1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Pc Completo Senhora procuna novo PC - Agradeço muito ajuda e opiniões

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por GaliaLady, 14 de Maio de 2009. (Respostas: 121; Visualizações: 5259)

1. Muito boa tarde a todos,

Ando à procura de um novo PC para mim mas, como sou muito leiga no assunto e não ando actualizada porque não tenho paciência para ler reviews uma vez que não percebo nem metade do que lá está escrito, decidi tentar ir pelo caminho mais fácil - Procurar ajuda de quem é conhecedor deste mundo. Neste sentido, aproveito este post para vos chatear.

Resumidamente o que pretendo: Um PC com muito boas componentes (mas, também não há a necessidade de serem topo de gama porque, muito provávelmente, não vou saber tirar proveito disso), que funcionem todas harmoniosamente e tenham um bom desempenho - Sim, sou uma menina muito exigente!

Como uma boa novata no forúm preenchi o questinário:

Questionário:
    1) Qual o orçamento disponível?
    Até 850€
    2) Quando vais comprar o computador?
    Gostaria de o comprar no final deste mês.
    3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    Desktop
    4) Precisas só de torre ou também de algum periférico? Se sim, quais?
    Por enquanto só a Torre e Monitor de 19".
    Mais tarde penso num novo rato, teclado e colunas de som.
    5) Preferes alguma marca? Queres montar um sistema AMD ou Intel?
    Não sou esquisita ao ponto de marcas (até porque para mim é difícil as saber distinguir!) mas, tenho um AMD há 5 anos e não tenho razões de queixa.
    6) A que tarefas de destina o computador? Algum programa em especial? É destinado para jogos? (Se for para jogos indicar quais os jogos ou o tipo de jogos e a resolução a que vai jogar)
    O computador será para jogar, trabalhar, navegar na net e ver filmes mas, principalmente para jogar. Sou bastante viciada em jogos de computador e ando a ficar muito exigente no que toca a desempenhos, por isso, quero um "menino" novo (até porque o que eu tenho tem mais de 7 anos e a Placa-Mãe está praticamente a soro).
    Jogo quase todos os tipos de jogos mas, principalmente jogos de Estratégia e RPG's. Como estou na disposição de partilhar o computador com o meu Marido, gostaria que o PC suporta-se também os jogos mais recentes de carros e estratégia militar (como eu lhes chamo - como o "Call of Duty" e o "Crysis")
    Gostaria de puder jogar com resoluções médias/altas e que, sobretudo, favoreção os jogos com muitos detalhes sem os tornar lentos (logo após meia hora de jogo...).

7) Vais utilizar o computador para correr algum software especifico?
    Muito provavelmente o meu Marido vai usar softwares de edição de imagem (como o Paint Shop Pro)
    8) Precisas de que capacidade de disco rígido? Queres fazer RAID 0/1/5/10?
    500G (acho que chega). Gostava é que fosse rápido...
    (Depois vou usar outro como disco secundário)
    9) Precisas de alguma drive óptica? Quais formatos (CD, DVD, Blue-Ray, HD-DVD)? Tem de ser gravador?
    Leitor e gravador de CD´s e DVD's
    10) Vais fazer Crossfire* ou SLI*?
    Até há 3 dias atrás nem sabia que isso dava para fazer!!! Não, obrigada.
    11) Vais fazer upgrades daqui a quanto tempo?
    Gostaria de fazer um upgrade só passados uns 4 ou 5 anos.
    12) Se precisares de um monitor, de que tamanho preferes?
    19"
    13) Queres um Sistema Operativo (SO)? Se sim, qual?
    Não
    14) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Para mim é igual (mas de preferência na área de Lisboa)
    15) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    Não
    16) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?
    Se for possível - Wireless
    17) Vais fazer Overclock?
    Não
    (Também não sabia que isso se podia fazer)
    18) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?
    Prefiro jogar pelo seguro e deixar os Senhores da loja montar.
    Fim do Questionário

Se não for muito chato, eu gostaria que me sugerissem configurações que, segundo as vossas opiniões e experiências, se enquadrem + ou - no perfil de PC que pretendo. No entanto, andei a fazer algumas pesquisas e, dentro da minha "ignorância", encontrei 2 configurações que me parecem interessantes. Agradeço muito comentários sobre ambas, e se fico "bem servida" se optar por alguma delas.

