[Segurança] Programa de Login

tiagunix

Membro
Eu estou a fazer um projecto tecnológico, baseia-se em configurar esquema de packettracer, uma planta em Visio e numa apresentação powerpoint explicar tudo a cerca do material usado para fazer o mesmo. No entanto tenho duas dúvidas que agradecia imenso que me ajudassem com simples e minimamente fiáveis soluções.

Como o projecto se dirige a uma empresa e esta é composta por cerca de 30 computadores, queria criar um sistema de login para cada utilizador. Não sei se o XP dá para fazer isso sem ter de criar utilizador a utilizador. Vi um esquema numa LANhouse em que, tendo em conta uma base de dados feita em Acess, clicávamos no menu iniciar, aí apareciam dois campos vazios, um para o nick e outro para a password. Ao efectuar o login iriam aparecer todos os programas disponíveis ao utilizador e um pequeno contador que indicava o tempo restante. Esta é a minha primeira dúvida e a que preciso mesmo que me esclareçam. Sabem de algum programa que faça a gestão de login's? Não é necessário ser igual a este, apenas precisava de um sistema de login.

A minha segunda dúvida é: eu queria fazer um servidor interno. Falei com um colega e ele falou-me em discos RAID e/ou RAID2. Teria um computador dedicado, o qual iria guardar a informação enviada pelos trabalhadores a cada 4 horas de trabalho. Alguém me pode explicar como é que eu iria fazer a montagem do servidor/host? Não é preciso ser muito detalhado, mas se desse, dizerem-me que tipo de hardware espeficio iria precisar e caso necessário o software ou a configuração do SO para tal.

Para enviar os dados, o programa de gestão de contabilidade que vou usar no projecto já tem essa opção, necessitando apenas de um directório, onde serão guardados os dados.

Desde já, obrigado pela atenção,
Tiagunix
 
Explica-me como se eu fosse muito burro xD

Bem, os login's seriam apenas para que cada um estivesse no seu dito computador e em vez de se picar cartão ou fazer qualquer tipo de verificação, com o login já saberiam que o trabalhador estava na empresa e saberiam as horas que este esteve logado no PC, caso alguma informação fosse perdida/alterada/danificada/corrompida ou qualquer coisa do genero saberiam quem foi ou pelo menos em qual computador foi.

Mas explica-me lá isso dos login's no dominio, como faria isso?
 
Aquilo a que kazuza se deve estar a referir é um domínio de active directory. Em que tens um domínio onde esses 30 users estão agregados e autorizados por user e password a logar-se nas maquinas locais. O active directory permite ainda a gestão de permissões dentro de cada domínio ou individualmente para cada grupo de users, individual ou organizacional.

Investiga um pouco no google sobre isso .

Cumprimentos.
 
Muito obrigado, graças a algumas dicas, como o active directory consegui o que queria e estruturei um projecto que ficou em termos de qualidade muito acima dos outros. Não me baseie só no que me disseram, procurei no google e pedi algumas informações a pessoal que está dentro do ramo. Desde já obrigado pela atenção o/

Podem fechar o tópico.
 
Back
Topo