Será o tic tac da morte?

maneboi

Power Member
Hoje cheguei a casa liguei o PC comecei a ouvir um tic tac num dos discos nao sei qual (1 é da Wdigital e outro IBM deskstar 40Gb), O PC nao conseguia arrancar desliguei no botão e voltei a ligar e aí começou a funcionar perfeitamente.

À cerca de um ano ouvi falar que os discos da IBM tinham problemas, nomeadamente de um Tic Tac que fazia inicialmente, na qual mais tarde o disco dava mesmo o berro.

Será que este será realmente o sintoma do inicio do berro difinitivo ( Tic Tac da morte)?

Alguém já teve este problema, com discos IBM deskstar?
Ajudem-me ;)

Obrigado!!
 
Provalemente poderá ser o teu DeskStar a pifar :(

Eu tenho 2 IBM DeskStar, 1 d 40 e outro d 80 GB ambos a 7200 rpm e estou bem satisfeito pelo menos por enquanto.

Desliga os discos e liga o pc alternadamente. Depressa chegarás à conclusão sobre qual está para berrar... :rolleyes:

Outra coisa...faz 1 backup urgente...
 
Eu tenho um WD de 20 G já á uns anitos e passado +- 1 ano de o ter, ele começou-me a fazer esses tic-tac, tinha-o metido numa daquelas gavetas, experimentei tirá-lo fora e ligá-lo directamente e nunca mais tive esse problema (e já lá vão meses depois disso), á pouco tempo voltei e meter-lo na gaveta (ooops esta saiu-me sem querer, hehe) e guess what ? voltou a fazer os barulhos, moral da história é que nem sempre isso quer dizer que o disco esteja a morrer, mas pelo sim pelo não faz uns backups ;)
 
Até agora só fez uma vez o Tic Tac, mas ando a fazer backup dos discos.

Pessoal li um artigo sobre os discos IBM deskstart (http://www.tweaktown.com/document.php?dType=article&dId=180&dPage=1) e pelos vistos uma das causas deste problema resume-se ao excesso de calor provocado pelo disco afectando os próprios circuitos.

Os discos IBM têm uma ferramenta que permite verificar a temperatura do disco, em situação normal sem qualquer dissipador a temperatura do disco rondava os 44º graus.

Coloquei uma ventoinha própria para discos (e utilizando uma engrenagem de modo a aproveitar o fluxo de ar da ventoinha) é incrivel a mudança significativa de temperatura. Após 3 horas de uso do PC verifiquei a temperatura do disco, estando esta nos 29º Graus.
 
Por acaso não se liga muito mas é facílimo tirar uns 10ºC a um disco. No meu caso basta remover a tampa lateral da caixa que a temp do CudaIV sobe de ~25ºC para +34ºC. É que com a tampa no sítio o único sítio por onde o ar entra na caixa é pela frente, precisamente onde estão os discos. tenho ventoinhas a tirar ar por trás da caixa


Quanto aos IBMs..... infelizmente é impressionante a quantidade de DeathStars que andam por aí a justificar a alteração de nome que o pessoal lhes fez...




Ps: Duvido que uma diferença de 5 ou 10ºC seja o suficiente para evitar que o(s) disco(s) deixe de ter problemas mecânicos. Isto porque parece pouco provável que um problema mecânico seja causado por 5 ou 10ºC 'a mais'. Ah, e seja causado nos DeathStars e não nos outros todos. Backup, backup, backup.
 
tb já tive um IBM deskstar de 60gb 7200rpm. k obviamente se estragou com o tempo (e trokei por um WD 60gb 7200rpm), devido á temperatura.....e á falta de fiabilidade k esses discos têm.... muito rapidos e muito ruidosos.....(tb foram dos primeiros a 7200rpms).

faz um backup dos teus dados, e um scan ao disco para ver se tens badsectors...caso o disco ainda esteja intacto, podes começar a investir no arrefecimento da caixa e do disco. até pk esses discos akeçem muito......

ps:regra geral discos de 7200rpms k ficam muito tempo a trabalhar convêm estar bem refrigerados.

ps: os discos da IBM (destes ultimos anos) são um bom exemplo de como a alta performance pode afectar a fiabilidade.
muita gente se keixou dos mesmos problemas.
 
Provavelmente é o teu IBM (ainda hoje vi mais um hdd a morrer...coitado :D), mas sempre pode ser o WD (um amigo meu deu cabo da cache de um dos novos modelos...don't ask how :D).
Um backup imediato, é fundamental.
 
maneboi ja tinha visto esse link k deste, e axo k essas ventoinhas para dessipar o calor do disco são excelentes para o problema dos IBM. Já agora axo uma coisa engracada...os Seagate aquecem mto mais k os IBM e nunca tiveram tantos problemas como os IBM estão a ter mas prontox :P

[]'z :003:
 
O barulho q referes é normalmente sinal q o disco mais tarde ou mais cedo vai pifar.
O melhor é fazeres os backups aos discos.
Dp experimenta os discos alternadamente para verificares qual é o q está a fazer o barulho, deve ser o IBM, há mto gente q já teve esse problema.
Dp de saberes qual é, usa a garantia, se a tiveres.
:003: :003:
 
Bem já com tanta thread sobre esta mortantadade destes discos neste forúm e não só, mesmo que os IBMs custassem metade do preço em relação a concorrência acho que não tocava em nenhum.
 
Bem, não é assim tão mau.
Só 33% dos meus IBM's é que avariaram até agora. ;)

Enfim, o meu score tá IBM 1 - Seagate 1

(mas o Seagate era um bocadito mais velho)
 
Back
Topo