Segurança

reefdiver

Power Member
Estou a pensar entrar nisto, mas tenho 3 dúvidas:

- até que ponto é seguro quer do ponto de vista de virus/malware quer do ponto de vista de porta de entrada a hackers (buraco na firewall) ?

- se escolher um projecto, posso facilmente mudar para outro ?

- até que ponto vou sentir diminuição no desempenho do computador ?

Origado.
 
A 1ª dúvida não te sei responder concretamente. Mas muito dificilmente, já que o os projectos "boinc" vem de super computadores de universidades que deveram ter uma boa manutenção, passando também pela segurança. (Deverá ser assim.)

Claro que podes, as vezes que quiseres. É muito dinâmico neste ponto.

Eu pessoalmente não senti diminuição de desempenho algum.

Abraços.
 
Estou a pensar entrar nisto, mas tenho 3 dúvidas:

- até que ponto é seguro quer do ponto de vista de virus/malware quer do ponto de vista de porta de entrada a hackers (buraco na firewall) ?

- se escolher um projecto, posso facilmente mudar para outro ?

- até que ponto vou sentir diminuição no desempenho do computador ?

Origado.

Não há qualquer risco adicional, pelo menos na prática. É certo que vais ter pelo menos mais uma porta aberta, mas o simples facto de estares a ler esta mensagem prova que a tua porta 80 está aberta... Se ao mesmo tempo estiveres com o webmail aberto, a porta 8080 estará também certamente aberta.

Com jogos a mesma coisa. Se não questionas a segurança enquanto jogas online (também se abrem portas), também não deves questionar enquanto foldas...

Além disso, o proprio sistema operativo para funcionar bem (por exemplo windows update), precisa de algumas portas abertas. Quem quiser atacar saberá à partida que portas atacar... Nunca irá atacar por este tipo de portas (boinc e similares), porque é mais raro estarem abertas.

Quanto a virus, tudo o tráfego de entrada passa pelos servidores das tais universidades, e consequentemente pela segurança deles e pela tua. Não haverá problemas.

Quanto ao desempenho, nem sequer vais notar. Além disso, por exemplo para jogos, podes sempre usar a opção snnoze (pára o serviço por algum tempo)...
 
Não há qualquer risco adicional, pelo menos na prática. É certo que vais ter pelo menos mais uma porta aberta, mas o simples facto de estares a ler esta mensagem prova que a tua porta 80 está aberta... Se ao mesmo tempo estiveres com o webmail aberto, a porta 8080 estará também certamente aberta.

Com jogos a mesma coisa. Se não questionas a segurança enquanto jogas online (também se abrem portas), também não deves questionar enquanto foldas...

Além disso, o proprio sistema operativo para funcionar bem (por exemplo windows update), precisa de algumas portas abertas. Quem quiser atacar saberá à partida que portas atacar... Nunca irá atacar por este tipo de portas (boinc e similares), porque é mais raro estarem abertas.

Quanto a virus, tudo o tráfego de entrada passa pelos servidores das tais universidades, e consequentemente pela segurança deles e pela tua. Não haverá problemas.

Quanto ao desempenho, nem sequer vais notar. Além disso, por exemplo para jogos, podes sempre usar a opção snnoze (pára o serviço por algum tempo)...

OK. Esclarecido. Vou apenas esperar pela próxima versão do cliente boinc porque parece que a actual tem problemas com gpu's nvidia com suporte cuda (ou estarei errado ?).
 
Ao suportar diversos projectos, devem-se usar logins e passwords diferentes para cada um ?

Isso só depende de ti. Se tiveres 20 projectos com logins e pass diferentes vai ser difícil, não? :p

Quanto ao Boinc estar com problemas com o Cuda, não acontece comigo. Tenho Boincado com a 9800GT e não têm havido problemas.

CUmps
 
Isso só depende de ti. Se tiveres 20 projectos com logins e pass diferentes vai ser difícil, não? :p

Quanto ao Boinc estar com problemas com o Cuda, não acontece comigo. Tenho Boincado com a 9800GT e não têm havido problemas.

