Dúvida Será que esta alguém a aceder ao que eu faço no PC remotamente?

Olá,

Preciso da vossa ajuda. Emprestei o meu portátil a alguém para me ver um problema no PC e detectei que quando o mesmo me foi devolvido, tinha sido adicionado a um Homegroup para partilha de ficheiros, opção que não existia anteriormente. :( Saí do Homegroup e corri o Malwarebytes Anti-Malware que não detectou nada. Depois alterei todas as minhas passwords.

Agora as minhas dúvidas são:


  1. O que é que as outras pessoas vêm no Homegroup?
  2. É possivel que tenham acedido a passwords e afins? Estou preocupada. :(
  3. É possível que exista algum outro programa a correr por trás e que o Malwarebytes Anti-Malware não tenha detectado e me estejam a roubar informação? Se sim, que passos devo adoptar para verificar isso no meu portátil? Podem ajudar-me? Tenho um Satellite L300 da Toshiba.
  4. Acham que devo formatar o PC novamente? Que riscos corro?

Obrigada.
 
Se foste adicionada/o a um Homegroup para partilha de ficheiros, então remove-te desse grupo de partilha de ficheiros e penso que o problema será resolvido...

1. No homegroup todos os utilizadores que se encontrarem adicionados ao mesmo verão os ficheiros que lá puseres, por ex. fotos e ex. , é mesmo para partilhar ficheiros... cá em casa por ex. tenho isso para partilhar com os restantes portáteis cá de casa ficheiros...
2. A partir do momento que emprestas o teu pc a alguém é sempre possível que acedam a passwords e etc, basta por ex. que as tenhas memorizadas no pc de forma a que seja só por os "usernames" e elas aparecam logo na parte da pass.
3. Não sei se esse programa detetaria ou não, mas posso-te dizer que é possível existerem programas a correr por trás tais como "keyloggers" que são programas fantasmas que correm nos pc's em questão e guardam todas as pass's inseridas no mesmo, e chegam até a ter opçoes de enviar as pass's para o email "x"...
4. Experimenta primeiro sair do Homegroup e ve se descobres algum programa fantasma, se não descobrires nada, penso que estarás segura... Os riscos, é basicamente roubaram-te as pass's de tudo, exporem a tua privacidade, etc etc...

Aproveita e lê isto: http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/163822
 
Olá,

Preciso da vossa ajuda. Emprestei o meu portátil a alguém para me ver um problema no PC e detectei que quando o mesmo me foi devolvido, tinha sido adicionado a um Homegroup para partilha de ficheiros, opção que não existia anteriormente. :( Saí do Homegroup e corri o Malwarebytes Anti-Malware que não detectou nada. Depois alterei todas as minhas passwords.

Agora as minhas dúvidas são:


  1. O que é que as outras pessoas vêm no Homegroup?
  2. É possivel que tenham acedido a passwords e afins? Estou preocupada. :(
  3. É possível que exista algum outro programa a correr por trás e que o Malwarebytes Anti-Malware não tenha detectado e me estejam a roubar informação? Se sim, que passos devo adoptar para verificar isso no meu portátil? Podem ajudar-me? Tenho um Satellite L300 da Toshiba.
  4. Acham que devo formatar o PC novamente? Que riscos corro?

Obrigada.


Sair completamente do homegroup:

http://www.howtogeek.com/howto/27091/how-to-disable-or-enable-the-homegroup-feature-in-windows-7/


Para precaver, pode correr tambem este programa:

http://www.superantispyware.com/index.html
 
Idealmente poderias era perguntar a pessoa se pos alguma pasta a partilhar para um mediaserver/center para poder ver o filme na tv.. Provavelmente foi isso e tas agora a dar voltas a cabeça (apenas se esqueceu de remover o Homegroup - que é o grupo pre-definido para partilhar ficheiro numa rede interna)
 
Obrigada a todos pelas vossas respostas. Gostaria que me esclarecessem mais uma dúvida por favor. Quando se formata um disco rigido é possivel recuperar os ficheiros apagados ou parte deles? Tenho a certeza que não partilhei documentos com a pessoa que ficou com o meu PC para arranjar, mas essa pessoa tem ficheiros meus. É possivel que os tenha recuperado, mesmo depois do disco estar formatado? Obrigada.

Na minha opinião deveria ter procurado uma forma mais profissional de lhe corrigirem o seu PC, visto que desconfia que a quem pediu o favor.

Enfim...

Eu confiava na pessoa, até isto me acontecer... Não fazia ideia que alguém se daria ao trabalho de fazer este tipo de coisas. :(
 
Obrigada a todos pelas vossas respostas. Gostaria que me esclarecessem mais uma dúvida por favor. Quando se formata um disco rigido é possivel recuperar os ficheiros apagados ou parte deles? Tenho a certeza que não partilhei documentos com a pessoa que ficou com o meu PC para arranjar, mas essa pessoa tem ficheiros meus. É possivel que os tenha recuperado, mesmo depois do disco estar formatado? Obrigada.



Eu confiava na pessoa, até isto me acontecer... Não fazia ideia que alguém se daria ao trabalho de fazer este tipo de coisas. :(

Boa noite

Respondendo à sua pergunta, sim é possível.

Quanto à situação jà expressei a minha opinião.
Quando o carro tem um problema, de todas as pessoas que me poderiam ajudar eu escolho sempre um mecânico.

O que descreve é muito provavelmente crime público, consulte um advogado e faça uma queixa numa esquadra proxima.

E na proxima já sabe, servicos especializados, custam dinheiro mas é para isso que existem.

Os meus cumprimentos
 
Boa noite

Respondendo à sua pergunta, sim é possível.

Quanto à situação jà expressei a minha opinião.
Quando o carro tem um problema, de todas as pessoas que me poderiam ajudar eu escolho sempre um mecânico.

O que descreve é muito provavelmente crime público, consulte um advogado e faça uma queixa numa esquadra proxima.

E na proxima já sabe, servicos especializados, custam dinheiro mas é para isso que existem.

Os meus cumprimentos

Grata pela atenção.
 
Back
Topo