1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Segurança em relação a tecnicos mal intencionados

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por ZeroCool, 28 de Junho de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 1021)

1. ZeroCool

ZeroCool Power Member

Boas!
    Venho aki expor o seguinte caso k se passa com um amigo meu.
    Todos os meses o pc dele ganha problemas no Windows (Windows xp pro) e ele leva ao tecnico para arranjar (tipo, o Windows media player deixa de abrir ficheiros, n consegue copiar ficheiros, etc).
    Ora bem, como ele têm sempre o anti-vírus (avg free) actualizado, faz scan de semana a semana e segundo ele, nada de virus aparece na maioria das vezes dos scan ele está na duvida se é o técnico k meteu kualker cena no pc para ele ter k estar sempre a mandar o seu pc para arranjo e logo o técnico fica a ganhar uma mensalidade anual à pala disso.
    E o mais de estranhar é k aparece os problemas a cerca do mesmo dia do mês em cada mês...

O k poderá estar a fazer isto?
    E se foi mesmo o tecnico, o k acham k poderá ser k ele pôs no pc k o anti-virus n detecta??
    Será k ele criou um vírus "só de uso pessoal" e por isso ainda n foi estudado pela empresas dos anti-virus e logo ele n o detecta?
    Será um ficheiro kualker modificado no windows k está a provocar isto tudo?

Como resolver e prevenir estes problemas "mensais" do Windows?

É k o meu amigo também ker ter a certeza k é mesmo o técnico pk ao k ele diz é o mais barato k ele encontrou... apesar desse dizer k a culpa é dos vírus desconhecidos k "andam" pela Net...

Fikem bem.

2. Kamipt

Kamipt Power Member

Pode ter spyware, visitas a sites menos aconselhados, algum irmão mais novo :)
    Não acredito que o técnico esteja a meter um vírus indetectável, era um grande técnico com muito pouco para fazer.

3. Pedrocas

Pedrocas Banido

Então e que tal o teu amigo começar a aprender umas coisinhas de informática e começar ele mesmo a arranjar o próprio computador?

Eu também não sabia nada de nada de computadores, mas quando levei o meu para arranjar da primeira vez e levaram-me 60 euros só por limpar o pó ao computador e ligar bem um cabo de alimentação, abri o olho e comecei eu mesmo a fazer a manutenção ao pc...

4. PIII

PIII Power Member

pois..bom post...

a internet é um mundo...e o google ajuda-te....se o google nao te ajudar tenta o forum, em ultimo caso é leva-lo a um tecnico diferente...

5. Morais

Morais Power Member

Primeiro há que saber os problemas que o computador dele apresentou e a solução que o técnico aplicou.

Há muita boa gente que, por falta de conhecimentos ou, até mesmo, preguiça em os adquirir que aplica a boa velha formula para corrigir um problema com um computador, CD do Windows, bota a reinstalar tudo... Existe uma razão minimamente válida por detrás disso, o Windows 95, quando saiu, estava tão mal desenvolvido em relação à estabilidade que aquela porcaria dava o berro porque simplesmente lembrava-se de dar, de um momento para o outro os ficheiros de boot ficavam corrompidos, o registo ia de ferias, aquilo era uma dor de cabeça fenomenal, ui, para não falar nos drivers, um tipo tinha que formatar o sistema operativo sempre que mudava de hardware...

E depois, é claro, que essa filosofia e mentalidade se mantenha nos mais "velhos"...

Eu ainda bem me lembro de um Engenheiro formado pelo ISEP virar-se para um tio meu, isto em relação à manutenção de um computador, "são os jogos, os jogos, os jogos é que estragam um computador todo, instala-se um jogo e o computador avaria logo!".

A minha fé em pessoal formado pelo ISEP morreu nessa tarde...

E depois havia o Ben-U-Ron do HelpDesk, o Defrag...

"O jogo não arranca? Desfragmente o disco!"
    "Não tem som? Desfragmente o disco!"
    "O teclado não funciona? Desfragmente o disco!"

E da vez que um técnico da Netcabo disse que o problema da ligação tinha a ver com a baixa memoria ram do sistema (que não o era, já agora), ui... mas aonde é que vão arranjar estes tipos?!

6. esteves

esteves Power Member

depois destas opinioes todas...que eu considero uma grande verdade(apesar de eu ter tido sempre mt sorte...) Se queres ajuda tens de disser o que constuma acontecer com ele, para nos perceber mos o que faz isso ao pc

7. NoobForEver

NoobForEver Power Member

Eu não frequento nem frequentei o ISEP mas convenhamos que por um imbecil vir de lá generalizares para o resto...(no comments) Quanto ao post inicial, bom infelizmente é como tudo, como mecanicos, como reparadores de esquentadores, seja do que for, há de tudo. Se souberes por ti, de facto nada melhor, senão o melhor é mesmo entregares a quem sabe e que tenhas um minimo de confiança. Assim à distância, pelo relato que fizeste não dá para saber com toda a certeza, mas por feeling cheira-me mais a algo relacionado com o teu amigo que com o próprio tecnico. Se o PC vem de lá em condições e depois volta a dar gralha, parece-me mais estar relacionado com algo que não com o tecnico em si.

