será a fonte ou a board?...

moyo

Membro
a razão do meu contacto e do meu incómodo é o meu cpu, está com um comportamento estranho e precisava de ajuda para tentar diagnosticar o problema.
já tentei procurar na net mas, com o meu problema específico não consegui encontrar nada exactamente igual.

então é assim: quando desligo o cpu desligo sempre a tomada (a tripla). só que ultimamente quando ligava a tomada, o cpu começava logo a trabalhar sem eu primir o botão do power (on/off)... bom, não começa logo a trabalhar mas começa logo a receber energia, já que os leds do cpu acendem todos e inclusivé ouve-se alguns componentes do cpu a tentar arrancar... depois primo o power para tentar desligá-lo e não funciona mesmo quando fico vários segundos a primi-lo.

nos 2 (dois) primeiros dias qd ligava a tripla o cpu recebia energia, os leds acendiam todos. mas entretanto essa energia ia dissipando ou desvanecendo assim como a intensidade dos leds até que acabava por apagarem e qd eu primia o botão on/off, o cpu iniciava normalmente como se nada tivesse acontecido.
ao terceiro dia quando liguei a tripla, o cpu recebeu mto mais energia dos q nos 2 dias anteriores e já não dissipou a energia tão facilmente, mas quando acabou por fazê-lo e tentei iniciá-lo (ele tinha acabado de identificar os componentes e preparava-se para arrancar o sistema operativo) ele simplesmente desligou, ficou sem energia, Káput. reinicei-o e a meio do processo, agora nem iniciá-lo consigo. neste momento o cpu tem energia acende os ledzinhos mas não arranca (logo tb não vai abaixo), ou seja, não faz nada.

A MINHA DÚVIDA E ONDE EU PRECISO DE AJUDA É: SERÁ UM PROBLEMA DE FONTE OU DE BOARD?... e será que com a descrição acima conseguem fazer alguma espécie de diagnóstico? e será que me exprimi suficientemente bem ao ponto de perceberem o meu problema?...

ps: já agora como o disco q tem o sistema operativo tem lá ficheiros q eu infelizmente ainda não fiz back-up, posso ligar o disco como disco externo e salvar os ficheiros lá existentes?... tenho q só mudar os jumpers de master para slave, não é?...

desde já agradeço-vos a atenção dispensada e tb peço-te desculpa pelo incómodo.

1grande abraço
 
Diagnósticos à distância são sempre chatos, mas pela descrição que fazes, o problema dificilmente será da fonte.

Em relação ao problema do disco, sim - não tem problema fazer isso (e dá sempre jeito sacar a info :P)

Boa sorte!
 
boas.
acabaste de indicar uma boa maneira de queimar componentes.
nao se desliga a ficha tripla se tiveres a fonte ligada.
primeiro desliga-se a fonte no botao , so depois a tomada.
cada vez que ligavas a tomada, isso ate devia deitar faiscas :D
reza para que tenhas queimado so a fonte...

cumps.
 
Última edição:
pronto problema resolvido.
17€ de fonte com 25 minutos de trabalho.
felizmente foi só mesmo a fonte q queimou.
abraços e obrigado pela atenção
 
Back
Topo