir que aplica a boa velha formula para corrigir um problema com um computador, CD do Windows, bota a reinstalar tudo... Existe uma razão minimamente válida por detrás disso, o Windows 95, quando saiu, estava tão mal desenvolvido em relação à estabilidade que aquela porcaria dava o berro porque simplesmente lembrava-se de dar, de um momento para o outro os ficheiros de boot ficavam corrompidos, o registo ia de ferias, aquilo era uma dor de cabeça fenomenal, ui, para não falar nos drivers, um tipo tinha que formatar o sistema operativo sempre que mudava de hardware...

E depois, é claro, que essa filosofia e mentalidade se mantenha nos mais "velhos"...

Eu ainda bem me lembro de um Engenheiro formado pelo ISEP virar-se para um tio meu, isto em relação à manutenção de um computador, "são os jogos, os jogos, os jogos é que estragam um computador todo, instala-se um jogo e o computador avaria logo!".

A minha fé em pessoal formado pelo ISEP morreu nessa tarde...

E depois havia o Ben-U-Ron do HelpDesk, o Defrag...

"O jogo não arranca? Desfragmente o disco!"
"Não tem som? Desfragmente o disco!"
"O teclado não funciona? Desfragmente o disco!"

E da vez que um técnico da Netcabo disse que o problema da ligação tinha a ver com a baixa memoria ram do sistema (que não o era, já agora), ui... mas aonde é que vão arranjar estes tipos?!
 
depois destas opinioes todas...que eu considero uma grande verdade(apesar de eu ter tido sempre mt sorte...) Se queres ajuda tens de disser o que constuma acontecer com ele, para nos perceber mos o que faz isso ao pc
 
A minha fé em pessoal formado pelo ISEP morreu nessa tarde...

Eu não frequento nem frequentei o ISEP mas convenhamos que por um imbecil vir de lá generalizares para o resto...(no comments) Quanto ao post inicial, bom infelizmente é como tudo, como mecanicos, como reparadores de esquentadores, seja do que for, há de tudo. Se souberes por ti, de facto nada melhor, senão o melhor é mesmo entregares a quem sabe e que tenhas um minimo de confiança. Assim à distância, pelo relato que fizeste não dá para saber com toda a certeza, mas por feeling cheira-me mais a algo relacionado com o teu amigo que com o próprio tecnico. Se o PC vem de lá em condições e depois volta a dar gralha, parece-me mais estar relacionado com algo que não com o tecnico em si.
 
Mas que grande conspiração... loool
Provavelmente o teu amigo sente a 'necessidade' de consultar sites mais duvidosos numa certa altura do mês. Isso justifica mta coisa. xD

Ele já perguntou ao técnico exactamente o que é que estava a causar o problema e o que é que ele faz para o resolver?
 
Eu por ter trabalhado muitos anos no ramo talvez tenha uma percepção diferente das coisas mas IMHO é basicamente assim:

Tens assistência dos 8 aos 80. Pessoal sem formação nenhuma e muito conhecimento, pessoal com pilhas de formação e nenhuns conhecimentos, pessoal algures pelo meio e pessoal muito bom mesmo.

Infelizmente isso não te poupa à "fatalidade". E a porra da verdade é que ~70% dos utilizadores são umas bestas. E não digo desinformados. É bestas mesmo. Um utilizador sem informação faz asneira uma vez. E fica avisado e informado. Uma besta repete a mesma coisa vezes sem conta, faz sempre a mesma pergunta e nunca entende cú da resposta.

Claro que já apanhei colegas de profissão com uma moral e ética muito baixa. Mas nenhum que plantasse "time-bombs" nos PC's. Para quê ter tanto trabalho se a dita besta invariavelmente vai fazê-lo sozinha...

Ora bem, como ele têm sempre o anti-vírus (avg free) actualizado, faz scan de semana a semana e segundo ele, nada de virus aparece

Só isto diz muito. Então ele usa um AV da treta, e esse AV da treta diz que não há problemas (mesmo que haja não tem maneira de saber...) logo o técnico mau é culpado... Santa paciência...
 
depois destas opinioes todas...que eu considero uma grande verdade(apesar de eu ter tido sempre mt sorte...) Se queres ajuda tens de disser o que constuma acontecer com ele, para nos perceber mos o que faz isso ao pc
Bom é o seguinte malta, fui ver o pc dele no dia a seguir e tenho aki ele comigo e ele tinha o seguinte: N dava para fazer copy/paste dos ficheiros, o nero n funcionava, n funciona o Win. media player por falta de memória8| , n reconhecia as drives da motherboar, da drive de disketes, reconhecia só parcialmente as entradas usb, n dava para copiar nada para pen, a net n funcionava, n funcionava o anti-virus nem a firewall do windows, só tinha esta também ... Meti o nod32 e ele n reconheceu nada pk n deu para fazer update pela net e n conseguia colar ficherios de uma pasta para a outra e ainda o cota meu amigo ou um cracker apagou parcialmente os ficheiros de musica e imagens k o cota tem
Peguei nele, tirei o disco dele e meti ligado ao meu 2ºdisco, meti a bombar o meu Nod32 no disco dele e encontrou 72 virus spy-adwares...
Convém dizer k o meu amigo é um dakeles bem cotas k mal sabem enviar uma sms mas gosta de navegar na Net, procura plavras no google.pt e vai clinkando por ai e como eu vi o filho voltou para casa pelo o seguinte, encontrei pelo um scan k fiz ao disco dele pelo get data back para ver o k se tinha perdido pk ele disse k tinha perdidos alguns ficheiros, 9.99 GB de musica da boa, trance, house, etc, e imensas fotos, e outras, recuperarei tudo o k interessa-se, tipo elimei os cookies, os ficheiros do windows, etc k tinham sido eliminados e k n passavam de lixo... por isso, o tecnico pode ser deixado em paz.
Formatei o disco, instalei o windows xp pro, o nero 7, o ad-adware 2007 pro, o corel Paint shop pro photo XI, o office 2007, instalei todos os updates do windows, inclusive ao Windows media player 11, io Nod 32,instalei o Net frame work, firefox 2 em pt-pt (acrescentei skins), photo shop lightroom, winrar, direct x 9.0c, live messenger 8.1,etc, a tudo fiz update e validei
Passei todos os ficheiros k antes tinha passado no meu disco e selcionado para o disco dele.

Agora vou entrega-lo e ele pediu-me para fazer uma ligação de rede mas n sei como é k isso se faz, nunca fiz isso...
Como é k se faz isso????

Fikem bem.
 
Se for cabo, e so ligar na placa de rede e o windows apanha IP automaticamente.
Se for adsl, tens de instalar os drivers do modem e configurar o user e password...
 
Back
Topo