1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Será bom alojamento?

Discussão em 'Web Development' iniciada por jacn, 21 de Maio de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 1732)

1. jacn

jacn Power Member

Boas,

Pretendo alojar um site. Estive a ver o site da Hocnet.pt e parece ser razoável para aquilo que eu quero.
    Qual a vossa experiencia com a HOCNET.PT? Oferece bom serviço? Gostava de ter opiniões...

Abraço

2. kosmic

kosmic Power Member

Bem a Hocnet está com a NFSi logo os servidores deles, se é que têm servidores próprios estão na TELVENT, se o preço baratucho não te assusta e não precisas de suporte técnico ou que um técnico te pessa 1 hora para resolver o problema pk não tem acesso directo ao servidor, então força, caso contrário tens NFSi, Cgest (servidorpt.com), Dominios.PT, argh Amen (frança), e o ui até me doi esoterica.pt.

Mas não me parece que a hocnet seja má

3. anjo2

anjo2 Power Member

Não sei o que é acesso directo para ti, achas que nos outros te vão dar um SLA de 1 hora?

jacn, ve este tópico: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=165974
    Envia mail para eles com as tuas dúvidas, vê o tempo de resposta e a qualidade da mesma.

4. kosmic

kosmic Power Member

Lol o que me referia é no suporte técnico.

Pessoas que sabem o que querem e que se desenrascam bem sem suporte técnico ou que fiquem satisfeitos com epah preciso do módulo X ou de algo alterado na configuração, e mandam um mail aguardam horas ou 1 dia e ja está podem ficar satisfeitos.

Agora se és um cliente exigente e precisas do suporte técnico por telefone e email rápido e sabes que o técnico que está ctg ao telefone está ao lado da máquina e não por acesso remoto, é muito mais fácil ver e diagnosticar problemas e ajudar o cliente...

E para mais esse técnico não está dependente de terceiros nem de outras coisas que não controla, logo a resposta é mais rápida, assim como o técnico te pode ajudar muito melhor

Novamente tudo isso se reflete no preço, queres uma coisita baratucha do tipo desde 1 euro por mês, então força, queres suporte queres garantias e queres SLA sim de 1 hora então pagas, mas sabes que pagas uma coisa boa.

1 euros mês + iva quanto estão a ganhar esses técnicos e essa empresa ? a factura que passam tb deve ser linda, já para não falar que aquilo deve ser movido a eneriga solar, a 1 euros mês....

Última edição: 25 de Maio de 2008
  5. anjo2

anjo2 Power Member

Isso é pura ilusão, em nenhum sitio te vão dar suporte ligados directamente à maquina, mesmo que fosse no datacenter, provavelmente iriam estar com acesso remoto, não há diferenças. Se os datacenters não te garantem SLA de 1 hora, porque havia de um alojamento te garantir? até te podem resolver em 5 minutos, ou em 24 horas, dependente do tipo de problema.
    PS:Estamos a falar de alojamentos partilhados.

6. kosmic

kosmic Power Member

Anjo combina um dia e eu e um sitio, que eu levo-te a Datacenter portugueses onde os técnicos têm acesso fisico às máuinas e podem la ir em 30 segundos, desde o posto de trabalho até ao datacenter, não te iludas.

Acesso SSH é bom sim, agora resolve o problema de um srevidor partilhado em baixo ou com outro problema com SSH ?

Acesso por KVM é bom consegues fazer várias coisas sem rede, mas e a máquina encravada, vais fazer reboot à cao usando aqueles geenciadores de corrente ? ou tens acesso à máquina e vais la tentar fisicamente reiniciar e ver cabos, placas que possam estar estragadas?

Para tua informação existe datecenters em portugal que Tem contratos com clientes de SLA de 1 hora e caso não sejam cumpridos existem somas bem grandes a ser indemnizadas.

Ok em alojamento partilhado não à SLA de 1 hora, mas tabem nunca vi deix<arem um servidor partilhado em baixo apos ser dado o alarme mais de quinze minutos, sistema de gestão de alarmes os tećnicos estão no datacenter com acesso à máquina.

Neste casos é dado o alarme o tecnico tenta ligar-se ao servidor na Telvent, não consegue, então o que faz sbmet ticket para a NSFi, depois aguarda que a NSFi responda.

A NFSi contacta o tecnico que poderá ou não estar na TELVEN no momento, caso não esteja aguarda que chega, o tecnico chega analisar o problema, ok o servidor está em baixo, vamos ver o que é .

Troca o que tem a trocar, peças etc... e depois contacta a NFSi a dizer que já está, a NFSi depois volta a contactar o técnico do alojamento a dizer que está, e só agora é que o tencico informa o cliente que o problema está resolvido.

