Selo de garantia

pedrop

Power Member
Boas.

Tenho um Asus Vivobook Flip que veio da garantia com um "extra": um selo de garantia num dos parafusos de acesso ao interior. Antes de ser reparado na garantia não apresentava qualquer selo. Efectivamente perco a garantia se tirar o selo? É que como está não posso alterar o disco...
Obg
 
@mbarbedo será que consegues ajudar? Sei que não é bem isto que ajudas, mas pode ser que o consigas ajudar... Não haverá maneiras de ele trocar o disco sem perder a garantia ?
A garantia não se perde seja de que forma for (ok salvo seja, exageros à parte...), a teoria de perder a garantia só existe na cabeça das marcas e vendedores e não mais porque em termos de lei não há qualquer fundamento.
A garantia legal tem é situações previstas de falta de conformidade do bem com o contrato de venda. Se o defeito não se enquadrar nesses termos da lei aí sim não se enquadra nos termos da garantia legal e a garantia não cobre. Agora meter um autocolante e se ele desaparecer deixar de haver garantia... Esqueçam, isso tem validade legal de exatamente zero.

Útil: "- O que é uma desconformidade de um produto de acordo com a lei, que consta que é mais do que defeitos e avarias conforme é o senso comum?" em Questões frequentes sobre garantias para consumo.

Agora se o disco do aparelho for alterado: o aparelho está desenhado/preparado/feito/concebido/whatever (ok não sei termos de hardware, sorry...) para trabalhar com esse disco específico que veio de fábrica; se o aparelho avariar será por isso legítimo verificar se existe alguma relação da avaria apresentada com a alteração do disco. Pelo (pouco) que sei os discos têm diferentes velocidade, diferentes rotações e... ok vou-me deixar de tretas e tentar falar do que não percebo, o que quero dizer é que há discos diferentes. E uma peça de uma máquina que trabalha de forma diferente do que a peça com a qual a máquina foi concebida e preparada para trabalhar pode efetivamente provocar defeito na máquina. E por conseguinte estar fora da garantia legal defeitos que surjam.

Esse estar fora da garantia legal, nomeadamente por mau uso do bem, tem que ser sempre provado pelo vendedor/marca dado a lei prever uma inversão do ónus da prova na legislação de garantia legal de bens adquiridos para consumo.

Útil: "- Como proceder caso te recusem a garantia legal de um bem por alegado mau uso do bem por tua parte?" em Questões frequentes sobre garantias para consumo.

Portanto o melhor a fazer é o que já foi feito, expor a situação ao vendedor/marca, eles responderem (fica-se com uma prova que pode fazer falta caso haja alguma avaria e levantem cabelo) e a partir daí já dá para manobrar consoante a resposta.
 
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