Yggdrasil
Power Member
O sucesso comercial pode não ser directamente importante para nós, jogadores. Mas acaba por ter relevância e explico-te já porquê:
- uma consola que tenha imenso sucesso, que venda bastante mais do que as suas concorrentes consegue reunir o apoio das editoras que, por verem nela uma oportunidade de lucro, produzem mais jogos - a quantidade é incrementada, embora isso não signifique necessariamente que a qualidade aumente na mesma proporção; a PS2, por exemplo, tem jogos bastante bons, mas também tem lixo que nunca mais acaba; o NES tem verdadeiras pérolas, mas também tem a sua dose de lixo
- uma consola que não tenha sucesso comercial nos seus primeiros meses de vida começa a ter o seu futuro limitado; se ela não ganha uma dinâmica própria no seu primeiro ano, as editoras começam a ver nela um menor potencial comercial e menos perspectivas de lucro, ou seja, são lançados menos jogos, e quando são lançados menos jogos, há menos pessoas a comprar. Porquê? Porque tem menos jogos - entram numa loja e vêem a consola X com 100 jogos nas prateleiras e a consola Y com 15, qual é que vão escolher? A esmagadora maioria dos consumidores não faz ideia da qualidade dos jogos - nem tem conhecimentos suficientes para isso - é óbvio que vão para a que tem mais jogos, mesmo que esses sejam apenas sequelas vazias ou adaptações de filmes, que regra geral são maus
Dois exemplos da última situação que eu descrevi - Dreamcast e Saturn. Grandes máquinas, excelentes jogos (os títulos 1st party da SEGA, que para mim ofuscam os 3rd party em geral) mas fracassos comerciais - não criaram uma dinâmica própria, perderam apoios e o mercado ocidental excluiu-as (no Japão o caso foi diferente).
- uma consola que tenha imenso sucesso, que venda bastante mais do que as suas concorrentes consegue reunir o apoio das editoras que, por verem nela uma oportunidade de lucro, produzem mais jogos - a quantidade é incrementada, embora isso não signifique necessariamente que a qualidade aumente na mesma proporção; a PS2, por exemplo, tem jogos bastante bons, mas também tem lixo que nunca mais acaba; o NES tem verdadeiras pérolas, mas também tem a sua dose de lixo
- uma consola que não tenha sucesso comercial nos seus primeiros meses de vida começa a ter o seu futuro limitado; se ela não ganha uma dinâmica própria no seu primeiro ano, as editoras começam a ver nela um menor potencial comercial e menos perspectivas de lucro, ou seja, são lançados menos jogos, e quando são lançados menos jogos, há menos pessoas a comprar. Porquê? Porque tem menos jogos - entram numa loja e vêem a consola X com 100 jogos nas prateleiras e a consola Y com 15, qual é que vão escolher? A esmagadora maioria dos consumidores não faz ideia da qualidade dos jogos - nem tem conhecimentos suficientes para isso - é óbvio que vão para a que tem mais jogos, mesmo que esses sejam apenas sequelas vazias ou adaptações de filmes, que regra geral são maus
Dois exemplos da última situação que eu descrevi - Dreamcast e Saturn. Grandes máquinas, excelentes jogos (os títulos 1st party da SEGA, que para mim ofuscam os 3rd party em geral) mas fracassos comerciais - não criaram uma dinâmica própria, perderam apoios e o mercado ocidental excluiu-as (no Japão o caso foi diferente).