Será a Canon 700-D a escolha acertada?

Peço desculpa, mas o link que incluiu na sua mensagem, não tem a ver com a sugestão que apresentou, pois não? O link correto para a compra é ESTE? Certo?
Também não percebi se me aconselha ou não a comprar a máquina "castanha"... Não vi a cor em nenhuma loja... Será uma cor aceitável e que vale o desconto ou a cor é um verdadeiro "vómito"? Sabe?

Sim, é esse,peço desculpa.

Eu já a vi e até gostei da cor do corpo (são gostos) mas depois com a lente preta incorporada... naaaa :)

Como lhe disse, o grande trunfo desse pack é a lente 50mm f1.8. É a lente que geralmente se compra a seguir ao KIT, tem grande qualidade sobretudo para retratos e locais com menos luz, e aposto que será a lente que estará sempre na sua máquina.

Com a experiência verificar que a lente 18-55mm não lhe interessa pode sempre vender, na garantia, por uns 80 euros...

Para mim, melhor que esse kit da Nikon D3100, seria o Kit D5100 com a lente 18-105VR (http://www.*****.pt/Nikon-D5100-AF-.../a644885?PID=13&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=2&Fr=0) ficava só com uma lente que é bastante versátil com algum zoom sem perder qualidade.

Mas todas as opções apresentadas são válidas porque o que interessa mesmo são as lentes e as lentes são adquiridas em função do que se pretende. Se for os retratos de pessoas que de mais uso, a lente 50mm/1.8 é a melhor. Para paisagens, monumentos, fotos de grupo a 18/55 ou a 18/105mm são as mais indicadas.

O pack da CANON trás as duas opções..
 
Última edição:
É só fazer as contas:

O kit ***** que te foi recomendado por várias pessoas (1100D + 18+55 + 50/2.8) = 449€

O kit equivalente ***** (D3100 + 18-55) + Nikon 50/1.8 = 688€.

O primeiro não inclui mochila, mas estou certo que consegues arranjar uma, a teu gosto, por bem menos do que os 239€ de diferença. O segundo inclui uma 50/1.8 que é um modelo mais recente que o da Canon, mas na Nikon seria preferível considerar a 35/1.8 para prime luminosa.

A D3100 tem de facto um sensor um bocadinho melhor que o da 1100D, mas nada de relevante. Acho estranho é na ***** não te terem empurrado logo para o kit com a D5100 que têm lá, que:

- custa apenas mais 50€ que esse kit da D3100;
- tem sem dúvidas um dos melhores sensores APS-C do mercado (não que eu ache que isto vá fazer diferença);
- e, sobretudo, um ecrã articulado (isto sim, uma característica interessante).

Em todo caso, há apenas dois fatores "de peso" na comparação de qualquer um destes kits:

- O preço. Ai é só fazer contas de somar

- A ergonomia. Isto não vais conseguir ler em nenhuma especificação. Sobretudo nestas DSLRs mais pequenas esse aspeto é muito crítico para o conforto no dia a dia. A 100D por exemplo, é realmente leve, mas depois tens de pegar nela com as pontas dos dedos, o que se torna muito desconfortável (para já não falar de inseguro).

Agradeço a sua resposta, Strobe.

Torna-se difícil comentar as indicações que apresenta no seu post, que muito agradeço, já que o conteúdo dos "packs" que eu vi, presencialmente, nas lojas, NÃO corresponde às descrições que apresenta. Por exemplo, nenhum dos "kits" que eu observei nas lojas tinha a lente "fixa" que refere de 50mm.. Todos tinham ou um ou dois zooms. Não existiam no pack lentes de 50mm. (repito, naqueles que eu vi... (não estou a dizer que não existam)... e olhe que calcorrearei várias lojas). Estive com atenção se eram lentes STM ou VR - sei que são as melhores - mas, quanto aos packs que eu vi à venda, nenhum deles trazia a tal lente "fixa" de 50mm..

Relativamente a este assunto, e não levem a mal o desabafo, já estou cansado de percorrer lojas, indagar preços e saber as características deste e daquele material. Por outro lado, tenho consciência de que já estou a aborrecer com as minhas intervenções os amigos deste fórum, que já devem estar saturados de me "ouvir".

