Será que o meu disco rígido está a preparar-se para ir à vida?

Overwhelming

Power Member
Neste últimos 2 dias tenho notado o meu computador lento. É verdade que há mais de dois anos que não formato o disco nem reinstalo o windows vista, mas mantenho-o mais ou menos limpo, usando anti-virus, firewall e varrendo com o CCleaner de vez em quando. Desfragmentei há poucas semanas...

Mas agoro noto uma lentidão, principalmente a copiar/mover ficheiros maiores ou a descomprimir ficheiros RAR. Às vezes fica tudo bloqueado por uns segundos. (Também noto um ligeiro lag às vezes, incluindo ao escrever no messenger, por exemplo).


Acham que pode ser mesmo do DD? Como posso certificar-me disso? Ou acham que pode ser do software? Já voltei a limpar com o CCleaner, incluindo o registry...
 

Tens razão. Deixo então aqui os dados do meu sistema:

Processor(s)
Number of processors1
Number of cores2 per processor
Number of threads2 per processor
NameIntel Core 2 Duo E6600
Code NameConroe
SpecificationIntel(R) Core(TM)2 CPU 6600 @ 2.40GHz
PackageSocket 775 LGA
Family/Model/Stepping6.F.6
Extended Family/Model6.F
Core SteppingB2
Technology65 nm
Core Speed2402.1 MHz
Multiplier x Bus speed9.0 x 266.9 MHz
Rated Bus speed1067.6 MHz
Stock frequency2400 MHz
Instruction setsMMX, SSE, SSE2, SSE3, SSSE3, EM64T
L1 Data cache (per processor)2 x 32 KBytes, 8-way set associative, 64-byte line size
L1 Instruction cache (per processor)2 x 32 KBytes, 8-way set associative, 64-byte line size
L2 cache (per processor)4096 KBytes, 16-way set associative, 64-byte line size
Chipset & MemoryNorthbridgeIntel P965/G965 rev. C2
SouthbridgeIntel 82801HB/HR (ICH8/R) rev. B0
Graphic InterfacePCI-Express
PCI-E Link Widthx16
PCI-E Max Link Widthx16
Memory TypeDDR2
Memory Size4096 MBytes
Memory Frequency333.6 MHz (4:5)
CAS# Latency (tCL)5.0 clocks
RAS# to CAS# (tRCD)5 clocks
RAS# Precharge (tRP)5 clocks
Cycle Time (tRAS)15 clocks
Command Rate (CR)2T
SystemSystem ManufacturerSystem manufacturer
System NameSystem Product Name
System S/NSystem Serial Number
Mainboard VendorASUSTeK Computer INC.
Mainboard ModelP5B
BIOS VendorAmerican Megatrends Inc.
BIOS Version1202
BIOS Date03/27/2007
Memory SPDModule 1DDR2, PC2-5300 (333 MHz), 1024 MBytes, unknown brand
Module 2DDR2, PC2-5300 (333 MHz), 1024 MBytes, Kingston
Module 3DDR2, PC2-5300 (333 MHz), 1024 MBytes, unknown brand
Module 4DDR2, PC2-5300 (333 MHz), 1024 MBytes, unknown brand
SoftwareWindows VersionMicrosoft Windows Vista (6.0) Home Premium Edition Service Pack 1 (Build 6001)
DirectX Version10.0
 
saca e corre o programa hd tune.
escolhes o disco que te da problemas em cima e depois clicas no separador health. se o estado for alguma coisa pra alem de "OK", esta na hora de fazeres backups e comprares um novo.

mgl4evr
 
Costumas limpar o pc por dentro? Limpar o pó? Especialmente das ventoinhas? E também sugiro que coloques nova pasta térmica no processador/cooler.



Cumps
 
Qual é o disco? É IDE?

Se for IDE, quando o disco falha em fazer algumas escritas ou leituras, o Windows passa-o do modo DMA para PIO.
Se isto for acompanhado por ruídos provocados pelo disco, pode indicar que este se encontra em fim de vida.
DMA reverts to PIO
 
Última edição:
Por dentro nunca mexi. Acham que o pó pode causar este problema? Costumo limpar bem por fora...

Liguei o computador há 20 minutos.

Fiz um teste com o HD Tach. Deu-isto:
123-1.jpg


O que acham? É suposto o gráfico ser assim tão irregular?

Com o HD Tune, obtenho os seguintes resultados:
HDTune_1.png

HDTune_2.png

HDTune_3.png



Mais uma vez, um gráfico muito irregular, que tem uma velocidade mínima de transferência de 0,9MB/segundo! O resto dos valores nas diferentes imagens são chinês para mim, excepto a temperatura (será elevada demais? entretanto já está mais alta que nas screenshots (40ºC)) e aqueles "ok" todos...

Peço que alguém aqui mais entendido no assunto me dê a sua opinião, sff.
 
Última edição:
os graficos irregulares sao normais.
o que te deves preocupar e com a "cpu usage" que, no teu caso, acusa 49.6% (1~2% normal).
o que podes fazer e experimentar o disco noutro pc. assim sabes logo de onde e o problema: se do disco ou da motherboard.

mgl4evr
 
Por dentro nunca mexi. Acham que o pó pode causar este problema? Costumo limpar bem por fora...

Eu falo na minha experiência pessoal: de 6 em 6 meses, abro o pc para limpar o pó (ventoinhas, dissipador, fonte alimentação, tudo) e noto que ganho sempre velocidade de desempenho quando o limpo.

Depois, de 12 em 12 meses, ou um pouco mais, aplico nova pasta térmica entre o processador e o dissipador.

É absurdamente notório o impacto que o (demasiado) pó tem no desempenho do pc.

Cumps.
 
Back
Topo