1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sensor de temperatura e Humidade

Discussão em 'Programação' iniciada por kxp, 7 de Julho de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 2622)

1. kxp

kxp Power Member

Eu gostaria de saber se alguém sabe como construir um sensor de temperatura e de humidade,e que apresente os valores lidos num LCD.
    Ora o meu maior problema é que nao sei como converter os valores obtidos dos sensores para o display(LCD).o sensor em si ate era capaz de construir mas a parte de passar para o LCD é que me passa completamente ao lado.eu apenas tenho noções básicas de electrónica(construir circuitos e tal,pouco mais).

cumps

EDIT:eu nao sei se escolhi bem a parte do forum,é que pode envolver programaçao:s

Última edição: 7 de Julho de 2007
  2. wolftec

wolftec Power Member

Para isso vais ter de utilizar um microcontrolador tipo um PIC ou AVR.

Faz-te a leitura do sensor, depois calcula e formata os dados em ascii e envia-os para o LCD.

3. type0

type0 Power Member

Podes usar um conversor Analógico para Digital (ADC) ou um microcontrolador com um embutido e depois só tens de consultar os datasheets e fazer pequenas contas.

4. paulojreis

paulojreis Power Member

o sensor, obviamente, não pode comunicar directamente com o display LCD. tens de ter algo q interprete o sinal medido pelo sensor e o envie, na forma correcta, através de outputs para um display. a solução, a meu ver, é teres os dois sensores ligados a um microcontrolador (PIC, é o q conheço), programares o microcontrolador de forma a interpretar bem os valores e, posteriormente, a enviá-los através do output para um display LCD

já dei esta mesma resposta a alguém aqui no fórum: http://www.rev-ed.co.uk/picaxe/ - este site oferece soluções boas e acessíveis para quem, como eu, pouco percebe de electrónica. são, basicamente, soluções de microcontroladores com um firmware próprio q permite programação numa linguagem muito acessível (pBasic, acho). estas soluções já vem integradas numa PCB de boa qualidade (muito boa qualidade mesmo), ligadas a portos de input e output, bem como uma ligação Jack - RS232 para fácil comunicação com o pc.

existem também no site uma data de sensores e displays LCD, acho q nem são muito caros. se quiseres uma solução q te permita dar os primeiros passos na electrónica, acho q podes ir por aqui! e sempre tens a vantagem da documentação, eles exemplificam muita coisa no site - particularmente o q tu queres: leitura de dados de um input (sensores); processamento desses dados "programaticamente" e posterior envio para um det. output (no caso, display LCD).

boa sorte ;)

5. kxp

kxp Power Member

Para ser sincero era mesmo isso que eu queria so que axo que iso nao ve vai ser muito facil de fazer.por acaso em pesquisa na net encontrei isto e é bem mais acessivel parece me a mim nao tem programaçao... http://membres.lycos.fr/eletrica1/termometro.htm

Partilhar esta Página