1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Sem internet por vírus. Reinstalação do sistema?

Discussão em 'Windows 10' iniciada por alpista, 2 de Fevereiro de 2017. (Respostas: 17; Visualizações: 432)

1. O meu portátil não liga ao Router. O sinal de rede wi-fi tem triângulo amarelo com ponto de exclamação. Em loja de reparações querem reinstalar o sistema (windows 10), diagnosticaram vírus. Trouxe o portátil sem efetuar a reparação. Sem internet, fui fazendo download de alguns anti-malware, a partir de outro computador e usando uma pen, para poder executar o software no computador sem internet. Continuo sem internet e sem solução para o problema. É possível voltar a ter a internet wi-fi a funcionar sem reinstalar o sistema operativo?

2. rjSampaio

rjSampaio Power Member

e internet por cabo consegues?

ou tens a placa de rede mal configurada (ip estaticos) ou no maximo reinstalas os drivers da placa wifi.

caso consigas acesso por cabo, se quiseres ofereco os meus serviços :P ligome por Teamviewer e ajudo com isso.

3. crisfari

crisfari Power Member

Não me parece que seja vírus...
    Já correste o diagnóstico de erros na rede?
    Já reinicializaste a rede?
    Já desactivaste o adaptador?
    Já... etc?

Já agora, uma loja de reparações que diz que é vírus e quer reinstalar o sistema é um talho.

4. guiZmo

guiZmo Power Member

Deixa um print das definicoes da placa de rede...

5. Agradeço as respostas.

Se consigo internet por cabo !? Não.

Julgo que por inabilidade própria. Já não faço ligação por cabo há uns anos e recordo-me que era bastante fácil.
    Coloquei de lado o portátil com problemas na placa wi-fi, fui buscar um cabo, e liguei o cabo do router a outro portátil (assim deixo de lado os problemas que inicialmente reportei e, para já, vou tentar ligar por cabo; depois da ligação por cabo resultar, repeti-la-ei mas no computador sem internet por wi-fi).

Após ligar o cabo, tenho "Ligações de Rede / Ethernet / Rede não identifcada".

Em "Diagnosticar esta ligação", o Windows indica ip não válido. Não percebo porquê, uma vez que a atribuição por DHCP está ativa e não atribui nenhum ip manualmente.

Já desinstalei os drivers da placa e reiniciei. Não consegui.

O estado da ligação Ethernet, está na figura.

Como disse, só voltarei ao problema inicial (computador sem rede wi-fi) depois de conseguir efetuar a ligação por cabo num computador, aparentemente, sem problemas .

De qualquer modo, para responder aos membros que me ajudaram:
    - não corri o diagnóstico de erros na rede (julgo que não).
    - reiniciei o router, mas o computador sem wi-fi continua sem internet, todos os outros dispositivos ligados ao router, funcionam sem problemas.
    - já desativei o adaptador, e até tentei instalar drivers mais recentes, embora o Windows 10 se apresse a informar que os drivers que tem estão atualizados. Após reiniciar a máquina, volta o adaptador a ficar ativo, mas com o mesmo problema (rede segura, sem internet).
    - é efetivamente um talho, por isso trouxe o computador para casa 19 euros depois.

Agradeço, neste momento, ajuda para obter ligação por cabo, num computador portátil que tem acesso por wi-fi (um computador com windows 10).

6. Mu7e

Mu7e Power Member

Abre a linha de comandos, escreve o que está em baixo e copia para aqui.

7. Muito obrigado. Eis o que pede:

8. Mu7e

Mu7e Power Member

@alpista desinstala esse driver e instala o que está aqui!

Tens algum antivirus instalado?

Se continuar a não funcionar devidamente com o driver do 1º link, vais desinstalar e instalar este.

Se funcionar não deixes que o windows actualize drivers.

Última edição: 4 de Fevereiro de 2017
  9. Desinstalei o driver que tinha.

O driver do 1º link não funciona.

Não consigo instalar o driver do 2º link.

O Windows indica que já tem o mais recente. (Faz supor que não desinstalei corretamente o do 1º link)

Para desinstalar o driver do 1º link, tenho feito: Painel de Controlo / Gestor de dispositivos / Placas de rede / Escolho a placa / Desinstalar / Reiniciar.