Por essa razão, e porque a minha paciência já está nos limites quanto a este assunto, vou avançar para a compra de uma máquina DSRL mais recente (estas Canon 1100D e Nikon 3100 disseram que estão a ser descontinuas), tecnologicamente avançada e com boa performance, que me permita estar 3 ou 4 anos com uma máquina ainda atual e à venda no mercado (o que não irá acontecer com estas que referi).

Como felizmente não tenho problemas financeiros, dentro da racionalidade que o presente momento político e económico exige, vou comprar uma máquina cuja qualidade e nível tecnológico reúna consensos. E vou fazê-lo o mais rapidamente possível, primeiro, para levá-la comigo já nestas férias de Verão, depois porque... já não aguento mais esta indecisão, que não combina com o meu feitio.

P.S. Não quero a mochila da Nikon para nada. Só a referi para identificar o Kit (essa mochila deve acompanhar todos esses Kits, suponho).
 
Torna-se difícil comentar as indicações que apresenta no seu post, que muito agradeço, já que o conteúdo dos "packs" que eu vi, presencialmente, nas lojas, NÃO corresponde às descrições que apresenta.

Esse é o problema de estar dependente do que há em stock nas lojas e das "oportunidades."

O "kit" de que estamos a falar (1100D + 18-55 + 50/1.8) é uma promoção exclusiva da ***** que provavelmente não se encontra em stock na loja que visitou.

Tenho quase a certeza que tanto ***** como ***** devem ter em stock os kits 1100D + 18-55IS e a objetiva 50/1.8 em separado. O problema é que esse conjunto não está em promoção em sítio nenhum a não ser na forma deste pack promocional da *****.


Por essa razão, e porque a minha paciência já está nos limites quanto a este assunto, vou avançar para a compra de uma máquina DSRL mais recente

Como felizmente não tenho problemas financeiros, dentro da racionalidade que o presente momento político e económico exige, vou comprar uma máquina cuja qualidade e nível tecnológico reúna consensos.

Nesse caso: 5D mk III e 24-70/2.8 certamente que reúne consenso ;)
 
Nesse caso: 5D mk III e 24-70/2.8 certamente que reúne consenso ;)

24-70/2.8 II claro ;)

Também sou assim, não gosto de perder muito tempo a decidir. Se quer uma dslr recente, 700D(é a substituta oficial da 650D) ou D5100(D5200). E ponto final :)
 
Última edição:
Nesse caso: 5D mk III e 24-70/2.8 certamente que reúne consenso ;)

Sem dúvida.. :)

Larry King,

O pessoal tem dado indicações de acordo com aquilo que tem referenciado. ;)

Primeiro era porque a 700D era muito evoluída tecnologicamente, depois porque será que a diferença de preços entre máquina compensa no resultado.. depois porque já comprou outra máquina e neste momento não sabemos o seu target price. :)

Outra coisa errada é que está a dar muito mais valor ao corpo do que às lentes. Pode comprar a 700D com o kit básco dela e depois compara com a 1100D com uma lente 50mm 1.8 e admire-se da baratuxa "descontinuada" ter melhor resultados em retratos por metade do preço...

No entanto, tendo em conta o que já lhe dissemos das lentes, e tendo em conta o preço que está disposto a dar, pode ir a este site http://snapsort.com/compare/Canon-EOS-700D-vs-Nikon-D5200 para ter uma ideia e mete lá os modelos para comparar.

Dos packs que existem nas lojas fisicas temos:

Nikon 7100 + 18-105 VR http://www.*****.pt/Frontoffice/Fot...TAL_NIKON?returnUrl=/Frontoffice/Search/D7100

Nikon D5200 + 18-105 VR http://www.*****.pt/Nikon-D5200-18-.../a683759?PID=13&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=1&Fr=0 (Com bolsa e cartão)

Nikon 3200 + 18-105VR http://www.*****.pt/Nikon-D3200-18-.../a623717?PID=13&Mn=-1&Ra=-5000&To=0&Nu=2&Fr=0 (Com bolsa e cartão)


Depois tem a Canon 700D.. 650D..

São modelos recentes.


Eu escolhia a D5200, para mim é o pacote com melhor preço\qualidade, apesar de reconhecer todos os méritos da D7100.
 
24-70/2.8 II claro ;)

Também sou assim, não gosto de perder muito tempo a decidir. Se quer uma dslr recente, 700D(é a substituta oficial da 650D) ou D5100(D5200). E ponto final :)


Colocando de lado a sugestão (irónica) relativamente à 5D mk III, essas são, de facto, as alternativas mais realistas e consistentes.
 
