Seguros para telemoveis "fraudes" cuidado leiam e vejam o video.

Então segundo as tuas ideias, quando olhas para a factura da tvcabo todos os meses, em vez de dizeres "eish que roubalheira!", deve-se dizer: "eish que furto!"?

Isso devem ser aldrabices do novo acordo ortográfico abrasileirado.

Furto sempre foi assalto. Vais na rua e um grupo de basofes fazem-te a rodinha e tiram-te coisas, "Foste furtado".
Roubo podia ser sem tu veres. Se alguém fosse à tua mala e tirasse algo sem tu veres, era roubo. "Foste roubado".
 
_radeon_, não te enterres mais. Só fica bem admitirmos quando estamos errados - ninguém nasce ensinado.
O insectskin tem razão e ponto final, nem está aberto a discussão, são termos jurídicos claros.
O que se passa é que, como explica o artigo que o insectskin colocou em link, na linguagem comum, estes termos passaram a ser utilizados como sinónimos e o termo furto foi mesmo desaparecendo da linguagem mais popular (daí usar-se esse termo da roubalheira que referes). Mas, ainda que defendas que na linguagem ciomum são sinónimos, nunca podes advogar que furto é assalto e roubo é sem a presença do dono, em termos jurídicos é exactamente o contrário e a definição é objectiva.

Repito, ninguém nasce ensinado, eu até há poucos anos ignorava esta diferença e também estava convencido que eram totalmente sinónimos.
 
Até me dei ao trabalho de digitalizar 2 artigos do codigo penal PORTUGUÊS.

furtohc9.png


rouboyn3.png


Ainda continuas a achar que são aldrabices?
 
lol, para quem sabe Direito este tópico está a tornar-se uma bela piada...
E sim, o insectskin tem razão.

:x2:

Uma coisa é falar sem saber. Até aí tudo bem. Não sabe, pronto, não tem culpa.
Agora depois de saber o que é roubo ao abrigo do art. 210º do código penal dizer isto:

Furto sempre foi assalto. Vais na rua e um grupo de basofes fazem-te a rodinha e tiram-te coisas, "Foste furtado". --> Isto é roubo!
Roubo podia ser sem tu veres. Se alguém fosse à tua mala e tirasse algo sem tu veres, era roubo. "Foste roubado". --> Isto é furto!
É precisamente ao contrario! Está na lei lol
 
_radeon_ nem sequer seria preciso ir ao código penal suportar uma coisa que acho que seja do senso comum. Mas já que tens as provas à frente ficava-te bem não bater na mesma tecla.
 
Qto à reportagem, não me choca nada que a suposta lesada não saiba a diferença entre furto e roubo. Já no caso da Conceição Lino é de lamentar. Custa-me a acreditar que esta reportagem passou na TV. É assim que uma mentira bem dita passa a valer mais do que a verdade.


É claro que o _radeon_ está errado. Mas não é o único, diga-se. O erro começa logo pelo título sensacionalista que foi dado ao tópico e pelo conteúdo do post #1.
 
Por acaso a minha namorada comprou um HTC Touch Diamond, fiz o seguro, por um motivo simples é um telemovel minusculo que DE CERTEZA vai cair no chão e espatifar-se dentro dos 2 anos que deram aí de vida "útil" de um telemovel... E quando isso acontecer vão simplesmente arranjar-me outro ou algo de valor equivalente... Já aconteceu a muita gente...
 
Para já, nem compro na *****. E na Vodafone, eles são profissionalistas e gostam de bem servir, não me propõem seguros idiotas. É triste esta vigarice da seguradora. E vigarice não é quanto ao facto de não lhe darem um novo, é mesmo por o telemóvel ter de estar a ser permanentemente vigiado. Que raio de seguro é este? :rolleyes:
 
É perfeitamente normalissimo que o seguro nao pague e estou a 100% a favor que qualquer seguradora nao pague a substituiçao do telemovel neste tipo de caso.
Vou ao café deixo o telemovel em cima da mesa,vou a casa de banho e quando volto o telemovel desapareceu.
Agora pergunto eu???De quem é a culpa?!Claro que só poderá ser minha,é normal que a companhia de seguro nao pague.
É a mesma coisa quando vamos para a praia,deixamos o nosso saquinho,a bolsinha o dito telemovel e irmos para a banhoca e as coisas desaparecerem.Este caso para mim e como para as seguradoras é, abandonar um bem que nós temos.
 
