Semiótica

rxpt

Power Member
Boas.

Não sei se este é o lugar ideal para este tipo de post, mas cá vais.

Tenho um trabalho para a disciplina de Semiótica sobre a representação de um espaço com o uso da fotografia, mas estou sem ideias, alguém pode dar uma ajuda?

Cumps
 
Olá Ric!

Presumo que estejas a ter aulas com o professor Paulino, certo? Se for esse o caso, deves sentir-te muitíssimo privilegiado. Eu próprio aprendi imenso com o professor e com as suas disciplinas de semiótica (semiótica da imagem estática; semiótica da imagem interactiva; semiótica da imagem dinâmica; video-documentário...).

Bom, mas vamos ao que verdadeiramente interessa. Eu recordo-me perfeitamente de ter feito um caso prático semelhante ao que tu referes. Lembro-me, na altura, que a chave para fazer um bom trabalho, passou pela representação de um espaço - no meu caso, a minha cidade - através dos meus próprios olhos, ou seja, a representação daquilo que eu vejo, que eu sinto. Apoia-te na tua sensibilidade sensorial e faz de tudo para transmitir sensações através das tuas fotografias. Apesar de o suporte fotográfico ser visual, é de todo possível transmitires mil e uma sensações com uma simples foto.

Pensa no significado que determinado espaço tem para ti, pensa no que sentes relativamente a esse espaço, na sua importância. Não te deixes levar pelas convenções sociais, e pelo que achas que é o mais "correcto". Pára por um segundo, respira, olha à tua volta, abre o teu coração e a tua mente e deixa que a objectiva da máquina possa captar tudo o que sentes. Se para isso for necessário fotografares uma parede, não hesites. Se sentires necessidade de fotografar um dejecto de cão, fá-lo. Deixa-te levar.

Aconselho-te a acrescentares umas pequenas linhas de texto para cada uma das fotografias. É muito importante que possas fazer uma desconstrução muito exacta e cuidada daquilo que vês através da fotografia.

Bom, espero que estas linhas orientadoras te possam ajudar!
 
boas...

Desde já obrigado pela tua resposta. Sim estou a ter aulas com o professor paulino. Embora seja um professor muito exigente e seja muito difícil passar há cadeira dele não tenho duvidas do seu conhecimento e que estou a aprender muito com ele.

A minha ideia é fotografar a cidade do porto. O difícil mesmo neste trabalho são os parâmetros "obrigatórios", como a sequência das fotos, ordens de significação e assim.

Hoje vou de tarde tirar uma fotos e vou ter em consideração o teu conselho.

Mais uma vez obrigado.

Cumps
 
É, de facto, uma das cadeiras mais importantes do curso. É uma cadeira difícil, é o chamado "cadeirão", mas se deres o teu melhor, se fizeres o máximo por compreender as ideias dele, vais ver que vais aprender muito. Tudo o que te rodeia será muito diferente depois da "semiótica". Comigo funcionou dessa forma.

Boa sorte para o caso prático! Envia um abraço meu ao professor.

Cumps
 
Sim, de facto agora ,e só ainda estou no 2º semestre, já tenho um olhar diferente sobre as coisas que nos rodeiam. E é de facto um cadeirão esta disciplina.

O teu abraço será entregue.

Obrigado

Cumprimentos
 
O SUPER Paulino!!!! :)

Exigente? Sem dúvida. A razão? É COMPLETAMENTE LOUCO pela Semiótica e tudo o que esta envolve! :)

Já houve situações em que ele parecia o Robin Williams no "Clube dos poetas mortos" :p
 
Back
Topo