1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Será Ilegal?

Discussão em 'Programação' iniciada por JomarB, 31 de Dezembro de 2007. (Respostas: 35; Visualizações: 3019)

1. JomarB

JomarB Power Member

Bem pesol a minha duvida é a seguinte:

Estive a fazer um programa em VB6 com a capacidade de poder obter qualquer arquivo em um putro pc(alheio), desde q saibamos apenas o nome do arquivo.
    Este programa actua de forma oculta no outro pc. Será isso ilegal?:wow:

2. Emanuel360

Emanuel360 Power Member

Qualquer outro PC na Internet ou na tua/vossa rede local?

3. Elite_Member

Elite_Member Power Member

Em termos da Lei não te sei responder, mas isso a mim de legal parece-me ter pouco:lol:

4. Sameiro

Sameiro Membro BOINC

Claro que é ilegal, se tás a mexer em ficheiros alheios sem a autorização é ilegal..

5. jamlvs

jamlvs Power Member

se o usares sem o consentimento do dono dos computadores, então é ilegal.

Como não vejo nenhum fim legal e util para isso, é melhor não o usares.

6. JomarB

JomarB Power Member

Eu ainda não terminei de o fazer. Mais o objectivo é mesmo obter files sem o consetimento do utilizador do outro pc, podendo ser numa LAN ou WAN e por ai, desde que saibamos o IP da maquina.

Axo q chega a ser ilegal.

Quais as consequencias, para quem cria programa para fins ilegais? Será a prisão ou uma indeminização?:wow:

Última edição: 1 de Janeiro de 2008
  7. Sameiro

Sameiro Membro BOINC

Prisão.É a mesma coisa que andares a roubar.

8. F3RrUh

F3RrUh Power Member

Bem isto é assim se tu me passares o programa nao é ilegal. . . se nao mo passares é completamente ilegal. . . .

(se eu tiver dito alguma asneira nao ligem que ja tou bebado xDxDxD)

BOM ANU PEXUAL. . .kakakakaka

9. BlkLotus

BlkLotus Folding Member

Ou estás bêbedo da passagem de ano, ou estás a gozar com as pessoas não?

Acho que QUALQUER PESSOA COM O MÍNIMO DE CABEÇA sabe que se está a tirar seja o que for que não seja teu, sem consentimento do outro, É CRIME!! Seja em que moldes for pá! Seja real ou virtual!

É a mesma coisa que eu perguntar "se disparar em várias direcções, e se acertar em alguém e matar essa pessoa, mesmo sem querer, se é crime?

Enfim... as vezes as pessoas se as pensassem um bocadinho, evitavam fazer perguntas parvas.

Em relação a pessoa que faz o programa, não tem nada haver com o uso que lhe dão, uma coisa é seres o programador que o fez, outra é usa-lo. Tal como uma pessoa que escreve um artigo sobre como aproveitar uma determinada falha não é a vista da nossa lei um criminoso, pois apenas está a informar, e informar/ensinar não é crime.

Se o queres fazer e queres disponibilizar para o publico, é muito simples, colocas um "disclamer" no programa em que as pessoas para o usarem tem que aceita-lo, e como tal, retiras de ti toda a responsabilidade das consequências do seu uso. Agora, se o fores a usar, é óbvio que estás a cometer um crime.

10. ShadeX

ShadeX Power Member

Tbm andaste a beber B52's como eu... é que EULA tambem foi a primeira coisa que me veio à cabeça...

@JomarB:

Isso pode funcionar contra 70% dos utilizadores, assumindo que não cometeste erros. Contra o resto falha cabalmente e revela o problema...

11. mOrSa

mOrSa Power Member

http://www.policiajudiciaria.pt/htm/legislacao/dr_informatica/Lei109_91.htm

Artigo 7.º
    Acesso ilegítimo
    1 - Quem, não estando para tanto autorizado e com a intenção de alcançar, para si ou para outrem, um benefício ou vantagem ilegítimos, de qualquer modo aceder a um sistema ou rede informáticos será punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.
    2 - A pena será a de prisão até três anos ou multa se o acesso for conseguido através de violação de regras de segurança.
    3 - A pena será a de prisão de um a cinco anos quando:
    a) Através do acesso, o agente tiver tomado conhecimento de segredo comercial ou industrial ou de dados confidenciais, protegidos por lei;
    b) O benefício ou vantagem patrimonial obtidos forem de valor consideravelmente elevado.
    4 - A tentativa é punível.
    5 - Nos casos previstos nos n.os 1, 2 e 4 o procedimento penal depende de queixa.

Afinal as aulas de Direito deram jeito!

1abraço!

12. PH34R

PH34R Power Member

Se estás com medo da prisão , não o tenhas pois como isto anda :P

13. PJTuga

PJTuga Power Member

hmm, consegues aceder apenas sabendo o ip da máquina?
    eu fiz uma coisa parecida, mas para aceder ao outro pc tenho de enviar um pequeno ficheiro que o outro utilizador tem de abrir, e nao preciso de saber o ip da outra pessoa...

uso o meu programa apenas para brincar, e nao para roubar informação!!

por agora o meu programa permite abrir e fechar as drives de CDs/DVDs, executar e fechar programas no outro pc, ver quais os programas abertos no outro pc. desligar o monitor, desligar o pc, controlar o rato, bloquear o gestor de tarefas (para nao terminarem o meu "back door") etc...

brevemente irei adicionar a funcionalidade de ver os ficheiros do disco... (mas é so para "assustar os outros")

uma vez que so uso isto para brincar, é considerado ilegal? no fim da brincadeira até acabo por fornecer o meu prog xD

14. HecKel

HecKel The WORM

A isso chama-se cavalo de troia, ou trojan. Apesar de não fazer danos no computador, estás a camuflar um programa para outros efeitos que não o anunciado.

Logo, isso é ilegal sim.

15. Morais

Morais Power Member

A criação e existência do programa não é algo "ilegal".

O uso desse mesmo programa, fora de um ambiente de testes, e sem a autoviação necessária, como indicado na lei, sim, é obviamente ilegal.

Já agora, um programa em VB? Em que sistemas é que estás a testar isso, Windows 95?

16. ShadeX

ShadeX Power Member

Sim, pela razão simples de, como já foi referido, teres camuflado o propósito do programa. Voltamos à questão do EULA. Se anunciares de modo flagrante e óbvio o propósito do programa e o user der autorização explicita, culpa (e responsabilidade) dele, senão culpa (e responsabilidade) tua.

Desde que a aplicação anuncie de modo claro e inequivoco o seu propósito não deve haver problema.

17. PJTuga

PJTuga Power Member

Sim feito em VB.. ja testei com sucesso em XP SP2 e Vista!!

18. Tyran

Tyran Power Member

E então se por exemplo eu fizer um para mostrar a amigos? (com consentimento deles!)

cumpzz

19. neonl

neonl Banido

Claro que podes fazer como "brincadeira". Podes tentar com os teus amigo até como "partida" sei lá.

Mas se enveredas por esse caminho vais acabar mal. Anyway, todos os informáticos de bancada dizem "vou fazer um granda vírus ou granda tojan" e depois... bom é o que se vê.

Cumps. De qualquer maneira manda um mail ao MP primeiro... só para confirmar :D:D

20. napalm

napalm Power Member

hum? só sabendo o IP sem mais nada para abrir portas?

Partilhar esta Página