Será a Canon 700-D a escolha acertada?

Usufrua agora uns tempos da rx100, vá lendo sobre fotografia, veja o que é que sente falta e o que precisaria de ter para fazer esta ou aquela fotografia e depois sim invista em máquinas e lentes que lhe permitam fazer o que não consegue fazer com a compacta.
 
Repare que eu não disse que a tinha de comprar agora :)

Dê algum tempo ao tempo, e depois no aniversário, ou num natal pense nisso.
 
Agradeço as opiniões.

A minha intenção de comprar agora a DSRL, juntamente com a câmara compacta, não tem tanto a ver comigo, mas com os meus filhos. Não sei se deixei isso implícito no que escrevi. Apesar de todos eles serem adultos e independentes, felizmente, temos uma ligação muito próxima e afetiva, o que leva a que se algum deles precisar de alguma coisas, peça ao pai (principalmente, se for cara) ou a um outro irmão.

Ora, uma "boa" máquina fotográfica nenhum tem. Quando eu pensei em substituir a compacta SX240, que caiu (comigo!) à água, o mais velho disse logo, num almoço de domingo,... "o pai devia comprar uma máquina "em condições" e não dessas miniaturas..." e, claro, foi logo secundado pelos outros... genro/cunhadas incluídas, com aquele sorrisinho... estão a ver... sinónimo de que... "assim, quando nós precisarmos, já sabemos onde vir buscar". Eu conheço-os muito bem e não lhes levo a mal por isso. Até todos achámos graça e nos rimos com isso. Aliás, quando eu comprei a Sony 100 foi precisamente com essa ideia de... "separar as águas": a pequenita ficava para mim (também, aquela máquina não atrai as atenções... olhando para ela, ninguém diz o que aquilo custa...) e a "outra" que eu vou comprar (a DSRL), mais "chamativa" e do agrado dos jovens, ficaria para o clã, sempre que alguém precisasse. Era/é esse o meu intuito.

Por isso, até faço questão de levar comigo o meu filho mais velho e/ou o meu genro (que está ligado às eletrónicas) na compra, precisamente, para todos estarem identificados com o material.

A minha compra integra-se dentro deste espírito. Não sei se conseguem compreender o que me move. O meu objetivo, como ocorreu tantas vezes, é aproveitar uma ocasião (nesta caso, a da compra da máquina) para irmanar a família na decisão e depois no seu uso. É este espírito de partilha e comunhão que eu sempre quis implementar entre eles. Que todos se dessem bem e soubessem partilhar aquilo que não é de um só, mas de todos.

Não sei se me fiz explicar. Embora este assunto seja pessoal, espero que o tenham compreendido.
 
Última edição:
Tenho acompanhado com interesse este diálogo com o "Larry King".

Queria só contribuir com um pequeno input, que porventura irá trazer mais confusão do que esclarecer: já tenho uma camara compacta que faz muito bem o serviço de "apontar e disparar" e queria oferecer uma máquina fotográfica "à séria" à minha mulher pela ocasião do seu aniversário. Não somos nenhuns experts em fotografia pelo que a escolha iria sempre recair sobre um modelo para iniciados. Pesquisei na internet as diferentes características das máquinas, li as análises comparativas, vi videos no youtube e tudo o mais. No fim concluí que as diferenças nesta gama de iniciado são mínimas, mesmo entre diferentes marcas, portanto o fator decisivo resume-se ao fator subjectivo do gosto pessoal. É um pouco como comprar uma bicicleta.. há uma enorme variedade e diferença de preços, mas no fim de contas (para a mesma gama) tudo se resume à cor do quadro da bicicleta que achamos mais gira e à "afinidade" com a marca :)

A minha opinião é que deve comprar (dentro da gama de iniciado) a que mais gostar / achar mais bonita / etc, porque no fim de contas, só de pegar na máquina, ainda antes de tirar uma fotografia, já será um prazer!

Resumindo, perante as diferentes opções, escolhemos a Canon 700D kit 18-55 IS STM. Com a intenção de depois comprar uma objectiva com mais zoom para ficar o "kit" completo.

Sugiro também que reconsidere a opção de comprar pela internet (se depois tiver algum problema, é só ir diretamente ao fabricante). Pela Amazon.de, esta máquina Canon 700D com objectiva 18-55 IS STM + cartão de memória SanDisk Extreme SDHC 32GB + mala de transporte Canon Custom Gadget 100EG, ficou tudo por 785€.

Espero ter ajudado!
 
Última edição:
Tenho acompanhado com interesse este diálogo com o "Larry King".

Queria só contribuir com um pequeno input, que porventura irá trazer mais confusão do que esclarecer: já tenho uma camara compacta que faz muito bem o serviço de "apontar e disparar" e queria oferecer uma máquina fotográfica "à séria" à minha mulher pela ocasião do seu aniversário. Não somos nenhuns experts em fotografia. Pesquisei um bocado características de máquinas, li as análises comparativas e tudo o mais. No fim, as diferenças nesta gama de iniciado são mínimas, mesmo entre diferentes marcas, portanto o factor decisivo resume-se ao fator subjectivo do gosto pessoal. É como comprar uma bicicleta.. há uma enorme variedade e diferença de preços, mas no fim de contas (para a mesma gama) tudo se resume à cor do quadro da bicicleta que acho mais gira e à "afinidade" com a marca :)
Resumindo, perante as diferentes opções, escolhemos a Canon 700D kit 18-55 IS STM.