Sem dúvida.. :)
Outra coisa errada é que está a dar muito mais valor ao corpo do que às lentes. Pode comprar a 700D com o kit básco dela e depois compara com a 1100D com uma lente 50mm 1.8 e admire-se da baratuxa "descontinuada" ter melhor resultados em retratos por metade do preço...


Se 99% da qualidade (passe o exagero) das fotografias que vou obter é da responsabilidade das lentes e não tanto do corpo da máquina, então qual é a lente que devo comprar?

Até agora eu só estava a olhar se eram STM no caso da Canon ou VR no da Nikon. Há alguma outra referência, que ateste a qualidade da lente, que deva ter em atenção antes de me decidir? Qual?
 
Se 99% da qualidade (passe o exagero) das fotografias que vou obter é da responsabilidade das lentes e não tanto do corpo da máquina

Não é exagero. Por isso recomendei um corpo de entrada de gama como a 1100D.


Até agora eu só estava a olhar se eram STM no caso da Canon ou VR no da Nikon. Há alguma outra referência, que ateste a qualidade da lente, que deva ter em atenção antes de me decidir? Qual?

Não, não há palavras "mágicas" que atestem a qualidade de uma objetiva. O mais próximo disso é a série L da Canon. O que há é siglas (um montão delas!) que definem "características" cuja funcionalidade pode ser útil ou que distinguem versões.

Mas eu defendo que as objetivas têm de ser avaliadas caso a caso, até porque nem sempre essas siglas contam toda a história.

Exemplos:

- A Canon 50/1.8 não tem nenhuma das siglas "cool" da Canon (não é nem STM, nem IS, nem L, nem USM) e mesmo assim é amplamente recomendada.

- A Canon 18-55 sem IS original tem uma qualidade de imagem bastante pior que a 18-55 com IS. Aqui, mais do que a utilidade do sistema IS neste tipo de objetiva, o que interessa é que essa sigla distingue duas versões muito parecidas (algo muito similar acontece com a 18-135 sem STM e a com STM)

- A Nikon 18-55VR tem AF-S, mas é um AF-S "de segunda classe" quando comparado com por exemplo ao AF-S da 18-105VR.

Além disso, a "qualidade" não é tudo. Por vezes somos obrigados a comprar objetivas de qualidade inferior (em relação ao que de melhor há) para cumprir o orçamento ou ou características que queremos. Caso contrário, toda a gente compraria uma 70-200L em vez da 55-250IS.


então qual é a lente que devo comprar?

As 18-55, tanto Canon como Nikon, são objetivas para desenrascar enquanto não se compra algo melhor (e há gente que nunca chega a dar o salto para algo melhor).

A Nikon 18-105VR também é uma excelente objetiva, mas tendo uma compacta à mão com um "range" sobreposto, não será assim tão útil.

Já tinha sugerido uma da Canon: a 50/1.8. É uma objetiva barata (~100€), leve e que já permite tirar partido de características de uma DSLR como tamanho do sensor.

A Nikon 35/1.8 é a "normal APS-C". Isto é, tem um ângulo de visão muito próximo do que se conseguia com uma 50mm no filme 35mm. A Canon não tem uma concorrente direta. A Sigma tem várias versões 30/1.4 (que se arranjam tanto para Canon como para Nikon).
 
A Nikon 18-105VR também é uma excelente objetiva, mas tendo uma compacta à mão com um "range" sobreposto, não será assim tão útil.

Concordo com tudo o que disseste, excepto com a 18-105VR não ter tanta utilidade pq se sobrepõe com a máquina já comprada.

Porque supostamente o Larry não vai andar com as duas máquinas ao mesmo tempo.. mas isto só pode ser decidido por ele.

E sugiro essa lente em termos de versatilidade em vez de se comprar as duas lentes (18-55 e a 55-200) atrás! Que com a 50mm 1.8 seriam 3 atrás!

Para paisagens e retratos e férias acho que não faz muito sentido comprar a 18-55 e a 55-200mm, qd se tem a 18-105mm, a não ser que o Larry esteja na esplanada e queira tirar fotos a quem está no mar... mas esse fim não podemos ser nós a decidir.

Em complemento, as referenciadas 50mm 1.8 ou 35mm1.8. Mas estas só comprava, nem que fosse no dia a seguir, depois de usar a lente 18-105mm e meter a cada distancia de 35mm e 55m e verificar que distância se gosta mais.
 
