Será que existe ?

computador000

Power Member
A pouco pus m aqui a magicar e estava a pensar se no mundo da fotografia existiria alguma maquina fotografica que fosse:
-do tamanho de uma P&S ( tipo Canon G9 );
-com boas prestaçoes a isos altos ( 800/1600 por aí );
-uma boa lente/defenicao/qualidade geral
e que, finalmente, tivesse um viewfinder decente ???

Ek a bocado andei a ler umas paginas sobre a G9 e fiquei a pensar se de facto existiria algo, acima desta Canon que embora seja bastante boa, nao substituiria uma DSLR.

Resta dizer que o preço nao interessa ( por agora é só mesmo curiosidade). Obrigado.
 
a nova gama da olympus/panasonic ta a tentar fazer isso com o micro four thirds, não é uma compacta na realidade mas é o que mais se aproxima...
 
É a unica hipotese? Lembrome de ver uma sigma qualquer mas que no final acabava por desapontar e que tinha a focal fixa.

Quanto a M8 tenho lido umas quantas reviews negativas, mas mesmo assim, nada a bate?
Sim, tens a Sigma DP-1 mas o problema é mesmo esse, é uma focal fixa de 28mm. Na minha opinião, não é uma focal minimamente interessante para uma máquina dessas. Quando se fala de focais fixas, a preferência do pessoal costuma bater sempre nas 50mm.

Em relação à M8, epah, tem os seus defeitos, sendo o primeiro o preço. Não é que a máquina seja má, mas é muito cara. Também não é nenhum Ás de espadas, no que toca a ruído. E por fim tem o "problema" de ser um Rangefinder, que é um tipo de máquinas pouco apreciado nos dias de hoje.
No entanto, no que diz respeito a definição (em parte devido às lentes) e reprodução de cores, é simplesmente estupenda. Aliás, aqui há tempos andei intrigado com as suas "qualidades" e encontrei um comparativo que mostrava que a gama de cores captada pelo seu sensor era superior a qualquer outra máquina existente (o teste não incluía máquinas de médio-formato).
 
O que mais se aproxima desse conceito de máquinas é mesmo o Micro-Four-thirds, um novo formato baseado no sensor 4/3 e com um encaixe de lentes mais pequeno, a grande novidade desse formato é que dispensa os espelhos e as lentes podem estar mais próximo do sensor, o que permite designs mais pequenos, a primeira máquina e lentes deste sistema é a Panasonic Lumix G1, que já foi falada neste tópico, espera-se que a Olympus anuncie a sua proposta deste conceito na Photokina, embora eu não acredite muito, já que a grande impusionadora deste formato é a Panasonic.
 
Pois mas isso dos 4/3 é basicamente o mesmo que a D40.

Eu queria era a ver se haveria algo tipo G9 mas superior. Se sim e visto estar agora a ponderar varias hipoteses/sistemas de fotografia, estaria disposto a pagar uma boa quantia se isso me garantisse uma G9 + os pontos que referi acima, pois isso basicamente me garantiria a fotografia durante varios anos, sem os inconvenientes de DSLR.

Enfim, talvez daqui a uns anos. Obrigado.
 
Pois mas isso dos 4/3 é basicamente o mesmo que a D40.

Eu queria era a ver se haveria algo tipo G9 mas superior. Se sim e visto estar agora a ponderar varias hipoteses/sistemas de fotografia, estaria disposto a pagar uma boa quantia se isso me garantisse uma G9 + os pontos que referi acima, pois isso basicamente me garantiria a fotografia durante varios anos, sem os inconvenientes de DSLR.

Enfim, talvez daqui a uns anos. Obrigado.
nop... as lentes sao mais pequenas, e nem a largura da maquina e tao grande devido a nao ter espelho.
 
"Isso do 4/3" é só o conceito mais inovador na fotografia digital que surgiu nos ultimos anos, fianlmente alguém decidiu colocar um sensor maiorzito num corpo mais compacto com a possibilidade de trocar lentes e ao mesmo tempo oferecendo um Viewfinder electrónico e focagem rápida. É só ler a previsão que a DPReview fez para ver como eles estão entusiasmados com as possibilidades que o formato oferece, mas se estás assim tão disposto a gastar, então segue a sujestão do Rui Marto e vai para uma Leica M8, por 4300 €, não há que enganar.
 
