1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  1. reefdiver

reefdiver Power Member

Estou a pensar entrar nisto, mas tenho 3 dúvidas:

- até que ponto é seguro quer do ponto de vista de virus/malware quer do ponto de vista de porta de entrada a hackers (buraco na firewall) ?

- se escolher um projecto, posso facilmente mudar para outro ?

- até que ponto vou sentir diminuição no desempenho do computador ?

Origado.

2. The Todd

The Todd Power Member

A 1ª dúvida não te sei responder concretamente. Mas muito dificilmente, já que o os projectos "boinc" vem de super computadores de universidades que deveram ter uma boa manutenção, passando também pela segurança. (Deverá ser assim.)

Claro que podes, as vezes que quiseres. É muito dinâmico neste ponto.

Eu pessoalmente não senti diminuição de desempenho algum.

Abraços.

3. dogkiller11

dogkiller11 Power Member

Não há qualquer risco adicional, pelo menos na prática. É certo que vais ter pelo menos mais uma porta aberta, mas o simples facto de estares a ler esta mensagem prova que a tua porta 80 está aberta... Se ao mesmo tempo estiveres com o webmail aberto, a porta 8080 estará também certamente aberta.

Com jogos a mesma coisa. Se não questionas a segurança enquanto jogas online (também se abrem portas), também não deves questionar enquanto foldas...

Além disso, o proprio sistema operativo para funcionar bem (por exemplo windows update), precisa de algumas portas abertas. Quem quiser atacar saberá à partida que portas atacar... Nunca irá atacar por este tipo de portas (boinc e similares), porque é mais raro estarem abertas.

Quanto a virus, tudo o tráfego de entrada passa pelos servidores das tais universidades, e consequentemente pela segurança deles e pela tua. Não haverá problemas.

Quanto ao desempenho, nem sequer vais notar. Além disso, por exemplo para jogos, podes sempre usar a opção snnoze (pára o serviço por algum tempo)...

4. reefdiver

reefdiver Power Member

OK. Esclarecido. Vou apenas esperar pela próxima versão do cliente boinc porque parece que a actual tem problemas com gpu's nvidia com suporte cuda (ou estarei errado ?).

5. dogkiller11

dogkiller11 Power Member

No meu caso não funciona... Mas podes sempre aderir e mais tarde actualizar o cliente...

6. reefdiver

reefdiver Power Member

Ao suportar diversos projectos, devem-se usar logins e passwords diferentes para cada um ?

7. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Isso só depende de ti. Se tiveres 20 projectos com logins e pass diferentes vai ser difícil, não? :p

Quanto ao Boinc estar com problemas com o Cuda, não acontece comigo. Tenho Boincado com a 9800GT e não têm havido problemas.

CUmps

8. reefdiver

reefdiver Power Member

Tb acho que não tenho tido problemas mas não posso dizer com certeza pois não tenho termo de comparação. No entanto noto que desde que o Boinc está a funcionar que volta e meia o monitor fica preto por 1 segundo e depois fica normal. Nada de perde, apenas é o monitor a piscar os olhos...

9. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Hum, isso é estranho. Qual é a tua gráfica e fonte de alimentação?

Aliás, é melhor preencheres o My System, assim é mais fácil.

Cumps

10. reefdiver

reefdiver Power Member

Gráfica: 9800GT
    Alimentação: não sei, excepto que é de 480W
    Mas o PC é novo e não foi montado à peças (é um HP), pelo que diria que não é HW... mas nunca se sabe.

11. dogkiller11

dogkiller11 Power Member

Claro que pode ser hardware... Um exemplo: a dita empresa está actualmente a passar alguns problemas por causa de alguns portáteis.

A causa do problema é uma nvidia que não está a refrigerar convenientemente... Ainda esta semana me passou pelas mãos um caso deste em que a máquina teve de ser recolhida.

O facto de o fabricante ser de renome não quer dizer que seja imune a falhas... por isso é que têm garantia...

12. dogkiller11

dogkiller11 Power Member

PS: Qual é a máquina afinal? Modelo (Ou part number)...

13. reefdiver

reefdiver Power Member

Desktop HP m9475pt

Eu sei que ser de marca não é garantia por si só. Estava-me apenas a referir ao facto de ser um PC novo e portanto não ter andado ainda a trocar componentes...

14. dogkiller11

dogkiller11 Power Member

isso acontece quando inicias a máquina ou quando arrancas com o boinc... Parece-me ser algum efeito secundário do CUDA...

De qualquer forma, será resolvido numa versão proxima...

15. reefdiver

reefdiver Power Member

Ainda não tive oportunidade de analisar com cuidado os momentos em que acontece, mas aparentemente é em qualquer altura e independentemente das aplicações que esteja a correr (o boinc está a correr por default com o start do windows). Vou experimentar desligar o boinc assim que o windows arranca e ver se o monitar volta a piscar. Se não acontecer, deve ser mesmo do boinc e nesse caso provavelmente do cuda.
    Já agora tenho as drivers nvidia mais recentes (se não me engano 182.22).

16. dogkiller11

dogkiller11 Power Member

Óptimo...
    Testa arrancar com a maquina sem boinc duas ou três vezes, e usá-la normalmente...

No meu caso tenho algo também caricato... A gráfica é detectada como compatível com o cuda. Mas suspeito que não está a ser utilizada... Estuo a demorar 7 a 9 horas por WU...

17. reefdiver

reefdiver Power Member

OK. Logo à noite vou testar. Quando dizes arrancar sem boinc estás mesmo a dizer configurar o boinc para não arrancar automaticamente ou é suficiente desligar o boinc depois deste arrancar com o windows ?

18. reefdiver

reefdiver Power Member

Ontem quando liguei o PC e assim que o windows acabou o processo de arrancar, desliguei o boinc. E de facto não se verificou o tal piscar de olhos do monitor... pensava eu ! Porque na verdade demorou mas aconteceu 1 vez.
    Ou seja, duas conclusões (apesar de hoje à noite testar outra vez):
    - o culpado não é directamente o boinc
    - eventualmente são as novas drivers nvidia que instalei (porque antes não acontecia)
    - quando o boinc corre, o problema verifica-se mais frequentemente, pelo que pode ser um problema do cuda nessas drivers...

19. dogkiller11

dogkiller11 Power Member

Boas. Desculpa a ausência...

Resta aguardar novas drivers e ver se o problema se mantêm... Ou podes mesmo voltar a instalar as antigas e aguardar por umas novas...

Fica bem

20. reefdiver

reefdiver Power Member

Olá. Tudo bem.
    O problema de facto continua a existir. Não é frequente mas volta e meia acontece. Recentemente notei algo que ainda não tinha reparado. Nesses momentos de blink, apenas o monitor ligado por HDMI (com conversor DVI na placa gráfica) faz o piscar. O outro monitor (tenho dois ao mesmo tempo) ligado em analógico não pisca. Tamém reparei que no momento de piscar, o som (neste caso stream de música da internet) pára momentaneamente (as colunas estão embutidas no tal monitor que pisca). Será isto um problema associado ao monitor ou ao HDMI também ?
    A gráfica é 9800 GT e o monitor um HP w2228h.

Partilhar esta Página