Separar a rede do escritorio da rede do dep. tecnico

As várias versões da DD-WRT deve-se ao facto que há umas versões mais completas e outras com menos aplicações. Tens de ter em atenção ao espaço que o equipamento tem.
Ia para mencionar a utilização de uma firmware da DD-WRT ou OpenWRT, mas já vi tomas-te essa opção, depois diz como correu.

Cumps
 
O WRT 150N tem boa memória:
Broadcom BCM4704 chip Rev. 9 @ 266 MHz [3]16 MB4 MB

Para ja correu bem . O firmware daquele tutorial é de 2009, mas para o efeito serve.

Para ja vai ficar apenas a fazer de Access Point, pois de momento estou como principal com um Draytek 2700 ADSL , o qual não tem Wireless

O DD-WRT é fixe pois permite Multiple SSID (tal como tinha no meu anterior Draytek 2700VG) .

O linksys antes de ser flashado com DD-WRT nao permitia Multiple SSID.

Ja agora, para usar este router como access point, confirmem se basta fazer isto :

>Wan Type: DIsabled
>DHCP Server : Forwarder

Liguei o cabo que vem do Draytek 2700 ADSL numa das 4 portas iguais do Linksys DD-WRT (ou seja, nao o liguei na WAN; até porque está disabled)


Por ultimo, o que acham do DD-WRT vs Tomato ?
 
Gosto do DD-Wrt, sobretudo nestes linksys traz muitas funcionaliades que não vêm de origem ... MAS ... Meu rico Draytek !!!!

A interface do Draytek 2700V/G (que são os que conheço melhor) são super intuititivos, e debaixo de uma aparentemente simplicidade conseguem ser muito poderosos .

Por ex, estou neste momento a partir pedra / ganhar cabelos brancos com o Linksys WRT150N e o DD-WRT que lhe instalei .

Recordo que o meu router principal no dia de Hoje (digo isto porque estou sempre a mudar) é um Draytek 2700 (simples, RDis mas reflashado e a funcionar maravilhosamente em Annex A)

Entretanto como este não tem Wireless, preciso de qualquer coisa para esse efeito.

Ora, fui-me habituando aos multiple SSID´s e agora nao quero outra coisa, no meu caso concreto tenho tido 3 redes aqui na minha oficina :

Rede 1 (para ligar os pc´s dos clientes) - Acesso em velocidade total à internet, mas não acede ás pastas e partilhas e dispositivos na LAN (nem a outros dispositivos ligados por wireless)
Rede 2 (para ligar os meus pc´s) - Acesso em velocidade total à internet, e também acede ás pastas e partilhas e dispositivos na LAN (consegue aceder a dispositivos ligados por wireless que estejam na Rede 2)
Netgratis (rede aberta para dar net aos vizinhos) - Acesso em velocidade limitada (10% largura de banda do ADSL), e não acede ás pastas e partilhas e dispositivos na LAN (nem a outros dispositivos ligados por wireless)

Isto no router draytek 2700G configura-se em 3 minutos , e funciona maravilhosamente.

No Linksys WRT150N não há multiple SSID´s de origem , no entanto com DD-WRT já tem essa possibilidade .. mas é uma complicação do caraças, ainda por cima é tudo muito mal documentado , por ex andei meia hora à procura das diferenças do bridged / unbridged ... ja percebi que no bridged, a wireless liga directo à lan ... por isso nas redes 1 e Netgratis tem que ser unbridged ... mas depois pede-me aquilo do Masquerade / NAT e nao sei o que fazer ... será para criar uma nova gama de IP´s ?? SEja como for, quero uma unica gama ...

screenshot32515.jpg



Ou seja, neste momento está tudo a trabalhar como quero, EXCEPTO se coloco como unbridged já nao consigo fazer nada disto ...
Contudo isto do unbridged deve ser importante, para isolar a wireless da lan na net gratis e na Rede 1

É assim que esta o meu inicio do DD-WRT

screenshot32516.jpg





Claro que muitos AP´s ja fazem isto que eu quero fazer com o DD-WRT ... mas pronto, curto estes desafios :)

EDIT: Entretanto encontrei este artigo fixe, isto que quero ha-se ser possivel .. mas é preciso partir mta pedra: http://www.dotkam.com/2008/10/02/configure-multiple-ssids-with-one-router/
 
Última edição:
Por teimosia ainda fiz o upragde para um firmware DD-WRT mais recente , na esperança de esta parte dos Multiple SSID ser melhor, mas é igual...

Penso que esta é a versao mais recente do DD-WRT para este WRT150N = Standard Generic dd-wrt.v24_std_generic.bin 2010-08-09 3,58 MB

screenshot32518.jpg
 
Utilizado o botão editar em vez de andares acrescentar posts.

Utiliza a porta WAN como porta LAN, ficas com mais uma porta de comunicação em vez de ficar parada sem utilidade.

Nunca testei nenhuma firmware da Tomato, mas pelo que tenho lido grande parte prefere as da DD-WRT.

Cumps
 
Back
Topo