Em vez de Desinstalar, se fizer Atualizar Software do Controlador, quando indico o local onde está o driver do 2º link, o Windows determina que o software do controlador está atualizado.

Há um outro processo de desinstalar o driver do 1º link ?

Antivirus: O Avast mas desatualizado, uma vez que não tenho internet. Posso desinstalá-lo.

10. Mu7e

Mu7e Power Member

Podes pesquisar por athw10x.cat, athw10x.inf, athw10x.sys e apagar.

Mas antes de apagares coloca aqui novamente a informação Netsh WLAN show drivers.

11. [​IMG]

Obrigado. Já tinha tentado apagar o ficheiro athw10x.sys pela linha de comandos. Fui a Detalhes do Controlador e vi os ficheiros com o caminho completo. Só que a resposta é Acesso negado (está na pasta System32\drivers).

No detalhes do controlador, também estão os ficheiros athw8x e vwifibus.sys.

12. Mu7e

Mu7e Power Member

O driver activo continua a ser o mesmo 3.0.2.201 (athw8x), ele não assumiu os dos links.
    Tenta remover em modo de segurança.
    Esse driver tem mesmo que sair daí.

"tenho feito: Painel de Controlo / Gestor de dispositivos / Placas de rede / Escolho a placa / Desinstalar / Reiniciar" suponho que escolhes também eliminar o software do controlador.

13. Remoção dos ficheiros em modo de segurança: Consegui apagar athw8x.sys e athw10x.sys. O Windows não permite que apague vwifibus.sys.

Posto isto, consigo instalar o driver do link 1 mas não funciona.

Fica assim:

Voltando ao modo de segurança, consigo apagar athw10x.sys. No modo "normal", não consigo instalar o driver do link 2. O Windows assume que tem drivers mais recentes, apesar de eu ter apagado athw10x.sys correspondente ao driver do link 1.

Quando no Gestor de dispositivos, escolho Eliminar Software do Controlador e reinicio, se fizer Netsh WLAN show drivers, aparece Version 3.0.2.201 (fev/2016). Parece que fica esta versão por defeito, não sei se explica a dificuldade que tenho em instalar o driver do link 2.

Desculpa a confusão, eu próprio estou confuso.

14. Mu7e

Mu7e Power Member

Version 3.0.2.201 (fev/2016) é o driver que o windows vai buscar enquanto não desactivares a procura e actualização de drivers pelo próprio sistema. Esse driver é para o windows 8, não é totalmente adequado.

edit--
    vwifibus.sys não é para apagar.

Última edição: 5 de Fevereiro de 2017
  15. Não desativei a procura, porque pensei que não tendo internet, não tivesse influência. Já desativei agora.
    Só consigo instalar o driver do link 1 e não funciona (10.0.0.341, de maio/16).

Se remover o ficheiro desse driver :athw10x.sys e reentrar em modo normal, com "netsh wlan show drivers", a resposta é "there is no wireless interface on the system" em vez de apresentar o driver do windows 8 (isto passou a acontecer depois de desativar a procura).

Ainda assim, o driver para windows 10 do link 2, não o consigo instalar e a resposta do windows é, invariavelmente, "Já está instalado o melhor software de controlador para o dispositivo", mesmo que não tenha nenhum driver instalado (mesmo que tenha apagado o ficheiro do driver do link 1, 10.0.0.341 de maio/16).

Ainda tinha internet e sempre apareceu a seguinte mensagem, mas nunca lhe liguei. Agora que não tenho internet, aparece na mesma.
    Deixo aqui, não sei se tem influência neste problema.

16. Mu7e

Mu7e Power Member

Vais tentar este 1000350, extrai e corre o executável.

Última edição: 6 de Fevereiro de 2017
  17. Mu7e

Mu7e Power Member

18. O problema ficou resolvido com o penúltimo post do user Mu7e, ao qual agradeço o cuidado, a persistência e empenho que teve, até encontrar a solução. Muito obrigado.

Última edição: 7 de Fevereiro de 2017

Partilhar esta Página