Xbox Senua’s Saga: Hellblade II (Ninja Theory)

Das melhores experiências que tive com um videojogo nos últimos anos.
Para quem como eu já não tem muito tempo para jogar, um jogo assim, curto, sólido, polido, com uma excelente história, imersivo e gráfica e sonoramente perfeito, é mel.

Terminei este jogo noutro dia e no geral gostei bastante embora nao tenha mudado muito em relação ao que foi o 1º com exceção na componente técnica. Quem nao gostou do 1º não vai passar a gostar deste. O jogo manteve-se bastante fiel ao original o que para uns pode ser bom para outros nem por isso.

Gostei bastante principalmente da componente técnica do jogo, a história cumpre e vai agarrando o jogador até ao fim. Não há dúvida que o jogo em determinadas partes nao deixam uma pessoa indiferente como por exemplo o capitulo 4. O gameplay que era o que deviam ter melhorado mais até o fizeram principalmente na sensação do impacto da espada e animações. Na variedade de golpes/mecânicas nao mudou assim tanto e acho que podia estar um pouco mais desenvolvido face aos anos que o jogo esteve em produção. De resto a nível gráfico e som já tudo foi dito e está excelente. A longevidade achei a adequada para o tipo de jogo, fui passando aos poucos, acredito que para quem queira passar o jogo todo em 2 dias possa tornar-se cansativo de andar tanto para a frente e esperar por cut-scenes. Ainda assim acho que teve bastantes momentos de ação intercalando com puzzles que até achei interessantes. No geral foi uma boa experiencia e que muito dificilmente se esquece por ser diferente do que há no mercado. Nota pessoal: 8.5/10

Concluí o jogo hoje.

No geral, gostei e farei a minha parte em falar às pessoas para não o ignorarem, mas poderia ter sido muito melhor do que é.

Entendo quem o adora e quem não gostou nada.

Os gráficos são bons, o áudio é muito bom (destacaria mais o áudio do que os gráficos) e o que incomoda alguns eu gostei, não me cansei das vozes.

Gostei da história, mas não fiquei fascinado.

Os "quebra-cabeças", se é que podemos chamá-los assim, cumpriram o seu papel.

As lutas são muito limitadas, mas gostei.

Agora, o que menos gostei.

Os cenários são repetitivos, entendo que até assim o sejam, mas poderia ter havido um pouco mais de variedade, especialmente porque passamos muito tempo quase só andar de um ponto para outro com pouco para fazer.

Para compensar esse pouco para fazer, poderiam ter colocado mais pontos de interesse com mensagens, artigos, cartas, etc. com história, detalhes dos personagens, etc, isto tornaria a experiência muito superior.

Provavelmente se tivessem feito isto até o teria acabado no dia em que o comecei mas acabei por preferir parar um pouco.

Os cenários são repetitivos, entendo que até assim o sejam, mas poderia ter havido um pouco mais de variedade, especialmente porque passamos muito tempo quase só andar de um ponto para outro com pouco para fazer.
Repara que é tudo na mesma região, e mesmo sendo um jogo curto, até vais tendo alguma variedade. Começas numa praia chuvosa, passas numa zona vulcânica, outras quantas horas em grutas escuras, a parte final na neve. A equipa viajou para a Islandia para andar a fotografar pedrinhas, plantas, etc.

Se era possivel mais cenários? Claro, mas talvez fosse preciso ou um estudio 2x ou 3x maior, ou mais tempo para fazerem o jogo, para ter este nivel de detalhe.

E isso até se reflecte se vierem a fazer um Hellblade 3. Ou reusam o que ja têm e fazem o jogo mais rapido, ou têm de ir novamente a uma nova região tirar mais fotografias a pedrinhas, e vão mais 4 anos. :-D

Mas eu disse que entendia, estamos numa ilha.

Simplesmente fartei-me do que via, o fascínio pelo aspeto/grafico foi desaparecendo.

Acredito que para isso estar tudo tão despido de vida tenha ajudado a que quizesse algo mais, entendo o porquê mas isso não quer dizer que não ache que podiam ter feito algo diferente.

Ter seções em que só andamos de ponto A ao B sem nada para fazer ajude imenso a que tenha sentido isto.

Acabado este jogo maravilhoso. Teve um impacto emocional muito acima do que achava que ía ter. Algumas das secções tive de tirar os phones pois era demais para mim.

Adorei o jogo, sim podia ter mais elementos de gameplay mas acho que iria desvirtuar a ideia e foco do jogo.

Visualmente e som é a melhor experiência que já vi num OLED, simplesmente absurda a qualidade.

