Sem Telefone/Linha Adsl!

menmau

Power Member
Boas!
Encontrava-me eu ontem a aspirar aqui a sala onde tenho o PC, e por azar toquei no cabo que liga o modem à ficha de telefónica, presumo que o cabo estaria mal encaixado e caiu logo...
Eu tinha a net ligada e puff, foi logo tudo abaixo naturalmente...
Voltei a colocar o cabo na tomada telefónica, e não tinha sinal de linha Adsl nem tão pouco telefone!
Esperei um bocado na esperança de que voltasse a ter sinal, sendo essa espera em vão, pois ainda continuava sem sinal Adsl e sem telefone....
Fui mexer naquela caixa que recebe o cabo preto telefónico exterior, essa caixa possui um pequeno circuito integrado com duas ligações, visto eu apenas te uma preenchida , experimentei em trocar os fios para a outra ligacao, e não é que tive imediatamente telefone/net...
Esse pequeno circuito integrado possui 2 fusíveis, terá sido um que se fundiu?
Onde posso adquirir um fusível destes para substituição? Quanto custa?
Ou é melhor não me chatear e comunicar o sucedido PT que eles arranjam-me isto sem custos?
Isto é mesmo natural? Caso eu desligue de propósito o cabo da ficha com Adsl ligada queimo logo um fusível/circuito?

Obrigado!
 
Esse pequeno circuito que aí tens é um BPA. Basicamente é uma protecção contra descargas eléctricas. O facto mais estranho é teres "desligado" a ficha e tudo deixar de funcionar e depois pela simples troca de pernas do par tudo voltar ao normal. Estranho.

Convêm verificar a tua rede telefónica interna - tomadas - e descobrir se tens ou não curto-circuitos internos. Essa tomada que sofreu esse acidente, se for a tomada "principal" do ITED, isola-te a rede interna completamente.

A rede interna é da inteira responsabilidade do cliente.
 
Esse pequeno circuito que aí tens é um BPA. Basicamente é uma protecção contra descargas eléctricas. O facto mais estranho é teres "desligado" a ficha e tudo deixar de funcionar e depois pela simples troca de pernas do par tudo voltar ao normal. Estranho.

Convêm verificar a tua rede telefónica interna - tomadas - e descobrir se tens ou não curto-circuitos internos. Essa tomada que sofreu esse acidente, se for a tomada "principal" do ITED, isola-te a rede interna completamente.

A rede interna é da inteira responsabilidade do cliente.

Eu troquei o par de fios para a outra ligação disponível no BPA, agora só possuo uma ligação disponível no BPA, visto a outra não funcionar.
Só não sabia que a rede interna era da minha responsabilidade. Apesar de ser a ligação original feita por eles...
Penso que nao exitem curto-circuitos internos apesar de eu apenas possuir uma tomada, a qual partilho com o telefone e modem.
 
Boas!

desculpem la estar a desenterrar isto....


Alguém sabe o valor dos tais fusíveis? eles não dizem nada...
o meus foram ao churrasco com a trovoada de a bocado... e um modem tambem ja foi...


Cumps
 
Boas!

desculpem la estar a desenterrar isto....


Alguém sabe o valor dos tais fusíveis? eles não dizem nada...
o meus foram ao churrasco com a trovoada de a bocado... e um modem tambem ja foi...


Cumps

x2

Porra, estou farto de estar sempre a receber técnicos em casa cada vez que há uma trovoada. É cortar a net e o telefone e por hamsters numa roda para dar electricidade para casa.
 
o meu conselho será irem a uma loja de eltronica e levarem os queimados, deve ser coisa para 1€ digo eu...
a mim a PT quando isso aconteceu, retirou-me isso da linha, porque disse que também podia causar interferência com o adsl, não gostei mas aceitei, a responsabilidade é deles.
e também como já não uso a linha PT para nada... :D
 
Há umas réguas de protecção de descargas eléctricas para ligar aparelhos à electricidade que têm uma protecção para linha telefónica e modem, liguem lá os modems e telefone para não torrarem com as tempestades e se têm a rede telefónica marada, o bom é chamar um técnico a casa para não haver asneira... lol
 
Esse "BPA" , nos dias de hoje, costuma ser removido para evitar problemas com o ADSL. Eu tinha um na caixa á entrada de casa, e foi lá que o técnico da Meo meteu o filtro ( e não na 1 tomada disponivel da casa.

Penso que podes tirar isso fora e ligares os fios directos ( existem ligadores proprios para isso )

Cumps
 
Esse "BPA" , nos dias de hoje, costuma ser removido para evitar problemas com o ADSL. Eu tinha um na caixa á entrada de casa, e foi lá que o técnico da Meo meteu o filtro ( e não na 1 tomada disponivel da casa.