A minha opinião é que deve comprar a que mais gostar / achar mais bonita / etc, porque no fim de contas, só de pegar na máquina, ainda antes de tirar uma fotografia, já será um prazer!

Agradeço o seu comentário.

Compreendo a sua opinião, embora não a partilhe totalmente.

No meu caso, a compra da máquina fotográfica que efetuei, na semana passada, na *****, não foi a mesma coisa que "comprar uma bicicleta", muito menos o "fator decisivo" na minha compra se resumiu a algo de "subjetivo" ou, estritamente, ao meu "gosto pessoal". Pelo contrário! Talvez até por "deformação profissional" (sou da engenharia), procurei que esta minha compra se baseasse, quase unicamente, em critérios "científicos" de comprovada objetividade. Procurei não me deixar influenciar pela subjetividade dos "gostos" ou por preconceitos relativamente às marcas.

Por estas razões, pesquisei, fiz research, comprei revistas, li diversos comparativos, indaguei preços, esclareci dúvidas aqui neste fórum, etc. etc., precisamente, com o objetivo de efetuar uma compra ponderada, racional e informada.
Dentro do range de preços que a minha carteira podia pagar, selecionei duas possibilidades de compra: a Canon 700D com a objetiva 18-135 STM (uma lente muito silenciosa) e a Nikon D5200 com o kit de 2 objetivas, a 18-55 VR e a 55-200 VR.

Depois de muito pesquisar sobre estas 2 alternativas que se me colocaram, acabei por optar pelo kit da Nikon que, embora sendo o mais caro, me pareceu, objetivamente, ser aquele de melhor qualidade. Aliás, já tive a oportunidade de o experimentar, à saciedade, no último fim de semana - fiz centenas de fotografias e dezenas de vídeos pelo verdejante Minho - e os resultados com esta Nikon D5200 foram simplesmente.... EXCELENTES! Eu nem sabia que era assim tão bom fotógrafo... ;) Estou radiante com a aquisição que efetuei e, sem sombra de dúvidas, julgo ter feito uma escolha muito feliz e acertada. (Só um pequeno à parte: a ***** permite, ao comprador, experimentar a máquina durante um mês e se no final desse prazo não ficar satisfeito, pode trocá-la por outra. Não é que eu vá utilizar esta prerrogativa, mas considero esta atenção da ***** muito customer-friendly, o que é sempre de enaltecer).

Resumindo, tenho este assunto da(s) máquina(s) fotográfica(s) resolvido (acabei por comprar 2, uma compacta e outra DSRL).

Quero agradecer o contributo de todos para o sucesso desta minha empreitada.

A todos um BEM-HAJAM!

Obrigado.
 
Temos a mesma "deformação profissional" (também sou da engenharia, no meu caso, engenharia civil). E talvez por também gostar de pesquisar tudo ao pormenor, curiosamente cheguei à mesma conclusão: escolher entre a Canon 700D e a Nikon 5200.

Como acho que entre estas duas hipóteses é "venha o diabo e escolha", e como para todos os efeitos a máquina é uma oferta, resolvi apresentar estas duas opções e a minha mulher escolheu a prenda dela :)

Há-de haver sempre "puristas" de cada marca a advogar uma ou outra característica para enaltecer a sua preferida, mas a meu ver, estão as duas no mesmo nível e resume-se a uma escolha pessoal..

Acabarei por ficar com o mesmo "kit" que escolheu da Nikon, mas em versão Canon, juntando futuramente uma objectiva 55-250 pelo que no fundo, penso que tudo se resume a que uma pessoa se sinta satisfeita e usufrua ao máximo!

Votos de boa reforma e boas fotos!
 
Temos a mesma "deformação profissional" (também sou da engenharia, no meu caso, engenharia civil). E talvez por também gostar de pesquisar tudo ao pormenor, curiosamente cheguei à mesma conclusão: escolher entre a Canon 700D e a Nikon 5200.

Como acho que entre estas duas hipóteses é "venha o diabo e escolha", e como para todos os efeitos a máquina é uma oferta, resolvi apresentar estas duas opções e a minha mulher escolheu a prenda dela :)

Há-de haver sempre "puristas" de cada marca a advogar uma ou outra característica para enaltecer a sua preferida, mas a meu ver, estão as duas no mesmo nível e resume-se a uma escolha pessoal..

Acabarei por ficar com o mesmo "kit" que escolheu da Nikon, mas em versão Canon, juntando futuramente uma objectiva 55-250 pelo que no fundo, penso que tudo se resume a que uma pessoa se sinta satisfeita e usufrua ao máximo!

Votos de boa reforma e boas fotos!


Totalmente de acordo quanto à "filosofia" que subjaz à sua resposta. Tenho a certeza que ficará também "bem servido" com a Canon 700D.
Falando por mim, sendo eu um mero "amador" da fotografia, reconheço que as potencialidades destas máquinas, superam - e em muito - aquilo que, para já, os meus "conhecimentos" conseguem extrair delas. Tenho que ir aos poucos, com paciência e tenacidade, explorando estes "mananciais de tecnologia" que são as máquinas fotográficas que acabei de adquirir (para além da Nikon D5200, comprei também uma "pérola" compacta da Sony, uma RX100).
Mas tudo isso é "o menos". O importante e o que, de facto, devemos valorizar, é o prazer que extraímos deste nosso "hobby" e o gozo/fruição que ele nos proporciona.
Um abraço e muitas felicidades para si e esposa, amigo Dias.
Boas fotos!!
 
Back
Topo