CUmps


Tb acho que não tenho tido problemas mas não posso dizer com certeza pois não tenho termo de comparação. No entanto noto que desde que o Boinc está a funcionar que volta e meia o monitor fica preto por 1 segundo e depois fica normal. Nada de perde, apenas é o monitor a piscar os olhos...
 
Hum, isso é estranho. Qual é a tua gráfica e fonte de alimentação?

Aliás, é melhor preencheres o My System, assim é mais fácil.

Cumps
 
Hum, isso é estranho. Qual é a tua gráfica e fonte de alimentação?

Aliás, é melhor preencheres o My System, assim é mais fácil.

Cumps

Gráfica: 9800GT
Alimentação: não sei, excepto que é de 480W
Mas o PC é novo e não foi montado à peças (é um HP), pelo que diria que não é HW... mas nunca se sabe.
 
Claro que pode ser hardware... Um exemplo: a dita empresa está actualmente a passar alguns problemas por causa de alguns portáteis.

A causa do problema é uma nvidia que não está a refrigerar convenientemente... Ainda esta semana me passou pelas mãos um caso deste em que a máquina teve de ser recolhida.

O facto de o fabricante ser de renome não quer dizer que seja imune a falhas... por isso é que têm garantia...
 
Desktop HP m9475pt

Eu sei que ser de marca não é garantia por si só. Estava-me apenas a referir ao facto de ser um PC novo e portanto não ter andado ainda a trocar componentes...
 
isso acontece quando inicias a máquina ou quando arrancas com o boinc... Parece-me ser algum efeito secundário do CUDA...

De qualquer forma, será resolvido numa versão proxima...
 
Ainda não tive oportunidade de analisar com cuidado os momentos em que acontece, mas aparentemente é em qualquer altura e independentemente das aplicações que esteja a correr (o boinc está a correr por default com o start do windows). Vou experimentar desligar o boinc assim que o windows arranca e ver se o monitar volta a piscar. Se não acontecer, deve ser mesmo do boinc e nesse caso provavelmente do cuda.
Já agora tenho as drivers nvidia mais recentes (se não me engano 182.22).
 
Óptimo...
Testa arrancar com a maquina sem boinc duas ou três vezes, e usá-la normalmente...

No meu caso tenho algo também caricato... A gráfica é detectada como compatível com o cuda. Mas suspeito que não está a ser utilizada... Estuo a demorar 7 a 9 horas por WU...
 
OK. Logo à noite vou testar. Quando dizes arrancar sem boinc estás mesmo a dizer configurar o boinc para não arrancar automaticamente ou é suficiente desligar o boinc depois deste arrancar com o windows ?
 
Ontem quando liguei o PC e assim que o windows acabou o processo de arrancar, desliguei o boinc. E de facto não se verificou o tal piscar de olhos do monitor... pensava eu ! Porque na verdade demorou mas aconteceu 1 vez.
Ou seja, duas conclusões (apesar de hoje à noite testar outra vez):
- o culpado não é directamente o boinc
- eventualmente são as novas drivers nvidia que instalei (porque antes não acontecia)
- quando o boinc corre, o problema verifica-se mais frequentemente, pelo que pode ser um problema do cuda nessas drivers...
 
Boas. Desculpa a ausência...

Resta aguardar novas drivers e ver se o problema se mantêm... Ou podes mesmo voltar a instalar as antigas e aguardar por umas novas...

Fica bem
 
Olá. Tudo bem.
O problema de facto continua a existir. Não é frequente mas volta e meia acontece. Recentemente notei algo que ainda não tinha reparado. Nesses momentos de blink, apenas o monitor ligado por HDMI (com conversor DVI na placa gráfica) faz o piscar. O outro monitor (tenho dois ao mesmo tempo) ligado em analógico não pisca. Tamém reparei que no momento de piscar, o som (neste caso stream de música da internet) pára momentaneamente (as colunas estão embutidas no tal monitor que pisca). Será isto um problema associado ao monitor ou ao HDMI também ?
A gráfica é 9800 GT e o monitor um HP w2228h.
 
Back
Topo