1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Guia Segurança Máxima

Discussão em 'Análises e Artigos - Internet, Redes e Segurança' iniciada por djbatata, 24 de Outubro de 2004. (Respostas: 23; Visualizações: 11377)

1. djbatata

djbatata Power Member

Bem vou fazer este pequeno tutorial de seguranca na internet para os noobs/newbies. É o meu primeiro tutorial por isso não gozem :p lol.

Vírus
    Programas maliciosos que se multiplicam contaminando varios ficheiros, registros de inicialização e tabelas de partição dos discos. Para que o vírus seja activado, é necessário abrir um ficheiro contaminado ou inicializar o sistema com um disco contaminado.

Antivírus são programas que detectam e eliminam vírus basicamente por dois métodos: definição e heurística. As definições contém uma parte do código do vírus que permite identificá-lo, a vantagem deste método é a sua precisão. A heurística detecta os vírus através da comparação com códigos semelhantes ao dos vírus conhecidose por emulação de código verificando o comportamento do objeto analisado em diversas situações, a vantagem da heurística é a capacidade de detectar vírus desconhecidos.

Cavalos de Tróia ou Trojans
    São programas maliciosos que geralmente causam o mesmo tipo de problema que os vírus mas não se multiplicam.

Solução:
    Usar um antivirus dos qual recomendo o AVG por ser free e ser levezinho e ter updates constante.
    www.grisoft.com

Se quer ir mais além pode adequirir um outro antivirus do qual destaco o kaspersky.
    www.kaspersky.com/

Ou entao ainda pode optar pelo Norton ou McAfee os conhecidos antivirus milagrosos.
    www.symantec.com

www.mcafee.com/us/

Spyware
    O spyware é um tipo de programa que recolhe informação sobre o utilizador, a sua empresa e o sítio onde está instalado o computador, sem o seu conhecimento. A partir daí, a informação recolhida pode dar origem a publicidade, tonando-se adware, ou pode ter efeitos mais perversos, o chamado malware (malicious software).

Solução:
    Usar um programa do tipo Ad-Aware versao free mas recomendo a comprarem a versão professional, porque trás o Ad-Watch.
    www.lavasoftusa.com

Mas usem mais outro o Spybot - Search & Destroy para terem a certeza que não deixaram rastos de spyware.
    www.safer-networking.org/pt

Um outro programa free que uso, mas desconhecido para alguns é o SwatIt Anti Trojan and Bot Scanner and Remover muito bom mesmo experimentem.
    swatit.org

O Spy Sweeper é outro programa muito bom juntamente com outro experimentem.
    www.webroot.com/

Crackers
    São praticadas por pessoas maliciosas através da Internet aproveitando-se de falhas de segurança, e de programas maliciosos (geralmente cavalos de Tróia) instalados nos sistemas. Uma vez que o indivíduo invade o sistema alheio, este pode fazer quase tudo no mesmo sendo um sério risco de segurança para o computador, seus dados e a sua privacidade.

Uma firewall é um programa, um equipamento ou uma combinação dos dois que protege uma rede de computadores para que os utilizadores de internet não possam aceder a zonas confidenciais da rede protegida. Uma firewall consegue também limitar aquilo que os utilizadores da rede protegida conseguem fazer para fora (impedindo o acesso a determinados web sites, ou limitar o uso de programas de video-conferência, etc).

Solução:
    Firewall´s free há muitas mas para mim a melhor é ZoneAlarm bloqueia quase tudo e não atrofia o sistema.
    www.zonelabs.com

Outra firewalls como por exemplo a Agnitum Outpost, Sygate Personal Firewall ou Black Ice Defender.
    www.agnitum.com

smb.sygate.com

www.iss.net/

Outras soluções são:
    -Manter o software o mais actualizado possível Windows e outros programas.
    -Instalar o Service Pack 2 que tem firewall incluída- "Security Center". Se tiverem problemas com o nº de ligações/segundo TCP/IP sp2.pt.vu/
    -Não abrir ficheiros suspeitos ou desconhecidos por email nem aceitar contactos estranhos.
    -Evitar fazer o download de programas piratas porque podem conter spyware, etc.
    -Pesquisar sobre o assunto que quer e estar bem informado.