8. Passarinhuu

Passarinhuu Folding Member

Mas que grande conspiração... loool
    Provavelmente o teu amigo sente a 'necessidade' de consultar sites mais duvidosos numa certa altura do mês. Isso justifica mta coisa. xD

Ele já perguntou ao técnico exactamente o que é que estava a causar o problema e o que é que ele faz para o resolver?

9. ShadeX

ShadeX Power Member

Eu por ter trabalhado muitos anos no ramo talvez tenha uma percepção diferente das coisas mas IMHO é basicamente assim:

Tens assistência dos 8 aos 80. Pessoal sem formação nenhuma e muito conhecimento, pessoal com pilhas de formação e nenhuns conhecimentos, pessoal algures pelo meio e pessoal muito bom mesmo.

Infelizmente isso não te poupa à "fatalidade". E a porra da verdade é que ~70% dos utilizadores são umas bestas. E não digo desinformados. É bestas mesmo. Um utilizador sem informação faz asneira uma vez. E fica avisado e informado. Uma besta repete a mesma coisa vezes sem conta, faz sempre a mesma pergunta e nunca entende cú da resposta.

Claro que já apanhei colegas de profissão com uma moral e ética muito baixa. Mas nenhum que plantasse "time-bombs" nos PC's. Para quê ter tanto trabalho se a dita besta invariavelmente vai fazê-lo sozinha...

Só isto diz muito. Então ele usa um AV da treta, e esse AV da treta diz que não há problemas (mesmo que haja não tem maneira de saber...) logo o técnico mau é culpado... Santa paciência...

10. ZeroCool

ZeroCool Power Member

Bom é o seguinte malta, fui ver o pc dele no dia a seguir e tenho aki ele comigo e ele tinha o seguinte: N dava para fazer copy/paste dos ficheiros, o nero n funcionava, n funciona o Win. media player por falta de memória8| , n reconhecia as drives da motherboar, da drive de disketes, reconhecia só parcialmente as entradas usb, n dava para copiar nada para pen, a net n funcionava, n funcionava o anti-virus nem a firewall do windows, só tinha esta também ... Meti o nod32 e ele n reconheceu nada pk n deu para fazer update pela net e n conseguia colar ficherios de uma pasta para a outra e ainda o cota meu amigo ou um cracker apagou parcialmente os ficheiros de musica e imagens k o cota tem
    Peguei nele, tirei o disco dele e meti ligado ao meu 2ºdisco, meti a bombar o meu Nod32 no disco dele e encontrou 72 virus spy-adwares...
    Convém dizer k o meu amigo é um dakeles bem cotas k mal sabem enviar uma sms mas gosta de navegar na Net, procura plavras no google.pt e vai clinkando por ai e como eu vi o filho voltou para casa pelo o seguinte, encontrei pelo um scan k fiz ao disco dele pelo get data back para ver o k se tinha perdido pk ele disse k tinha perdidos alguns ficheiros, 9.99 GB de musica da boa, trance, house, etc, e imensas fotos, e outras, recuperarei tudo o k interessa-se, tipo elimei os cookies, os ficheiros do windows, etc k tinham sido eliminados e k n passavam de lixo... por isso, o tecnico pode ser deixado em paz.
    Formatei o disco, instalei o windows xp pro, o nero 7, o ad-adware 2007 pro, o corel Paint shop pro photo XI, o office 2007, instalei todos os updates do windows, inclusive ao Windows media player 11, io Nod 32,instalei o Net frame work, firefox 2 em pt-pt (acrescentei skins), photo shop lightroom, winrar, direct x 9.0c, live messenger 8.1,etc, a tudo fiz update e validei
    Passei todos os ficheiros k antes tinha passado no meu disco e selcionado para o disco dele.

Agora vou entrega-lo e ele pediu-me para fazer uma ligação de rede mas n sei como é k isso se faz, nunca fiz isso...
    Como é k se faz isso????

Fikem bem.

11. Warlord

Warlord [email protected] Member

k internet e k ele tem? ASDL (instalar modem USB)? netcabo (ligar a placa de rede)?

12. fcp2008

fcp2008 Power Member

Não tem nada a ver com a solução do problema, mas achei piada a isto :) :) :)

13. ZeroCool

ZeroCool Power Member

Eskeci-me de perguntar e agora n dá para fazer isso, é k já tinha a torre desinstalada pk tava com pressa e nem vi:lol:
    Como é k é para os 2 casos?

Fika bem

14. ZeroCool

ZeroCool Power Member

LOL, n reli o post...:lol:

15. ZeroCool

ZeroCool Power Member

Já encontrei uma thread sobre isso. Obrigado na mesma a todos.

16. fcp2008

fcp2008 Power Member

Bem, isto até nem é impossível na língua portuguesa.
    imagina que frequentavas um ginásio, mas que por qualquer motivo apenas podias ir durante o mês de Agosto.
    Pagavas uma mensalidade anual...

eheheh afinal a frase pode ter sentido! :) :)

17. Warlord

Warlord [email protected] Member

Se for cabo, e so ligar na placa de rede e o windows apanha IP automaticamente.
    Se for adsl, tens de instalar os drivers do modem e configurar o user e password...

Partilhar esta Página