1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sem acesso a disco slave

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por tulicreme, 23 de Junho de 2012. (Respostas: 9; Visualizações: 832)

  1. tulicreme

    tulicreme Power Member

    Viva,

    Tenho aqui um disco de 20Gb formatado em FAT32. Este disco esteve a funcionar até à bem pouco tempo, até que apanhou uma virose, e não se consegue trabalhar como deve ser no PC. Arranjei outro PC, e queria agora ligar temporariamente este disco como slave, e tirar alguns ficheiros que lá estão.


    Acontece que em todos os PC's onde experimento colocar este disco como slave, aparece sempre a mensagem para formatar o disco. O PC reconhece-o, tudo ok, mas quando tento aceder a ele, aparece sempre a mensagem para formatar. Como é que desenrasco isto? Será porque os PC's onde experimentei terem o disco master formatado como NTFS? Como é que safo isto?
     
  2. paquito

    paquito Power Member

    porque é que não deixas o disco FAT32 em master e entras em modo de segurança? dp sacas os ficheiros e formatas ou tentas resolver isso da virose...
     
  3. Tenta com um LiveCD de Linux.
     
  4. tulicreme

    tulicreme Power Member

    Não consigo fazer nada do disco em master. O SO (XP) arranca, mas depois começa a ficar muito lento e não se consegue fazer nada do PC. Mesmo em safe mode.

    Já fiz um CHKDSK e a mensagem que aparece é: "Não é possível determinar a versão e o estado do volume. O CHKDSK foi abortado"

    Corri também o Recover My Files, e encontra alguns ficheiros, mas não diz quais. Os campos onde deveriam aparecer os ficheiros encontrados, estão todos em branco.
     
  5. tulicreme

    tulicreme Power Member

    Não és o primeiro a sugerir isso, mas não faço ideia de como trabalhar com isso. Vou dar uma volta no Google, a ver se tenho umas dicas.

    Obrigado.
     
    Última edição pelo moderador: 29 de Junho de 2012
  6. elfo106

    elfo106 Power Member

    É mais simples do que possa parecer. Primeiro precisa de escolher uma versão linux a utilizar. Se nunca usou nenhuma aconselho ubuntu apenas por ser mais fácil encontrar respostas às dúvidas que possam vir a surgir uma vez que é uma distribuição largamente utilizada. Se preferir outra, é a mesma coisa...aqui entram mais os gostos pessoais do que outra coisa. (Digo eu...)

    Depois de fazer o download, grava-o num cd. Põe o cd na torre, e como 1ª opção de boot deve estar o leitor de cds selecionado. E pronto, a partir daqui em vez de ver o sistema operativo habitual, verá o que está no cd sem que este esteja instalado no disco. Se notar alguma lentidão no funcionamento, é normal pois está a correr o sistema operativo a partir do cd.
     
    Última edição pelo moderador: 29 de Junho de 2012
  7. tulicreme

    tulicreme Power Member

    Obrigado elfo106. Vou experimentar e depois dou feedback.
     
  8. elfo106

    elfo106 Power Member

    Ah, esqueci-me de uma coisa, é normal que no arranque lhe surjam algumas janelas para escolher coisas como nome de utilizador e pass, lingua, etc...já não sei de cor o que aparece mas são coisas muito simples de se entender o que é pretendido.
     
  9. tulicreme

    tulicreme Power Member

    Viva,

    Bom, a nível de Ubuntu, correu tudo bem, mas continuava sem acesso ao disco.

    Lembrei-me então de como último recurso, fazer uma formatação rápida, e depois com um software de recuperação de dados, tentar apanhar os ficheiros que preciso.

    Em análise...
     

Partilhar esta Página