Penso que podes tirar isso fora e ligares os fios directos ( existem ligadores proprios para isso )

Cumps


Foi isso que os tecnicos fizeram a minha linha quando tinha problemas de ADSL.
BPA fora e ligação directa :D
e ainda não tive nenhum problema com trevoadas
 
eu* ja mandei um pc inteiro para o lixo por causa de não ter qualquer proteção na linha e a pt limpou as mãozinhas, nem a porcaria do modem me queriam trocar por isso tirem os bpa´s depois xorem, os tecnicos da pt preferem tirar o bpa que é mais simples que substituir as caixas dos postes ou os cabos com 500anos ke e o problema de 90% das ligações de internet neste pais. em cidades onde os fios de telefone estão protegidos ainda escapa, agora no campo tirem as proteções todas depois se tiverem a sorte de um raio bater perto dum poste de telefone logo se lembram.

*o meu vizinho tb partilhou a esperiencia.
 
Última edição:
eu* ja mandei um pc inteiro para o lixo por causa de não ter qualquer proteção na linha e a pt limpou as mãozinhas, nem a porcaria do modem me queriam trocar por isso tirem os bpa´s depois xorem, os tecnicos da pt preferem tirar o bpa que é mais simples que substituir as caixas dos postes ou os cabos com 500anos ke e o problema de 90% das ligações de internet neste pais. em cidades onde os fios de telefone estão protegidos ainda escapa, agora no campo tirem as proteções todas depois se tiverem a sorte de um raio bater perto dum poste de telefone logo se lembram.

*o meu vizinho tb partilhou a esperiencia.

O tecnico tirou o BPA quando renovou a linha que vinha do poste até minha casa!
 
eu* ja mandei um pc inteiro para o lixo por causa de não ter qualquer proteção na linha e a pt limpou as mãozinhas, nem a porcaria do modem me queriam trocar por isso tirem os bpa´s depois xorem, os tecnicos da pt preferem tirar o bpa que é mais simples que substituir as caixas dos postes ou os cabos com 500anos ke e o problema de 90% das ligações de internet neste pais. em cidades onde os fios de telefone estão protegidos ainda escapa, agora no campo tirem as proteções todas depois se tiverem a sorte de um raio bater perto dum poste de telefone logo se lembram.

*o meu vizinho tb partilhou a esperiencia.

Podem é ter como eu tenho. Quando o técnico removeu o BPA, meteu lá o microfiltro. Serve de protecção. Em conversas "profundas" com técnicos PT, sei que, acima dos 2 mbps esses BPAS provocam muito ruido.

Cumps
 
eu se la estiver nao deixo o tecnico tirar o BPA...
Nao tenho problemas com a ADSL...

Ja nao é a primeira vez que tenho problemas com a trevoada... Heide de por fotos da ultima vez... Os flusiveis simplemente desapareceram...

Tambem foi muito azar... No dia todo so senti o relampago que me queimou a minha linha. Na casa ao lado o telefone ta bom e os fios vêm juntos do poste...

Abraço
 
eu* ja mandei um pc inteiro para o lixo por causa de não ter qualquer proteção na linha e a pt limpou as mãozinhas, nem a porcaria do modem me queriam trocar por isso tirem os bpa´s depois xorem, os tecnicos da pt preferem tirar o bpa que é mais simples que substituir as caixas dos postes ou os cabos com 500anos ke e o problema de 90% das ligações de internet neste pais. em cidades onde os fios de telefone estão protegidos ainda escapa, agora no campo tirem as proteções todas depois se tiverem a sorte de um raio bater perto dum poste de telefone logo se lembram.

*o meu vizinho tb partilhou a esperiencia.

Boas, os BPA´s pertenciam ao antigo sistema RITA que foi substituido pelo ITED em janeiro de 2005, e no ITED, BPA´s é coisa que não existe!!!
 
ora bem venho aqui dizer o que se passa com os meninos da PT

telefonei para la no sábado disseram que segunda a linha era composta...

as 19h de segunda telefonei para la a refilar disseram que era ate as 14h de terça (hoje)

hoje telefono para la as 15h já disseram que era ate quarta as 18h....
passei-me dos carretos e quase tratei mal a gaja do call center...
acabou por me dizer que vinham cá hoje mas duvido...



já fiz uma ligação directa para ter net que preciso de fazer um trabalho senão estava lixado....

resumindo sabem mandar as facturas mas compor avarias tem tempo...

Abraço
 
venho cá mostrar o que se passou da vez anterior a esta...

acho que as fotos não precisam de explicações...

43dc2cdd.jpg

9aa13048.jpg

37a1536f.jpg

3e84959d.jpg


os fusíveis da BPA ficaram la os suportes metálicos...


Abraço
 
Back
Topo