Sem internet por vírus. Reinstalação do sistema?

alpista

Membro
O meu portátil não liga ao Router. O sinal de rede wi-fi tem triângulo amarelo com ponto de exclamação. Em loja de reparações querem reinstalar o sistema (windows 10), diagnosticaram vírus. Trouxe o portátil sem efetuar a reparação. Sem internet, fui fazendo download de alguns anti-malware, a partir de outro computador e usando uma pen, para poder executar o software no computador sem internet. Continuo sem internet e sem solução para o problema. É possível voltar a ter a internet wi-fi a funcionar sem reinstalar o sistema operativo?
 
e internet por cabo consegues?

ou tens a placa de rede mal configurada (ip estaticos) ou no maximo reinstalas os drivers da placa wifi.

caso consigas acesso por cabo, se quiseres ofereco os meus serviços :P ligome por Teamviewer e ajudo com isso.
 
Não me parece que seja vírus...
Já correste o diagnóstico de erros na rede?
Já reinicializaste a rede?
Já desactivaste o adaptador?
Já... etc?

Já agora, uma loja de reparações que diz que é vírus e quer reinstalar o sistema é um talho.
 
Agradeço as respostas.

Se consigo internet por cabo !? Não.

Julgo que por inabilidade própria. Já não faço ligação por cabo há uns anos e recordo-me que era bastante fácil.
Coloquei de lado o portátil com problemas na placa wi-fi, fui buscar um cabo, e liguei o cabo do router a outro portátil (assim deixo de lado os problemas que inicialmente reportei e, para já, vou tentar ligar por cabo; depois da ligação por cabo resultar, repeti-la-ei mas no computador sem internet por wi-fi).

Após ligar o cabo, tenho "Ligações de Rede / Ethernet / Rede não identifcada".

Em "Diagnosticar esta ligação", o Windows indica ip não válido. Não percebo porquê, uma vez que a atribuição por DHCP está ativa e não atribui nenhum ip manualmente.

Já desinstalei os drivers da placa e reiniciei. Não consegui.

O estado da ligação Ethernet, está na figura.


QCBjRkb.jpg


Como disse, só voltarei ao problema inicial (computador sem rede wi-fi) depois de conseguir efetuar a ligação por cabo num computador, aparentemente, sem problemas .

De qualquer modo, para responder aos membros que me ajudaram:
- não corri o diagnóstico de erros na rede (julgo que não).
- reiniciei o router, mas o computador sem wi-fi continua sem internet, todos os outros dispositivos ligados ao router, funcionam sem problemas.
- já desativei o adaptador, e até tentei instalar drivers mais recentes, embora o Windows 10 se apresse a informar que os drivers que tem estão atualizados. Após reiniciar a máquina, volta o adaptador a ficar ativo, mas com o mesmo problema (rede segura, sem internet).
- é efetivamente um talho, por isso trouxe o computador para casa 19 euros depois.

Agradeço, neste momento, ajuda para obter ligação por cabo, num computador portátil que tem acesso por wi-fi (um computador com windows 10).
 
@alpista desinstala esse driver e instala o que está aqui!

Tens algum antivirus instalado?

Se continuar a não funcionar devidamente com o driver do 1º link, vais desinstalar e instalar este.

Se funcionar não deixes que o windows actualize drivers.
 
Última edição:
@alpista desinstala esse driver e instala o que está aqui!

Tens algum antivirus instalado?

Se continuar a não funcionar devidamente com o driver do 1º link, vais desinstalar e instalar este.

Se funcionar não deixes que o windows actualize drivers.

Desinstalei o driver que tinha.

O driver do 1º link não funciona.

Não consigo instalar o driver do 2º link.

O Windows indica que já tem o mais recente. (Faz supor que não desinstalei corretamente o do 1º link)

Para desinstalar o driver do 1º link, tenho feito: Painel de Controlo / Gestor de dispositivos / Placas de rede / Escolho a placa / Desinstalar / Reiniciar.

Em vez de Desinstalar, se fizer Atualizar Software do Controlador, quando indico o local onde está o driver do 2º link, o Windows determina que o software do controlador está atualizado.

Há um outro processo de desinstalar o driver do 1º link ?

Antivirus: O Avast mas desatualizado, uma vez que não tenho internet. Posso desinstalá-lo.
 
Podes pesquisar por athw10x.cat, athw10x.inf, athw10x.sys e apagar.

Mas antes de apagares coloca aqui novamente a informação Netsh WLAN show drivers.
 
NZbEgNf.jpg


Obrigado. Já tinha tentado apagar o ficheiro athw10x.sys pela linha de comandos. Fui a Detalhes do Controlador e vi os ficheiros com o caminho completo. Só que a resposta é Acesso negado (está na pasta System32\drivers).

No detalhes do controlador, também estão os ficheiros athw8x e vwifibus.sys.
 
O driver activo continua a ser o mesmo 3.0.2.201 (athw8x), ele não assumiu os dos links.
Tenta remover em modo de segurança.
Esse driver tem mesmo que sair daí.

"tenho feito: Painel de Controlo / Gestor de dispositivos / Placas de rede / Escolho a placa / Desinstalar / Reiniciar" suponho que escolhes também eliminar o software do controlador.
 
Remoção dos ficheiros em modo de segurança: Consegui apagar athw8x.sys e athw10x.sys. O Windows não permite que apague vwifibus.sys.

Posto isto, consigo instalar o driver do link 1 mas não funciona.

Fica assim:

Sdin1Pr.jpg


Voltando ao modo de segurança, consigo apagar athw10x.sys. No modo "normal", não consigo instalar o driver do link 2. O Windows assume que tem drivers mais recentes, apesar de eu ter apagado athw10x.sys correspondente ao driver do link 1.

Quando no Gestor de dispositivos, escolho Eliminar Software do Controlador e reinicio, se fizer Netsh WLAN show drivers, aparece Version 3.0.2.201 (fev/2016). Parece que fica esta versão por defeito, não sei se explica a dificuldade que tenho em instalar o driver do link 2.

Desculpa a confusão, eu próprio estou confuso.
 
Version 3.0.2.201 (fev/2016) é o driver que o windows vai buscar enquanto não desactivares a procura e actualização de drivers pelo próprio sistema. Esse driver é para o windows 8, não é totalmente adequado.

edit--
vwifibus.sys não é para apagar.
 
Última edição:
Não desativei a procura, porque pensei que não tendo internet, não tivesse influência. Já desativei agora.
Só consigo instalar o driver do link 1 e não funciona (10.0.0.341, de maio/16).

Se remover o ficheiro desse driver :athw10x.sys e reentrar em modo normal, com "netsh wlan show drivers", a resposta é "there is no wireless interface on the system" em vez de apresentar o driver do windows 8 (isto passou a acontecer depois de desativar a procura).

Ainda assim, o driver para windows 10 do link 2, não o consigo instalar e a resposta do windows é, invariavelmente, "Já está instalado o melhor software de controlador para o dispositivo", mesmo que não tenha nenhum driver instalado (mesmo que tenha apagado o ficheiro do driver do link 1, 10.0.0.341 de maio/16).

Ainda tinha internet e sempre apareceu a seguinte mensagem, mas nunca lhe liguei. Agora que não tenho internet, aparece na mesma.
Deixo aqui, não sei se tem influência neste problema.

IFnolwt.jpg
 
O problema ficou resolvido com o penúltimo post do user Mu7e, ao qual agradeço o cuidado, a persistência e empenho que teve, até encontrar a solução. Muito obrigado.
 
Última edição:
Back
Topo