"Isso do 4/3" é só o conceito mais inovador na fotografia digital que surgiu nos ultimos anos, fianlmente alguém decidiu colocar um sensor maiorzito num corpo mais compacto com a possibilidade de trocar lentes o que a DPReview fez para ver como eles estão entusiasmados com as possibilidades que o formato oferece, mas se estás assim tão disposto a gastar, então segue a sujestão do Rui Marto e vai para uma Leica M8, por 4300 €, não há que enganar.
LOL.... eu nunca compraria tal coisa. As prestacoes nao sao assim tao extraordinarias (alias ate "mazinhas" em isos altos, alem de que a ergonomia(posicao de botoes e afins) nao está muito bem pensada.

Só me lembrei foi de ver se nao existiria nada acima de G9, tipo 1000-1500euros, mas que oferecesse outras qualidades. Mas ja vi que nao e era só curiosidade.

Mesmo assim isso dos 4/3 pode ser giro e tal mas a minha ideia era lentes fixas (nao fiques ofendido pois alem de nao estar nada dentro da coisa só vi que era grandita a máquina e que se mudavam as lentes e vi que nao "interessava". Pode mesmo ser revolucionario/interessante mas nao é isso que esta aqui em discussao.
 
Última edição:
4300€ só o corpo. lolol Uma lente são mais outros tantos €.

Assim na linha da G9, só mesmo o que já foi aqui falado. Existe uma lente Leica 14-140mm, ou coisa do género, que assentava que nem uma luva numa máquina dessas. No entanto, acho que ainda estão para sair modelos mais compactos. Pelo menos não achei este novo modelo tão compacto quanto devia.

LOL.... eu nunca compraria tal coisa. As prestacoes nao sao assim tao extraordinarias (alias ate "mazinhas" em isos altos, alem de que a ergonomia(posicao de butoes e afins) nao está muito bem pensada.

Ui ui... Cuidado com a língua. lol Está falar de uma RF, não de uma SLR. Acredita que para quem as sabe (e gosta de) usar, aquilo está perfeito assim. Não é por acaso que já é assim há anos.
Quanto a prestações, mais uma vez, para quem usa RFs, aquilo está no topo. A qualidade de imagem é excelente e o ruído é "característico", à boa moda do filme.
 
Última edição:
Pois uma nova G9 é que calhava bem. Enfim se a G9 tivesse um viewfinder decente e o iso 800 fosse utilizavel se calhar ate era pessoa para pensar duas vezes ( fiquei apaixonado pela ideia de ter basicamente tudo, numa coisinha tao pequenina e gira. Lol que mariquice :P).

EDIT: Esse comentario a ergonomia baseio-o em reviews tipo esta http://web.mac.com/kamberm/Leica_M8_Field_Test,_Iraq/Page_1.html . Mesmo assim quem sou eu para comentar tal coisa.
 
Última edição:
Sabes que isso depende muito de quem usa a máquina. Também há quem diga que é um erro da Canon ter a dial na traseira da máquina, no entanto, da minha parte, posso-te dizer que acho que é mesmo ali que deve estar (e não é por hábito, porque sempre usei muitas SLRs maioritariamente de outras marcas).

Já agora, já postei isto imensas vezes aqui, mas já viste o "comparativo" entre a M8 e a G9, feito no Luminous Landscape, durante uma viagem a Tokio? Imagens muito boas mesmo. E o gajo acabou por nem tirar a M8 da mala. lol
 
Pois, claro, tens toda a razao. Aliás havia nao sei quem que dizia que a ergonomia ideal nao existe, nós é que a fazemos.
Simplesmente mencionei esse facto pois para uma coisa tao cara, achei piada ser tao criticada, nomeadamente nessa review.
 
Uma StreetFighter

605g + 90 g

Uma k200 seria 690g + 90g

imgp4800sbr2.jpg


Uma SLR não pode ser muito mais leve :)

Edit* Os pesos são já com bateria a G9 pesa 370g com bateria.
 
Última edição:
LOL, isso parece-me uma pancake da olympus... alias na olympus ate faz mais sentido visto eles terem aquela gama E4xx
 
Back
Topo