Segurança na Rede (estarei paranóico?)

zelv

Power Member
209166.gif


Pessoal, acham normal o que se passa aí mesmo em baixo? Estarei a ficar paranóico?
Kasperspy, Outpost, PeerGuardian,Trojan Hunter, Microsoft AntiSpyare (activos) Spyboot, Adware (scans)
 
Flyer disse:
ké?? :D:D:D

Só vejo esse golo do paito.....enfim :'(.....momentos tristes :(

Isso tudo n te está a comer demadiados recursos?

Tá!
eusa_doh.gif

Mas dentro dos limites do razoável;
209134.gif
agora agradecia era que, se acharem algo de redundante me avisassem.

Thx
 
nothing disse:
OffTopic

Não achas que uma assinatura de 250Kb é um bocado abusada? Além claro de violar as regras.

offtopic8ys.gif

Por acaso não sabia desse limite. :( Como para o avatar, o fórum só aceitava dentro dos limites, pensei que para a sig fosse igual!

...mas não sei porquê, cheira-me que és benfiquista.
taetschel_.gif
 
zelv disse:
...mas não sei porquê, cheira-me que és benfiquista.

Não sei porquê, mas cheira-me que ainda não olhaste muito bem para o meu avatar. Ou então és novo demais para reconhecer quem é.

sobre o tamanho das assinaturas
::Assinaturas::

Vários exemplos:

5 linhas de texto tamanho standard (Podem ser usados os códigos do Vbulletim)
Imagem com as dimensões de 700x100 (máximo 30kb)
Mista com texto e imagem desde que no total não ultrapasse a altura de 5 linhas de texto ou 700x100
 
nothing disse:
Não sei porquê, mas cheira-me que ainda não olhaste muito bem para o meu avatar. Ou então és novo demais para reconhecer quem é.

sobre o tamanho das assinaturas

Por acaso não reparei! Em relação ao Rabah Madjer posso-te dizer que acordei às 3 da manhã para ver o Porto-Penarol, digo-te a finta que ele fez antes de cruzar para o Juary marcar no Prater em Viena, digo-te até...
 
Parece-me que isso tudo a correr é sinal de paranóia. :)

Para mim, basta o Giant/MS AntiSpyware activos. Quantos aos scans, correr isso tudo só se desconfiar que anda rabo escondido com o gato de fora (é mesmo assim!).

OT: Madjer é único.
 
zelv disse:
Por acaso não reparei! Em relação ao Rabah Madjer posso-te dizer que acordei às 3 da manhã para ver o Porto-Penarol, digo-te a finta que ele fez antes de cruzar para o Juary marcar no Prater em Viena, digo-te até...

:) Ainda tenho ali as cassetes de vídeo com esses dois jogos.

Ontopic,
Convém sempre verificar spywares com software diferente. Existem sempre umas cenas que um detecta mas outro não. Mas acho que o Kapersky, OutPost e GIANT sejam suficientes. (e, ocasionalmente, um scan com o S&D, AdAware).
A propósito, com isso tudo activo não notas o sistema pesado?

PS: Sup3r, pois é. Dava-nos jeito mais um deste calibre. :D
 
nothing disse:
:) Ainda tenho ali as cassetes de vídeo com esses dois jogos.

Ontopic,
Convém sempre verificar spywares com software diferente. Existem sempre umas cenas que um detecta mas outro não. Mas acho que o Kapersky, OutPost e GIANT sejam suficientes. (e, ocasionalmente, um scan com o S&D, AdAware).
A propósito, com isso tudo activo não notas o sistema pesado?

PS: Sup3r, pois é. Dava-nos jeito mais um deste calibre. :D
Eu usava o kaspersky, firewall windows e microsoft anti-spyaware e digo-te que não noto muitas diferenças.
Mas vê por ti mesmo e diz algo.

task_manager.jpg
 
Muito pesado mesmo...

Acredita que tens os mesmos resultados com 1/2 do peso ou menos. A solução passa por coisas bem masi pequenas e menos "chupadoras" de recursos...

Como por exemplo não correr como admin... A 1/2 duzia de coisas que TENS de fazer como admin não tornam o "Run As..." ou um logoff rápido assim tão chato de usar como isso...

Largar de vez e para sempre o IE/OE é outro passo na direcção certa. O que não falta são browsers decentes com 10x menos problemas... Desde o Netscape 6 que não vivo sem tabs e só vejo o IE quando vou ao windows update :D

Software AV/AntiMalware, só se der para estar desligado... Kaspersky/Spybot/AdAware/SpywareBlaster e mais um ou dois. Um scan sempre que haja duvidas chega-me e sobra...

E bom, feito o post, vou mas eh meter o Win3.11 no portátil... Roxxxes se tudo o que precisares for um editor de texto ,) W9x com LiteShell/NoteTab tbm não é mau...
 
ShadeX disse:
Muito pesado mesmo...

Acredita que tens os mesmos resultados com 1/2 do peso ou menos. A solução passa por coisas bem masi pequenas e menos "chupadoras" de recursos...

Como por exemplo não correr como admin... A 1/2 duzia de coisas que TENS de fazer como admin não tornam o "Run As..." ou um logoff rápido assim tão chato de usar como isso...

Largar de vez e para sempre o IE/OE é outro passo na direcção certa. O que não falta são browsers decentes com 10x menos problemas... Desde o Netscape 6 que não vivo sem tabs e só vejo o IE quando vou ao windows update :D

Software AV/AntiMalware, só se der para estar desligado... Kaspersky/Spybot/AdAware/SpywareBlaster e mais um ou dois. Um scan sempre que haja duvidas chega-me e sobra...

