1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

sem GRUB

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Sway, 8 de Maio de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 817)

  1. Sway

    Sway To fold or to FOLD?

    no seguimento dum topico anterior (sim agora tenho muitos, mas tenham la paciencia ao inicio) decidi exprimentar outra distro.

    nao sei porquê o nome debian assusta-me um bocado. resolvi pegar em fedora core 6. a ideia de fazer tudo de novo nao suou tao mal ja que o que eu queria mesmo mesmo era conseguir instalar o linux no raid e não fora dele. e com o fedora ia ter outra chance de tentar e com uma distro diferente. o suporte podia ser melhor.

    saquei o DVD em poucos minutos, e em poucos minutos o gravei.

    meti na drive e aqui vamos nós. começou logo mal. a dobrar ainda por cima.

    a isntalação chegava á altura de reconhecer a grafica ele diz: bla bla probe: geforec g70 [7800GTX]

    ate aqui optimo, o problema começa depois, 5,4,3,2,1 X start sucefully. ecran preto, com o ponteiro do rato numa cruz branca. e assim fica o tempo todo q o deixar.

    ctrl alt bckspace pa matar o X (ensinamentos do, por esta altura, já saudoso ubuntu)

    e tenho duas linhas escritas por baixo do start X sucefully. a queixarem-se dos dois dicos q tenho em raid.

    aqui parti-me logo rir, ora venho eu tentar meter isto a funcionar em raid e o gajo nem me boota precisamente á pala do raid. no minimo ridiculo.

    abrir a caixa, unplug aos dois cabos. tentar de novo. agora sim, tudo bem. isntalei no lugar onde tava o ubuntu, ja a pensar, se nao pode ser raid será doutra maneira. o aspecto visual plo menos agrada-me mais, aquela cena do DNA ta muito bem conseguida. nota 5 pra isso.


    instalar umas tangas. reboot e tal. asseguir ja nao me dá inicio ao X. e depois? nem iniciar o X sei no fedora... reboot. ja entrou no X. plo sim plo nao tentei aprender como se fazia entao o inicio forçado ao X. nao descobri. matá-lo sei, o pior é depois.

    la aprendi a actuar como root ja que tb é diferente. qual isntalar drivers de video? ta bem ta. nao vi maneira. segui os sites todos que encontrei e de varias maneiras diferentes, nenhum deu. la tive q fazer qlq reboot (acho q no fim dos updates) e qd volto, ja me estava outra vez sem X. ta bem ta.

    back to ubuntu. desta vez versao i386 pa evitar os problemas da anterior tentavia.


    resolvi, olha, se nao dá no raid que seja no sata, que o boot demora 3 horas no ide velhote dos benchs.

    reduzi o tamanho do sata de 250 para 240 pa ficar com 9gb po ubuntu e 1gb po swap.

    instalei, tudo OK.

    reboot, boot from sata 250gb. e tenho uma mensagem ja bem conhecida. boot error nao sei das quantas. falta o ntkernel na pasta system32. provavelmente este disco ja serviu de boot algum windows q tive mas nao me recordo mesmo. neste momento nao é boot de nada disso.



    e é aqui que chegamos ao titulo do topico. como meto o GRUB no lugar da mensagem chatinha a dizer q falta o ficheiro na pasta system32?




    desculpem o longo post. mas foi preciso explicar e gosto de escrever.


    obrigado!
     
  2. Noddy_chester

    Noddy_chester Power Member

    recomendo mais uma vez que metas como disco de arranque o disco onde instalas-te o linux,pois o grub não faz boot (normamente ) se o disco de arranque que esta configurado na bios não for onde ele esta instalado
     
  3. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Os drivers da nvidia são simples de instalar no fedora. Só tinhas de adicionar o repositorio do livna e instalar ... Mas hey, já lá vai ... Quanto à cena do grub, faz o que te disseram acima ;)
     
  4. Sway

    Sway To fold or to FOLD?



    hum... isso foi a primeira coisa que fiz.



    ruimoura, tambem as meti (sata_nv se nao me falha a memoria) o problema manteve-se.



    entretanto reinstalei o grub e ficou no sitio. mas agora estou de novo enpancado. todos os sistemas operativos que me aparecem no grub têm a seguinte mensagem quando os escolho:

    Error 21: the selected disk does not exist.

    isto acotece com ubuntu, ubuntu safe mode, memtest86 (sim este nao é SO), fedora core 6, e windows vista (LOL nao sei de onde veio este mas tambem nao funca!)

    acho q o que preciso neste momento é editar o grub. como se faz isso? é possivel atrvaés do liveCD?


    ja agora, no caso de ter q mandar isto tudo abaixo (lol mais uma vez) tou a pensar fazer uma partição /boot. a questao é, com que tamanho deve esta ficar? e ja agora se é realmente uma vantagem?
     
    Última edição: 9 de Maio de 2007
  5. Noddy_chester

    Noddy_chester Power Member

    claro que da par aeditar o grub com o live cd ,mas vai a bios e faz isto :
    set the Primary Master to:

    Type = User, Mode = LBA

    by scrolling through the options



    then set the Primary Slave to:

    Type = Auto, Mode = Auto
     

Partilhar esta Página