Sites em consideração:
    -www.microsoft.com
    -www.answersthatwork.com/
    -http://binaryopinion.blogspot.com/2005/11/how-to-secure-windows-xpfor-real.html
    -www.techzonept.com :D

Espero ter ajudado, alguma questão e só colocarem :D

Última edição: 13 de Novembro de 2005
  2. BuG

BuG Power Member

boa iniciativa. obrigado :001:

3. HecKel

HecKel The WORM

Sobre a parte do gozo, na minha opinião seria pura estupidez gozar com a tua iniciativa, uma vez que a informação que deste e os links que postaste podem ser uteis a muita gente no forum, no entanto tenho apenas uma critica a fazer, sobre o quote que se segue:

A descrição que deste está correcta, no entanto não é a descrição de Hacker, mas sim de Cracker.
    Hacker é um programador(ou não...) que altera e adapta o código de alguns programas normalmente sem fins locrativos para beneficiar outros e/ou a ele mesmo, e por vezes mesmo para tentar prejudicar algumas empresas(é dificil não o fazer :P) acho que se pode considerar como que o Robin Hood dos PC's (mas k piada fatela...)
    Existe mesmo que considere qualquer programador como um hacker..., eu já não partilho dessa opinião....

um abraço HecKel

PS -> É bastante provável eu estar errado no que disse, basei-me apenas em uns sites que li, não tenho qualquer fundamento sólido, agradeço que me corrijam caso esteja de facto equivocado.

4. Tafinho

Tafinho Power Member

Não está nada tão errado que valha a pena a mínima correcção...

5. BaM MaRgErA

BaM MaRgErA Folding Member

Tal como o Heckel disse.. Isso sao crackers, not Hackers.. Mas fora isso.. Bom post!!!

6. fap

fap Power Member

podias fazer alguns add-on's, como explicares o que é uma firewall, como funciona, que tipos há...e depois explicares implementações em linux (iptables powah :D)...eu já tive para fazer um doc desses para inserir num contexto académico para mostrar ao pessoal do 1º ano mas não tive tempo para o fazer...se não fizeres pode ser que daqui a uns tempos eu ponha aqui :)

boa thread!

Última edição: 24 de Outubro de 2004
  7. timber

timber Zwame Advisor

Excelente iniciativa

Só tinha uma sugestão miníma. Em vez de referires arquivo utiliza a expressão ficheiro. O "File" é referido como arquivo no Brasil

8. Flyer

Flyer Power Member

pah....já há vários tutoriais de safety e spyware e cenas...seria interessante um MODERADOR uni-las pq umas estao mais completas q outras em certos aspectos...COMPLENTANDO-SE :)

Q dizem?

9. avantix

avantix Power Member

Eu não lhes chamo Crackers .... mas:

Script-Kiddies

Sempre os designei assim ... acho um nome bem mais engraçado para eles! os famosos wannabe! :D

10. djbatata

djbatata Power Member

Tutorial Editado.

Obrigado pelos vossos comentários qualquer dúvida ou sugestão é so colocarem :D
    Se precisarem de "software" mandem pm lol.

Cumps.

11. Mephisto

Mephisto Banido

Esqueceste-te de referir que é sempre bom instalar o SP2 do Windows Xp...:D

12. [_ExtremeHack_]

[_ExtremeHack_] Power Member

Mais uma firewall, por exemplo a minha favorita a: Black Ice Defender
    Mas pra segurança á Homem o melhor e não ter net... :lol:

13. IceGum

IceGum Power Member

A Black Ice Defender é apenas 1a das mais faceis firewalls de ultrapassar pelos hackers ou como lhes keiram xamar.

Como disseram a melhor segurança é n ter net :x2:

14. djbatata

djbatata Power Member

Isso ta la no tutorial manter o software o mais actualizado possivel :zzz

Em relaçao a firewall Black Ice Defender nem aparece nos comparativos por isso e que nao coloquei lá. Mas posso adicionar.

Cumps.

15. Morpheus

Morpheus Banido

convem referires tb que uma das implementações de segurança mais famosas do SP2 é o Data Execution Prevention que é suportado por hardware pelo AMD64, AMD FX... que impede que certos virus da classe Blaster e Sasser corram no pc...

16. mavatar

mavatar Power Member

Pessoal, quer no que diz respeito a segurança quer na manutenção (e para mim estas duas coisas vivem a par) há um site que é o equivalente em qualidade ao tom's hardware. Tem as perguntas e as respostas em pormenor para quase todas as pequenas coisas que se podem / devem fazer para manter o sistema limpinho e funcional:

http://www.answersthatwork.com/

djbatata. Boa iniciativa e comptinua o toturial que estás a ir bem.

17. JC

JC Power Member

Talvez querias referenciar na parte do Spyware o Spysweeper.
    http://www.webroot.com

Na minha opinião bate o Ad-Aware de longe.

18. djbatata

djbatata Power Member

Editado :D

Metam ai sites bacanos eheh.

Cumps.

19. Tafinho

Tafinho Power Member

Isso era suposto ser bom ?

20. JSL71

JSL71 Power Member

E testes?

Boas djbatata!

Poderá ser útil adicionar informação sobre testes à FireWall?
    Os membros _freelancer_ e _jr (entre outros) deram-me a conhecer o teste shields up teste em http://grc.com para testar o nível de segurança da FW e o sniffer ethereal (www.ethereal.com) para cheirar tudo o que anda a saír do pc ( mas este último já é mais complexo...).

e
    O tópico completo está em http://www.techzonept.com/showthread.php?t=74532.
    (Obrigado a todos o que nele participaram)

Partilhar esta Página