E bom, feito o post, vou mas eh meter o Win3.11 no portátil... Roxxxes se tudo o que precisares for um editor de texto ,) W9x com LiteShell/NoteTab tbm não é mau...

Só vejo Firefox e Thunderbird!
yikes.gif


Já agora, isso de não entrar como administrador...eu depois posso utilizar software que durante a instalação escolhi "instalar só para este utilizador" ? E entro como? Activo uma conta de convidado?

Outra coisa, tirando o AV o ASpyware e a firewall só tenho o PeeGuardian e o TrojanHunter, que juntos estão a consumir 7mb; não valerão a pena? Quais deverei desligar na vossa opinião?
 
Última edição:
zelv disse:
Só vejo Firefox e Thunderbird!
yikes.gif


Já agora, isso de não entrar como administrador...eu depois posso utilizar software que durante a instalação escolhi "instalar só para este utilizador" ? E entro como? Activo uma conta de convidado?

Outra coisa, tirando o AV o ASpyware e a firewall só tenho o PeeGuardian e o TrojanHunter, que juntos estão a consumir 7mb; não valerão a pena? Quais deverei desligar na vossa opinião?
Vá lá, uma ajudinha...
209050.gif
 
Isso dos 7MB é cú sabes... Eu por exemplo com 1Gb de Ram não podia tar menos preocupado com alguma app/apps consumir 7MB. Já se elas consumirem 0.5% do cpu time inutilmente, ai fico chateado, obviamente que fico chateado :P

Poix... Se instalaste soft só para ti, é capaz de dar alguns probs...E sim, a ideia é criar contas de admin para admin tasks (com boas passwords obvio...) e depois criar uma conta de user restrito para usar normalmente... Assim, e descontando exploits de bugs M$, se apanhares alguma bodega, ela (por norma) só apanha uma conta que não pode fazer assim tanto como isso.

Diga-se em abono da M$ que eles só não meteram os users como restritos por defeito pq depoix de tantos anos com w9x e maus hábitos de segurança, eles iam estranhar ter de se "auto-restringir". Preguiça roxxes.

Ainda agora recebi um mail da netcabo. Vão fazer um Roadshow sobre segurança. Um dos parceiros é a Panda. Os mesmos gajos que me disseram que não percebiam pq é que eu instalava FW's em todos os PC's da LAN. Go figure...

E bem, se já largaste o IE/OE pelo FF/TB, já deste um passo em frente. IMHO, a maior parte dos probs podia ser evitada simplesmente não usando certas coisas e evitando certos comportamentos... Alternativas não faltam. E se um dia a alternativa tiver tbm demasiados problemas "por resolver", passas para outro...

Exemplo da vida real :

Semana passada limpei um PC de tudo o que era bodega e mais alguma. O dono, um rapazito coitado que nem é má pessoa e parece genuinamente preocupado com á máquina aguentou 2 horas de "discurso" sobre o que fazer e não fazer. Largou o IE/OE e deu a noticia a toda a gente da famelga para terem MUITO CUIDADO. Vai para fora uns dias. Quando volta, o irmão tinha scado/instalado Msn's Plus e mais outras 20 variedades de bodegas inutéis, 1/2 delas com spyware. A mãe recusava-se a usar o TB mas queixava-se que o mail (mail novo criado pelo rapaz) já estava cheio de spamm (cgi generated images anyone?), etc etc etc...

Conclusão :

É a historia do elo mais fraco. O utilizador. Nada pode proteger a box de users irresponsáveis :)
 
ShadeX disse:
Ainda agora recebi um mail da netcabo. Vão fazer um Roadshow sobre segurança. Um dos parceiros é a Panda. Os mesmos gajos que me disseram que não percebiam pq é que eu instalava FW's em todos os PC's da LAN. Go figure...


Nem eles, nem eu...
 
Principio da exposição minima. Não expor nada que não seja ESTRITAMENTE necessário.

Talvez entendam o pq se um dia virem um worm a espalhar que nem ginjas pela rede toda. Poix, pq se ainda não repararam, os virus/worms atm são mais sofisticados que á 2/4 anos atrás e aproveitam x hipoteses diferentes para se propagarem. Mail, shares, exploits, etc etc etc... E os OS's estão cada vez mais a correr serviços expostos, "A bem da evolução!".

Ou quando um user x com acesso menos limitado (not admin tough) instala um spyware qqr que começa a querer papar a banda da rede...

Ou "insert favorite network problem here".

Ao meterem FW's em TODAS as boxes e limitarem o uso a apenas e somente o minimo essencial, poupam-se a muito problemas logo á partida.

Escusado será dizer que tbm não fazem muitos amigos entre os users...

Restringir as apps disponivéis tbm ajuda :)

E faz menos amigos ainda :(

Btw, nem mencionem a existência de patches. O facto de existirem quer dizer que a vuln existe. E o patch sai sempre depois da vuln (e as vezes do exploit). Logo, a melhor protecção é mesmo precaver um worst case scenario e reduzir logo as hipóteses de acontecer.

Edit:

@fap

...a não ser que sejam firewalls com regras distintas e que a firewall da GW da lan seja meia maravilhosa

A das partes distintas, se bem que raro, é um ponto válido. Mas o ponto fulcral é mesmo não achar que a unica ameaça vem de fora. Ignorar a possibilidade de ameaça interna é no minimo irresponsável. Conheço um ou outro sitio onde a Lan estava toda á vontadex internamente. Um Sr. Dr. Gestor chegou com o tátil infectado com um worm, guess what...
 
Última edição:
Back
Topo