1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Será ainda útil o uso da Floppy?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por EndUser, 28 de Agosto de 2004. (Respostas: 29; Visualizações: 1625)

1. EndUser

EndUser Power Member

Cada vez mais nos dias que correm, uso menos a floppy ao ponto de no momento não ter instalada nenhuma drive no computador onde estou a escrever, só a uso essencialmente para flashar algum hardware mas nem isso ultimamente, só mesmo quando é necessário. Vocês ainda usam a floppy para passar programas, jogos, etc? Ainda me lembro de usar bastantes floppys e de desesperar quando se estragavam, lembro-me por exemplo de ter instalado o WIN95 por floppys.

Estará em vias de extinção? Parece que sim, mas trás boas memórias :)

2. HyperRush

HyperRush Power Member

Já não uso floopys desde á 2 ou 3 anos

3. Luka

Luka I folded Myself

Dá sempre jeito ter uma floppy para flashar umas bios ou passar pequenos documentos.
    Na escola usamos disquetes para guardar os documentos porque os discos da escola sao um perigo :002:

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Instalar drivers sata/Raid, flash de bios em alguns casos, guardar confs em alguns SO.....

De resto não serve para muito mais.

A morte da floppy anda a ser anunciado aos anos, mas ainda se continua a utilizar.

5. QuickFire

QuickFire What is folding?

Os Frontiers da Tsunami que é uma das marcas que a loja meu cota vende já não trazem floppy ou seja se essa decisão começar a vir dos fabricantes/fornecedores e não dos utilizadores penso que o futuro das floppys vai ser mesmo a história :P

6. Seavoices

Seavoices Power Member

Para mim, as drives de diskettes já não me servem à pelo menos dois anos... Agora caberá aos fabricantes de boards integragem e permitir que, em ambiente DOS, as pen USB sejam substituidas pelas drives de diskettes, quer para flashar (já possível) quer para instalar os famosos drivers SCSI e SATA (Ainda n possível)

Não faz sentido haver drives de diskettes quando as BIOS actuais começam a ultrapassar a miserável capacidade das diskettes

Um abraço

7. kazuza

kazuza Power Member

Disquete de configuração WINBOM.INI do OPK
    Flash de firmware de dispositivos
    Criação de imagens para boot de CD-ROMs

Por estes motivos, e mais alguns, as floppies ainda se usam ...

8. Chessmaster

Chessmaster Power Member

Eu ainda utilizo com alguma regularidade; acaba por não fazer sentido andar a comprar um dispostivo que faz a mesma coisa quando existe sempre uma floppy cá por casa.

de uma maneira geral foi um suporte muito bem pensado sobretudo se pensarmos que já tem + de 20 anos.

9. tiagottx

tiagottx Power Member

Desde que comprei a USB Disk há coisa de 3 anos, nunca mais usei disquetes. O meu PC portátil fez no inicio de Agosto 1 ano de vida, e só usei a drive para uma coisa que me pediram, e foi quando descobri que a tampa da mesma estava empanada possivelmente por causa do calor :P

10. estigma

estigma Power Member

o meu pc, já não tem materialmente uma floppy!

No meu caso pessoal... não é necessário.

11. Diego

Diego Power Member

tenho smp uma drive pro caso de flashar as BIOS mais antigas, só mesmo para isso :P

12. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

A mesma coisa por estes lados. Desde que comprei a pen drive que nunca mais utilizei a velhinha diskette ;)

13. JoaoVr

JoaoVr Power Member

Já não uso floppy á uns 2/3 anos, na altura tinha-a dentro da caixa, mas com o cabo do power desligado, estava entre dois discos, e aquela coisa continuava a aquecer, quando meti fans nos discos, numca mais meti a floppy (Já não cabia). Entretanto numa mais a meti... Vou precisar agora de uma para flashar a bios á gráf...

14. ruymoreira

ruymoreira Power Member

em casa quase não uso.
    no work uso muito, p/ preload's, como boot, flashar bios, copiar docs pequenos, etc.

quando quero guardar qqr coisa importante numa diskete, mete lá umas 3/4 copias do mesmo ficheiro... é que as disketes eram boas quando custavam quase 1.000$ cada... agora é mesmo p/ esquecer :puke:

e os CDR tão cada vez piores.... :puke: :puke: :puke:

15. JCFR

JCFR I'm cool cuz I Fold

no meu caso é indespensável uma drive de disketes, é que não outra forma de instalar os drivers sata, mudar as bios ou o firmaware, sem ser assim.

16. Chip

Chip Zwame Advisor

coyote linux firewall running @ 1.44" floppy disk :D

por acaso não estou a correr, mas para esta config bastava um 386 ou um 486 (não tenho a certeza) com uma drive de disquetes e 2 placas de rede :) quase nem monitor nem gráfica (ok, se calhar sem a gráfica dava erro e não arrancava) eram precisos e hd não é preciso de todo :)

Mas já praticamente não uso disquetes e no trabalho o acesso às disquettes não é sequer permitido mas isso é por causa das políticas de segurança da bosch :)

17. fish

fish Power Member

eu uso e continuarei a usar floppy enquanto for possivel. da sempre jeito para trocar um ficheiro ou outro assim à pressa entre pc's k n tao ligados. por exemplo na minha escola tava tudo ligado em lan, mas havia sempre problemas de partilha e por isso era tudo a usar floppys. e não me venham dizer k hoje em dia klker pc tem gravador de CDs...

18. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

Ñ..... digo antes que quase todas as lojas vendem pen-drives e pouco mais caras são que uma drive de disketes ;)

19. VinE

VinE Power Member

A minha mobo deixa flashar a quente, saka-se, flasha-se em ambiente windows e siga...

Floppy é um perigo, só tenho ainda uma como sende diskette de arranque para quando é preciso formatar sistemas mais antigos..

20. LeeMan

LeeMan Power Member

Ena e dizer que andámos já há 2 decadas em perigo...

Tenho cerca de 100 diskettes (SOny, Philips, maxell, TDK todas compradas antes de 1995) usadas num equipamento (sintetizador músical) que SÓ permite o uso de diskettes e nunca tive nenhum problema com elas.

Já as diskettes que há por aí agora... É para esquecer.

Ao nível industrial tem milhares de equipamentos q usam diskettes.
    Até nas mais modernas fábricas em pt tens sempre um controlador qq que usa diskettes...

Já vi tb forno electrico (com sistema operativo :cool: ) usado para fabricar microships que está montado numa universidade lá para os lados da costa que usa disquettes de 5 1/4 e não há volta a dar-lhe, aquilo corre o sistema todos os santos dias... :)

Partilhar esta Página