1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Será verdade?!?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Sapudo, 19 de Janeiro de 2003. (Respostas: 7; Visualizações: 723)

1. Sapudo

Sapudo Power Member

Fui a uma casa de electrónica e em conversa com o senhor, ele disse que se em vez de ter a ventoinha do processador a 'empurrar' ar,tivesse a tirar, teria um melhor arrefecimento no processador. É verdade?

2. |Nikeboy|

|Nikeboy| Banido

Tens aí uam boa kestao se formos ver pela logica é assim au sugar ar suga o kente pa fora, mas ao empurrar ar esta a enfiar frio a arrefecer o cooler portanto kuaçker uam é valida apesar de empurrar o ar pa dentro parecer + eficaz agora na sei na me aptece virar a smart fan2 ao contrario =P

3. D1S0RD3R

D1S0RD3R Banido

Claru que isso nao faz sentido nenhum...
    Senao bastava virar-mos os coolers ao contrario para termos mellhores temps no cpu:D .
    Isso iria criar uma especie de vacuo ao pe do cpu fazendo com que as suas temps aumentassem em segundos:P

4. soulcrack3r

soulcrack3r Power Member

era mas 1 de cada lado do cooler 1 a "empurrar" outra a "tirar" ar. era msm do se bem :D hehe:rolleyes:

5. Allinone

Allinone Power Member

Não me parece que essa opção seja válida.

A fan a empurrar o ar, supostamente fresco, contra o cooler está a fazer circular o ar que está entre as tiras e por sua vez a arrafecê-lo. O ar quente é forcado a sair.

Se pusermos a fan a tirar o ar, o ar quente sai na mesma, mas o frio não entra, o que fará com que as temperaturas subam e muito.

Acho que não é uma hipótese a ter em conta!

6. BonJouR

BonJouR [email protected] Member

Eu há uns meses fiz essa experiencia com o meu V7+.

O esquema da minha caixa na altura era o seguinte:

- uma fan de 80mm na frente, a mandar ar para dentro.
    - uma fan de 80mm na traseira, a tirar o ar de dentro.
    - duas fans de 80mm na lateral a retirar ar de dentro da caixa.
    - fan do V7+ na posição inversa ao habitual.

A verdade é que consegui baixar a temperatura do cpu em 2º~3º com pouco OC e com uma voltagem moderada. Quando se começava a aumentar a voltagem e consequentemente a temperatura do CPU a performance baixava consideravelmente, sendo que se conseguiam melhores temperaturas com o esquema habitual.

Acho que é uma questão de cada um experimentar e ver o que dá melhor resultado.

P.S.: quem estiver interessado em experimentar, não se esqueça que se tiver fans laterais tem de as apontar na mesma direcção da fan do dissipador do CPU, senão corre-se o risco de se as fans tiverem apontadas uma contra a outra, o ar chocar e criar um mini turbilhão, ou no caso de as fans estarem 'de costas' uma para a outra criar uma expecie de vacuo que irá diminuir em muito o air flow.

7. Strakata

Strakata [email protected] Member

Vacuo?? Ar que sai do dissipador mas não entra??

Ó meus amigos, uma ventoinha faz CIRCULAR ar. Se se reverter a posição dela o que acontece é o ar passar a circular no sentido inverso ao que acontecia antes.

Que traz isso a nível prático? Se o dissipador estiver desenhado para tirar partido dum determinado sentido do ar, provavelmente diminui-se capacidade de cooling;
    Senão, teoricamente, até se aumenta 1 bocadinho já que a própria ventoinha aquece o ar (as ventoinhas aquecem) e ao estar a extrai-lo em vez de o empurrar esse aquecimento extra por parte da ventoinha não chega a 'afectar' o dissipador. Mas também as ventoinhas aquecem tão pouco que não se deve notar nada.

Resumindo não se perde nada em tentar, mas os ganhos devem ser nulos ou mínimos.

8. Raptor

Raptor OC Legend

é como a situação dos coolers Alpha, que supostamente são desenhados para obterem melhor performance retirando o ar deles... o que é certo é que eu obtia melhor performance a despejar ar sobre eles...

Partilhar esta Página