Para férias não faz sentido comprar a DSLR, ponto final.
Para retratos é preferível a 50 f/1.8 e pronto.
A 18-105 é sempre um compromisso, que não faz nenhuma das coisas bem, mas sempre dá para fazer mais do que uma 18-55. Sinceramente, vejo a 18-105 como uma lente para quem já tem uma DSLR mas não tem uma compacta de 500€ e portanto sai-lhe mais barato comprar a lente...
 
Última edição:
Estive hoje a aprofundar as minhas pesquisas na net e, adicionando-as aos vossos conselhos e recomendações, que muito agradeço, fiquei com ideias mais claras quanto à compra da DSRL que vou efetuar.

Com essas notas, parti para a loja da ***** onde, calmamente, estive a trocar as últimas impressões com os funcionários e em "contacto táctil" com o material. Finalmente, acertei os preços.

As minhas 2 alternativas eram as seguintes:

* ou comprar a Canon 700D c/ a lente 18-135 STM (preço final de 860 euros, já com os 200€ de desconto da ***** e os 50€ oferecidos pela marca);

* ou comprar a Nikon 5200D c/ as 2 lentes do pack, que são a 18-55 VR e a 55-200 VR (preço final de 930 euros, já deduzido o desconto de 200€ da *****)

Portanto, objetivamente, a Nikon é 70€ mais cara. Contudo, a sua aquisição terá (terá?) 3 vantagens: a) o "corpo" da Nikon 5200D parece ser melhor do que o da Canon 700D (ver AQUI); b) o facto de possuir 2 óticas VR (parto do princípio de que 2 lentes dedicadas (uma 18-55 e outra 55-200mm.) garantem maior "precisão/qualidade de imagem" do que apenas uma de largo "range" (18-135mm.), embora este zoom STM da Canon seja muito bom; 3) por último, a segunda lente da Nikon chega aos 200mm., enquanto a da Canon se fica pelos 135mm..

O único "drawback" da Nikon 5200D relativamente à Canon 700D, prende-se com o vídeo... Como eu já disse aqui, tenho por hábito fazer vídeos nas minhas viagens/férias/momentos em família (na minha juventude fui um cineclubista militante e o "bichinho" do super8/16mm. ainda cá está...). Ora, creio que é nesta comparação, na produção vídeo, que a Nikon 5200D "perde" claramente relativamente à Canon 700D, principalmente, devido à tal lente 18-135mm STM, que, segundo li, parece estar talhada, precisamente, para ser mais "vídeo friendly".

Ora, este pequeno/grande detalhe foi suficiente para eu adiar por um dia a compra da máquina. Precisava/preciso de obter mais informações, primeiro, sobre a "correção" da minha escolha (isto é, preferir a Nikon 5200D em detrimento da Canon 700D); segundo, obter mais informações sobre a questão do vídeo (será que fazer um pequeno filme na Nikon será tão "desfocante" e "barulhento" (o "ranger" da lente) como dizem?).

É que se este "issue" (diferença da qualidade do vídeo) for mesmo significativo, terei de alterar a minha escolha e preferir a Canon (com a lente STM), pois, segundo fizem, faz melhores vídeos.

Portanto, caros amigos, é nesta fase (terminal... salvo seja!) que me encontro. Amanhã vou comprar a máquina na *****. Quanto à marca/modelo, será - de entre estes 2 - aquele que oferecer mais qualidade no vídeo.

Se me puderem dar (mais) uma ajuda, ficaria muito grato.

Desde já agradeço a vossa opinião ponderada.
 
Na era da Internet faz-me imensa impressão que alguém queira ir a uma loja falar com vendedores. E que surpresa que eles tenham sugerido logo as máquinas mais caras!!

Vais comprar a 700D, como aliás já se estava a ver desde o primeiro post. Todo este thread mimetiza as conversas que tenho com o meu pai quando me pede conselhos destes, já sei que na realidade ele não quer conselhos, só quer apoio psicológico para comprar o que ele já decidiu comprar à priori.

A 700D com a 18-135 STM parece-me um bom preço, já que o equivalente na Amazon UK seria 990€.
Já a D5200 não, já que o equivalente é 800€.

