Sensibilização

anjo2

Power Member
Venho propor que se faça acção de sensibilização para escreverem português correcto no fórum, não só é bom para o fórum e para quem lê, mas também para a pessoa em si.

Num fórum deve-se sempre escrever correcto, mas por exemplo no tópico do hi5 de truques e dicas a linguagem é pitêx, vamos deixar de assassinar o nosso português!

A minha sugestão seria um tópico em sticky visto em todos os fóruns. Também podem dar a sugestão de uma frase para quem quiser por na assinatura de modo a os outros verem.
 
Apoiado. Se bem que o problema do mau português está normalmente mais relacionado com os novos membros, porque ainda não conhecem como funciona o fórum (e nota-se que com o passar do tempo passam a escrever muito melhor - é a prática :)) ainda assim nunca é de mais voltar a avisar.

Não deveria ser necessário isso no entanto, já que existe um tópico próprio com as regras de funcionamento, mas sejamo sinceros: quase nunca ninguém o lê antes de ser avisado. Eu pelo menos só fui ler as regras depois de uma infracção relativa ao tamanho da assinatura :nie2:.

Contudo, não seria mais fácil - ou prático - um banner ou algo parecido, que estivesse sempre presente, independentemente da página ou secção onde nos encontramos? Um pouco como o logo do Techzone, que está sempre visível.
 
Muito sinceramente, acho que quem não sabe falar português devia levar penalizações. Não contentes com as "regras do fórum no que diz respeito a ortografia ", como se diz, good game, have fun, cya!
 
Não é bem a mesma coisa, mas acho que dá para ter uma ideia das opiniões. Vê aqui.
Não é a mesma coisa e é escusado reacender essa discussão. Não vai haver ninguém a moderar erros ortográficos.

É uma questão de sensibilização e não de correcção. Como a tal sig que anda por aí a distinguir fóruns e telemóveis.
 
Se houvesse um moderador a corrigir erros ortográficos, das duas uma, ou a techzone pagava bem para ele o fazer, ou então, não tinha mais nada que fazer da vida...
 
Muito sinceramente, acho que quem não sabe falar português devia levar penalizações. Não contentes com as "regras do fórum no que diz respeito a ortografia ", como se diz, good game, have fun, cya!

Isso não é um bocado drástico ? Penalizações não.. mas um ban :007:

Acho que, por impulso, os utilizadores deste fórum que tentam ou não têm como hábito escrever o dito "pitex", vão mandando umas bocas a esses artistas que não passam de meninos com meia dúzia de anos. Eles vão ao sítio, tal como eu fui :P

ps: o Tostex faz questão de os endireitar ;)
 
Não é a mesma coisa e é escusado reacender essa discussão. Não vai haver ninguém a moderar erros ortográficos.

É uma questão de sensibilização e não de correcção. Como a tal sig que anda por aí a distinguir fóruns e telemóveis.

caga, eu não coloquei o link dessa thread pelo assunto do tópico em si (o "moderador dos erros ortográficos") mas sim para servir de referência acerca das opiniões que foram dadas na altura sobre os erros ortográficos que, pelos vistos, cada vez mais proliferam pelo fórum.
 
A solução passa sempre pela sensibilização.

Não esquecer que há quem escreve pitês por gosto e também quem, por falta de leitura ou pressa ou outro motivo qualquer, dê erros ortográficos por ignorância.
Avacalhar as threads não ajuda. Quantas vezes não se vê um erro que depois é ampliado nos posts seguintes, gozado e com os belos smileys à mistura? E depois ainda com posts só com o belo" :x2:" a citar o apontar do erro. Sim, isso ajuda bastante. :rolleyes:

Ajudava mais uma pm ou, no caso do pitês puro e duro, o belo do ignore à thread/post. Não esquecer que é do interesse de quem escreve que as coisas sejam legíveis, ainda para mais se tiver a apresentar um problema ou dúvida.
 
Num fórum deve-se sempre escrever correcto, mas por exemplo no tópico do hi5 de truques e dicas a linguagem é pitêx, vamos deixar de assassinar o nosso português!

Hi5 está tudo dito.

Eu estou 100% de acordo com o uso de linguagem adequada.

Eu sugeria o seguinte: Como quase toda a gente usa o Firefox não custa nada instalar o dicionário de português, assim evitam-se erros ortográficos e a linguagem "pitex".

É só uma sugestão.

cumps
 
Eu sugeria o seguinte: Como quase toda a gente usa o Firefox não custa nada instalar o dicionário de português, assim evitam-se erros ortográficos e a linguagem "pitex".

Lol

E provavelmente iria aparecer um tópico assim:

Titulo: ajudaaahh
Mensagem:
pplz, pexixu da voxa ajudah :x2::x2::x2::x2:
meti ahqelah xena p u firefox e agorah tenhu sempreh o textu sublinaduh a vermeilhu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

qeh xe paxahh ???????????

obgd :lol::lol::lol::lol:



só para ter uma ideia :007:
 
Lol

E provavelmente iria aparecer um tópico assim:

Titulo: ajudaaahh
Mensagem:
pplz, pexixu da voxa ajudah :x2::x2::x2::x2:
meti ahqelah xena p u firefox e agorah tenhu sempreh o textu sublinaduh a vermeilhu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

qeh xe paxahh ???????????

obgd :lol::lol::lol::lol:



só para ter uma ideia :007:
:x2::x2::x2::x2:

Pronto não custa nada tentar....
 