Agora compara isto com o primeiro exemplo. Mas é como tudo a qualidade paga-se, alojamento barato onde a gente se desenrasca bem, e não nos preocupamos por esperar um pouco, entaõ sim força.

Agora se como disse antes precisas de suporte e técnicos com acesso às máquinas etc. etc, e se for preciso trocar algo no servidor o técnico em 10minutos está la a trocar então Não, procura um alojamento com datacenter próprio ;).

Experimenta um dia passar num Datacenter a sério em Portugal porque eles existem e têm técnicos muito qualificados, é uma pena que como em tudo neste pais os Estrangeiros são os primeiros a reconhecer a qualidade e sejam quem mais usa esses datanceters.

7. anjo2

anjo2 Power Member

Já estive várias vezes na Telvent, tenho lá servidores, sei como eles trabalham. E quando existe um problema não é assim que funciona, pelo menos na NFSI, se queres algo rápido, além do ticket, tens de telefonar para que obtenhas uma resposta mais rápida e eficiente.
    Em servidores housing ou colocation, existe acesso fisico ao datacenter, alías, com bastidor na nfsi tem acesso sem ser necessário contactar a nfsi.

Eu estava a falar em alojamento, o que fazes ligado à maquina, fazes por acesso remoto, claro que se a máquina não ligar é preciso ter acesso a ela... Mas que tem a ver o cliente com isso? O cliente precisa é do maior uptime possível, suporte rápido e eficiente e serviços rápidos.

8. asturmas

asturmas Power Member

kosmic o que foi pedido em cima foi alojamento partilhado.
    Tu sugeres: nfsi não vende alojamento partilhado, Cgest já tive a oportunidade de testar o suporte é mau, amen é péssimo e esoterica não conheço..
    Mais, a maioria dos problemas as vezes nem acesso SSH requer.
    Sim para avarias no hardware concordo se a empresa foi o datacenter é uma vantagem mas nem sempre.

9. kosmic

kosmic Power Member

Atenção eu nao recomendo NFSi dei o exemplo da NFSi apenas.

Agora não me queriam dizer que se eu sou revendedor da NFSi (Hocnet) se a maquina der o estalo, ligo para a NFSi e eles têm la o tecnico na telvent 24/24 isso é mentira.

O processo é mais coisa menos coisa como foi dito acima.

Simples o cliente quer uptime, quer bom serviço quer técnicos e uma empresa a sério onde a mesma tenha acesso às máuinas para alguma reparação de urgência e garantia do servico (Sem outsourcing). então paga mais mas tem um serviço superior.

O cliente quer o mais barato, não se importa que a empresa seja revendedora de revendedores e com outsourcing então força.

Agora não comparem 2 serviços diferentes e porque não pode ser comparado, num paga-se um pouco mais mas tens um serviço de qualidade e profissional que não tens no outro. simples.

Tens servidores na Telvent, ok aquilo é pago a preço de ouro, logo me dizes se consegues alojamento a 1 euro como algumas empresas que ai apregoam.

Isto no caso de teres o servio directo com eles.

ASturmas, esóterica é exactamente a mesma m*rda que a amen, é a Claranet disfarçada, com preços de arrasar, sendo o suporte igual ou pior que a Amen, pois são os mesmos na realidade.

Alojamento partilhado, continuo a dizer comprem em empresas que possuem o dtaceneter e quem tªem garanntias que nao sao revendedores de revendores, paga-se mais mas é como tudo a qualidade paga-se e por favor não vão para a AMEN.

Ok, o que eu devia ter perguntado no principio era, queres um alojamento baratucho ou vais precisar de muito suporte técnico.
    E mediante esta resposta devia ter aconselhado.

10. anjo2

anjo2 Power Member

Tenho servidores em housing, neste caso, em problemas de hardware eles não mexem, tem que ser o cliente a ir resolver, e uma empresa sabe que tem que ter sempre solução para caso aconteça algum problema grave e o consiga resolver em pouco tempo.

Sim, é muito mais caro em Portugal que por exemplo nos EUA, e apesar de ser possível o alojamento a 1€/mês, é overselling, o que quer dizer que só com grande limitação do processamento e imensas contas no servidor será possível fazer estes preços. É mais fácil planos com imenso espaço de armazenamento do que com muito tráfego, cpu e memória, as pessoas são iludidas geralmente com o espaço, e às vezes até com tráfego ilimitado, no entanto não passa um pouco de ilusão... Mas não é só cá em Portugal e apenas com esses revendedores de revendedores, dou por exemplo o exemplo do BlueHost, em que existe um limite de cpu, e automaticamente as contas são suspensas.