A Nikon tem um sensor bastante melhor que a Canon, mas isto praticamente só tem impacto em fotografia. O conjunto de lentes Nikon também será ligeiramente melhor, mas nada de significativo. Nunca tendo experimentado nenhuma destas, não me parece que AF em video funcione na prática portanto o barulho do motor não se põe -- vais ter de focar à mão na mesma. A Canon tem vantagem em termos de assistência técnica (e cheira-me que em fiabilidade também) e a 50 f/1.8, que recomendo fortemente que depois acrescentes, é 100€ mais barata do a Nikon equivalente. Finalmente, a 18-135 é bem melhor para viagem do que andar com duas objectivas atrás.
 
Última edição:
Na era da Internet faz-me imensa impressão que alguém queira ir a uma loja falar com vendedores. E que surpresa que eles tenham sugerido logo as máquinas mais caras!!

Vais comprar a 700D, como aliás já se estava a ver desde o primeiro post. Todo este thread mimetiza as conversas que tenho com o meu pai quando me pede conselhos destes, já sei que na realidade ele não quer conselhos, só quer apoio psicológico para comprar o que ele já decidiu comprar à priori.

A 700D com a 18-135 STM parece-me um bom preço, já que o equivalente na Amazon UK seria 990€.
Já a D5200 não, já que o equivalente é 800€.

A Nikon tem um sensor bastante melhor que a Canon, mas isto praticamente só tem impacto em fotografia. O conjunto de lentes Nikon também será ligeiramente melhor, mas nada de significativo. Nunca tendo experimentado nenhuma destas, não me parece que AF em video funcione na prática portanto o barulho do motor não se põe -- vais ter de focar à mão na mesma. A Canon tem vantagem em termos de assistência técnica (e cheira-me que em fiabilidade também) e a 50 f/1.8, que recomendo fortemente que depois acrescentes, é 100€ mais barata do a Nikon equivalente. Finalmente, a 18-135 é bem melhor para viagem do que andar com duas objectivas atrás.


Sem pretender desagradá-lo, "wildstar", - e após ler muita informação na net (reviews, comparativos, etc.) - até estou mais inclinado para a compra da Nikon D5200 do que da Canon 700D...

Quanto à comparação com o senhor seu Pai, naturalmente, faz-me sentir lisonjeado. Por certo que o amigo "wildstar" terá muito que aprender com ele...
 
continuo na minha... se o colega Larry King não pretende investir em lentes e ficar-se só pela lente de kit... o melhor conselho que lhe podem dar é comprar uma compacta!
 
Quanto à comparação com o senhor seu Pai, naturalmente, faz-me sentir lisonjeado. Por certo que o amigo "wildstar" terá muito que aprender com ele...
Em outras áreas, certamente. Mas nas onde ele me pede opinião e depois faz o contrário acaba sempre por se arrepender.
 
Última edição:
E já comprou(ou vai). A Rx100

Essa questão foi a mais fácil de resolver. Como, neste domínio das "compactas", encontrei uma quase unanimidade de opiniões quanto à (melhor) máquina a comprar, a escolha saiu facilitada.

Negociei o preço numa loja oficial da Sony e fiz lá a compra (a ***** não tinha a máquina em stock). O preço que me faziam (após desconto) ainda era superior ao melhor preço que eu tinha encontrado na net, mas após um telefonema do funcionário, baixaram ainda mais o preço, para um valor muito próprio do que eu pretendia. Como houve acordo, eu trouxe a máquina na hora. Só que não me ofereceram absolutamente nada! Tive de comprar o cartão (na *****) e a bolsa terei de escolher com a ajuda da minha mulher (ela é que percebe de "estéticas").

Eles (loja Sony) tinham lá outra máquina que me ficou nos olhos. Linda!... Uma HX20 cinzenta, já com bolsa e cartão, e que ficava POR METADE do preço da que eu comprei. Fiquei tentado... mas como tinha feito toda a minha pesquisa com base na RX100 e não tinha elementos sobre a HX20, não quis estar com "invenções" e mantive-me fiel à decisão de compra que tinha tomado previamente.

A RX100 que adquiri, digo já, não prima pela beleza (do meu ponto de vista, claro) e tem um "peso específico" apreciável para o tamanho que tem. Já fotografei com ela toda a família, cães e passarada do jardim e, as primeiras impressões, não podem ser melhores. Excelente qualidade. E os filmezitos têm uma imagem de melhor recorte do que os da SX240. Sem sombra de dúvida, tratou-se de um "great improvement". Mas ainda tenho muito que ler e experimentar. No próximo fim de semana vou para fora, para o norte (região de Caminha) e espero ter ocasião de aprender/praticar a manejar convenientemente com este "brinquedo" que me parece ter muito potencial.
 