Isso evita alguns erros quando se tenta escrever bem. Ainda não existem dicionários para traduzir na íntegra... por enquanto :P
 
Tenho visto nos tópicos de modificações ao hi5 uma nova forma de pitês. A questão já não é o abuso do X mas sim a omissão do U depois do Q e o recurso à acentuação alternativa.

Exemplo: Ola' pessoal qero modificar o meu hi5 pa ele ficar mais apresenta'vel

Não sei se sou só eu a pensar isto, mas estamos perante o pitês v2. Acho que se devia actuar.
 
Concordo. Aliás, acho que os erros ortográficos não têm que ser punidos. Todos temos o direito de dar erros, alguns dão erros reiteradamente mas não da competência da moderação fórum - por razões óbvias - corrigi-los ou penalizá-los. Não se pretende, acho eu, fazer qualquer discriminação a qualquer um que por distracção, problemas tipo dislexia, falta de escolaridade (não é bem desculpa porque há muita gente com pouca escolaridade que escreve muito melhor que outros com cursos superiores), etc e tal.

As abreviaturas em si... Bom, também não acho que sejam muito más. Eu rarissimamente as uso no fórum (um pouco mais em conversas em tempo real), mas em certos contextos um "q" em vez de "que", ou um "pq" em vez de "porque", ou um "tb" em vez de "também" se não forem e demasia não têm problema.

Quando entram os Ks a coisa começa a dar para o torto. Coisas tipo "eu goxtuh muituhh*** de xkrvr axm pk ngm me prxb" é que tramam a vida.

Por outro lado é tramado também um post ortograficamente correcto mas que não se perceba devido à falta de ordem das frases, inversões entre o sujeito predicado e os complementos dentro deste, etc.

Enfim, acho que sim, sensibilizar, talvez... Possivelmente tornar mais assustadora a alínea disso nas regras (mesmo que os moderadores não estivessem em cima, o que eu acho perfeitamente normal). Mas acho que as pessoas que escrevem de forma totalmente ilegível que são aquelas que, em muitos casos, vêm de forma muito esporádica e não acham relevante o fórum em si, e o seu aspecto e legibilidade...

Viva o bom português (se dei algum erro, seja ele de que tipo for... paXieNciaHH :P)!
 
Antes de ser moderador, usei como estratégia colocar esses utilizadores na ignore list, o que acontece é que os posts ficam "colapsados" mas temos sempre a oportunidade de os ler, servia como filtro para me prevenir do que ia ler.

Tal como o caga já disse, é do interesse de quem pede a ajuda escrever bem, na altura era capaz de avisar na thread (caso fosse algo mesmo doloroso) que não iria ajudar por esse motivo, agora faço uso da ferramenta de envio de aviso (mas apenas em casos mesmo graves).

Usem assinaturas, usem a ignore list, evitem ajudar quem escreve assim. Mas tenham sempre algo em conta, provocações não levam a lado nenhum e até vos pode dar origem a receberem uma infracção. Evitem provocar nessas threads, mais vale ignorar, nem toda a gente 'sabe' receber criticas.

Just my 2 cents...
 
Tenho visto nos tópicos de modificações ao hi5 uma nova forma de pitês. A questão já não é o abuso do X mas sim a omissão do U depois do Q e o recurso à acentuação alternativa.

Exemplo: Ola' pessoal qero modificar o meu hi5 pa ele ficar mais apresenta'vel

Não sei se sou só eu a pensar isto, mas estamos perante o pitês v2. Acho que se devia actuar.
Isso depende do caso. O "qero" não tem desculpa, mas o " Ola' " já tem. Já tive um teclado inglês que não me permitia usar acentos, e ainda aqui na Techzone tenho posts escritos assim no tempo em que estive em Madrid.
Não foi por vontade própria - simplesmente não tinha alternativa, e acho injusto arriscar-me a levar um aviso por causa disso (se bem que fiz sempre questão de dizer nos respectivos posts que não tinha "acesso" a acentuação adequada).


Quanto ao tópico do moderador de linguagem, até eu, que o abri, acho estúpida a ideia (as pessoas crescem...). Em casos de posts realmente mal escritos, o ideal é ignorar e passar à frente. Afinal, ninguém é obrigado a responder, e quem se lixa é quem poderia sair beneficiado.
 
Usem assinaturas, usem a ignore list, evitem ajudar quem escreve assim. Mas tenham sempre algo em conta, provocações não levam a lado nenhum e até vos pode dar origem a receberem uma infracção. Evitem provocar nessas threads, mais vale ignorar, nem toda a gente 'sabe' receber criticas.

Just my 2 cents...

melhor opção..
é o que faço

não digo que eu mesmo não dou erros, porque os dou.. toda a gente os dá, e o único sitio onde faço completamente tudo para não os fazer é mesmo na escola :p

as vezes a pressa de escrever algo, ou o habito do teclado, ou mesmo quem está a aceder ao fórum por um telemóvel sem teclado qwerty obriga a isso
 
Última edição:
Back
Topo