Configuração 1 (Numa loja on-line por +/- 830€)
    - Antec 300
    - Fonte Corsair 550VX
    - Asus P5Q-E
    - Intel Core2 e8500 @ 3.6Ghz
    - Cooler Artic Freezer 7 pro
    - Gráfica Nvidia GTX260 896MB GDDR3 com 216 cores (55nm)
    - 4GB ddr2 a 1000Mhz
    - Disco 500GB sata2 16MB cache
    - Gravador DVDRW 20x

Configuração 2 (Numa loja on-line por +/- 672€)
    - Antec 300
    - Cooltek Silent Fan 120 MM Blue
    - LC-Power 600W Silent Giant Green V2.3 (LC6600GP2)
    - AMD Phenom II X3 720 (2.8Ghz) Box SKT AM3
    - Cooler Artic Freezer 64 pro
    - ASUS M4A78 PRO
    - Crosair KIT 4GB (2X 2GB) ddr2 1066 Dominator CL5
    - Gainward HD4850 Golden Sample 1GB ddr3 PCI-E
    - Seagate 500GB SATA II 16MB SP (7200.12)
    - Samsung DVD±R 22X SH-S223F Preto Bulk (SATA)

Bem, não vou alargar mais este post. Peço desculpa por ser longo.
    Aproveito, no entanto, para agradecer mais uma vez todo o apoio e atenção que possam disponibilizar.

Atenciosamente
    GaliaLady

2. piratajunior

piratajunior Power Member

:D estas numa situação parecida a minha :D

mas eu infelizmente so a 20's de junho aff mas quem espera sempre alcança ainda pode ser que seja dia 2 nos anos x'D

3. jhonypt

jhonypt Colaborador
    Staff Member

4. cmrosado

cmrosado Power Member

Sou da opinião que o 955 não vale a diferença de preço para o 940. Com ddr3 ainda tem a vantagem da nova socket (para futuros upgrades do processador) mas com ddr2 a vantagem é minima. Essa poupança permite arranjar uma board melhor (mais actual e com pcie 2.0). O mesmo com a fonte e o monitor (20'' com DVI).
    Qualquer uma destas configurações é superior a essas duas que referiu pelo facto de terem processadores Quad Core.

SEAGATE 500GB SATA II 16MB SP (7200.12) 51,40 €
    ANTEC THREE HUNDRED
    55,60 €
    SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA)
    19,90 €
    AMD PHENOM II X4 940 (3.0GHZ) BLACK BOX SKT AM2+
    198,70 €
    TEAM ELITE KIT 4GB DDR2 800
    37,90 €
    LC-POWER 600W SILENT GIANT GREEN V2.3 (LC6600GP2)
    48,40 €
    BFG GTX260 OC MAXCORE 55 896MB DDR3 PCI-E
    193,30 €
    GIGABYTE GA-MA790X-UD4
    106,10 €

727€ (GLOBALDATA)
    +
    SAMSUNG 2043BW - 134,00 € (HCOSTA - http://informatica.hcosta.pt/product_info.php?products_id=3076)

Última edição pelo moderador: 17 de Maio de 2009
  5. jhonypt

jhonypt Colaborador
    Staff Member

A diferença dos processadores é que um faz mais oc que o outro.

6. Se calhar ainda o tens primeiro que eu :p

7. Muito obrigada pela tua proposta jhonypt :)

Fiquei curiosa. Será que podes dizer-me a que gráfica te referes? Obrigada

Última edição: 16 de Maio de 2009
  8. cmrosado

cmrosado Power Member

É a 4890. Faz um pouco de barulho.

9. Mr Correia

Mr Correia Power Member

Eu mudava o processador para o 940 e com o que poupava ia para a HD4890

10. cmrosado

cmrosado Power Member

Eu a primeira coisa que mudava era a board.
    A segunda alem de ter um chip mais recente, ter Crossfire e Firewire tem PCIe 2.0. Tem ainda melhor feedback:
    http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16813131354
    http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16813128381
    O principal é ter PCIe 2.0 que pode ser importante numa futura troca de gráfica.
    A segunda era o monitor pois preferia um com DVI. Enquanto uma gráfica dura dois ou três anos um monitor dura bem mais.
    A gráfica seria só a terceira coisa e mesmo assim não sei se trocava.

11. Muito obrigada pela tua sugestão cmrosado :)

Agora fiquei na dúvida. Eu gostaria de ter um processador suprior já com DDR3 e com a maior velocidade possível mas, se por outro lado, as diferenças entre os processadores por vezes não justificam os preços que apresentam, já não sei bem para onde me virar...

A placa-mãe também é uma componente que me preocupa. Se a que sugeres é recente sou bem capaz de a considerar.

12. Nagashi

Nagashi Power Member

13. Mr Correia

Mr Correia Power Member

Esse processador é AM2+, não dá aí ;)

14. Nagashi

Nagashi Power Member

Mas AM2+ e AM3 nao sao retrocompativeis?

