A nível de ruído o aps-c melhorou, mas também o full frame, uma diferença que vai para os 2 ou 3 stops.
Isso é falso. A vantagem de FF para APS-C é, e sempre será, de cerca ~1 stop
assumindo que a tecnologia do sensor é a mesma. Mesmo considerando tecnologias diferentes a FF com melhor ISO (A7SII) tem uma vantagem de pouco mais de um stop do que a melhor APS-C (Nikon D5500).
O mesmo fotografo irá ser sempre melhor com uma camera melhor em certas situações.
A questão é que a câmara melhor nem sempre é aquela que tem o sensor maior. Muito pelo contrário.
Hoje vi um vídeo do zack arias a explicar como faz retratos panorâmicos com o seu equipamento médio formato e como isso lhe dá uma imagem proveniente de "uma objectiva que não existe" e uma máquina equivalente a um sensor maior que médio formato.
Não vi o vídeo por isso não sei exatamente o que disse o Zack. Mas conheço a técnica e ela não se aplica apenas ao médio formato. O Ryan Brenizer começou a usá-la numa FF. De facto a técnica permite simular conjuntos sensores-objetivas que não existem.
Acho algo hipócrita tanta moral no vídeo que vim partilhar inicialmente e depois faz retratos de uma forma que é tudo menos prática.
Não vejo hipocrisia nenhuma.
- O primeiro vídeo sublinha uma ideia simples: "FF não é um formato especial". Isto não é o mesmo que dizer que "FF não sever para nada, APS-C serve para tudo".
- O que ele está a fazer no segundo vídeo é simplesmente usar a "melhor ferramenta para o resultado que deseja obter". E de facto há trabalhos que "pedem" um sensor maior, ou uma objetiva mais luminosa, ou mais trabalho de PP, ou sistema de iluminação mais complexo, etc.
O erro acontece quando as pessoas se convencem que precisam de algo que na realidade não precisam.
qual é a vantagem de optar pelo sensor mais pequeno?
Preço. Esquecendo tudo o resto, o sensor pequeno é, e será sempre, mais barato que o sensor grande.
Tamanho conjunto (incluindo objetivas). Um sensor mais pequeno permite um sistema ótico mais pequeno. Entre FF e APS-C as diferenças não são grandes, porque as diferenças de tamanho do sensor também não o são. Mas quando vamos para MFT (1/2 de FF) ou 1" (1/3 de FF) as diferenças começam a ser mais evidentes. Uma máquina com a Sony RX10 só é viável e prática porque usa um sensor 1".