É perfeitamente normalissimo que o seguro nao pague e estou a 100% a favor que qualquer seguradora nao pague a substituiçao do telemovel neste tipo de caso.
Vou ao café deixo o telemovel em cima da mesa,vou a casa de banho e quando volto o telemovel desapareceu.
Agora pergunto eu???De quem é a culpa?!Claro que só poderá ser minha,é normal que a companhia de seguro nao pague.
É a mesma coisa quando vamos para a praia,deixamos o nosso saquinho,a bolsinha o dito telemovel e irmos para a banhoca e as coisas desaparecerem.Este caso para mim e como para as seguradoras é, abandonar um bem que nós temos.
Desculpa lá, mas discordo. Sendo um telemóvel um bem como outro qualquer, assim como as toalhas de praia, os cremes, e tudo mais, o que leva alguém estrategicamente a levar o telemóvel? Não é um bem? Quando estás na praia e queres ir ao banho, levas as toalhas, telemóvel, carteira, roupa, chapéu de sol... Para a água? Assim não os abandonavas. :rolleyes:
 
Desculpa lá, mas discordo. Sendo um telemóvel um bem como outro qualquer, assim como as toalhas de praia, os cremes, e tudo mais, o que leva alguém estrategicamente a levar o telemóvel? Não é um bem? Quando estás na praia e queres ir ao banho, levas as toalhas, telemóvel, carteira, roupa, chapéu de sol... Para a água? Assim não os abandonavas. :rolleyes:

O que tu queres dizer é que as seguradoras deviam segurar tanta o furto como o roubo, o que não faz qualquer sentido.

Chama-se risco moral. Pensa nisto como se agora surgissem seguros para os alunos que tiravam notas abaixo de 10 valores.
 
O que tu queres dizer é que as seguradoras deviam segurar tanta o furto como o roubo, o que não faz qualquer sentido.

Chama-se risco moral. Pensa nisto como se agora surgissem seguros para os alunos que tiravam notas abaixo de 10 valores.

Não é bem assim. Há, por exemplo, negligência. Deixar um telemóvel na mesa do café enquanto se vai à casa-de-banho, acho um bocado negligente. Já deixar o telemóvel na mala devidamente guardado (escondido), na toalha da praia enquanto se vai ao banho, já é normal.

Compreendo o teu ponto de vista.
 
Não é bem assim. Há, por exemplo, negligência. Deixar um telemóvel na mesa do café enquanto se vai à casa-de-banho, acho um bocado negligente. Já deixar o telemóvel na mala devidamente guardado (escondido), na toalha da praia enquanto se vai ao banho, já é normal.

Compreendo o teu ponto de vista.

As duas situações que referiste são negligência.
O próprio significado da palavra caracteriza essas duas situações, porém, a segunda situação talvez possa ser encarada como "menos negligente" para alguns (ires à água e mergulhar mesmo com o telefone escondido é descuido).

De qualquer das formas, falha o utilizador por não ler o contrato e falha o vendedor por não fazer a distinção sobre as situações que são cobertas.
 
As duas situações que referiste são negligência.
O próprio significado da palavra caracteriza essas duas situações, porém, a segunda situação talvez possa ser encarada como "menos negligente" para alguns (ires à água e mergulhar mesmo com o telefone escondido é descuido).

De qualquer das formas, falha o utilizador por não ler o contrato e falha o vendedor por não fazer a distinção sobre as situações que são cobertas.
O vendedor comportou-se como o nome o designa, vendeu. Vendeu, mas de forma injusta um produto legitimamente limitado, sem antes alertar sobre essas limitações. Concordo plenamente contigo. ;)
 
As duas situações que referiste são negligência.
O próprio significado da palavra caracteriza essas duas situações, porém, a segunda situação talvez possa ser encarada como "menos negligente" para alguns (ires à água e mergulhar mesmo com o telefone escondido é descuido).

De qualquer das formas, falha o utilizador por não ler o contrato e falha o vendedor por não fazer a distinção sobre as situações que são cobertas.

Não podes considerar negligente algo absolutamente normal. Toda a gente hoje em dia passeia com o seu telemóvel e em situação alguma toma banho na praia com o dito...

Os amigos do alheio é que andam por perto porque de resto não é descuido. Aquilo não é à prova de água...
 
Desculpa lá, mas discordo. Sendo um telemóvel um bem como outro qualquer, assim como as toalhas de praia, os cremes, e tudo mais, o que leva alguém estrategicamente a levar o telemóvel? Não é um bem? Quando estás na praia e queres ir ao banho, levas as toalhas, telemóvel, carteira, roupa, chapéu de sol... Para a água? Assim não os abandonavas. :rolleyes:

Se estàs na praia e se vais ao banho toda a responsabilidade recai-te sobre o que tu tens a toalha,carteira,roupa,chapeu seja aquilo que fôr como um telemovel que está segurado,é perfeitamente normal que os ladroes prefirem o telemovel,de certeza que nao te vao levar as outras coisas e, ate te deixam tudo bem arrumadinho.
Agora queres que a seguradora pague pelas irresponsabilidades dos seus clientes?
 
Não podes considerar negligente algo absolutamente normal. Toda a gente hoje em dia passeia com o seu telemóvel e em situação alguma toma banho na praia com o dito...

Os amigos do alheio é que andam por perto porque de resto não é descuido. Aquilo não é à prova de água...

Não é por toda a "gente" fazer isso que passa a não ser negligente. Todos nós atiramos papeis para o chão, mas não é por isso que se torna correcto.
 
Back
Topo