Senua's Saga: Hellblade 2 Update 1.0.5.0​

• Added a warning prompt when selecting ‘New Story’ as this option resets the current save's story progress.
  • Fixed the large text size option, which was causing UI elements in chapter selection to go out of bounds.
  • Animation sync issues during some enemy executions in combat have been adjusted and fixed.
  • Adjusted the combat events during the Thórgestr battle at the end of Chapter 1
  • Several localization fixes.
  • Tree collision fixes in Chapter 2 settlement puzzle.
  • Fixed the crash when closing photo mode after extended gameplay.
  • Fixed a few cases of memory leaks game-wide.
  • Ultrawide fix during Chapter 3 cinematic to prevent Fargrímr from disappearing.
  • Indoor rain inside the broken house in Chapter 1 is fixed.
  • Ghosting issues fixed when running Frame Generation.
  • Added missing SFX during Chapter 3 puzzle and Chapter 4 combat
  • Fixed missing captions in several areas across the game.
  • Missing facial animations in Chapter 5 cinematic after village battle.
  • Misaligned peach fuzz around Senua's neck and face has been corrected.
  • Goði combat crowd push events have been adjusted for a better combat experience.
  • Improved FSR3 artefacts.
  • Fixed the case of some animated objects were invisible during gameplay.
  • Fixed instances of black marks appearing on faces around beards and fine hairs on Low preset.

Terminei o jogo hoje…. Visualmente muito bom, jogabilidade precisava ser melhorada … Ainda bem que é um jogo curto.

Mais um que terminou o jogo.
Demorei quase 9 horas mas confesso que passei muito tempo no photo mode .

Estou de acordo com o que já partilharam aqui.
Visualmente e também a nível de áudio, está superbo.

Confesso que no entanto já para o final do jogo, estava farto daqueles puzzles e de caminhar do ponto A para B sem haver nada para fazer além de procurar os 2 tipos de colecionáveis.

As atuações estão todas muito boasboas e gostei de todos os personagens.

Pontos menos bons, achei a batalha final um pouco frustrante e fiquei um pouco confuso com a história. Não tenho a certeza de ter percebido bem...

Para quem já acabou:
... Então passamos o jogo a enfrentar gigantes que todos têm medo e que inclusive afirmam ver mas no final não passam de invenções do Godi? Temos inclusive uma batalha de grupo contra um desses gigantes onde há inclusive um dos nossos aliados que se faz comer...
Devemos assumir que sofreram de alucinações conjunta quando andavam a atirar lanças em fogo?

Eles dizem que são invenções ou criações? Eu interpretei como sendo criações, mas não tentei descobrir como é que o Godi os criava realmente. O que não encaixa bem na minha interpretação, é que o ultimo gigante não existia e era o Godi. E isso não entendi, a não ser que ele tivesse algum poder igual aos Saiyajins de se transformar em macaco gigante...

@Pereira90 Só o facto do jogo estar disponível no Gamepass e permitir que o jogo seja instalado, seja para experimentar ou para pelo menos avançar um pouco e perceber que não é jogo para mim, faz com que essa estatística esteja logo inflacionada

Quantos jogos eu não experimento apenas porque sim (por estarem no GP) e rapidamente não avanço neles por não achar interessante

@Pereira90 Só o facto do jogo estar disponível no Gamepass e permitir que o jogo seja instalado, seja para experimentar ou para pelo menos avançar um pouco e perceber que não é jogo para mim, faz com que essa estatística esteja logo inflacionada

Quantos jogos eu não experimento apenas porque sim (por estarem no GP) e rapidamente não avanço neles por não achar interessante

Sim mas 90%, não é um número grande de mais para algo com apenas 7 horas.

A minha questão era mais por aí

Certo. É o que é. Provavelmente, a melhor resposta é que o jogo é horrível e uma coisa hedionda que nunca deveria ter visto a luz do dia :-D Deviam era contar por exemplo com as 3x em que acabei o jogo mas isso já não dava umas headlines de cara de espanto ou de indignação como hoje em dia está na moda :-D

Sinceramente, não estou a ver outro angulo de análise para esses dados, nem sequer ter objetividade na analise dos mesmos sem perceber as percentagens das centenas de jogos que estão no Gamepass ou são lançados mensalmente.

Eu instalei o primeiro, joguei umas horas e parei, nunca mais lhe peguei. Como eu há muitos mais. Reconheço que é um jogo interessante e bom para muita gente, simplesmente não é o meu estilo de jogo.

É uma % elevada, 87% dos jogadores Xbox não terem passado o jogo é uma taxa muito alta, ainda para mais um jogo com pouca duração. Diria o mesmo se fosse na PlayStation.

@Nerusonu

Não consigo ser assim, quando instalo um jogo não é para experimentar, é para jogá-lo. No mínimo passar a campanha. A última vez que fiz isso foi em 2020/21, no The Division 2 e no Just Cause 4 e sabes que mais? Culpa minha, irei voltar a ambos no futuro.

Se o jogo não estivesse no GP e fosse apenas vendido, a percentagem era muito menor, pois apenas quem tem interesse no jogo é que o ia comprar.

Jogos no GP vão ter sempre essa percentagem alta, pois há muito pessoal que instala só para ver como corre e volta a desinstalar.

Zd€

Concordo e digo mais, estas estáticas valem o que valem.

Eu por exemplo gostei bastante do jogo e só há pouco tempo é que acabei o mesmo.
Se calhar há mais pessoas que ainda estão a acabar.

Dito isto, há vários Jogos que têm uma percentagem de "completion " reduzida. Isso não significa que sejam maus.

Um bom exemplo foi o A plague tale Requiem.
Teve ótimas críticas e reviews e o achievement indica que 83% não terminou.

Screenshot-2024-06-06-19-53-37-932-com-microsoft-xboxone-smartglass-edit.jpg

Back