Será verdade?!?

Sapudo

Power Member
Fui a uma casa de electrónica e em conversa com o senhor, ele disse que se em vez de ter a ventoinha do processador a 'empurrar' ar,tivesse a tirar, teria um melhor arrefecimento no processador. É verdade?
 
Tens aí uam boa kestao se formos ver pela logica é assim au sugar ar suga o kente pa fora, mas ao empurrar ar esta a enfiar frio a arrefecer o cooler portanto kuaçker uam é valida apesar de empurrar o ar pa dentro parecer + eficaz agora na sei na me aptece virar a smart fan2 ao contrario =P
 
Claru que isso nao faz sentido nenhum...
Senao bastava virar-mos os coolers ao contrario para termos mellhores temps no cpu:D .
Isso iria criar uma especie de vacuo ao pe do cpu fazendo com que as suas temps aumentassem em segundos:P
 
Não me parece que essa opção seja válida.

A fan a empurrar o ar, supostamente fresco, contra o cooler está a fazer circular o ar que está entre as tiras e por sua vez a arrafecê-lo. O ar quente é forcado a sair.

Se pusermos a fan a tirar o ar, o ar quente sai na mesma, mas o frio não entra, o que fará com que as temperaturas subam e muito.

Acho que não é uma hipótese a ter em conta!
 
Eu há uns meses fiz essa experiencia com o meu V7+.

O esquema da minha caixa na altura era o seguinte:

- uma fan de 80mm na frente, a mandar ar para dentro.
- uma fan de 80mm na traseira, a tirar o ar de dentro.
- duas fans de 80mm na lateral a retirar ar de dentro da caixa.
- fan do V7+ na posição inversa ao habitual.

A verdade é que consegui baixar a temperatura do cpu em 2º~3º com pouco OC e com uma voltagem moderada. Quando se começava a aumentar a voltagem e consequentemente a temperatura do CPU a performance baixava consideravelmente, sendo que se conseguiam melhores temperaturas com o esquema habitual.

Acho que é uma questão de cada um experimentar e ver o que dá melhor resultado.

P.S.: quem estiver interessado em experimentar, não se esqueça que se tiver fans laterais tem de as apontar na mesma direcção da fan do dissipador do CPU, senão corre-se o risco de se as fans tiverem apontadas uma contra a outra, o ar chocar e criar um mini turbilhão, ou no caso de as fans estarem 'de costas' uma para a outra criar uma expecie de vacuo que irá diminuir em muito o air flow.
 
Vacuo?? Ar que sai do dissipador mas não entra??

Ó meus amigos, uma ventoinha faz CIRCULAR ar. Se se reverter a posição dela o que acontece é o ar passar a circular no sentido inverso ao que acontecia antes.

Que traz isso a nível prático? Se o dissipador estiver desenhado para tirar partido dum determinado sentido do ar, provavelmente diminui-se capacidade de cooling;
Senão, teoricamente, até se aumenta 1 bocadinho já que a própria ventoinha aquece o ar (as ventoinhas aquecem) e ao estar a extrai-lo em vez de o empurrar esse aquecimento extra por parte da ventoinha não chega a 'afectar' o dissipador. Mas também as ventoinhas aquecem tão pouco que não se deve notar nada.


Resumindo não se perde nada em tentar, mas os ganhos devem ser nulos ou mínimos.
 
é como a situação dos coolers Alpha, que supostamente são desenhados para obterem melhor performance retirando o ar deles... o que é certo é que eu obtia melhor performance a despejar ar sobre eles...
 
Back
Topo