Última edição:
continuo na minha... se o colega Larry King não pretende investir em lentes e ficar-se só pela lente de kit... o melhor conselho que lhe podem dar é comprar uma compacta!

A compacta já comprei (sony RX100). Estou a gostar muito do que fotografei/filmei nestes 3/4 dias que está nas minhas mãos. Esse assunto da compacta está já (bem) arrumado.

Agora queria resolver a questão da DSRL... E queria comprar estes dias, pois vou pra fora no fim de semana, com o clã familiar, e gostava de levar já as duas máquinas para testes e ir aprofundando os meus conhecimentos sobre como se mexe corretamente nestes "bichinhos"... Tenho de aprender, calmamente, a manejar com máquinas e este seria o momento e local ideias. Vou ter lá os meus filhos, genros, noras, netos... todos para ajudar e servirem de modelos. ;)

Quanto à DSRL, dizia, por tudo o que li na net (e olhe que li bastante!...) estou inclinado a comprar a Nikon 5200 c/ as 2 lentes do pack que está à venda na ***** (a 18-55 VR e a 55-200 VR). O preço final é de 930 euros.

Portanto, a minha ideia NÃO é "investir em lentes", já que elas já vêm no Kit. Acho que estas 2 lentes VR serão mais do que suficientes para as minhas necessidades. Logo, com a compra deste kit da Nikon, encerro em absoluto as minhas aquisições no que a fotografia/vídeo fiz respeito. Neste domínio, serão as minhas ÚLTIMAS compras. Eu tenho consciência disso. A idade não perdoa e eu sei que caminho, inexoravelmente, para o FIM. Enquanto ele não chega e vamos tendo saúde, há que gozar a vida e o convívio do que nos são próximos e queridos.
 
Última edição:
Acho que faz mal, não se deve resignar assim, ainda tem e pode aprender muito e produzir ainda mais pois provavelmente tem mais tempo para se dedicar.

Acho que, independentemente da escolha da marca, deve pelo menos comprar uma lente de 50mm f1.8, pois provavelmente vai abrir-lhe bastante os horizontes, especialmente no que toca a fotografar pessoas.

E mais que isso, se calhar comprar o livro "Fotografia" do Joel Santos não é má ideia, pois assim pode aprender como tirar um melhor partido do equipamento que vai comprar.

Faça um favor a si próprio e não veja a compra da máquina como um fim, mas como um principio e não feche as portas a novas possibilidades.

Boas fotos!
 
Acho que faz mal, não se deve resignar assim, ainda tem e pode aprender muito e produzir ainda mais pois provavelmente tem mais tempo para se dedicar.

Acho que, independentemente da escolha da marca, deve pelo menos comprar uma lente de 50mm f1.8, pois provavelmente vai abrir-lhe bastante os horizontes, especialmente no que toca a fotografar pessoas.

E mais que isso, se calhar comprar o livro "Fotografia" do Joel Santos não é má ideia, pois assim pode aprender como tirar um melhor partido do equipamento que vai comprar.

Faça um favor a si próprio e não veja a compra da máquina como um fim, mas como um principio e não feche as portas a novas possibilidades.

Boas fotos!

Agradeço as suas palavras. Calaram fundo.

Agradeço-lhe também a indicação do livro. Vou comprá-lo, com certeza, na minha próxima ida à ***** que será muito em breve.

Já quanto à objetiva de 50mm f1.8... aí é que estou a ver maior dificuldade. Está a ver... já comprei a (magnífica) Sony RX100 que foi "carerríma"; agora vou adquirir, provavelmente amanhã (quero que o meu filho vá comigo) a Nikon D5200 que já traz no kit com 2 lentes e que me vai custar perto de 1000€. Ora, efetuar outra despesa e juntar mais uma lente (essa 50mm que recomenda) às 2 com que vou ficar, será, penso eu, um excesso.

A menos que eu reformule a aquisição da DSRL, sinceramente, comprar agora a Nikon D5200, as 2 lentes do Kit, mais uma terceira lente (de 50mm.)... é de mais para mim. Seria uma entrada demasiada "em força" no reino das DSRL que ainda é meio desconhecido para mim...
 
Back
Topo