Como pensei que sim pus mas ja agora o 940 dá?

15. Mr Correia

Mr Correia Power Member

Processadores AM3 funcionam em boards AM2, processadores AM2 não funcionam em boards AM3

Não, o 940 tambem não dá

16. Obrigada :)

Por acaso já me apercebi que aqui no forúm existem muitas referências a essa placa (só não sabia que era a topo de gama). Também falam muito na 4770. Há diferenças que justifiquem a diferênça de preço?

Por mim, (quase) qualquer gráfica serve desde que tenha uma muito boa memória (pelo menos é o que eu penso que serve para aguentar bem os jogos sem os tornar lentos). Só gostaria de tirar proveito dos jogos e, não estar a senti-los a arrastar quando têm muitos detalhes. Mas também não sei se depende só das gráficas o desempenho dos jogos....

Outra coisa: Gostaria que não fosse muito ruidosa :)

17. cmrosado

cmrosado Power Member

Com esse orçamento a unica possibilidade que vejo de ter ddr3 sem cortar muito na gráfica é ir para o processador x3 720. Nos jogos actuais tem um desempenho semelhante aos quads. A questão é que no futuro é capaz de perder face a estes à medida que os jogos forem saindo para multicores, como já acontece com o GTA. Para mim faz sentido apenas com a condição de um upgrade ao processador daqui a uns dois anos.
    Com 850 ou 900€ para um PC com monitor meter um Quad bom com ddr3 só se for à custa da gráfica (4770 ou gts250). É uma opção válida. Estas placas não são propriamente como as GTX260, 275 ou 4890 mas desenrascam-se muito bem. Neste caso ficavam com o melhor processador e com ddr3. Um dia mais quando trocassem de gráfica tinham um bom processador e ddr3 a acompanhar.
    Para que tenham um ideia do que estamos a falar vou deixar alguns testes.
    Gráficas:
    http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=3539
    http://www.techpowerup.com/reviews/ATI/HD_4770/1.html
    Processadores:
    http://www.techspot.com/review/162-amd-phenom2-x4-955/
    http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=3551
    http://www.matbe.com/articles/lire/1411/phenom-ii-x4-955-be-et-945-am3/
    http://techreport.com/articles.x/16796
    http://www.extremeoverclocking.com/reviews/processors/AMD_Phenom_II_X4_955_1.html
    DDR2 vs. DDR3:
    http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/phenom-ii-x4-810_9.html#sect0
    Não considerem apenas que uma gráfica ou processador é melhor que outro. Analisem tambem os valores absolutos. Por exemplo num jogo se uma gráfica faz 70 fps's e outra faz 80 isso pouco importa uma vez que com 70 já se joga bem. Interessa mais ver é nos jogos que fazem menos fps's: Crysis, GTA e Stalker por exemplo.
    Nos processadores a mesma coisa. É preciso ver os valores, não basta ver que X é melhor que Y.
    O desafio em escolher configurações é que existe uma restrição orçamental. Quando uma pessoa diz querer um determinado componente porque é melhor que outro convem ter em linha de conta que isso vai implicar que se vai ter que cortar noutro componente qualquer. É uma questão de equilibrio.
    Um X4 955 com ddr3 sai uns 100€ mais caro que o X4 940 com ddr2 porque não é só o processador que é mais caro, a board e as memórias tambem são. Ainda ninguem apresentou uma configuração Intel mas o Q9550 (Asus P5Q SE) é tambem uma excelente opção. Sai 50€ mais caro que o X4 940 e em aplicações que não jogos é por sistema melhor.
    O sistema Intel tem ainda outra vantagem sobre AMD. Um sistema AMD com ddr2 só aceita dois sticks de memória se esta for ddr2-1066 enquanto com Intel não existe tal restrição. Dá para por agora 4GB de ddr2-1066 e aumentar mais tarde se necessário.

Última edição pelo moderador: 17 de Maio de 2009
  18. Muito obrigada na mesma fORSAKENN :)

19. Pergunta:
    Reparei que o fORSAKENN sugeriu uma configuração com um cooler. Nas outras configurações que me sugeriram não é necessário cooler ou ventinha? (o meu marido chamou-me a atenção para isso)

Mais uma vez, o meu muito obrigado a todos

Atenciosamente
    GaliaLady

PS - Desculpem mas só mais logo é que vou ter oportunidade de responder aos vossos post's novamente.

20. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Se não se pretende fazer Overclock, o cooler que vem o processador é suficiente. Todos os processadores versão Box já vêm com um cooler.

Cumps

Partilhar esta Página