será o ISO?

isto dá para remover? pensei que fosse do sensor, mas depois limpei e tudo isso...

(é que depois tenho que andar no photoshop a remover isto e dá um bocado pro trabalho...)
 
Parecem hot pixels. Não é normal aparecerem a 1/6 s, só com vários segundos. Eu diria que esse sensor não está lá muito bom.

Hot pixels podem-se mascarar tirando uma exposição idêntica, mas com o obturador fechado. A máquina faz isto se ligares o "long exposure noise reduction", que é uma custom function. Mas acho que 1/6 é curto demais para ela fazer isso. Não confundir com o "high ISO noise reduction" que é uma coisa diferente.
 
Última edição:
Menu->Custom Functions->3 para long exp. noise reduction e 4 para high ISO noise reduction.

Experimentei agora com a minha e ela considera 1/6 já como long exposure (portanto metendo o filtro em auto ele é usado).
Em todo o caso, na minha (que já tem mais de um ano) não tenho esses problemas, esse sensor parece-me claramente avariado. Essa foto foi tirada com o sensor quente ou frio?
 
Isso parece-me ruido de longa exposição.

Mete a opção que o Wildstar falou em ON. Em AUTO a maquina baralha-se. Fotografa em RAW e abre no DPP da Canon. Se aparecer tudo limpo, já sabe o que fazer.

Mas agora falas em limpeza de sensor.. :S
 
foi com um pano de limpeza de binoculos, não é o mais correcto mais deve servir.

não foi lonha exposição, nessa foto foi 3200 e o tempo de exposição foi de 1/6 seg.


CoisaX: não percebi, como activo esse modo? em relação ao modo raw hei-de experimentar isso ;)
 
PS: já vi como se põe o redução do noise e já tinha activado.

incremento nivel exp: 1/3-stop
vel sinc flash no modo av: auto
Redução ruido de longa exposição: on
Ruido velocidade iso elevado: forte
prioridade tom de destaque: desativar
emissão da luz auxiliar af: activar
botão bloqueio ae/obturador: AF/bloqueio ae
 
Última edição:
PS: tirei agora umas fotos a 6400 iso e com partes escuras e não apareceu nada... agora fico um bocado sem saber o que fazer. ela tem garantia, mas se calhar vou andar com ela mais algum tempo a ver se isto continua ou não...
 
Eu substitui a minha antiga por causa desses dead/hot pixels, mas apareciam sempre independentemente do ISO ou tempo de exposição, era mesmo problema do sensor, agora isso normalmente só deveria de aparecer em longas exposições.
 
eu vou ver se o problema continua ou não... se continuar depois pego e mando para a garantia...


boras: estás a falar dos próprio? eu bem o faria, mas não tenho. se estás a falar dos de limpeza tipo casa é mesmo! ahaha
 
@rafas_gms:

A função de redução de ruido de longa exposição tem 3 modos: OFF, ON, e AUTO. Mete em ON.

Esta redução não tem NADA a haver com o ISO ALTO ou BAIXO. Para isso existe outra opção "Redução de Ruido ISO Alto.

Imgina se usares ISO 100 e fizeres uma exposição de 10 segundos, isso aparece, a não ser que ligues a opção correcta.

Quanto ao sensor deve estar "lindo", mas duvido que isso seja sujidade. A sujidade não brilha no escuro LOL
 
Back
Topo