Dúvida Segurança & Manutenção

@ Kannybal

Qual o teu Sistema Operativo? Qual o navegador da Internet que usas?

Estar a sugerir o que quer que seja, sem antes saber certos pormenores, simplesmente não faz qualquer sentido.

O que te posso sugerir desde já, é que faças uso de uma conta de utilizador limitada, caso ainda não o estejas a fazer.
O uso de conta de Adminitrador apenas será para tarefas pontuais, e que requrem privilégios elevados. Para o did-a-dia, uma conta de utilizador limitada é o ideal, pois só si irá evitar muitos problemas.

O meu SO é o Windows XP SP3, tenho instalados o IE e o Mozilla Firefox, utilizo sempre o Firefox, o IE apenas uso porque o Windows Update não me deixa actualizar a partir do Firefox.

Peço desculpa pela minha ignorância nas contas, honestamente eu não sei como criar uma de Admin com todos os privilégios e uma "comum" com privilégios reduzidos. :005:
 
O meu SO é o Windows XP SP3, tenho instalados o IE e o Mozilla Firefox, utilizo sempre o Firefox, o IE apenas uso porque o Windows Update não me deixa actualizar a partir do Firefox.

Peço desculpa pela minha ignorância nas contas, honestamente eu não sei como criar uma de Admin com todos os privilégios e uma "comum" com privilégios reduzidos. :005:

Só mais uma coisa que eu me esqueci de perguntar. E agora que sei qual o Sistema Operativo, aproveito para perguntar - É a versão Home Edition ou Profissional?

Quanto às conta de utilizador, por defeito, aquando da instalação do Windows, é criada uma conta de Adminsistrador. Para veres como criar uma conta de utilizador limitada podes-te guiar pelo meu tutorial, que coloquei há dias no meu blogue. (Espero que os administradores e moderadores deste forum não levem a mal, pois estar a explicar passo a passo por palavras, não dá lá muito jeito, e no artigo do meu blogue está explicado por imagens, o que é bastante mais prático.) A página é esta - http://perimetroseguranca.blogspot.com/2009/07/uso-limitado-no-windows-xp.html

Uma conta de utilizador limitada vai impedir que certas coisas possam ser efectuadas. Não me refiro a coisas do dia-a-dia como navegar na Internet e receber e enviar e-mails. Nas imagens tens lá tudo explicado, pelo próprio Windows, na parte onde se escolhe o tipo de conta.

Contudo, poderão existir certas coisas que precises de fazer e que não funcionem a 100% numa conta de utilizador limitada, pelo que menciono passo a passo uma aplicação que dará usabilidade a este tipo de contas. Está nesta página - http://perimetroseguranca.blogspot.com/2009/07/uso-limitado-no-windows-xp-parte-ii.html

Mas, a pergunta que terás que fazer em primeiro lugar, antes de te decidires por uma conta de utilizador limitada é: Quero o computador (Sistema Operativo) para fazer coisas nele, ou para fazer coisas a ele?

Caso a resposta seja "fazer coisas nele", então não terás qualquer problema em usar uma conta de utilizador limitada no teu dia-a-dia. Caso a resposta seja "fazer coisas a ele", então uma conta de utilizador limitada não é para ti.

Quero acreditar que faças parte do tipo de pessoas que daria como resposta, "fazer coisas nele".

Edição: Esqueci-me de mencionar algo sobre a aplicação que menciono no artigo do meu blogue, pois irá fazer parte da parte III, que é o seguinte:

Caso já tenhas tudo instalado, etc na conta de Administrador, que acredito ser o caso, então primeiro convém criar uma nova conta de Administrador, e depois, a partir desta nova conta, instalar o programa SuRun, e na parte de adicionar as contas ao SuRun, então adicionar a conta de Administrador antiga. Isto fará com que o programa SuRun torne a conta de Administrador antiga numa conta de utilizador limitada.

Os passos são exactamente iguais aos que estão nas imagens, a diferença é que, em vez de criares uma conta de utilizador limitada, estarás a criar uma nova conta de administrador, e instalar o SuRun nesta nova conta, e adicionares a velha conta de administrador ao SuRun. É simples.
 
Última edição:
Muito obrigado por toda a informação e pelos links fornecidos para eu me guiar melhor.

Em relação à questão, eu não entendi bem o que pretendia dizer com "fazer coisas nele" e "fazer coisas a ele".
Se não for incómodo, poderia explicar-me melhor?

Muito obrigado uma vez mais.
 
Muito obrigado por toda a informação e pelos links fornecidos para eu me guiar melhor.

Em relação à questão, eu não entendi bem o que pretendia dizer com "fazer coisas nele" e "fazer coisas a ele".
Se não for incómodo, poderia explicar-me melhor?

Muito obrigado uma vez mais.

Claro.

Então, o que eu pretendo dizer com "fazer coisas nele" (no Sistema Operativo) é o seguinte:

Usar aplicações no Sistema Operativo, para que possamos fazer o que sempre fizemos e fazemos no dia-a-dia, ou seja, trabalhar com processador de texto, folhas de cálculo, navegar na Internet, enviar e receber e-mails, etc.

Se fazes parte deste grupo de pessoas, então não verás uma conta de utilizador limitada como sendo um entrave.

"Fazer coisas a ele" (ao Sistema Operativo):

Mexer com partes importantes do Sistema Operativo, e que se não se souber o que se está fazer, nada de bom pode vir daí.

Se fizeres parte deste grupo, então, de certo que uma conta de utilizador limitada não é para ti.

Acredito que se te guiares pelos meus artigos, que não terás qualquer problema em compreender quer o uso de uma conta limitada e do programa SuRun, e assuntos sobre os quais ainda não acabei os artigos.

Algo que, pelo que sei, até agora o SuRun ainda não lida muito bem é com as actualizações ao Windows. Mas apenas, caso as actualizações estejam defininas para serem transferidas manualmente (ou seja se for o utilizador a verificar se existem ou não actualizações). Pelo que eu pude verificar no computador com o Windows XP, permite (o SuRun) transferir sem qualquer problema, mas depois as actualizações não instalavam. Pelo que eu me pude informar é que algo que já seria de esperar. Mas ainda vou pesquisar um pouco mais sobre este "problema".
Mas, não é nada que não se resolva, caso os utilizadores pretendam verificar manualmente por actualizações. Para isso, basta entrar na conta de Administrador e verificar se existem ou não actualizações e instalar. Depois fechar conta de Administrador.

De qualquer das formas, num dos próximos artigos irei mostrar as funcionalidades avançadas do SuRun, e uma delas é permitir que todas as contas vejam que existem novas actualizações e
aplicá-las. É necessário, contudo, que as actualizações automáticas estejam activadas.

Edição: Assim que eu acabar os artigos correspondentes a contas de utilizador limitadas e SuRun, irei avançar para artigos sobre como aplicar e trabalhar com políticas de restrição de software. Ao lado de uma conta de utilizador limitada, as políticas de restrição de software são um forte aliado a evitar infecções por malware. (Desde claro, e acredito que estejas ciente disso, que não se instale software e jogos piratas. Pois tal ultrapassa qualquer protecção.)
 
Última edição:
Entendi perfeitamente.

Enquadro-me mais na primeira opção, amanhã terei mais disponibilidade e irei seguir os seus artigos para efectuar os passos adequados.

Agradeço-lhe mais uma vez por tudo.
 
Back
Topo