Será da PSU ?

pimpware

Power Member
Boas, hoje de manhã e pela primeira vez num ano o meu PC fez reboot sozinho ...


As specs são:

fonte: LC 6550 Green
P5-vm /gráfica (onboard)
Q6600
3Gb ram
Hd Wd 250Gb
Gráfica - Sapphire 2600xt (desde Dezembro)



Já me ocorreram várias hipoteses, a mem já foi testada, ja desliguei e liguei componentes e aleatoriamente lá vai mais um reboot.

Umas vezes o reboot desliga mesmo as luzes do pc, outras vezes não quer arrancar, só mexe as fans por segundos.


Depois tirei a gráfica e liguei à onboard, parecia que era da gráfica, mas afinal os reboots voltaram, mas com menos frequencia.

OK, Board ou PSU ?

Voltei a instalar a gráfica e chegou a um ponto que já nem deixa entrar na bios, voltei a tirar a gráfica.



Testei uma molex com o multimetro e com o pc em carga com o OCCT durante 10 min, e as voltagens caem dos 12.20v para 10.80 e dos 5v para os 3v.

No ultimo teste que fiz foi-se para um novo reboot...

Acho que estas voltagens querem dizer que a fonte está a dar o berro não ?


Cumps
 
Com essas voltagens eu nem pensava duas vezes e comprava já uma fonte.

Cumps

Pois, bem me parecia.

Para arrancar e usar net (como neste momento) e usando a gráfica onboard ele ainda se mantem nos 12.20v, mas basta fazer um teste com o OCCP e com o CPU ainda nos 80% de load as voltagens começam logo a cair e até as fans reduzem a velocidade, quase que deixo de as ouvir.


Mas isto numa fonte destas é normal? faz agora precisamente 1 ano e trabalha sempre com UPS, será que a garantia pode ser activada ?
 
Desde já agradeço os vossos comentários.


Mas ...



WTF ?

Já estava eu aqui convencido a ir buscar uma fonte nova quando me ocorreu a ideia de desligar e ligar de novo os cabos ligam à board.

Liguei e estava tudo normal, arrisquei a montar a gráfica de novo e a meter o cpu a 100% e não desceu dos 12.10v.

Estive a jogar meia hora COD4 para ver se puxava pelo sistema e as voltagens sempre normais.


Não posso acreditar, tinha alguma ficha ou algum pin de alguma ficha a fazer mau contacto e atrofiava-me o sistema todo. O mais estranho é que à meses que não mexia dentro do pc, logo não mexi nos cabos, não punha sequer a hipótese de ser esse o problema.


Cumps
 
Tudo indica que tinhas mesmo um mau contacto, eu apenas te recomendei uma fonte nova porque parti do princípio que tinhas tudo ligado correctamente.Ainda por cima tinhas feito a medição com um multímetro, esses valores só podiam estar correctos.

Cumps
 
Por vezes um gajo começa a pensar nas coisas complicadas e não se lembra das mais simples, como verificar os fios :lol:

Esse é o tipo de recomendação que eu daria por exemplo ao meu tio que mexe em Pc's à menos de 1 ano, eu que mexo à mais de 15 anos parti logo do principio que ver os fios era lamme, só podia ser algo mais complicado, fonte, ram, gráfica, tudo menos um simples fio.

Estamos sempre a aprender, assim como, estamos sempre a nos enganar.



Por isso fica aqui o meu testemunho, por muito lamme que vos pareça verifiquem sempre os fios:whistle:
 
Uma coisa que a malta tem que começar a ver quando acontecem esses reboots magicos é os condensadores da board.
http://www.badcaps.net

O meu avô tinha varios problemas no computador da empresa, abrio e tinha uns 5 caps a rebentar literalmente, substitui e bomba a 100 % :)
 
Boas,

Parece que afinal o problema não era fios mal ligados, foi apenas coincidência ter mexido nos fios e depois funcionar bem.

Hoje, domingo, quando chego a casa e vou ligar voltou tudo ao mesmo, tirei a gráfica e a placa tv e lá arrancou, mas basta carregar uma foto ou outra coisa que puxe mais um pouco pelo CPU e oiço logo as fans a abrandarem e o multimetro a descer.

Parece que vou ter mesmo de meter outra fonte, não sei se posso mandar para RMA, só tenho a factura, feito parvo mandei fora tudo o que era papelada da fonte.



Em última análise, penso que hipótese de ser um problema da board (condensadores) é quase nula, a corrente que tou a medir vem de uma Molex que por sua vez vem directamente da fonte. Não acham que estou certo ?
 
Parece-me fonte.

Aconselho-te a comprar uma fonte de qualidade, desta vez.

Recomendo-te a Corsair VX-450 por 60€

Pode parecer pouco mas são 450w reais, é single-rail, tem uma elevada amperagem e é mesmo de qualidade. Podes ver a review aqui no fórum.
E tem garantia de 5 anos :P
 
Ok a minha fonte actual é esta

http://*****.pt/#?p=ProdDetail&ProdId=714



Mas estou tentado a comprar a Corsair

http://*****.pt/#?p=ProdDetail&ProdId=7244


Parece-me uma boa escolha.
 
Foi o que eu disse :P

Exacto, pelas reviews que tenho lido parece-me muito boa, embora à primeira vista os 450w pareçam poucos, não sei se não será melhor a de 550w.

Q6600
ATI 2600xt
3Gb ram
Placa tv pci
Disco sata 250gb
Drive dvd
Drive dvd burner
2 fans de 80mm
1 fan de 120mm

será que a de 450w aguenta-se bem ?


a de 550w não é muito mais cara, são + 8 Euros
http://*****.pt/#?p=ProdDetail&ProdId=7245
 
Exacto, pelas reviews que tenho lido parece-me muito boa, embora à primeira vista os 450w pareçam poucos, não sei se não será melhor a de 550w.

Q6600
ATI 2600xt
3Gb ram
Placa tv pci
Disco sata 250gb
Drive dvd
Drive dvd burner
2 fans de 80mm
1 fan de 120mm

será que a de 450w aguenta-se bem ?


a de 550w não é muito mais cara, são + 8 Euros
http://*****.pt/#?p=ProdDetail&ProdId=7245

Aguenta sim, porque esses 450w são reais, ao contrário dos 550w das LC Power, por exemplo.


Conheço quem tenha sistemas muito mais pesados (gráficas como 8800 GTX incluídas) a correr com essa fonte sem problemas.

Obviamente por mais uns euros podes ter uma fonte melhor, como a Corsair VX550 ou a TX650. Eu comprei uma 650 porque simplesmente as 550 estavam apenas 3€ mais baratas.
 
Bem, a fonte já bomba e pelos testes que fiz com o multimetro as voltagens são super estáveis.

O disco rígido é que estava todo cheio de erros.
 
Back
Topo