Geralmente é preciso mais suporte técnico na utilização de tecnologias que ainda são pouco usadas, que são mais "exigentes" ou quando se percebe pouco, pois de resto, é preciso pouco suporte.

11. asturmas

asturmas Power Member

Dizme sff uma empresa que venda alojamento partilhado e que seja dono do datacenter.

12. anjo2

anjo2 Power Member

13. Santo38

Santo38 Power Member

Normalmente até são dois os técnicos que lá estão... Mas isto de habitar o datacenter dá cabo de uma pessoa.. O barulho é infernal, a temperatura demasiado baixa... enfim.

Qualquer cliente da NFSI e da ClaraNet por exemplo tem acesso ao datacenter. Dependendo do espaço contratado pode ter acesso acompanhado ou acesso 24h. Não é por isso que deixa de prestar um bom serviço. Penso que estás a confundir as coisas.

Novamente estás a ver as coisas de uma forma um pouco estranha. Vários dos que aqui tem intervindo tem servidores próprios em espaço alugado na Telvent, e não é por isso que deixam de ser competitivos e fazer bons preços.

Quanto a alojamento a 1 euro depende sempre do que está incluido nesse euro. Também não percebo o que consideras peso de ouro. O aluguer de espaço ronda hoje em dia os 100 euros por 1U, o que não me parece nenhuma fortuna, isto na Telvent.

Nenhum datacenter em Portugal vende alojamento partilhado. Isto é a realidade.

Quem vende alojamento patilhado aluga espaço ou servidores nos datacenters nacionais, como é o caso de várias empresas.

Lógicamente que quem é dono da máquina poderá em teoria dar melhores garantias do que quem usa revendas e afins, pois esses estão sempre dependentes de terceiros. Nisso concordo em absoluto contigo.

Saudações

De que datacenter é a Claranet dona?

Saudações

Última edição pelo moderador: 26 de Maio de 2008
  14. anjo2

anjo2 Power Member

No Porto, é pequenino mas acho que é considerado datacenter.

15. Santo38

Santo38 Power Member

Olha, desconhecia essa. Estamos sempre a aprender! Será que não é da Refer nem nada?

Saudações

16. asturmas

asturmas Power Member

17. anjo2

anjo2 Power Member

A Claranet (antiga via networks), comprou a Amen (que estava em falência) e a Esoterica (acho que não estava em falência mas já estava no fim de mercado).
    A Claranet ao comprar a Amen, reorgarnizou a sua estrutura e equipa, não o material, claro que os serviços iriam continuar iguais, só o suporte e gestão interna podia melhorar.
    Tentou fazer o mesmo com a Esoterica, neste caso investiu mais, principalmente em compra de servidores, o conceito é o mesmo, mas é nacional, tem outra equipa e outra gestão.
    A Claranet é um caso diferente, mais virado para soluções empresariais, tem outro publico alvo e outro tipo de qualidade, mas um preço muito superior. Além dos serviços seus, também tem o ADSL fornecido pelas linhas da PT.

Sobre o datacenter no Porto, tenho ideia que é mesmo da Claranet, alguém confirma?

18. asturmas

asturmas Power Member

A Esoterica tinha saido do mercado e voltou.
    Anjo a claranet iria construir um datacenter em 150m2 ...?

19. Marsupillami

Marsupillami Power Member

Não, mas poderia usar um já utilizado por outra empresa... como é o caso do do Porto, situa-se junto à Brisa, e julgo que, antes de ser reestruturado recentemente pela Claranet, pertencia à Novis. Nem todos os datacenters têm 4000m2, aliás, arriscaria dizer que um com as dimensões do da TelVent, é algo de único aqui em Portugal.

A HOCNET é uma empresa com dimensão. Se presta um bom serviço, apenas os clientes o poderão dizer, mas que tem dimensão e não é uma "empresazita", isso posso assegurar que não é. A quantidade de máquinas que têm na NFSi, por exemplo, é bastante significativa.

Outsourcing é uma realidade neste mercado, e em nada está relacionado com a falta de qualidade de serviço. Não vejo, por exemplo, qual o problema de uma empresa prestar serviço sobre plataformas alugadas, desde que efectivamente sejam plataformas com estabilidade e performance adequadas aos serviços que vão prestar. Da mesma forma, não vejo qual o problema de uma empresa recorrer a empresas externas para gerir o software. É tão comum....

20. asturmas

asturmas Power Member

Não digo que seja habitual 4000m2 só disse que era muito pequeno.

Partilhar esta Página